Campanha de Aécio manipula dados de pesquisa eleitoral

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Jornal GGN – O publicitário da campanha de Aécio Neves (PSDB) à presidência errou. Manipulou dados de uma pesquisa eleitoral do Instituto Veritá a nível nacional para retratar o cenário de intenções de votos em Minas Gerais. “O estudo não foi feito com essa finalidade. Para Minas, foram 561 questionários. Não é confiável”, disse o dono do Veritá, Adriano Silvoni, segundo a reportagem da Folha de S. Paulo.
 
Silvoni ainda disse que pediu a Paulo Vasconcelos, o publicitário, para deixar claro que os dados não representavam a realidade de Minas. O levantamento mostrava o tucano com 57% deixando para trás a petista, com 43%.
 
E a campanha do PSDB distribuiu release afirmando que o Aécio estava 14 pontos a frente no estado em que governou. No debate da Band, o próprio candidato explorou o assunto: “pesquisas [em Minas] mostram que estou mais de 10 pontos na sua frente”.
 
A retrucada do tucano e o uso manipulado da pesquisa foi diante da campanha petista que, no período, enfatizava a derrota de Aécio entre os mineiros no primeiro turno das eleições 2014. “Eles não podiam usar nesse contexto. (…) Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado”, disse Silvoni.
 
O ato é crime pela Lei Eleitoral. A comprovação de irregularidade em dados publicados de pesquisa pode levar à condenação de 6 meses a 1 anos de prisão e multa. 
 
Assis explica que ao enviar os dados, incluiu uma nota de rodapé, que constava: “resultados apresentados nesta tabela em cada Estado não podem ser considerados como estimativa do mesmo pois a pesquisa não foi planejada com tal objetivo”.
 
Com informações da Folha de S. Paulo.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

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  1. Pois é, Aécio. Essa campanha

    Pois é, Aécio. Essa campanha realmente teve muita infâmia e mentira. Concordo com você. Vê se pega mais leve na próxima, hahaha.

  2. Mais um crime?

    Esta lista de crimes eleitorais evidentes não acaba, é um atrás do outro e todos grosseiros. Cometido por aqueles que não temem a lei e a justiça, se acham acima disso. Lizura nas eleições??? Por favor tse!

  3. Sendo pragmatico. Quem vai

    Sendo pragmatico. Quem vai entrar com o processo contra esse instituto? Já existe a ação? Onde está o MP estadual ou federal? Alguem do PT já entrou com uma ação judicial? Se nada disso foi feito, o PT continua dormindo no ponto…um dia a casa cai…

  4. Cínicos, canalhas e

    Cínicos, canalhas e cafajestes.

    O episódio Veja, a manipulação das pesquisas, a falta de água em São Paulo e o PT é que é cafajeste. De outro lado os paulistas estão endoidecidos. Em Bauru o ex-dono da Tilibra, Ricardo Coube, publicou um artigo no jornal dizendo: “como somos muito religiosos, podemos rezar para algum avião cair, mas com as pessoas certas, e não Eduardo Campos”. Isso porque já se tornou público que Eduardo Campos está envolvido até a cabeça com o desvio de dinheiro da Petrobrás.

    Eita moral permissiva que tem essa elite brasileira!

  5. O PSDB foi extremamente

    O PSDB foi extremamente criminoso no processo eleitoral.

    Para mascarar a realidade dos  fatos, junto com 

    a mídia amiga, alardeia que a campanha do PT foi suja.

    Se o PT não processar, não denunciar no Senado, Câmara e Justiça

    esse método mafioso, quem vai desistir do PT sou eu.

    MG derrotou o Aécio porque já conhece estes métodos .

    Tenho orgulho de ser mineira e ter derrotado os mentirosos profissionais do PSDB.

  6. A equação dos verbos.

    “O publicitário da campanha de Aécio Neves (PSDB) à presidência errou. Manipulou dados de uma pesquisa eleitoral”(…)

     

    Eis a equação dos verbos:

     

    errar  + manipular  = enganar

    pesquisar  + ( errar + manipular) = julgar + prender

    pesquisar + enganar = julgar + prender

     

    Seu juiz:

    In casu, houve : pesquisar + enganar. Logo, caberá: julgar e prender.

    P.R.I ( publique-se, registre-se, cumpra-se)! 

     

     

     

  7. Aécio Neve, Sensus, Veritá,

    Aécio Neve, Sensus, Veritá, Veja, JN,PIG em geral  prá mim já deu.

    Não quero saber, tô fora !

    Foram três semanas de stress, ao ponto de prejudicar o meu própio negócio, pois teve dias que fiquei 8hs no computador militando na nas redes sociais combatendo os tucanos com suas mentiras.

    E pelo trabalho voluntário da militância, e eu como parte desse corpo, quero ser lembrado, agradecido e reverenciado pela Presidenta.

    A presidenta tem a obrigação de reunir todos os blogueiros sujos, que são os nossos representantes, e fazer uma agradecimento formal, reconhecendo que se não fosse também pela militância ela não seria reeleita.

    E mais, acho que ela deve fazer isso até o final do ano por consideração ao nosso esforço.

    Presidenta, estou aguardando o seu reconhecimento pelo meu trabalho voluntário !

    No mais,

    Post sobre politica ? por enquanto eu passo !

     

  8. Pesquisa

    Pela matéria, o que houve não foi manipulação dos dados, que eu entendo que seria mudar os números.

    Houve, sim, uso incorreto, pois pegaram os dados de uma unidade da federação separadamente e o usaram, contra as orientações do instituro de pesquisa.

    Está certo? Não, está errado, passível de punição etc.

    Apenas escrevo isso para mostrar como, tb aqui, colocam-se manchetes que não refletem o conteúdo do texto. Não muito diferente do PIG. Precisamos cobrar seriedade e compromisso da imprensa, sim, mas poderiam começar dando exemplo disso.

    Tem até um comentário dizendo para processar o instituto, sendo que este agiu corretamente, instruindo que não poderiam pegar dados de unidades federativas em separado. Não sei se por má intenção ou por mal entendido!

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