Revista GGN

Assine

Caio Blat revela como a Globofilmes monopoliza o Cinema nacional

Do Diário do Centro do Mundo

Como a Globofilmes está destruindo o Cinema nacional

O depoimento do ator e produtor Caio Blat mostra como o monopólio da Globo é predador. Duas coisas são notáveis num vídeo em que o ator Caio Blat fala sobre o papel predador da Globofilmes no cinema brasileiro.

A primeira é o assalto perpetrado pela Globofilmes. A segunda é que, tornado público isso, nada tenha acontecido exceto uma retratação de Blat que lembra as confissões dos acusados de crimes contra o comunismo na década de 1930 na Rússia de Stálin. Era claramente isso ou o fim da carreira.

O órgão que deveria coibir ações nocivas de monopólios, o Cade, é simplesmente inoperante quando se trata da Globo.

Sintetizarei o golpe aqui, tal como narrado calmamente por Blat.

Se você não fecha um contrato com a Globofilmes para a distribuição do seu filme, as mídias da Globo se fecham para você.

Tevê, jornal, revistas, internet: pode esquecer no trabalho de divulgação.

Então você é forçado a fazer.

Aí a Globofilmes coloca você no Jô, no Serginho Groisman, no Vídeo Show etc.

Ótimo. O detalhe é que sua ida àqueles programas é cobrada como se fosse publicidade.

Mercham, o que é ainda mais caro que a propaganda convencional porque se trata de enganar o espectador.

Depois, a Globofilmes se “ressarce” do investimento fictício na bilheteria.

Ela investiu quanto? Zero. Qual o custo de encaixar um diretor ou ator de um filme num programa da própria Globo? Nenhum, se descontarmos coisas subjetivas como a conversa com Jô Soares, por exemplo.

Mas a fatura vem, como conta candidamente Blat. E pesada. Acontece o seguinte: quem ganha, essencialmente, é apenas a Globofilmes, ou a Globo.

Para produtores é um negócio cruel.

Há, neste história, uma terrível injustiça, um comportamento que é a negação do capitalismo que a Globo, à luz do sol, tanto prega para, nas sombras, fazer tudo para extorquir os que têm a infelicidade de viver sob seu monopólio deletério.

O poder da Globo de fazer coisas malévolas com tem que ser combatido, em nome do interesse público.

Há que quebrar um monopólio que acaba dando em coisas como a Globofilmes.

Não enfrentar esse drama nacional, como sucessivos governantes fizeram, incluídos Lula e Dilma, é uma ação de lesa pátria.

Média: 5 (9 votos)
15 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de marcello da silva rego
marcello da silva rego

coragem até certo ponto

e porque ainda está na globo ? esses atores gostam de mesmo é de dinheiro . 

Seu voto: Nenhum
imagem de Valdez
Valdez

lei de Meios

Enquanto isso o Rui Falcão dizendo que Lei de Meios não interessa ao PT.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de AnaT
AnaT

O som ao redor

Gostaria de saber mais sobre a opinião de outros produtores/ diretores, que conseguiram sair dessa teia que é a Globo, mais precisamente a Globo filmes. Quando do sucesso do filme O som ao redor, li algo que dizia sobre essa situação,  de seu produtor, Kleber Mendonça Filho. Aliás, um baita filme que não tem tal marca podre...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de alfie
alfie

divulgação e despesa

Esse depoimento do Blat onde foi dado e quando ?  Me parece que é o mesmo que deu há dois anos. Ou seja, a matéria enviada é requentada e sem esclarecer a origem. Mas o filme brasileiro há décadas que está sujeito a despesas de diulgação enviadas pelo distribuidor. Muitas vezes, essas despesas eram superfaturadas e incluiam informações não compravadas ou ampliadas de forma exagerada e falsa (exemplo: programa de meia hora em uma rádio local, quando na verdade havia sido 5 minutos dedicados ao filme). Essa prática não é nova.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Propriedade cruzada,

Propriedade cruzada, concentração.

Tudo corretamente feito dentro do liberalismo defendido por muitíssimos.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Casoares
Casoares

E com apoio da Receita e do

E com apoio da Receita e do BNDES.

Seu voto: Nenhum

choro, sera???

Sera que so existe a globo?, não tem outra para fazer isto, acho muito comudo ele reclamar da globo e não procurar outras formas de midia para a divulgação de filmes, existem outras emissoras, radio, revistas e internet que são independes deste grupo.

Se quer o "melhor", tem que pagar, nada nesta vida é de graça.

 

E isto parece mais propaganda indireta para a globo, dizendo que as pessoas não devem procurar outras formas de difulgação, pois somente a globofilmes pode dar tudo o que foi dito pelo ator.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Excelente depoimento.

Excelente depoimento. Desmonta a pseudo padrão Globo de qualidade, ética e jornalismo que mascara a verdadeira face predatória da companhia.

 

Pelo que o ator e produtor falou, fica evidente que quem não quiser ter seu filme destruído tem que se colocar a serviço do lucro fácil da máfia global. Trata-se de uma evidente desvirtuação da Lei Rouanet.

 

A Lei que deveria possibilitar um incentivo real e duradouro ao cinema nacional no momento da produção (de maneira a criar condições de sustentabilidade financeira para os produtores de filmes para que eles sigam produzindo sem necessitar captar recursos com renuncia fiscal) se tornou um manancial inesgotável de dinheiro para uma única distribuidora. Tudo isto sem que a Rede Globo precise financiar qualquer projeto cinematográfico (nem mesmo renunciando a verbas de publicidade usando seus programinhas na TV aberta explorando uma banda de transmissão pública).

 

Blat não percebeu o verdadeiro ponto da questão. A Rede Globo está sugando dinheiro público através da exploração criminosa dos produtores de filmes. E isto, meus caros, deveria ser objeto de uma grande investigação parlamentar e de uma ação movida pelo MPF/PGR visando a recuperação de toda o dinheiro público que a Globo indiretamente roubou dos contribuintes brasileiros mediante fraude.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Melhor perguntar o que a Globo não monopoliza

De Judiciário a jornal imprenso e virtual passando por tv fechada, o que é mesmo que a Globo não monopoliza nesse pais, os Marinhos mandam até no Judiciário

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

Parece que foi o fim de

Parece que foi o fim de carreira do rapaz. Sumiu. Mas como na antiga URSS pelos menos saiu com vida. E isto é o que importa.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Valdez
Valdez

negativo

Esse video é antigo, depois desse video ter saído ele já fez uma novela.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

Parece que foi o fim de

Parece que foi o fim de carreira do rapaz. Sumiu. Mas como na antiga URSS pelos menos saiu com vida. E isto é o que importa.

Seu voto: Nenhum

Mas cadê os políticos.? Tudo

Mas cadê os políticos.? Tudo covarde.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Como eu disse:  nao eh

Como eu disse:  nao eh fenomeno SO brasileiro.  Antes fosse.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Para quem nao sabe de onde

Para quem nao sabe de onde esse golpe veio:  nos EUA, ate pra assinar um contrato com um produtor voce esta desistindo de 50 por cento do dinheiro:  eh do "produtor".  Tem mais.  Ele te coloca no estudio dele pra gravar alguma coisa e pode cobrar qualquer coisa de voce mais tarde.

Essa era a situacao do musico aqui antes de internet.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Lucio Vieira
Lucio Vieira

Noticia antiga e já (mal) resolvida

Nassif,é visível (não dá para esconder pois o vídeo imortalizou) que o rapaz fala de coração a sua experiência enquanto produtor. O problema é que o coitado teve de voltar atrás e pedir desculpas (ver abaixo). Mas o negócio para quem conhece um pouco da globo sabe que é baseado no medo e não no respeito. A própria globo é medrosa. Ficou com medo do livro de seu ex-diretor (a afundação Roberto Marinho), teve pavor da CPI da FRM e imediu a CPI da Nec/Globopar.

Que o esquema de bastidores é nojento e cheio de jogadas gângsters sabemos. Então o que esperar de uma atuação diferente da que Caio fala. A globo pouco se lixa para seu público ou para seus colaboradores, quanto mais país, ordem, história, governo. É por isto que o sonho de muitos é o fim da globo.

http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/07/31/caio-blat-fala-m...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.