BNDES é autorizado a comprar ações de empresa de saneamento do Rio de Janeiro

pezao_rabello_andre_telles_-_governo_do_rio_de_janeiro.jpg
 
Foto: André Telles/Governo do RJ
 
Jornal GGN – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi autorizado pelo presidente Michel Temer a comprar ações da empresa de saneamento do Rio de Janeiro, a Cedae. As ações serão compradas pelo valor de R$ 3 bilhões e o objetivo é socorrer as finanças do governo do RJ.
 
A medida ainda vai ser analisada pelo BNDES, como o governo fluminense e com a própria empresa de saneamento antes de ser aprovada. O ministro Moreira Franco vai se reunir com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e a diretoria do banco para debater a proposta. 
 
A ideia é que, através da BNDESPar, o banco compras as ações da Cedae e depois finalize a privatização da empresa. A aquisição acionária serviria como uma antecipação de fundos para que governo do RJ pague os salários de servidores e fornecedores. 

 
BNDES e o governo estudar vão analisar eventuais limitações legais para a operação, e também estudar o risco de elevada concentração do banco na companhia. 
 
O BNDES já vinha estruturando a privatização da Cedae e possui as informações necessárias para avaliar o valor das ações. O valor arrecadado na privatização será usado para pagar o banco estatal, e, caso a venda supere R$ 3 bilhões, o montante irá para o Estado do Rio de Janeiro. 
 
A privatização da empresa de saneamento era uma das exigências do governo Temer nas negociações para o socorro da União ao Rio de Janeiro, que enfrenta grave crise financeira. Em contrapartida o RJ pode suspender o pagamento das parcela da dívida com a União por ao menos três anos. 
 
Assine
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MENTIRAAAAAA!
    MIL VEZES

    MENTIRAAAAAA!

    MIL VEZES MENTIRA!!!!

    O Bndes FOI FORCADO a comprar essas merdas de acoes.  Eh que alguem, provavelmente politico ou ex-coff coff-amigo de Cabral ficou com essas acoes entaladas no bolso sem ter o que fazer com elas.  So que sendo de direita, ele ainda tem uma montanha a quem recorrer no Rio, entao…

    Esperem prejuizos gigantescos.  Surpresa nao eh.

    (Ja vimos isso tudinho antes em Minas:  tentem “Copasa” e “Cemig”, por exemplo.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador