Caixa abre programa de demissão voluntária para até 10 mil trabalhadores

Jornal GGN – Nesta terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal vai abrir um programa de demissão voluntária para até 10 mil funcionários. Segundo Gilberto Occhi, presidente do banco, o objetivo com o PDV é economizar R$ 1,8 bilhão.

Atualmente, a Caixa tem 95 mil trabalhadores, 30 mil deles com mais de 15 anos de casa e com possibilidade de aderir ao programa. O prazo para os servidores decidirem vai até o dia 20 de fevereiro.

Para entrar no PDV, é preciso estar em um dos quatro critérios do banco: ser aposentado pelo INSS, estar apto a se aposentar até o dia 30 de junho, ter ao menos 15 anos de trabalho na Caixa ou ter adicional de incorporação de função de confiança até a data do desligamento.

 

Os trabalhadores que aderirem ao PDV receberão o equivalente a 10 salários pagos em uma única parcela. A medida segue o movimento de outras estatais, como Banco do Brasil, Eletrobras e Correios.

Além de atender aos seus correntistas a Caixa é responsável por fazer os pagamentos de benefícios sociais como do INSS, PIS e FGTS.

Bancários

Por meio de nota, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região criticou a medida, afirmando que ela é “mais um ataque ao banco público”.

“Os bancários têm de analisar friamente para tomar a melhor decisão e devem denunciar caso sejam pressionados em seu local de trabalho. O momento que o país atravessa, com elevado desemprego, dificulta uma nova colocação”, afirma Dionísio Reis, diretor do sindicato.

Ele também afirma que o anúncio do PDV trouxe apreensão dentro das agências da Caixa. “Esse novo enxugamento de pessoal irá ocorrer no momento em que serão pagos os recursos de contas inativas do Fundo de garantia. As unidades podem ficar desfalcadas de tal forma que poderá causar tumulto e revolta. Essa política de Occhi tende a jogar a população contra a Caixa e seus empregados”, disse.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E voltamos em cheio aos anos

    E voltamos em cheio aos anos tucanos e suas campanhas: SEJA MODERNO; SEJA FELIZ! SEJA UM DESEMPREGADO!

    Um Golpe do Paraguai levou a um Governo do Paraguai!

    Feito por tucanos ado Paraguai, porque quase todos do PMDB!

    Oh, Jesus! Mais falso só nota de três reais e setenta e um centavos.

  2. “10 salários pagos em uma

    “10 salários pagos em uma única parcela” é um benefício relativamente pequeno para um Plano de Demissão Voluntária.

    1. Terá vasta adesão

      O pessoal que acha que é elite e sonha com os esteites vai aderir em massa, achando que chegou a hora de ser empresário.

      Foi assim nos PDV’s do FHC, que ofereciam um bloco de salários, treinamento no SEBRAE e uma linha de crédito pra você iniciar seu próprio negócio.

      Muitos aderiram e receberam os salários, alguns poucos conseguiram o treinamento e só. Teve gente entrando na Justiça pra conseguir depois a linha de crédito. Meu cunhado, que era servidor civil da Aeronáuticva, foi um dos vitimados. Tive um vizinho que era servidor da ABIN e caiu nessa também. Quando a vida de empresário deu errado teve que vender até a casa…

  3. O bom é saber que os

    O bom é saber que os funcionarios bateram panelas!!! Fora PT!!! Anos de dedicação em concurso, para uma estabilidade, que em uma caneta desaparece.  Fico feliz em saber que não estudam história…

  4. Queria que me explicassem…

    Nos três primeiros trimestres do ano passado a Caixa teve 3,44 bilhões de lucro.

    Que chongas leva o Governo a cortar pessoal de um banco lucrativo?

    Única explicação: entregar a clientela pra iniciativa privada.

  5. Querem reviver a era FHC. . .

    Querem reviver a era FHC, de triste memória onde dezenas de milhares de funcionários do Banco do Brasil perderam seus empregos, agora querem fazer isso de novo com o BB e com a Caixa Econômica Federal, no intuito de economizar a folha salarial, que já é enxuta, o que conseguirão com certeza é perder eficiência e clientes com a piora no atendimento.

  6. O plano é fraco.
    Além do que

    O plano é fraco.

    Além do que o prazo para adesão é muito exíguo, o que levará à maioria ao conservadorismo de não aderir.

    Além do que é piada, achar que funcionários, muitos jovens, só por terem 15 anos de empresa, vão aderir e ir para a iniciativa privada, ainda mais neste momento de recessão e destruição da economia brasileira pela PF e MPF.

    Só vai aderir quem já é aposentado e mesmo assim, quem ja queria sair mesmo sem o PDV.

    Aposto que nem 5 mil vão aderir.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador