Câmara deve receber hoje denúncia contra Temer por corrupção passiva

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação

Jornal GGN – A presidência do Supremo Tribunal Federal deve enviar nesta quinta (29), à Câmara dos Deputados, a denúncia formulada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Michel Temer. O presidente é acusado de corrupção passiva por ter recebido propina da JBS para favorecer a empresa no Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Na denúncia, Janot lembra que Temer foi gravado por Joesley Batista dando seu aval para que a JBS interferisse no Cade. Funcionários do órgão ligado à Fazenda foram ouvidos pelo Ministério Público Federal e negaram desvios. Mas Janot solicitou que a investigação seja aprofundada pela Justiça de Brasília.

A mala com propina de R$ 500 mil que a JBS entregou ao ex-assessor especial da Presidência e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures estaria associada à corrupção no Cade, diz Janot. O procurador ainda sustentou que era Temer o destinatário final da propina.

Na mesma denúncia, Janot pediu mais tempo para analisar o material da Polícia Federal e decidir se vai denunciar Temer por obstrução de Justiça, graças ao trecho em que possivelmente dá aval à compra do silêncio de Eduardo Cunha e Lúcio Funaro.

Janot também pediu a instauração de um novo inquérito, para apurar se Temer favoreceu empresas amigas com o chamado decreto dos Portos.

Na Câmara, os deputados vão decidir, por 2/3 dos votos, se o Supremo pode acatar ou não a denúncia por corrupção passiva.

O plano do governo é acelerar a tramitação para nãao dar tempo de Janot inserir novas informações. Do jeito que está, a denúncia tem sido menosprezada pelo governo, por não conseguir provar que Temer está vinculada à propina paga a Rocha Loures.

O ministro Edson Fachin, relator do caso no STF, também definiu que caberá à Câmara ouvir a defesa prévia de Temer. O processo entre os deputados deve correr dentro do prazo de 10 sessões. O Painel informa que a expectativa é de que a votação ocorra na semana de 24 de julho.

Se ação for aceita no Supremo, Temer será transformado em réu e afastado por 180 dias.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pela Pátria, Por Deus, Pela Família e Pela Grana

    Nassif: será que vamos rever as cenas de cinismo e crapuluce daqueles 7/10 de bandidos da Câmara? “Pela Pátria, Por Deus, Pela Família”. E, sobretudo, pela grananinha que vai pintar no bolso do parlamentar? Só que dessa vez o bando votará pela permanência do meliante chefe.

    E essa vai ser a tese, incontestável — por responsabilidade fiscal pode-se derrubar. Os empresários, que enche os bolsos dos salafrários, cobraram a fatura. Compraram até um “pato” (e deram cano no fabricante). Mas por formar quadrilha e roubar, nem pensar em tirar uma pessoa dessa. Senão, como fica a moral de Ali Babá?

    Por isso, acho que vamos só gastar tempo e dinheiro público nesse espetáculo de 5ª categoria. O que você diz?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador