Caça russo teria paralisado sistema de combate de destróier americano

Sugerido por desiludido

Nassif,
 
A matéria a seguir vem da Voz da Rússia.
 
Como ela foi reproduzida em alguns sites “especializados”, resolvi postá-la aqui para atrair os comentários de quem entende do assunto.
 
Seria verdade ?
 
Do Voz da Rússia
 
Como Su-24 russo paralisou destroier americano
 
Na semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônica de última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook.
 
O destróier participava das manobras americano-romenas que tiveram como missão demonstrar a força, diz Pavel Zolotarev, perito em assuntos políticos:
 
“Em 10 de abril, o Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk entrou em águas neutras do mar Negro. Os exercícios tiveram por fim intimidar e demonstrar a força em resposta à posição da Rússia na Ucrânia e na Crimeia. Destaque-se que a entrada de navios militares americanos neste espaço aquático contraria a convenção sobre o caráter e os prazos de permanência no mar Negro de vasos de guerra dos países não banhados por este mar.

 
A Rússia, por seu lado, enviou um avião desarmado Su-24, para sobrevoar o destróier americano. Contudo, este avião, como consideram peritos, foi equipado com um sistema russo de luta radioeletrônicade última geração. Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.
 
Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os telas se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.
 
Pelo visto, todas as tentativas de reanimar o Aegis e indicar o alvo ao sistema de defesa antiaérea fracassaram. A reação da Rússia à pressão militar dos EUA foi terrivelmente tranquila, considera Pavel Zolotarev:
 
“A demonstração foi bastante original. Um bombardeiro sem armas, mas equipado com um sistema de neutralização radioeletrônicade radares do inimigo deu certo atuando contra o destróier com o sistema mais sofisticado de DAA e de DAM a bordo. Mas este sistema de baseamento móvel, neste caso marítimo, tem um defeito considerável – as possibilidades de acompanhar os alvos, que funcionam bem quando há vários navios e é possível coordenar-se entre si. Mas neste caso havia só um destróier. Ao que tudo indica, o algoritmo de trabalho dos radares da nave no sistema Aegis não funcionou sob a ação do sistema de neutralização radioeletrônicaa bordo do Su-24. Por isso foi provocada não apenas uma reação de nervos ao próprio fato do sobrevoo, praticado largamente só no período da Guerra Fria. Houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida. Por isso, a parte americana reagiu tão nervosamente”.
 
Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.
 
Quais podem ser as consequências militares do incidente no Mar Negro, provocado pelos Estados Unidos? Comenta Pavel Zolotarev:
 
“A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar. Mas é pouco provável que politicamente sejam dados quaisquer passos por uma ou outra parte. Essas ações são suficientes. Entretanto, este é um momento desagradável para os americanos. Em geral, o sistema de DAM, que estão desenvolvendo, absorve meios colossais e é necessário provar cada vez que eles devem ser canalizados do orçamento. Ao mesmo tempo, a componente terrestre do sistema de DAM – contra-mísseis em poços – foi testado em condições ideais, mostrando uma baixa eficácia. Este fato é escondido minuciosamente pelo Pentágono. O mais sofisticado sistema Aegis de estacionamento marítimo também revelou neste caso seus defeitos”.
 
O sistema com que o Su-24 havia chocado o destróier americano Donald Cook tem o nome convencional de Khibiny, como se chama um maciço montanhês na península de Kola, na região polar da Rússia.
 
O Khibiny é um sistema de neutralização radioeletrônicade última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores russos. Há pouco o sistema foi testado em exercícios num polígono na Buriátia. Pelo visto, os testes foram bem-sucedidos, se em breve foi decidido testar o sistema em condições próximas do combate.
Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Voz da Rússia

    desiludido,

    Não sou especialista, mas desta vez acredito que vá desiludi-lo – esta matéria do Voz da Rússia consegue se nivelar ao padrão jornalístico do JN, um verdadeiro lixo.

    27 tripulantes americanos pedindo demissão ??? Como dizia FHC, ASSIM NÃO DÁ. 

    1. Eh o  tipo de “detalhe” tao

      Eh o  tipo de “detalhe” tao inventado que so resta uma conclusao:  a historia eh plantada para motivar uma escalada norte americana.

    2. VdR != JN

      Que o Fencer paralisou o Cook e seu sistema Aegis, nao resta duvida. veja o site do gov. americano

      http://www.defense.gov/news/newsarticle.aspx?id=122052

       

      quanto aos 27 marineiros, digo marinheiros, isso vai levar tempo pra se confirmar…

      o fato eh que o Pentagono se achava muito confiante em suas tecnologias e se considerava muito superior aa Russia.

      Acredito que a acao da Russia foi um alerta pro ocidente que um conflito armado na Ucrania nao serah um passeio no parque.

       

      espermos por Junior50 e suas precisas analises.

      1.   Pois é, Onkoto. Este é o

          Pois é, Onkoto. Este é o terceiro acesso que faço neste post, esperando o Junior50 e suas precisas análises.

    3. VdR x JN – 2

      Me esqueci de dizer que o Su-24 fez 12 passadas sobre o Cook durante 90 minutos, 1 hora e meia!

      parece que conseguiram reviver a guerra fria …

      1. Guerra fria

        Onkoto,

        Estou longe de ser um americanófilo, não sou especialista em armamentos, sou apenas um palpiteiro compulsivo, mas não acredito que os fatos citados na matéria tivessem passado em branco, caso realmente tivessem ocorrido.

  2. Pergunta.
    Como e que os

    Pergunta.

    Como e que os russos ficaram sabendo que as telas se apagaram? O comandante do Donald Cook informou? Isso e proganda? De quem? Nao duvido da guerra eletronica, mas informacao de uma fonte so, dizendo que isso e meio dificil.

    1. Telas

      Eles sabiam que as telas apagaram porque nos testes que fizeram foi isso que aconteceu. E sabem que deu certo porque os americanos tentaram derrubar o aviao deles e nao conseguiram…

      Pense ai DOZE rasantes sobre um destroier e nenhuma resposta por parte deste, estao de parabens os russos!

  3. Pelo que sei o caça russo que

    Pelo que sei o caça russo que sobrevoou o navio de guerra americano era um SU 24 Fencer

    A menos que seja uma versao Fencer similar ao EA 6 Prowler norte americano nao há sentido algum nessa afirmação…

    1. Leonidas, você TINHA que

      Leonidas, você TINHA que existir ahahahah

      “…a menos que seja uma “versão similar”…não há “sentido algum” ahahahah

      Tá !!!

      E SE for uma VERSÃO SUPERIOR, faz sentido?

      Abs.

      1. Entao Dulce…rs
        Acho que

        Entao Dulce…rs

        Acho que voce podia evitar se expor de graça dessa forma

        Similar na FUNÇÃO se é que voce tenha a minima ideia do que seja um EA  6 Prowler  …

        rsrsrsrs

        1. Especialista de almanaque

          Hehe, o Leo insinua ser “conhecedor” do EA 6 Prowler, que supõe os demais não têm a “mínima idéia” sobre.

          Isto apesar das 176 mil referências de uma googlada primária.

          A menos que seja um piloto, engenheiro (ou espião?) ou similar envolvido com o avião, o máximo que saberá virá de Internet e revistas de aficcionados de armamentos.

          Me trouxe a figura daquele bárbaro deslumbrado que sabe tudo sobre as espadas romanas, mas na prática so sabe mesmo é segurar uma clava…

        2. Leonidas…
          Quem divide uma

          Leonidas…

          Quem divide uma estação ESPACIAL, com os americanos NÃO É O AFGANISTÃO, O IRAQUE, NEM MESMO A FRANÇA/ALEMANHA…

          É “bem capaz” DOS RUSSOS serem tão competentes, em tecnologias, quanto os EUA…pelo menos, tenho a “leve suspeita” ahahah

          Abs.

  4. Mais uma batalha na guerra de

    Mais uma batalha na guerra de contrainformação e desinformação travada pelos dois lados envolvidos no conflito.

    Cada vez mais eu vejo ser verdadeira a seguinte afirmação:

    “Eu não sei o que aconteceu, mas sei o que NÃO aconteceu e o que não aconteceu é o que está sendo veiculado na mídia.”

  5. Inês, como dito no popular, é morta e incinerada!!!!!!!!

    Os quinta-colunas, devem estar se rasgando!!!!!

    O quê?????????? Os russos anularem nossas armas modernas!!!!!!!

     

  6. Essa matéria está realmente

    Essa matéria está realmente estranha, e a voz da rússia é difícil de se acreditar sem mais confirmações, mas ao menos o voo do caça russo sobre o navio americano ocorreu mesmo e foi citado por fontes americanas. Mas estas fontes não mencionam nem demissões de tripulantes americanos nem o fracasso do radar.

  7. SE MENTIRA, NÃO SEI, SÓ SEI QUE OS EUA ESTÃO LEVANDO UM BANHO

    O IRAQUE esta cheio de armas de destruição em massa, e todos ques escreveram comentando acreditaram e parecem que acreditam até hoje. Qualquer informação que mostra a porqueira que é os EUA e sua política de sangue, ficam feito viuva que encontrou com as amantes do marido no velório. A Russia esta dando um banho de como fazer política sem derramar sangue e os EUA estão ficando para traz. O povo americano é um povo bom com defeitos igual a qualquer povo, mas lá como cá tem GLOBO do mesmo jeito, me engana que eu gosto.

  8. SE MENTIRA, NÃO SEI, SÓ SEI QUE OS EUA ESTÃO LEVANDO UM BANHO

    O IRAQUE esta cheio de armas de destruição em massa, e todos ques escreveram comentando acreditaram e parecem que acreditam até hoje. Qualquer informação que mostra a porqueira que é os EUA e sua política de sangue, ficam feito viuva que encontrou com as amantes do marido no velório. A Russia esta dando um banho de como fazer política sem derramar sangue e os EUA estão ficando para traz. O povo americano é um povo bom com defeitos igual a qualquer povo, mas lá como cá tem GLOBO do mesmo jeito, me engana que eu gosto.

  9. Siria

    Diversas fontes ,inclusive testemunhais, afirmam que durante o últimato americano ao governo da Siria dois misseis disparados pelos seus porta aviões,foram interceptados pelos sistemas antimisseis dos russos, deixando boquiabertos os marines com  a eficacia do sistema de defesa até então desconhecido .Segundo “especialistas”enquanto as forças norte americanas massacravam a população civil do iraque e afeganistão a inteligencia russa espionava suas comunicações eletrônicas estudando de forma minuciosa seus codigos criptografados,com a vantagem e tranquilidade de não serem eles os alvos. Seria verdade?!,da minha parte não acredito em “especialistas” em assuntos militares. 

  10. Fort Apache.

    Não é preciso ser americanófilo ou americanófobo.

    Muito menos especialista nestas traquitanas militares.

    Por bom senso sabemos que a rotina na escalada militar é desenvolver armas e dispositivos que anulem as do inimigo.

    Sabemos também das mentiras que ganham guerras, e das verdades que fazem derrotas.

    Não é esta a questão.

    O problema é que o complexo industrial-militar alcançou tal dimensão dentro da estrutura capitalista estadunidense (e mundial) que seus interesses suplantaram a dimensão de sua utilidade, ou seja, defender e atacar.

    Enormes recursos são aprovados e depois, sem que nenhuma comprovação científica crível seja dada, são desenvolvidos projetos que justifiquem estes recursos e não a sua real utilidade ou eficiência.

    Ou seja: com tanto dinheiro colocado em jogo ninguém vai ser sincero sobre os resultados. Cai tudo na vala do segredo de segurança nacional.

    Aos críticos a pecha de antipatriotismo.

    De verdade, na história da indústria bélica, isto sempre aconteceu de forma pontual. Hoje este fenômeno está em escala global e totalmente disseminado.

    E de tempos em tempos, o Império é sacudido com “surpresas” deste tipo, mas não adianta: bilhões foram para o ralo (bolso).

    That’s the way it is.

  11. é cada vez mais dificil

    é cada vez mais dificil analisar torcendo pelo time de alienação.

    como brasileiro sei da IMPORTÂNCIA da torcida pró americana no brasil colonial au au…

    sei e sou dos que torcem contra NOSSOS COLONIZADOS enrabados pelos COLONIZADORES DELES.

    american way cultivado para o brasil importar bugingangas.

    tecnologia escamoteada para que o brasil não tivesse aço, petróleo… continuando facil pra ser DEMOCRATICAMENTE golpeado

    essa noticia sobre o governo das ARMAS DE DESTRUIÇÃO em massa…

    si non e vera e benne trovata 

  12. A velha paranoia americana

    Quando querem elevar o seu orçamento militar os EUA sempre jogaram na mídia a história que estão sendo superados pelos Russos. Foi assim na década de 60 com os caças russos MIG 25 que fizeram os EUA investir em dois caças superiores a tudo na época, o F14 e o F15, mas que custaram os tubos. Também torraram dinheiro em um bombardeiro estratégico Valkiria que nem entrou em operação! Na década de 70, os submarinos soviéticos da classe Typhoon que eram superiores fazendo que os americanos investissem em submarinos ainda mais caros e sofisticados, tudo para depois decobrir que o Typhoon era uma verdadeiro paquiderme. Vieram os caças e bombardeiros furtivos F117, F22, B2 e F35, cada um deles custando quase uma força aérea inteira, tudo justificado por que os russos ameaçavam com novas tecnologias. Na década de 80 Reagan queria gastar os tubos em um sistema de misseis balisticos em trens subterrâneos por todo o estado de Nevada. Graças a Deus cancelado, seria um desastre ambiental. Sem falar no programa Guerra nas Estrelas, que depois de gastar horrores, viu que a precisão para interceptar um míssel soviético era nulo. Só os EUA são responsáveis por gastos de 25% de todo orçamento mundial de defesa. E sempre com a paranoia que o país estava ameaçado pelo programa militar soviético, apenas para depois descobriu era uma farsa. Quando querem elevar seu orçamento de defesa eles criam estas histórias. A guerra é o Busines americano. Triste para o resto do mundo.

  13. O pessoal fala mas adora uma demonstração de força.

    O blog poderia contratar o Junior50 pra escrever uma coluna semanal…

    Quanto ao episódio, acho que dificilmente alguém que seja da área vai querer dar pitaco sobre a veracidade da matéria. Ela é só um artigo muito mais divertido do que sério.

  14. Que tipo de militar iria

    Que tipo de militar iria “pedir demissão” (já se vê q é mentira só pelo termo usado) se o inimigo prova (mentira) que é superior eletronicamente (a rússia.rs) a ele?

    Um bosta?

    Um merda?

    Então a Marinha Americana:

    Que fez sua fama limpando o Mediterrâneo de piratas ainda no século XIX (vão estudar)

    cujo emblema é uma cobra com os dizeres “Don’t tread on me” 

    que arrasou a poderosa frota japonesa há milhares de quilômetros de sua costa, com a falta dos vasos de guerra destruídos em Pearl Harbour.

    Que consegue alcançar qq ponto de qq costa do mundo em menos de uma semana

    Que está desenvolvendo um canhão magnético

    É dessa Marinha que vcs estão falando?

    Eu acho q os marinheiros foram reclamar pq não aguentaram a poluição e a barulheira que a Sucata do SU-24 – cópia mal ajambrada do F111 – deixou no ar passando 12 vezes sobre eles.

    A voz da rússia (piada da rússia) devia escolher melhor suas fontes.

    1. A situação é outra hoje. Eles
      A situação é outra hoje. Eles foram neutralizados e ponto! Já não tem a supremacia eletrônica, o mundo muda meu caro jovem………..

  15. Bósforo e Mar Negro e a 7058 AvB Morskaya Aviatisya

       Como a Turquia e demais paises banhados pelo Mar Negro, em 1994, não aceitaram as modificações previstas pela Conferencia da ONU sobre Direitos Maritimos, continuam validos os termos da Conferencia de Montreaux de 1936, referente a travessia Dardanelos – Bósforo e Mar Negro.

        Referente a navios militares (belonaves), de outros paises, capituladas nos artigos de 8 até 22, referendadas pela URSS anteriormente, e pela Federação Russa em 1992 ( negociadas com a contra partida de acesso livre de tonelagem ao mediterraneo oriental), as disposições mais relevantes são: 1. Proibido o trafego de Porta-Aviões (esta é ridicula, ninguem colocaria um PAe em “mar fechado”); 2. Submarinos, sempre com prévio aviso e emersos; 3. Nenhum pode ser navio-capitanea de frota (flagship); 3. Máximo individual, por belonave, de 15.000 toneladas de deslocamento, sendo que o limite “por bandeira” seja inferior, na soma das unidades, de 30.000 toneladas; 4. Limite de aproximação de costa: até 12 milhas nauticas, do limite da maré baixa dos Estados Nacionais; 5. Permanência: um maximo de 03 semanas, contadas a partir do inicio da travessia (Dardanelos), não importando possiveis “tempos de ancoragem/visita”, mesmo que autorizadas, em portos/bases navais, dos estados banhados pelo Mar Negro. ( até a “Gazeta Russa”, em 08/04/14, comunicou que os americanos respeitaram escrupulosamente estas convenções em seus deslocamentos).

          Quanto as peripécias do “elemento” ( 02 aeronaves, lider + ala) SU-24M2 MR/AEW, da 7058 AvB Morskaya Aviatisya (Aviação Naval), que decolaram de Gvardskoye ( Criméia), com seus L-175 KNIRTI Khibiny-M organicos na célula; a “não reação” do AEGIS, nem comento pois seria longo demais, técnico x propaganda x ideologos x imbecis comunicadores sociais, pois teria que começar com: 1. Regras de engajamento firmadas entre NATO – Russia; 2. Movimentos eletromagnéticos ativos e passivos; 3. Perfil de um real ataque aeronaval, doutrinário, russo ou como é a operação das “familias” de misseis KH-31 e KH-59; 4. As falhas do AEGIS quando em modo passivo/manual.

           Não tenho saco.

  16. “Notícia” divertidíssima

    Essa “notícia” me rendeu boas risadas. Não sabia em hoje em dia ainda se usava esse tipo de contrainformação tão mal feita em assuntos de defesa (em política a gente vê direto).

    Ela tem todos os elementos de uma notícia falsa, já começando por conter detalhes demais de informações que não seriam divulgadas por nenhum dos dois lados em nenhuma hipótese. O texto que circula parece ser exatamente o mesmo em todos os canais (nenhuma mídia séria – todos clonaram a Voz da Rússia) e ainda parece ter alguma falha de tradução. Que raios é um “avião prometedor”? Tem um blog nacional em que os frequentadores parecem manjar muito do assunto. Já vi muitas matérias interessantes lá sobre tecnologia de defesa. Deem uma olhada no que estão comentando sobre essa “notícia sensacional”:

    http://www.naval.com.br/blog/2014/04/22/como-um-su-24-russo-paralisou-destroier-americano/

    1. “”ainda parece ter alguma

      “”ainda parece ter alguma falha de tradução. Que raios é um “avião prometedor””?

      Prova que o texto eh americano e nao russo:  “promissing”, “que tem futuro”, “que promete”.  Muitissimo duvido que o formato linguistico do russo fosse tao identico a ponto de causar um bizarro erro de traducao para o portugues como esse.

  17. Aegis

    O aegis não foi o maravilhoso sistema que identificou um avião de passageiros, no oriente médio, como um Mig Russo, e o comandante do navio simplesmente apertou o botão e derrubou o avião, matando centenas de passageiros civís ???

    Tecnologia não se faz só com dólares, pois neurônios de boa qualidade são indispensáveis…

  18. Sera que é tão díficl

    Sera que é tão díficl acreditar que um caça russo netralizou esse destróier.. n se esquessem que estamos falando da russia que tem um poderio bélico similiar ou superior aos americanos ambos países investem muito em tecnologia militar sinceramente eu n me surprienderia se essa noticia fosse verdade mas sinceramente falando eu espero que seja mesmo quem sabe agora os poderesos americanos n baixam um pouquinho a bola 

  19. Se é mentira? Responda…..
    Como os coxinhas dizem que é mentira, a qui vai uma pergunta : por que os ianques não abateram o avião russo? Passou sobre o nariz deles! A única coisa que fizeram foi filmar com o iPhone 6…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador