Cármen Lúcia tentou pôr Fachin ou Barroso na relatoria da Lava Jato, sem sucesso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, tem tentado, de maneira frustrada, chegar a um consenso com os demais colegas da Corte sobre a relatoria da Lava Jato, que ficou orfã desde o acidente aéreo que vitimou Teori Zavascki, na semana passada.

Segundo informações da jornalista Helena Chagas, Cármen tentou emplacar Edson Fachin ou Luis Roberto Barroso no posto, por considerá-los “discretos”, assim como Teori. A ideia era ter a aprovação de todos os magistrados, mas uma guerra de egos impede decisão nesse sentido.

O único que tem apoio da maioria é Celso de Mello. Porém, o decano deu sinais de que não quer essa responsabilidade – a não ser que o destino (leia-se sorteio) assim decida.

Por Helena Chagas

Fogueira das vaidades emperra relator no STF

Em Os Divergentes

É cada vez mais provável a chance de o destino da relatoria da Lava Jato ficar nas mãos do imponderável – que, no caso, é a redistribuição por sorteio eletrônico, mais provavelmente entre os integrantes da segunda turma, ainda que ela ganhe mais um membro. Bem que a ministra Carmen Lúcia vem tentando evitar isso, negociando uma solução em torno de um nome aprovado pelos colegas. Mas a fogueira das vaidades do STF não permitiu ainda que esse entendimento aconteça.

Não é por acaso que muitos que conhecem bem a mais alta corte do país costumam dizer que o Supremo é composto por 11 ilhas. Cada um ali é um luminar, uma autoridade, um escolhido pelos deuses. Todos muito ciosos de seu papel e sua imagem. Nesses tempos midiáticos de sessões transmitidas ao vivo, então, acirrou-se a competição por espaço – que, aliás, sempre existiu.

Por que Carmen Lúcia não consegue “endereçar” uma solução razoável, em torno de um nome técnico e discreto como o de Edson Facchin, que aceitaria mudar de turma para herdar a LJ, ou o de Luiz Roberto Barroso, que é revisor desta ação em plenário? Porque alguns de seus colegas, entre suas idiossincrasias, vetaram esses nomes. Por que querem ser relatores? Não. Simplesmente porque não querem ver o caso na mão de um desafeto ou adversário interno.

O único nome que talvez fosse aceito de bom grado pelos demais seria o do decano Celso de Mello, que, ao que se sabe, recusa a missão. Se Carmen Lúcia não conseguir demover a má-vontade de alguns colegas em relação aos outros, vai para o sorteio. E a Lava Jato terá que contar com a sorte.

Publicidade

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pq. não endereçar de

    Pq. não endereçar de imediato, “Essa Porra”, p/ o Gilmar Dantas ???……Pra Logo Rasgar a Fantasia …..digo Capa !!!!…..digo Toga !!!!!!

    1. Exato, Márcio. Entrega logo

      Exato, Márcio. Entrega logo essa porra para o Mendes e acaba logo com isso. O único que vai ser preso mesmo é o Lula, com qualquer relator… então tanto faz. Encerra logo essa porcaria de Lava-Jato e deixem-nos tocar as nossas vidas em paz. Pelo amor de Deus: CHEGA!

      1. “Entrega logo essa porra para

        “Entrega logo essa porra para o Mendes e acaba logo com isso”:

        De fato.  O supremo brasileiro nao tem juizes aa altura do cargo e nao tem tido ha decadas, porque nao cuspir essa merda toda pra cima do primeiro numero um na lista dos que tem orgulho de nao estar aa altura do cargo?

  2. Ahahaha, logo Celso Melo, o

    Ahahaha, logo Celso Melo, o mais peemedebista de todos, ahahaha! Há dúvidas de que tramam uma “Pós-República” a la Lampedusa?

    Nassif, lembra de novo aquela passagem dele e do Saulo Ramos!

  3. Divide o processo em 10

    Divide o processo em 10 partes e cada um fica com uma. Pode? Não sei, mas como o Brasil precisa de “anormalidade”, como disse o juiz da república de curitiba, para entrar na normalidade e no prumo, aí cada um faz o seu melhor. Ou, talvez esperem até 2018.

  4. Então é entrega e não distribuição

    Ué. Então para que serve o art. 66, do Regimento Interno, do STF?

    Ele fala que os processos devem ser distribuídos por sorteio ou prevenção (este último não é o caso, porque só se aplica para os demais processos correlatos que vierem depois).

    Ou seja, rasgaram a regra. Não é redistribuição, mas um uni-du-ni-tê, escolhi você, da Presidente, igual na brincadeira de criança.

    Escolhi e se ninguém estiver de mal-mal, tudo bem.

    E ninguém questiona essa pantomima.

    Nossa! Estamos longe do fundo do poço mesmo.

  5. Helena Chagas

    Me impressiona, parece estar realmente muito intima da Suprema Carmen, ou de todo o supremo. Já tentou emplacar Gandra o Ceilbatário, agora não sei se tudo isto não é apenas o bode na sala.

    1. Não tem tanto “calculo”

      Não tem tanto “calculo” assim, não; é escrotidão, mesmo! No final, os mais escrotos se entendem… e depois se desentendem, ora, ora! Não está visto isso!?

      Tem alguns anos que eu venho repetindo isso (afinal, está cada vez mais claro): não sabem com quem estão falando.

  6. Assassinatos em série

    Os chefes do PC Farias no início da década de 90 fizeram a maior queima de arquivo, no mínimo uns 10 e assustaram o STF da época. Desta vez os gplpistas foram direto no STF. Nenhum ministro quer ser o próximo defunto.

  7. Gilmar, dele, o que é dele.

    É do gilmar e ninguem tasca. Não vai haver distribuição, mas requisição. 

    Mas qual a diferença faz quem vai levar o lava jato à frente? Nenhuma. Zsro. Qual dos gilmares? Um mais autentico ,outro cópia xerox e o resto, gilmares genéricos.

    O negócio do lava jato é outro, o enorme Lula, o resto é o resto.

    Aqueles políticos não servem para estar junto em fotografia, mas para governar no lugar de uma presidenta honesta e seus 54 milhões de votos tudo bem.

    Quem vai substittuir o Teori é sem nenhuma importância.

  8. É só abrir mão da função de
    É só abrir mão da função de Presidente do Tribunal e voltar para a segunda turma assumindo a relatoria, garanto que os irmãos topam. Totó assume a presidência sob a direção do gil e tá tudo dominado.

  9. Sugiro o Tiririca.
    Nao tem

    Sugiro o Tiririca.

    Nao tem medo nem do ridiculo -que eh carreira integral dele- e muito menos de morrer.  E ainda trabalha sem faltar uma vez, nao omite unzinho voto pelo bem do partido, ok?

  10. Os amarelos vão estancar essa porra !

    Os amarelos estão no poder.

    O mais genuíno ministro amarelo do STF é Gilmar Mendes. Todos reconhecem que é um magistrado amarelo. Por isso, ele não será o relator, porque é preciso aparentar neutralidade (obviamente falsa).

    Barroso seria ideal, pois ele é um amarelo enrustido. A conversão de Barroso ao amarelismo ocorreu quando foi divulgado que sua esposa teria recursos ilegais em paraíso fiscal.

    O único que não tem chance de ser o relator é Marco Aurélio (imprevisível).

    A morte de Teori foi providencial: os amarelos vão estancar essa porra !

    1. Discordo

      O único que não tem chance, e estou certo de que é por isso que querem evitar o sorteio, é o Lewandovski.

      Independente do que achemos dele – eu não sou fã -, Lewandovski é o único ministro que terá sua ação embargada e impedida se ficar com a relatoria. A Globo vai passar por cima e ele não vai ter chance alguma.

      Se brincar é capaz de matarem ele ou de ele morrer.

      Isso aconteceria não porq ele partiria pra cima dos tucanos. Lewandovski jamais faria isso (não é partidário). Mas porq trataria o Lula e os petistas com o respeito que exige a lei.

      E isso é, para os fascistas, imperdoável.

  11. Politização do judiciário

    O judiciário ficou tão politizado, que realmente fica difícil indicar alguém um pouco  neutro. Aposto que a Globo quer o Gilmar, que é do PSDB de MT.

    Qualquer outro e a mídia cairá matando.

  12. os falsos ilusionistas

    Os supremos traidores federais, ingenuamente, criam dificuldades para gerir facilidades não apenas para eles e para elas, mas também para toda rede da mercenária, vendida e anti-patriótica coligação golpista. Já adaptados ao trauma das críticas sobre a usurpação do poder, os camaleões golpistas agora se adaptam rapidamente (como conseguem?) com a ausência de um dos seus. Também se adaptaram, ultra velozmente, com o sumiço dos noticiários sobre a grave suspeição que ronda a queda da aeronave e, o mais impressionante, se adaptaram conformadamente, como num piscar de olhos, com a não revelação da identidade de duas das cinco vítimas fatais do acontecimento. 

    Ao decretarem o sigilo das investigações, criaram todas as facilidades para que as dificuldades de apuração possa ganhar um avantajado corpo e causar um monumental e histórico esquecimento.

  13. Aposto uma cerveja que se for

    Aposto uma cerveja que se for para sorteio cai para o Gilmar ou o Toffoli.

    Mais provável para o segundo que é manobrado pelo primeiro para não dar muito na cara.

    1. Se no tal “sorteio”

      Se no tal “sorteio” [quem acredita em “sorteio” de tribunal brasileiro, qualquer que seja, acredita em tudo] “cair” pro Toffolli, no dia seguinte tem que aconteceer uma manifestação gigante denunciando-o – já tarde – como “carta marcada”, “traidor de classe” (sim, isso mesmo) que é.

      Não ficarei surpreso se cair na mão daquela palerma da Weber.

      Sim, mesmo depois de ter o Moro como colaborador do tal voto “não tenho provas mas a ‘literatura’ diz que posso condenar”.

      Com uma semana de propaganda muita gente vai até torcer!

      “Minhas fontes” dizem que é isso que está sendo discutido nos bastidores.

  14. Granda Martins!!!!

    Este velhaco em 2016 deu uma palestra tragica no ROTARY prego so destroicao da Nacao Brasileira com a corja aplaudindo freneticamente.O Brasil seria uma nova Venezuella a tudo de mal para o Maravilhoso Brasil.Temos que extirpar este cancer maldito da vida Brasileira.VIRA LATA canalha.

  15. Sorteio = Gilmar

    Este GGN já publicou matéria sobre o direcionamento dos sorteios no STF. Gilmar leva todas as distribuição por sorteio em que tem interesses

  16. O empresário e ministro do

    O empresário e ministro do STF deve estar impossível: a relatoria é minha, minha, minha e minha, poooooorrrraaaaa!

  17. Bobagem .Qualquer um desse

    Bobagem .Qualquer um desse antro não passa de um cafetão ou cafetina das leis.

    Assim como é bobagem votar;nosso voto nada vale,se não gostam golpeiam.Não se constroi uma Nação sem sangue.Esse arremedo de Demoracia eu regurgito e defeco em cima.

  18. Acredito que os rancores das

    Acredito que os rancores das ruas entram como cheiro por esses gabinetes do poder, e os deixam insuportável. Ainda mais se a área for a do nada direito Direito.; cujas escolas de formações são quase na totalidade conservadora ou reacionária.

  19. Barroso discreto? Para mim,

    Barroso discreto? Para mim, em termos de vaidade, ele entra na disputa com Gilmar, o bom Marco Aurélio e a própria Carmen Lúcia (ex-discreta, cujo a mediocridade subiu à cabeça).

    Seria como aqueles concursos de fantasia do Municipal, Clóvis Bornay versus Evandor de Castro Lima.

    Embora Gilmar, tal qual Bornay ainda é hours concours, Barroso e Carmen correm por fora. Esses concorrem ao prêmio luxo. Marco Aurélio é favorito para prêmio originalidade, por isso gosto dele. Os outros são previsíveis  

  20. Pós–Justiça
    Justiça mesmo seria se desligarem disso enquanto não descubram quem mandou matar Teori.
    Pos-Justiça é essa inverdade, arremedo, roteiro de quinta,desfiado por eles e elas, que deveriam, se dignos da Corte fossem,temer quem será a próxima vítima do golpe, pós-golpe de que são cúmplices.

  21. Sorteio eletrônico

    Não se espantem se no sorteio eletrônico der Gilmar Mendes.
    Não sei como esse homem não larga o STF e vai para cassinos e loterias, dada a sorte do magistrado em sorteios!
    😀 😀 😀

  22. Os ministros e ministras do STF estão correndo do pau?????

    Eu acho que é isso que está acontecendo! Na verdade eles não querem saber de tratar de causas criminais pois ficar no constiticional é sopa! Agora que o bicho pegou, tá morrendo gente e a lava jato só tem peixe grande tá todo mundo afinando e literalmente correndo do pau! Na hora de mostrar patriotismo e culhão, todo mundo cai fora! Não se assutem se o Gilmar ganhar ……………. pois dizem aí que o oferecido já se ofereceu! Pelo visto esta pizza não vai caber no Brasil…………. Isso aqui acabou! 

  23. Fachin ou Barroso

    Ué, mas nesse caso basta um dos dois – Fachin ou Barroso – pedir a transferência da primeira para a segunda Turma do STF. Para isso eles não precisam da aprovação do plenário. Para ocuparem a vaga que foi de Teori, basta que nenhum outro ministro mais antigo queira também a transferência e que a Presidente defira o pedido (o deferimento, nesse caso, é obrigatório).

    Não vejo muito sentido nessta notícia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador