Brasil crescerá menos da metade do que a América Latina e Caribe, diz ONU

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Montagem: Brasil247
 
Jornal GGN – Estimativas do relatório da Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2017 da ONU apontam para que o Brasil apresentará uma alta de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, o que representa menos da metade da expansão da América Latina e do Caribe (1,3%).
 
Os dados da Organização das Nações Unidas apresentados nesta terça-feira (17), em Nova York, também indicam que no ano de 2016 houve uma expectativa de redução de 1% na América Latina, enquanto que no Brasil a retração foi de 3,2% do PIB. 
 
Já para o ano de 2018, a ONU prevê uma retomada de 2,1% do Produto Interno Bruto nos países latinoamericanos, exceto o Brasil, que terá um aumento um pouco menor, de 1,6%. 
 
Os dados positivos têm como base o aumento nos preços das commodities, os produtos primários com peso na demanda externa, e por uma política menos restritiva na América do Sul, ocasionando uma redução da inflação.
 
 
Se o cenário das Nações Unidas para 2016 foi negativo, seguindo o contexto das grandes recessões na Argentina, Brasil, Equador e Venezuela, e uma desaceleração nas economias chilena e colombiana, os próximos anos terá um crescimento estimado de 0,9% somente na América do Sul em 2017. Para o próximo ano, a ONU prevê mais 2% de aumento no PIB.
 
Os cálculos analisam que os efeitos de suave melhora neste ano e no próximo serão ocasionados pela leve recuperação econômica, sobretudo, no Brasil e na Argentina, que possuem as duas maiores economias da região. 
 
Por outro lado, a ONU alerta que ainda se trata de uma estimativa, que poderá ser afetada com o crescente desemprego, ajuste fiscal e maior endividamento do Brasil, que prejudicam a economia nacional.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caos

    Depois do golpe, o caos.

    E enquanto o stf não anular o golpe grosseiro e inconstitucional não vai haver referesco. Cada dia será pior.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador