Cameron descarta nova votação sobre saída da União Europeia

Jornal GGN – Em pronunciamento no Parlamento, David Cameron, primeiro-ministro britânico, descartou a realização de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. “O resultado da votação não foi o que eu queria, mas eu e meu gabinete concordamos que deve ser respeitado”, afirmou. Uma petição popular pede por uma nova votação e conseguiu mais de 3 milhões de assinaturas até ontem (27).

Após o resultado do referendo da semana passada, David Cameron, que fez campanha pela permanência do Reino Unido no bloco europeu, anunciou sua renúncia do cargo. Ele disse que as negociações para a saída da UE serão lideradas pelo novo premiê, que deverá ser eleito em outubro, durante convenção do Partido Conservador. 

O primeiro-ministro também disse que o Brexit não vai provocar mudanças imediatas nos direitos da população e que a economia do país está pronta para “enfrentar os desafios à frente”.  Hoje, Cameron participou de uma reunião com líderes da União Europeia em Bruxelas, e disse esperar uma “separação construtiva” do Reino Unido com o bloco.

Do Opera Mundi

Cameron descarta novo plebiscito; negociações para saída da UE começarão em outubro
 
“Não está remotamente em jogo”, disse porta-voz de premiê, que condenou aumento de ataques racistas e xenófobos ligados a resultado do referendo

Durante pronunciamento no Parlamento hoje (27), o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, descartou a possibilidade de realizar um novo referendo sobre a “Brexit”, a saída britânica da União Europeia, apesar de uma petição popular por uma nova votação ter angariado mais de 3,7 milhões de assinaturas.

“O resultado da votação não foi o que eu queria, mas eu e meu gabinete concordamos que deve ser respeitado”, disse Cameron, que fez campanha pela permanência da região na União Europeia e anunciou sua renúncia do cargo de primeiro-ministro assim que os resultados do referendo foram divulgados, na madrugada da última sexta-feira (24).

“(Um segundo referendo) não está nem remotamente em jogo. O resultado foi decisivo”, reforçou um porta-voz do premiê ao jornal britânico The Independent.

A petição online foi criada pela sociedade civil no site do Parlamento britânico na sexta-feira (17), dia seguinte ao referendo, pedindo que o governo realize um novo plebiscito sobre a “Brexit”. Até o momento, mais de 3,7 milhões de britânicos subscreveram o pedido. O Parlamento britânico é obrigado a debater os temas propostos pelos cidadãos caso uma petição reúna mais de 100 mil assinaturas.

Sobre as negociações para a saída do bloco, Cameron disse que elas deverão ser lideradas pelo novo premiê, que deve ser eleito em outubro, durante a convenção do Partido Conservador.

Cameron afirmou também em seu pronunciamento que a saída do Reino Unido da União Europeia não provocará mudanças imediatas nos direitos da população e que a economia do país está bem posicionada para “enfrentar os desafios à frente”. Ele também condenou o aumento de ataques racistas e xenófobos após a votação pelo “Brexit” e pediu para os parlamentares fazerem “tudo o que puderem” para frear esses ataques.

Entretanto, Jeremy Corbyn, líder do partido Trabalhista, que enfrenta grande oposição por membros de sua legenda, pediu que Cameron comece as negociações assim que ele for para Bruxelas, sede da União Europeia, o que deve ocorrer esta semana. “Não podemos ficar em um estado de paralisia pelos próximos três meses”, defendeu.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qprenda Aécio, isso é

    Qprenda Aécio, isso é democracia.
    Democracia não é fazer eleição até você ganhar.
    Democracia é respeitar a vontade do povo, seja ele qual for, o resultado e o povo.
    Democracia não é golpear um povo e uma presidenta que lhe derrotou.

     

    Aliás, o Cameron tá de saída, você é candidato?

     

     

     

     

     

  2. Isso porque ele não conversou

    Isso porque ele não conversou com o Eduardo Cunha. Se tivesse buscado uma consultoria com o EC, iria votar tantas vezes fossem necessárias, até ganhar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador