Cardozo diz ter prova de que marqueteiros mentiram em delação contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse, em entrevista ao Estadão, que pode provar que os marqueteiros João Santana e Mônica Moura mentiram no acordo de delação premiada com a Lava Jato. Para deixar a prisão e negociar redução de pena, Mônica e Santana disseram, entre outras coisas, que Dilma recebia informações de Cardozo e vazava ao casal através de uma conta de Gmail.
 
Segundo Cardozo, a história é fantasiosa pois o ministro só foi informado pelo comando da Polícia Federal sobre a prisão dos marqueteiros no dia em que a operação Acarajé foi deflagrada. A prova, de acordo com o ex-ministro, é o registro da ligação de Leandro Daiello, superintendente da PF. “Se procurar, tem uma ligação de Leandro Daiello no meu telefone”, disse.
 
Além disso, “há uma contradição de depoimentos. Isso desacredita a delação”, disse Cardozo.
 
Na papelada da delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal, Mônica não cita nada sobre uma suposta ligação de Dilma Rousseff, na noite de 21 de fevereiro de 2016, véspera da operação Aletheia. Só no video que foi divulgado à imprensa é que Mônica diz que Dilma ligou para o escritório de João Santana na República Dominicana para informar que “foi visto um mandado de segurança” contra o casal.
 
Já João Santana, que foi quem atendeu a ligação, de acordo com Mônica, não disse nada sobre esse episódio. Ele afirmou que só “deduziu” que seria preso quando leu uma suposta mensagem cifrada escrita por Dilma, em um arquivo de Word apresentado a ele por sua esposa. A mensagem teria sido enviada por Dilma através da pasta de Rascunhos do Gmail e foi deletada em seguida. O teor dava conta de que a Lava Jato chegaria ao casal a qualquer momento.
 
Essa mensagem, salva em Word em 19 de fevereiro de 2016, foi entregue por Mônica Moura para fundamentar sua delação. O GGN mostrou que esse tipo de arquivo é facilmente manipulável. Um programa gratuito chamado New File Time pode alterar o documento Word em poucos segundos, sem precisar mexer em nada no sistema Windowns. É possível trocar a data de criação do texto, a hora, o dia em que foi alterado e o dia em que foi acesso pela última vez.
 
Além desse arquivo, a defesa de Mônica registrou em cartório a conta de Gmail que ela teria supostamente compartilhado com Dilma, desde 2015, e que teria servido de canal de comunicação. A única mensagem que ficou salva na pasta de Rascunhos foi escrita por Mônica no dia 22 de fevereiro de 2016, quando a empresário soube, “pelas redes sociais”, que seria presa na operação Aletheia. Ela então teria deixado uma mensagem cifrada informando que voltaria ao Brasil e não gostaria de ver “nenhum espetáculo”.
 
Além disso, a terceira prova anexada por Mônica Moura em sua delação são mensagens trocadas com a esposa de um ex-assessor presidencial, também na manhã do dia 22, já ciente de que seria presa. No vídeo da delação, Mônica contra outra história. Diz que enviou mensagens a Anderson Dornelles e sua esposa entre os dias 20 e 21, depois de ter recebido a mensagem de Dilma que salvou no Word.
 
“Em hipótese alguma ela [Dilma] ficou sabendo [da operação Acarajé] antes de eu ter avisado”, afirmou Cardozo ao Estadão.
 
Ainda de acordo com o ex-ministro, a presidente cassada está indignada com o teor dos depoimentos. “Ela me perguntou: ‘que história é essa?’ Estava indignada”, relatou.
 
Em nota à imprensa, Dilma chegou a classificar as delações dos marqueteiros como “patética”.
 
Leia mais:
 
As provas e dúvidas no depoimento de Mônica Moura contra Dilma
 
Documento Word, como o usado contra Dilma, é manipulável por programa gratuito
 
Escritório de irmão de procurador da Lava Jato atuou em delação contra Dilma
 
E-mail foi registrado quando Mônica Moura estava presa, e não consta em vídeo da delação
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem conta um conto, aumenta um ponto

    As delações torturadas são mais furadas que gruèyre suiço. Como pode o STF homologar essas delações, que não passam na cara-dura de um disse-me-disse. Invenções a partir de certos fatos. Frases retiradas de seu contexto. Quem acredita na Lava Jato ainda, acredia em qualquer coisa.

    1. Por falar em queijo suiço
      Por falar em queijo suíço, tem delação inventada vindo da Suíça agora. Essa Lava Pato sem imprensa, bandidos premiados e a Suíça, não seria nada.

    1. Sinceramente

      Acho que por coerência (no caso dela é sinônimo de teimosia) ,ela deve ir com ele até o fim. Ela o escolheu pra sentar na cadeira de Ministro da Justiça sem a mínima condição de ser. Parte do caos institucional que temos hoje tem responsabilidade dele (e dela que o indicou e o manteve até quase o seu (dela) fim).

      Ambos têm responsabilidade pela destruição do que foi conquistado no governo Lula.

      Portanto, eles se merecem. Que se danem juntos.

      1. Você acho mesmo?

        Será que o ex-ministro teria mesmo condições de barrar esse gigantesco assalto às instituições e ao estado de direito?
        E que já vem desde o segundo mandato de Lula?
        É tão violento que às vezes fico me questionando se estou acordado mesmo.
        Um presidente sem escrúpulos, mandando e desmandando na frente de milhões de brasileiros, comandando uma verdadeira gang de auxiliares, manipulando, comprando, persuadindo, em comunhão com judiciário, MP, mídia, empresários, banqueiros..
        E uma grande parcela da população, parecendo zumbis, aceitando e reproduzindo a ladainha da mídia e sites direitistas, que não conseguem enxergar um palmo a sua frente, e outra parcela vendo escapar por entre os dedos anos e anos de lutas, sem que consigam mudar um passo.
        Sinceramente, mesmo concordando que se fez pouco para barrar muita coisa aí, acho demais jogar em suas costas esse estado de coisas que assola o país.
        Além de que, amigo, Golpe é Golpe!

         

  2. Não foi visto mandado de segurança, mas de prisão

    No texto consta quer foi visto um mandado de segurança” contra o casal.

    O que a Monica falou é que foi avisada pela Dilma que foi visto mandado de prisão contra o casal, e não mandado de segurança.

    Brigadú

  3. de novo?

    “em entrevista ao Estadão…”

    Quando esse pessoal do PT e os demais legalistas vão aprender que NÃO devem falar com a golpista imprensa PLIMPIG ?

    Deveria haver limite para a burrice dessa gente!

     

    1. Sim, mas nesse caso parece

      Sim, mas nesse caso parece ser a exceção que confirma a regra, um ponto fora da curva, essa entrevista dessa firma, “OESP”…

  4. Não vai adiantar nada,para
    Não vai adiantar nada,para “tempos excepcionais” somente uma pessoa excepcional, DILMA PARA GOVERNADORA DO RJ JÁ(seria uma forma de constranger o judiciário pois o objetivo deles é “calar”(cassar) esta pessoa honesta!)

  5. Conjecturas plausíveis

    Vai ver os advogados de Mônica e João tiveram que ceder às orientações do casal. E este é claro que sabe, porque são do ramo, que não apenas a Lava Jato mas que todo o golpe é midiático. É como se os advogados não estivessem nem aí para prova cabal, como se acreditassem que bastaria uma narrativa qualquer que Dilma seria, de uma forma ou de outra, condenada pela imprensa e, como está sendo feito com Lula, tendo essa condenação confirmada pela sua subordinada, a Justiça.

    A Justiça tem sido funcionária exemplar da imprensa. E esta funcionária exemplar da iniciativa privada estrangeira (bancos e petróleo em especial).

    E dizer que estávamos conseguindo escapar do poder desse dólar, hein? Que estávamos prestes a basear nossa prosperidade em BRICS, associações com países vizinhos… Vai ver é por isso mesmo, esse achaque desse dólar aí…

     

  6. Caluniar em “legítima defesa” ?

    Quem conta mentiras (com riqueza de detalhes para induzir o ouvinte a acreditar que são verdadeiras) cai em contradição.

    O casal não ensaiou como deveria, apesar do João consultar um script durante todo o seu depoimento. João desmente Mônica no essencial e todos podem ver e comprovar.

    Esse sujeito é tão infame que diz: “Tenho relação afetiva com ela [Dilma]. Isso que eu tento fazer agora [delação] é em razão de legítima defesa, pessoal e de minha família…” (transcrição do vídeo 4).

    Que tipo de “relação afetiva” é essa em que se calunia Dilma para livrar a si e a sua família ?

     

  7. Dilma

    A que era considerada HONESTA pelos amigos e inimigos, de repente passou a ser desonesta e faladeira ao telefone c/ sua melhor AMIGA.

    Agora estou entendeindo, como dizem os paulistas; é que a hora do julgamento da chapa Dilma/Temer está se aproximando. Tudo cronometrado, como manda o figurino do Moro. Mas já estamos enjoados de saber das suas manhas, artimanhas, estratégias, etc, etc . Melhor virar o disco, ou não tem criatividade suficiente para tal. Gostaria muito de ser surpreendida.

    1. Todos sabemos e estamos

      Todos sabemos e estamos enjoados mas continua dando certo.

      Golpe é golpe, não precisa de lógica, coerência nem estado de direito.

       

  8. A Dilma ficou indignada.

    A Dilma ficou indignada.

    Só agora. Depois que ela abriu as porteiras pros golpistas tomarem a nação, a mulher fica indignada.

    Eu estou indignado desde a lorota do controle remoto e do ovo frito na Globo. E revoltado desde o julgamento do mentirão, quando ela e esse canastrão nada fizeram.

    E a ficha dessa senhora só vai cair quando estiver trancafiada pelo moro em Curitiba.

    1. concordo

      De acordo, amigo. Enquanto o país pegava fogo e era hora de lutar e defender a soberania, ela se trancou numa sala com o estagiário do presidente do Bradesco, como se nada estivesse acontecendo. Ouvir sobre a “coragem” ou “resistência” de Dilma me ofende duramente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador