Revista GGN

Assine

Cardozo critica prisões em regime fechado de condenados ao semiaberto

Da Folha

 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, criticou ontem a prisão em regime fechado de condenados no processo do mensalão que têm direito a começar a cumprir pena no regime semiaberto.
 
Em declarações feitas antes da transferência de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares para a ala destinada aos detentos em regime semiaberto, Cardozo afirmou que é "ilegal" que um condenado permaneça em um regime mais rígido do que aquele que determina a sentença.
 
O ministro falou sobre o assunto no Rio Grande do Sul, onde esteve ontem para reunião sobre conflitos agrários.
 
Questionado sobre o começo das execuções das penas, Cardozo disse que "o correto" é que cada detido cumpra a pena dentro do sistema que a "decisão judicial determina".
 
"Alguém que foi condenado ao regime semiaberto e venha a ter um regime mais gravoso do que esse, isso não é o bom procedimento legal. É absolutamente incorreto e, ao meu ver, ilegal que alguém venha a cumprir uma pena em uma situação mais danosa para si do que aquilo que foi determinado", afirmou.
 
Também questionado sobre o caso do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que teve prisão decretada, mas fugiu para a Itália, Cardozo disse que a pasta está "estudando" a situação.
 
As defesas de três condenados entraram com pedidos para transferi-los para Minas.
 
Os advogados da ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e de Cristiano Paz, ex-sócio da empresa de publicidade SMPB, pediram transferências para Belo Horizonte.
 
O advogado José Carlos Dias, que defende Kátia Rabello, afirmou que a ida dela para BH é um direito.
 
A defesa do ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado quer que ele cumpra pena na penitenciária do município de Curvelo (MG), onde vive sua família.
 
Márcio Thomaz Bastos, que defende Salgado, disse que a transferência deve demorar a ser autorizada, pois a decisão caberá ao relator do processo, Joaquim Barbosa: "O ministro às vezes é muito rápido e às vezes é muito lento".
Média: 5 (2 votos)
21 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Agora ?

Agora ?

Depois que levou puxão de orelha de todos os lados ?

É um zé ... mesmo !

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

Vou votar na Dilma porque não

Vou votar na Dilma porque não tem outra opção. Mas não farei campanha enquanto ela manter esse cara em seu governo. 

Tõ de mal, dona Dilma!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Juliano Santos

Esse ministério da Dima é um

Esse ministério da Dima é um fiasco. Não é só este não. São TODOS RUINS!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"A traíra (Hoplias sp.) ou

"A traíra (Hoplias sp.) ou lobó é um peixe carnívoro de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação, é comum que atinjam 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 2 quilogramas de peso. Sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; as traíras de mais de 1,3 quilograma só costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais. Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente. É indesejável em piscicultura, pois alimenta-se vorazmente de alevinos e peixes jovens de outras espécies. Tem marcada predileção por sombras e escuridão. É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal.

Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo "traíra" também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas. A traíra é talvez o peixe mais encontrado no Brasil, pois basta ter um fio de água para que ela se faça presente."

Fonte: Wikipédia

Seu voto: Nenhum
imagem de roberto43
roberto43

Dilma Acorda e manda este

Dilma Acorda e manda este "Eduardo Cardodo Tucanato" pra rua, ele denigre a imagem do seu governo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Rodrigo Negrão
Rodrigo Negrão

Ele deve ter sido compelido a

Ele deve ter sido compelido a falar isso. Como bom advogado ele sabe que qualquer condenado em regime semi aberto fica primeiro em custódia fechada, até que o Juiz da Execução consiga uma vaga no semi aberto.

Os brasileiros comuns ficam as vezes 60, 90 dias no regime fechado até que achem uma vaga no semi aberto, ou desistam e coloquem ele no fechado.

Essas pessoas continuam sendo privilegiadas por fazerem parte de uma casta distinta do restante da sociedade. São pessoas que circulam com desenvoltura dentro da burguesia vil que cerca o Executivo.

Não poderiam ser tratados como Brasileiros comuns.

A simples encarceragem pela condenação relativa a corrupção monopolizou a imprensa que ganha vida com banner da CEF ou da Petrobras. Imagina se eles fiicassem uma semana aguardando a vaga no semi aberto ?

Alias, antes da prisão o contraditório era possível aqui no blog. Após, eu postei umas 20 mensagens e tive uma publicada. A verdade é só minha,  ninguém vai se contaminar.

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de roberto43
roberto43

Dilma quando voce vai "mandar

Dilma quando voce vai "mandar este ministrinhom incompetente, covarde e deslumbrado Global pastar"? ele não tem nenhum requisito para ser ministro da Justiça é um dos piores nomes do PT, fora Cardozo tucanado.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

É mesmo, ministrinho? E o

É mesmo, ministrinho? E o senhor esteve aonde nos últimos dias e porque deixou acontecer isso? Escondido com medo do Joaquim Barbosa? Reconhecendo que não administra a pasta da justiça e portanto a polícia federal pode humilhar seus companheiros de partido (sim porque mesmo presos eles continuam filiado ao partido do senhor) a vontade? 

Incompetente e covarde.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Vera Lucia Venturini

De rabo preso com o pig

Desligou o celular porque ELE não queria fazer nada por Dirceu, Genoino ou qualquer outro condenado do mensalão. Em suas ambições futuras (do casal) não cabe essa "mancha" do mensalão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ministro, desde o dia 17/11 lhe cobrei um pronunciamento...

... e só agora, depois de normalizar as irregularidades, o senhor vem a público se manifestar?

Cobrei em 17/11: Onde anda o responsável por essas prisões irregulares? O ministro da justiça, José Eduardo Cardoso? Desmoralizado? Tomando cafezinho? no link http://jornalggn.com.br/noticia/familia-e-advogado-de-genoino-denunciam-...

Seu voto: Nenhum (5 votos)

E por falar em manifestações

E por falar em manifestações tardias, enquanto agora os próceres do partido esbravejam contra a decisão do STF, e outros alegam que estão juntos ( onde, caras pálidas ), o Suplicy, que não é figura das mais populares aqui no blog, simplesmente vai lá ,  dá a  carteirada a que tem direito como parlamentar, e põe a família dentro do presídio, para conversar com ele .

Deve ter feito mais pela saúde do Genoíno do que qualquer declaração oportunista, desculpem.a franqueza.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Sérgio Lamarca
Sérgio Lamarca

Cardozo - o cachorro que caiu do caminhão de mudança na AV Brasi

É um despreparado, parece o cachorro que caiu do caminhão de mudança na AV Brasil e não sabe o caminho a seguir.O exemplo claro de quem não sabe o que a função que desempenha.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Ministro, responda:

Quem mandou o senhor transferir os presos para Brasília? Foi a rede Globo?

 Reprodução)

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Já passou

O show do mensalão já passou, o ministro-carcereiro está em êxtase, ele proclamou a República da Globo nesse fim de semana e depois saiu rodando por ai na Operação Condor, num avião, com os "seus presos" prá cima e prá baixo, um até na beira da morte, e la nave va

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

...spin

 

 

Ministro, foi a sua Polícia Federal que os manteve em "custódia"

Em nota, o Depen, do Ministério da Justiça, diz: "os presos foram recolhidos à custódia federal do Depen no Complexo da Papuda, em Brasília, em caráter provisório porque “houve recusa da vara de execuções penais do Distrito Federal em receber os presos sem a carta de sentença”. Diz a lei  Lei nº 4.898/65: Art. 4º Constitui também abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

O juiz não aceitou os presos (conforme diz a nota do Depen) por não preencher os requisitos legais (carta de sentença), então, a pergunta ministro: Foi legal a PF manter os presos em sua unidade, e ainda em regime fechado?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Não se inclua fora dessa, palhaço!

Exatamente Assis. O que ele falou é o óbvio. E qualquer um pode falar que "prender alguém em regime mais rigoroso que o determinado é ilegal". E depois de já terem corrigido?

Ele é o ministro, e foi a PF, que responde diretamente ao seu ministério, que levou os presos em avião para lá e para cá, algemou-os e colocou em regime fechado. Estavam em custódia da PF. Tudo para satisfazer o show da Globo e do boçal midiático.

Não se inclua fora dessa, Cardozo! Esse banana manda na PF tanto quanto eu

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Juliano Santos

Engenheiro de obra pronta

Logo agora, que o STF relaxou as prisões mesmo!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"..Alguém que foi condenado

"..Alguém que foi condenado ao regime semiaberto e venha a ter um regime mais gravoso do que esse, isso não é o bom procedimento legal... "

"..."ISSO NÃO É BOM PROCEDIMENTO LEGAL..."

Existe sujeito mais vaselina, mais escorregadio, mais camaleônico que este  ?

 

 

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Esse eh seboso mesmo...e

Esse eh seboso mesmo...e ainda com 3 dias de atrazo!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de edson x
edson x

Sem noção

Esse Cardoso é um verdadeiro covarde, borra-botas, e o que fala já foi feito. Por exemplo, ontem eles já estavam em prisões de regime semi-aberto. Cardoso: um zero à esquerda.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Sem injustiças, por favor.  O

Sem injustiças, por favor.  O zero, em qualquer posição, é melhor do que esse ministro.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.