Câmara instaura comissão para analisar hospitais federais no Rio

sus_marcelo_casal_jr_abr.jpg
 
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
 
Jornal GGN – Nesta quarta-feira (28), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), vai instaurar uma comissão externa para analisar a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, atendendo a pedido da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
 
As primeiras visitas da comissão deverão ser realizadas neste sábado. Na semana passada, Feghali entrou com representação no Ministério Público Federal contra Ricardo Barros, ministro da Saúde, alegando culpa direta nas mortes por falta de socorro ou negativa de atendimento em emergências fechadas.
 
De acordo com o gabinete da deputada federal, foram investidos menos de 30% do orçamento liberado para os hospitais no primeiro semestre de 2017. Além disso, o Ministério da Saúde deixou de repor médicos necessários para a manutenção de setores e emergências em pleno funcionamento.

Na semana passada, profissionais do Hospital Federal de Bonsucesso denunciaram as condições de funcionamento da unidade e apontaram várias irregularidades no hospital. Os médicos também criticaram a demissão do diretor da Divisão de Emergência, Julio Noronha, que denunciou falhas do departamento de recursos humanos no setor de emergência.
 
Em carta aberta, os médicos afirmam também que a diretora-geral Lúcia Bensiman tenta obrigar os profissionais a cumprir uma carga horária de trabalho superior à permitida, além de “estipular rodízio de funcionários em quatro dias da semana pela completa e total falta de clínicos no setor”.
 
Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do RJ confirmou a situação de diversos hospitais federais no Rio, constatando sucateamento nas unidades devido à falta de investimentos, má gestão. 
 
O Conselho também citou problemas como redução de verbas, bloqueio de filas cirúrgicas, déficit de profissionais, fechamento de diversos setores, fechamento de serviços e falta de medicamentos, incluindo quimioterápicos.
 
Assine
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador