Carta à presidente da TAM

Prezada Cláudia Sender
 
Vi pelos jornais que a TAM tem uma nova presidente, jovem, bem formada, moderna, ao contrário do comandante Rolim, que só sabia se valer da sua intuição. Tudo bem que era uma intuição genial e ele foi mais moderno que todos os CEOs de seu tempo.
 
Rolim tinha algo que não conseguiu passar para nenhum dos seus sucessores: respeito absoluto pelos passageiros; um sentido de minúcia que fazia o passageiro se sentir  rei em cada detalhe do vôo. E cada brasileiro ter orgulho da TAM, a empresa que se orgulhava de ser brasileira.
 
Com pouca esperança de ver a TAM de volta aos tempos de Rolim, aqui vai um pequeno roteiro de um passageiro que está sofrendo há duas semanas com viagens seguidas pela TAM e não tem mais nem a Carta ao Presidente para se queixar.
 
1. Atraso em vôos. 
 
Depois de uma hora de atraso no vôo para Salvador, os passageiros mereciam saber os motivos.  Entender as responsabilidade é passo essencial para a correta cobrança de melhoria. Se o problema for da TAM, a grita dos passageiros ajudará a senhora a apertar os parafusos do setor responsável. Se for de outros agentes, a mesma coisa.
 
2. Tratamento de terceira classe nos voos menos nobres.
 
Todos os vôos para o nordeste são jogados no subsolo dos aeroportos. Os  passageiros (seus passageiros) ficam amontoados por lá, sem uma informação, sem um alento. Muitos deles voam pela primeira vez e se sentem como retirantes em boleia de caminhão. Se os governadores do nordeste tivessem um mínimo de amor próprio, já teriam reagido contra essa discriminação, especialmente odiosa no aeroporto de Guarulhos.
 
Nos tempos aureos da TAM, o comandante Rolim mantinha até conjunto musical para aliviar o ambiente. Sei bem que são tempos que não voltam mais e não existem mais salas de embarque exclusivas. Mas, se vivo fosse, garanto que Rolim teria inovado, criado novas figuras, senhoras simpáticas com uniformes especiais, para dar atenção aos passageiros na espera, quiosques para informação permanente, moças para anotar recados para parentes, em caso de atraso de vôo, carrinhos com equipamentos para emais, palhaços para distrair as crianças, sei lá o que mais. Livre pensar é só pensar.
 
3. Falta de sincronismo entre a sala de embarque e o avião.
 
Depois de 50 minutos de atraso, houve a chamada para o ônibus que levaria até o avião. O ônibus saiu lotado e ficou 20 minutos parado, esperando que se completasse a limpeza do avião. Senhoras, mullheres grávidas, idosos amontoados em um ônibus fechado, sob o calor de hoje. Abertas as portas do ônibus, o avião ainda não estava pronto. Todos se amontoaram nas escadas e na fila por vários minutos. Bastaria um mínimo de respeito aos seus clientes, para evitar esses transtornos. Não é nada que exija investimentos. É meramente  definir procedimentos e treinar a tripulação e os funcionários de terra.
 
4. A insuportável TV TAM.
 
No vôo para Salvador, a tripulação foi correta: manteve a TV com som civilizado que foi desligado assim que passaram os comerciais de praxe. Na semana passada viajei de Aracaju a Brasilia. O vôo saiu às 4 da manhã, todos os passageiros dormindo e  a TV TAM  ligada até que o implicante aqui apertou o botão de chamada e solicitou à comissária que desligasse o som. De minha parte, em horários matutinos evito aviões da TAM pelo fato do cochilo ser interrompido na partida pela TV TAM. A TV não é ruim. Ruim é a falta de desconfiômetro da TAM.
 
5. O auto-engano das pequenas economias.
 
A TAM foi submetida à síndrome do exterminador de custos sem a menor avaliação de custo x benefício.  Para ganhar alguns assentos, passou a espremer todos os passageiros em espaços improváveis de banco. Para economizar alguns tostões nas refeições de bordo, eliminou até os sanduíches quentes. E anunciou as novas merrecas como se fossem um avanço, a alimentação saudável. Para ganhar alguns trocados com comerciais, institucionalizou a insuportável TV TAM. Para economizar uns caraminguás de combustível, passou a desligar o ar condicionado quando o avião em terra.
 
Para ganhar alguns tostões nos programas de milhagem, a empresa dificulta de toda maneira a marcação dos pontos. É incrível! O sucesso de um programa de milhagem é medido pelos benefícios que distribui. É isso que fideliza o consumidor. 
 
Nos velhos tempos de Rolim, facilitava-se ao máximo a marcação de pontos. Agora, busca-se investir no índice de ignorância do passageiro. Nos quiosques ou pela Internet, não se procura automatizar o número do cartão pelo RG do indigitado. Pelo celular, o aplicativo não permite a inclusão a posteriori do número do cartão. Se não marcou, dançou. E o valor dos pontos despencou.
 
Seria conveniente que a senhora trouxesse de seus cursos no exterior ferramentas mais sofisticadas para medir a relação pequenas economias x prejuízo de imagem, o terrível desgaste quando a imagem da empresa passa a ser associada à mesquinharia, a  perda do diferencial e – em um plano que vai além dos aviões de carreira – o custo político quando houver, de fato, uma política pública de defesa do consumidor. 
 
Hoje os passageiros aceitaram bovinamente todos esses abusos porque, ainda novatos em vôos, não sabem de seu direito de reclamar e espernear. Mas o aprendizado sobre os direitos do consumidor costuma ser rápido.
Em um ponto qualquer do futuro, não se espante se a reação for similar às manifestações de junho.
 
Luis Nassif

79 Comentários

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  1. Ações coletivas de reparação de danos

    Umas 10.000 ações coletivas de reparação de danos (3 ou 4 para cada vôo) resolviam isto de pronto. Um bilião de indenizações só para começar.

      1. Assino embaixo.

        A tam (minúscula) seria condenada a pagar MEIA cesta básica por passageiro reclamente, ou menos, para evitar enriquecimento do consumidor.

        Viva o judiciário (também minúsculo)!

        1. Pois é, pra esses barbosas

          Pois é, pra esses barbosas (também minúsculo) a empresa enriquecer lesando o passageiro é do jogo. Passageiro ser ressarcido da lesão sofrida é enriquecimento ilícito. E é assim que eles viajam pelo Brasil e o mundo.

  2. ACORDAI, Ó EMPRESAS!

    Seu Nassif, é um absurdo que esse povo estudado não se dê conta, por exemplo, das tais pequenas economias-grandes prejuízos, citada na sua missiva. Isso deveria ser bê-a-bá. Caralho, prá que MBA? Abrs.

  3. Sugiro que ninguem vooe pela

    Sugiro que ninguem vooe pela American Airlines, rota Montevideo Miami,  10 horas de voo, aeronave velha, poltronas nao recostam, sem suporte para levantar os pes, comissarios (as) antipaticas, grosseiras, servico de bordo pessimo, etc. etc. Rota Miani Boston, 3 horas de viagem, nem um copo dãgua. Miami Orlando, voo atrasou 2 horas, nenhuma explicacao, funcionarios de solo agressivos, ou seja, um verdadeiro desleixo com os passageiros.

  4. Saudades da Varig… ô tempo

    Saudades da Varig! A Varig era a nossa “Petrobrás” da Aviação Civil, infelizmente sucateada pelos tucanos e o PT não conseguiu reerguê-la… ô tempo bom!

    1. Varig ja estava morta em janeiro 2003

      Eu usei muito intensivamente a Varig de 1978 a 2000 (sobretudo 1990-2000). Abandonei-a em 2001 por que ela já tinha passado o ponto de não retorno: aviões sucatas (MD11 tendo avarias seguidas), serviço de terra totalmente desmotivado, lento, desleixado. Só o serviço de bordo tentava segurar o rojão.

      Vendi minhas muitas milhas e comecei a usar as estrangeiras…

      Muito triste. mas a verdade é que o novo governo Lula teria cometido um erro grosseiro estatizando-a em janeiro/2003. razões:

      1 – Dá para imaginar as capas da mi(r)dia sobre o governo estatizante, anexo de Havana, teleguiado por Moscou etc…

      2 – Da Varig de 01/2003 só dava par utilizar os pilotos. Portanto não era a empresa que tinha que estatizar.

      Agora, nada tira de minha cabeça que FHC deixou a situação da Varig se deteriorar a este ponto para deixar mais uma bomba relógio para o novo governo.

      E o tal CAOS AÉREO nada mais é que a consequência do fim operacional da empresa líder no Brasil.

      1. FRB

        A Varig não faliu, a Fundação Ruben Berta é que se encarregou de leva-la para o buraco, e a época, mesmo com FHC e começo de Lula, foi tentado de tudo para salvar a empresa, e uma das “brilahntes soluções” do pessoal da FRB (uns inuteis, esclerosados, que não faziam nada sem o maldito consenso do colegiado), foi aquela piada do “chinês”, um tremendo de um pilantra internacional.

        Meu caro, se vc. tem a Boeing, a GEC Leasing, a GE, a FAB – até os suecos da SAAB ( a VEM – Varig Engenharia e Manutenção, era a representatnte do Gripen C na época do FX-1), querem ajuda-lo a sanear sua empresa, deixa-la vivendo, mas sua Fundação opta por um china – e fica esperando ajuda do governo, e soluções “a perder de vista”, referente a demandas judiciais (que ainda não se resolveram, mais de 20 anos depois) – tem mais é que desaparecer.

        A gestão Varig era inexistente quando de seus ultimos anos, somente durou tanto porque não tinha concorrência, mas a “interna” era o cão, ninguem se entendia – o “pessoal do Rio” X  “pessoal de POA”; FRB X Varig X Sindicatos X Governo.

        O consenso da FRB, foi consensual penas em uma coisa: irresponsabilidade

  5. O pior é que a TAM e a Gol

    O pior é que a TAM e a Gol estão publicando desmentido atrás de desmentido.

    Esse negócio de ar-condicionado fica parecendo frescura do cliente. (perdoem o trocadilho)

    Aí a gente voa Campinas-Santos Dumont de Azul e volta ao século 21.

  6. nassif do céu, por que usar a

    nassif do céu, por que usar a grafia presidentE quando se trata de uma representante(a) do sexo feminino…. a presidenta já pediu que se utilize a grafia presidentAAA…. é sabido que a presidenta Dilma lê o seu blog, será que o seu desejo é irritá-la?? depois reclama quando o chamam de tucano…

    saudações caninas (as mais sinceras…hehehehe)

     

      1. Como é díficil consultar
        Como é díficil consultar um dicionário! Como que pode existir pessaos que acreditam que um presidenta ou presidenta de um país iria usar um termo para se auto denominar que não seja correto na sua língua pátria! Eu pergunto de novo: como pode ter gente que imagine isto ser possível! Favor ler abaixo os dicionáriose o Prof. Pasqualle e vamos acabar com esta idiotice de vez: Os três maiores dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, o Aurélio e o Aulete, já registram ‘presidenta’ como equivalente de ‘a presidente’, ‘mulher que preside’. As duas formas estão corretas.”No Aulete, por exemplo, os verbetes estão assim descritos:-  (pre.si.den.te)   1  Pessoa que chefia conselho, tribunal, assembleia etc.: presidente da Câmara dos Deputados.   2  O chefe de Estado de um país que adota o presidencialismo (presidente da República)   3  Pessoa que preside a um ato, concurso, empresa etc.: presidente da banca examinadora.  [ Fem.: presidenta. Tb. se usa a presidente.]    4  Que preside, que dirige  [F.: Do lat. praesidens,entis]no verbete presidenta está assim:- (pre.si.den.ta) s. f. (fam.) || mulher que preside; esposa de um presidente.   F. Presidente.Caso duvide ainda baixe, de graça e rápido, o Dicionário Aulete aqui e confira vc mesmo. Naõ demora mais que um minuto.http://www.baixaki.com.br/download/Aulete-Digital.htm    

        A presidente ou a presidenta???

          O professor PASQUALE CIPRO NETO tira a dúvida.
        O leitor habitual deste espaço sabe bem que me nego terminantemente a reduzir a conversa a algo como “esta sim, aquela não”, “está certo, está errado” etc. Posto isso, vamos ao começo da história. Que têm em comum palavras como “pedinte”, “agente”, “fluente”, “gerente”, “caminhante”, “dirigente” etc.? Não é difícil, é? O ponto em comum é a terminação “-nte”, de origem latina. Essa terminação ocorre no particípio presente de verbos portugueses, italianos, espanhóis…
        Termos como “presidente”, “dirigente”, “gerente”, entre inúmeros outros, são iguaizinhos nas três línguas, que, é sempre bom lembrar, nasceram do mesmo ventre. E que noção indica a terminação “-nte”? A de “agente”: gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
        Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o “e” final dá lugar a um “a”. Um desses casos é o de “parenta”, forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer “minha parente” ou “minha parenta”, por exemplo). Outro desses casos é justamente o de “presidenta”: pode-se dizer “a presidente” ou “a presidenta”.
        A esta altura alguém talvez já esteja dizendo que, por ser a primeira presidente/a do Brasil, Dilma Rousseff tem o direito de escolher. Sem dúvida nenhuma, ela tem esse e outros direitos (e que não vá além dos direitos que de fato tem, por amor de Deus). Se ela disser que quer ser chamada de “presidenta”, que seja feita a sua vontade -por que não?

         

  7. Duopólio

    Enquanto não houver concorrência aberta, não haverá incentivo nenhum para a TAM melhorar a qualidade do atendimento. Ela sabe que se o passageiro não estiver satisfeito, não tem alternativa, a não ser o vôo da GOL, que é tão ruim quanto. Duopólio dá nisso…

    Políticas públicas, que deixaram a Varig falir, a Transbrasil desaparecer, sem contar a VASP e outras ainda. Visão míope, que esquece que essas empresas prestam um serviço público.

    Intervenção do Estado, demissão sumária do presidente, plano para colocar a casa em ordem e saída da empresa. Foi o que os EUA fizeram com a GM, e funcionou (não fizeram o mesmo com as aéreas, mas isso é outra história). O dinheiro que o governo teve que colocar foi amplamente recuperado graças ao sucesso da operação, sem contar a questão social e de serviço público.

  8. Sugiro que ninguem vooe pela

    Sugiro que ninguem vooe pela American Airlines, rota Montevideo Miami,  10 horas de voo, aeronave velha, poltronas nao recostam, sem suporte para levantar os pes, comissarios (as) antipaticas, grosseiras, servico de bordo pessimo, etc. etc. Rota Miani Boston, 3 horas de viagem, nem um copo dãgua. Miami Orlando, voo atrasou 2 horas, nenhuma explicacao, funcionarios de solo agressivos, ou seja, um verdadeiro desleixo com os passageiros. Voltei de Montevideo para Porto Alegre no voo da Gol, que alivio, aviao novo, poltronas que reclinam, lanche excelente para uma hora de voo, portanto nossas empresas areas apesar dos problemas sao bem melhores que as americanas e irlandesas.

  9. Ta pensando que eh so no

    Ta pensando que eh so no Brasi, Nassif?  Pois eu paguei 100 dolares a mais pra nao trocar de aeroporto em SP uma vez porque a pessoa que me estava vendendo a passagem o sugeriu (compramos passagens dela ha mais de 20 anos e nao foi ela, foi eles).  Nao adiantou nada, chegamos em SP e eles colocaram todo mundo em um onibus pra atravessar a Dikilandia.

    Outra vez, eu reclamei da pessoa que estava sentada ao meu lado, que era ladrao-foi o dia que eu fui pro Brasil cercado de policias.  A “resposta” foi tao insatisfatoria que eu so apaguei mesmo.  (Sim, aparentemente, o ladrao era policia.  E nao, eu nao esqueco nem perdoo.)

    Isso sem contar com o fato da TAM ser a unica empresa de Nova York que exige que voce va pra um edificio nos cafundeus do judas no aeroporto pra mexer com papelada apos papelada quando voce esta carregando cinzas de seus mortos.  (Minha irma foi pro Brasil em uma lata de cafe Bustelo.)

    E ainda tem os precos…  Ir pra Europa sempre (desde que eu sei precos, ha mais de 30 anos, portanto nao eh problema so da TAM) sempre foi mais barato do que ir pro Brasil!

    O que ta acontecendo com o monopolio brasileiro eu nao sei ainda, mas tem no minimo 3 anos que as reclamacoes aparecem aqui no blog.  Pais sem ministerios eh foda.

    Corram pra “Ana”s pra voces verem o que eh bom pra tosse…

  10. TAM

    Parabens pelo texto, é uma consultoria e a presidente da TAM se tiver, pelo menos, um pouco de bom senso devia agradecer-lhe.

    Viajei recentemente pela LAN internacional. E o serviço disponibilizado é completo. A TAM devia se espelharem sua co-irmã.

    Muito obrigado pela atenção.

    Karl M Leite

    Natal, RN

        1. Em breve nem a TAM pontuará

          Em breve nem a TAM pontuará pela StarAlliance, pois prevaleceu entre as duas cias a aliança da “dona”, a OneWorld. Isso é para abril/2014

  11. Sugiro que ninguem vooe pela

    Sugiro que ninguem vooe pela American Airlines, rota Montevideo Miami,  10 horas de voo, aeronave velha, poltronas nao recostam, sem suporte para levantar os pes, comissarios (as) antipaticas, grosseiras, servico de bordo pessimo, etc. etc. Rota Miani Boston, 3 horas de viagem, nem um copo dãgua. Miami Orlando, voo atrasou 2 horas, nenhuma explicacao, funcionarios de solo agressivos, ou seja, um verdadeiro desleixo com os passageiros. Voltei de Montevideo para Porto Alegre no voo da Gol, que alivio, aviao novo, poltronas que reclinam, lanche excelente para uma hora de voo, portanto nossas empresas areas apesar dos problemas sao bem melhores que as americanas e irlandesas.

    1. Nivelar por baixo???

      Carmen, sabemos que há empresas estrangeiras que não são nenhuma oitava maravilha…

      Mas não concordo em nivelar por baixo…

      Vamos buscar a excelencia mirando as primeiras… não as últimas.

      Em relação aos “MBA´s”… são bons… mas quando falta dinheiro… a ética desaparece… imagina as boas idéias!

  12. jogar pra torcida

    Jogar pra torcida não vale Nassif.

    A TAM, seus executivos e sua presidente nem vão ler sua carta. E, se por acaso lerem, vão dar boas risadas. Talvez o serviço até piore.

    Afinal um duopólio com GOL e TAM controlando cerca de 80%, um lobby fortíssimo que não permite abrir a concorrencia para empresas estrangeiras e dificultam a entrada e/ou crescimento de outras nacionais e uma ANAC agiencia reguladora que ganhou o singelo apelido de ANARC e por isso dispensa explicações.

    Duopólio, lobby e ANAC três motivos para a TAM e GOl serem o que são, uma m…

  13. E a ANAC…

    … deixando rolar. A prova que não dá para deixar tudo na mão invisível do mercado está dada, entre milhares de outros exemplos, por este ótimo artigo. A prova de que a ANAC não regula esse mercado como devia, idem. Pra que ter uma agência reguladora que não regula nada?

    1. Caro Luiz Eduardo, sua frase

      Caro Luiz Eduardo, sua frase é contraditória. O descrédito da ANAC não se deve à iniciativa privada, mas sim ao processo de loteamento de vagas que ocorreu na referida agência reguladora. Em outros psaíse – em que o mercado é mais liberal -, tem-se preços e serviços mais competitivos. Aliás, a Infraero – empresa pública – não é nenhum exemplo no setor de transporte aéreo, ao revés, é só um exemplo que estams atrasados em termos de abertura do mercado no setor aéreo.

  14. Nassif, minha esposa trabalha

    Nassif, minha esposa trabalha na GOL – sim, há inúmeras reclamações do mesmo teor-, mas se ouvisse o que ela conta dos pasageiros, escreverias outro comentário sobre os absurdos que falam e fazem.

      1. Citando apenas um dos vários

        Citando apenas um dos vários casos: passageiros qu insistem, brigam, fazem escarcéu para enfiar uma bagagem de mão maior e mais pesada que o permitido. Se por acaso em uma turbulência aquilo cair e ferir um passageiro quem você acha que será responsabilizado?

        E aproveitando, e não defendendo as companias aéreas: se um voo atrasa os passageiros têm direito a hospedgem e voucher para refeições. O mesmo acontece com os ônibus?  (só para citar como olha-se para as companias aéreas e se esquece do transporte rodoviário)

        1. Tamanho da bagagem de mão

          As companhias aéreas brasileiras falam muito no peso e nas dimensões das bagagens de mão, entretanto nunca vi, no Brasil, passageiro ter sua bagagem de mão fora das dimensões barrada na entrada da aeronave.

          Se o pessoal de bordo deixa passar o MALÃO, tem de deixar acomodá-lo.

          Arrume outra estória. Esta não colou.

           

          1.  Ou o cara do check in

             Ou o cara do check in deixou, ou o indivíduo na porta de entrada. Ou seja, mal treinamento ou o famoso foda-se para empresa. Nunca estaremos livres de uma entre as  duas possibilidades. E cá entre nós, não é só na aviação que pode ocorrer as duas coisas.

    1. é verdade!

      COMO TRATAR PASSAGEIROS GROSSEIROS SE SENTINDO SE ACHANDO…

      Para todos que precisam se relacionar com clientes irritantes ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprendam com a funcionária de uma companhia aérea. Vamos chamá-la de ALFA. Destrua um ignorante viajante sendo original como foi esta funcionária da companhia aérea ALFA.

      Uma funcionária da ALFA, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido sagaz, profissional, despachada e divertida ao ter atingido seu objetivo de resolver problemas de vôo quando teve que lidar com um passageiro que provavelmente merecia voar junto com a bagagem.

      Um vôo lotado da ALFA foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro muito irritado cortou toda a fila e chegou até o balcão e atirou o bilhete e disse:

      “Eu tenho que estar neste vôo e tem que ser na primeira classe!” A funcionária respondeu: 

      “O senhor me desculpe, terei todo o prazer em ajudá-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez farei tudo para poder satisfazê-lo.”

      O passageiro ficou irredutível e disse alto sonoro para que todos na fila ouvissem:

      “Você faz alguma ideia de quem eu sou?”

      Sem hesitar a funcionária sorriu, pediu um instante, tomou o microfone do balcão e anunciou:

      “Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor?” (a voz ecoou por todo o terminal). E continuou: 

      “Nós temos aqui um passageiro que não sabe quem é. Deve estar perdido… Se alguém é responsável por ele ou é seu parente ou então se puder ajudá-lo a descobrir sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da ALFA. Obrigada.” 

      Além das gargalhadas descontroladas de todos ainda levou na cabeça uma calorosa salva de palmas…E, com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furioso para a funcionária, rangeu os dentes e disse gritando:

      “Eu vou te foder!”

      Sem recuar nem perder o controle emocional, ela sorriu e disse: 
      “Desculpe meu senhor, mas até para isso o senhor vai ter que esperar na fila; tem muita gente querendo fazer o mesmo…”

  15. A Presidenta vai te retornar

    A Presidenta vai te retornar com uma resposta muito amavel e cheia de um imenso vazio

    E a TAM vai continuar a mesma mer..igual a GOL

    E repito aqui uma pergunta que fiz certa vez:  As duas, entra ano, saí ano, dão prejuizos e os presidentes não são demitidos, alguem sabe o porque de manter incompetentes no cargo?

     

  16. Eu sei que o Nassif passou um

    Eu sei que o Nassif passou um perrengue com a TAM a uns anos atras envolvendo as suas filhas. A critica feita para a TAM efetuada pelo Nassif se aplica muito bem a GOL, mas eh sempre direcionada a TAM.

    Nassif, depois desse episodio vc ainda continua utilizando a TAM por falta de opcao? Ou a GOL eh excelente?

     

      1. Tente a AZUL

        O tempo de Guarulhos para o centro de SP é o mesmo que no ônibus grátis a partir de Campinas da Azul, os jatos Embraer sao confortaveis, os preços das passagens, melhores, e muitos vôos são diretos.

  17. Ok, mas e a falta de concorrência?

    Não me recordo do tempo do Comandante Rolim, mas sei que, desde me entendo por gente (sou fruto da geração de 1980), a aviação aérea brasileira sempre foi muito protegida e servida de empresas que ora cobravam preços extorsivos, ora ofereciam um serviço de quinta categoria – ou então faziam os dois.

    De toda forma, gostaria de saber o que o caro articulista acha do nosso eterno protecionismo às cias. aéreas brasileiras que NUNCA prestaram um serviço digno, com preços acessíveis.

    Com o devido respeito, a frase “cada brasileiro ter orgulho da TAM, a empresa que se orgulhava de ser brasileira” não me comove, se a empresa for belga, vietnamita ou mesmo argentina, mas me tratar bem, cobrando preços justos, eu optarei por ela.

  18. Os executivos “padrão

    Os executivos “padrão Harvard” ainda vão acabar com o mundo.

    Não é a toa que o Bill Gates, Steve Jobs e o Lula nunca concluiram (ou nem começaram) uma faculdade. Se tivessem, provavelmente não seriam diferenciados… a lavagem cerebral dos concensos burros acabaria com o destino deles.

  19. Nassif,não sei se na TAM já

    Nassif,não sei se na TAM já ocorreu mas na GOL eles eliminaram os comissarios de bordo o que temos agora são AMBULANTES DE BORDO!

  20. Discussão para a “Copa – 2014”

    O monopólio das empresas ditas nacionais, caso de todas: TAM (chilena); GOL (americana); Avianca (Colombiana); Azul (filial da Jet Blue), todas operando cada vez pior e mais caras com a conivencia da ANAC e de nosso excelso e genial Ministro Moreira Franco ( Secretario de Aviação Civil), está deixando muita gente que opera no ramo do transporte aereo (pax e cargas), cada vez mais propenso a olhar para o “oriente”, e começar a “lobar” (dinheiro para tal campanha existe, e muito), para a politica de open skies – primeiro o Brazil, depois toda a América Latina.

    O case das “tarifas para a COPA-2014″, já deixou muita gente (importante e decisiva) em BSB, com a pulga atrás da orelha, e tipo assim: ” podemos liberar algumas frequencias open-skies, para a COPA, afinal a concorrencia ajudaria a derrubar os preços, e quem vem do exterior, poderia ir direto para as cidades-sedes, sem trocar de aeronave, e pagar nossas absurdas tarifas” – mas é Brasil, e nossas aéreas sabem: se uma Emirates da vida, entrar com um A350 ou 777-ER, na extensão doméstica, não vai querer sair facilmente.

    Talvez o open skies seja a solução final para a América do Sul, que no momento só possue na real, 2 Cias Aéreas: LATAM (Chile,Peru, Equador,Brasil, Argentina) e Avianca (Colombia, Brasil e com a Copa panamenha, parte da América Central) – as estatais que ainda sobrevivem (AA,VIASA,TAME) não contam na equação.

  21. Como a filosofia do Rolim faz falta…

    .

    Sou do tempo em que o comandante Rolim dava bom dia aos passageiros de CHG a BSB. Bons tempos, claro que era uma ação de marketing, porém, o presidente estava na operação e estava tendo retorno direto com os passageiros.

    O que temos hoje, são “Executivos Divinos”, que ficam nas nuvens, enquanto o operacional está no inferno.

    Há mais ou menos 3 anos, tirei duas passagens de GRU para OPO (operado pela TAP) na classe econômica, porém na tarifa que dava condições de usar as minhas milhas para fazer “upgrade” para executiva. Após inúmeros contatos telefônicos, que sempre me diziam que: “AINDA não está disponível o upgrade”, fui ao aeroporto, na última tentativa, no check-in da TAM, AINDA me deram a mesma esperança… Naquele dia, a TAM não só perdeu um admirador, perdeu também meu respeito.

    Fazer o consumidor de idiota pode dar lucro no primeiro momento, porém esse mesmo lucro, em forma dos “cancerígenos” bônus corroem a empresa, deixando-a oca e sem vida.

    Espero que essa nova executiva tenha coragem de enfrentar isso.

     

     

     

     

  22. Sempre quando poso e a

    Sempre quando poso e a distancia não é absurda, vou de carro.  São Paulo até Belo Horizpnte ou Rio, que avião que nada

     

    Salve o automovel  !!!!!!

  23. O meu Comandante

    Fui roubado!

    Sim, roubaram uma fita cassete com uma extraordinária – inesquecível – palestra que o meu grande Comandante proferiu no lançamento do FIAT Tempra em Betim – nem sei mais qual foi o ano do lançamento.

    Ele disse, para a platéia, que não se interessava por carrões potentes porque a concorrência poderia, sem nenhum toque de mágica, produzir um veículo mais possante a cada momento.

    Rolim, um bravo, afirmava que ficava aborrecido por não receber nenhuma ligação dos vendedores e fabricantes para saber se ele estava satisfeito ou não com o produto adquirido.

    Ele revelou que ‘ficou puto’ com uma montadora brasileira, cujo carro, recém-adquirido, ter apresentado defeitos primários como a maçaneta para acionamento do vidro das janelas ficar emperrada ao ser movimentada.

    O grande Amaro afirmou que gostaria de, apenas, receber um tratamento cordial e que o valor da tecnologia embarcada no veículo não poderia ser mais importante que o atendimento ao cliente e a assistência pós-venda.

    [ Por isso, os ‘japas’ arrebentaram e continuam dominando o mercado automobilístico com base na filosofia do TQC – Total Quality Control. ]

    Rolim contou que durante o lançamento de uma nova aeronave, ocorreu um acidente cabuloso e vários jornalistas morreram (acho que foi na Baía da Guanabara).

    O que estava delineado como uma catástrofe sem precedentes e prejuízos irreversíveis, transformou a TAM em uma grande companhia aérea.

    Ele se orgulhava de ter disponibilizado uma linha telefônica conhecida como ‘FALE COM O PRESIDENTE’ e pouca gente acreditava que estava falando diretamente com ele, quando ligavam para fazer alguma reclamação.

    Mais orgulhoso ele se mostrava ao descrever uma cena improvável que ocorreu quando uma passageira teria ligado, pela manhã, para reclamar da qualidade das balas fornecidas em um voo interestadual Rio-Sampa.

    No mesmo dia ele mandou trocar todas as balas que eram oferecidas nas suas aeronaves.

    A mesma reclamante, surpreendentementeno, no mesmo dia, à tarde, voltou a ligar e tornou a reclamar: “Pô, você não precisava trocar estas balas tão rapidamente”.

    Amaro, meu ídolo, afirmou: ‘Se eu pedisse ao meu pessoal para trocar essas balinhas, a área financeira iria demorar um século para descobrir a de menor custo e os nutricionista iriam retardar, ao máximo, a liberação de documentos para compra e assim, para evitar este desconforto para os meus passageiros, eu mesmo liguei para um fornecedor e pedi para substituir todas as guloseimas das minhas aeronaves, no mesmo dia.”

    Rolim afirmava que ‘os comissários e comandantes andam tão perto do céu e tão próximos de Deus que ficam com dificuldade para reconhecer as necessidades do passageiro comum’.

    Por isso ele fazia questão de estender o famoso e lendário tapete vermelho para recepcionar os seus passageiros antes do embarque.

    Bem humorado, ele contava que uma senhora – carregando os filhotes cheios de marra e algumas malas – se apresentou para alçar um vôo TAM – Transportes Aéreo Marília.

    Na pista, o intrépido Rolim orientou a passageira a ocupar o seu lugar e carregou as suas malas para o interior do avião.

    Quando ele se preparava para sair, a passageira perguntou quem ele era.

    Rolim se identificou e foi aplaudido estrepitosamente por todos os passageiros que ocupavam as suas poltronas na aeronave.

    Esse era o meu Comandante!

  24. O bolso primeiro, depois o bolso novamente

    Lamentavelmente esse tipo de reclamação não surte nenhum efeito. E não é só com companhias aéreas. Não funciona com nenhuma prestadora de serviço no Brasil.

    Com relação às companhias aéreas que operam no Brasil; Gol, TAM, Azul e Avianca elas não estão nem aí para o passageiro/consumidor.

    O passageiro não tem escolha, além de pagar uma exorbitância (em comparação com o que se paga no resto do mundo) está restrito a uma ou outra empresa. Não há alternativa.

    Portanto, essas empresas sozinhas no mercado pintam e bordam e não há ninguém para por ordem nesse oligopólio.

    É possível que o Nassif receba uma resposta da TAM cheia de promessas e com afirmações de que a empresa tem como objetivo principal o passageiro. Ela nunca vai afirmar que cobiça mesmo é o que vai no bolso do Nassif.

  25. TAM

    Nada a acrescentar às suas queixas, Nassif. Tanto aqui como em meu blog, não canso de queixar-me dos serviços gerais da TAM. Para deixar claro, a Gol consegue ser pior. Fui funcionário de um grande amigo do Comandante, o empresário Luiz Boccalato. Em vários momentos tive contao com Rolim e sei  de sua percepção mercadológica 30 anos à frente de seu tempo. Espero que leitura ajude. Acredito nisto. Deve existir planos, memorandos, relatórios na TAM que relembrem o que pensava o Comandante, tantas vezes à porta da aeronave para receber-nos em Goiânia, Vitória, Ijuí. Que essa dona moça recupere a simplicidade do que é cortesia, não olhe para custos fixos insignificantes e, principalmente, esqueça a basbaquice da divulgação enlatada, que não colaria em lugar algum.

    1. O preco

      E olha que o Nassif nem falou do preco. Eu sou mineiro radicado em Natal. Ano passado, com as passagens a 130 reais, viajei varias vezes entre BH e Natal, neste ano, desde a fagocitacao da Webjet, viajei uma unica vez, e se os precos nao cederem um pouco, nao passarei as festas com a familia.

    2. Muito chique!

      Essa “filosofia” de “30 anos à frente de seu tempo” está no “bojo”, no “bojo” da crise.

      É inescapável: “não basta ter lucro: tem que ser a mais lucrativa do “mercado”!” Caso contrário, os “investidores” “batem asas”! Quem tem custo, então, que corte (não é essa a “lei do mercado”?!). E quem “não pode” cortar sem que fique pra lá de evidente que gente vai morrer? É crise no setor, ora, ora!

  26. A questão dos pontos é a pior

    A questão dos pontos é a pior de todas. Por alguma razão misteriosa, voos da LAN não pontuam mais no Star Alliance. Não há nenhum estímulo à manutenção da tal fidelidade. A coisa mais difícil e misteriosa do mundo é acumular pontos com a TAM. Não vale a pena ser fiel nesse caso.

    1. Olá Iranduba, a LAN faz parte

      Olá Iranduba, a LAN faz parte da aliança One World (a mesma da American Airlines). A TAM ainda faz parte da Star Alliance por questões contratuais, mas já anunciou que em Abril de 2014 deixará a aliança para se juntar à One World. Os pontos da TAM, que ficam na conta do Multiplus Fidelidade, continuarão lá, o que mudará é que poderão ser usados em cias da OneWorld e não mais na StarAlliance.

      Quanto à dificuldade de acumular e utilizar, concordo plenamente!

      Abs

  27. O ano passado viagei muuuito

    O ano passado viagei muuuito pela TAM e Gol. Virei cartão diamante na Gol e continuei branco na TAM, embora tenho voado relativamente igual nas duas. Qualquer promoçãozinha mequetrefe na TAM envolve a não pontuação…eu que sempre gostei(ava) da companhia, agora a estou evitando..

    Haaa…em tempo: passaram a cobrar mais pela poltrona “conforto”, aquela perto da saída de emergência, que dá mais espaço para as pernas…mas não dão desconto para as poltronas ” desconforto”, as outras próximas a saída de emergência e as últimas de trás, que não reclinam…seria coerente, não? E isso é geral, na TAM e na GOL.

  28. Lamento-vos informar, mas,

    Lamento-vos informar, mas, esse, guardadas a devidas proporções é um problema, também, d’além mar. Acaso já experimentaram tomar um vôo Ryair? Pois façam-no e depois relatem a experiência. De minha parte, entre os meses de abril e junho deste ano, como mulher teve de ir trabalhar em Bruxelas, eu e o pequeno Francisco tínhamos que tomar, ao menos 1 vôo por semana para ter com a mãe. No aeroporto de Ciampino, em Roma, as filas são intermináveis, as atendentes nos guichês ganham uma merreca, estão sempre de cara feia e, não raro, disscutem com os passageiros. Quem não é habituado a tomar tais vôos low cost, como a família de um amigo que veio para o Brasil, teve que pagar uma penalidade de quase 1 mil reais porque não fez o check in on line e posso garantir que para um passageiro de primeira viagem não é absolutamente claro. Tudo isso com o objetivo de economizar e lesar  o cliente. o fato de não prenotares o asssento, se o fazes deve pagar a mais, cria um clima insuportável nas filas, em vôos de alta frequentação é comum as filas dse formarem até 40  minutos antes do embarque e, frequentemente, tem discussão por causa de um espertinho que quer tomar a vez do outro.

    As outras companhias low cost podem até ser menos piores, mas, como se dizia uma época, a pisada é essa. 

  29. O absurdo é que não acontece

    O absurdo é que não acontece absolutamente nada.

    Nelson Jobin quando assumiu um ministério fez diversas acusações sobre espaços nas poltronas ,atrasos,confusões ,desidia e tantos outros problemas e o que aconteceu- NADA ,e olha que o cara era recém chegado do STF e e era o ministro forte do Lula,reclamou,esbravejou e NADA(mistérios insolúveis para eles não para nós).

    Conversei já com vários advogados que constantemente acionam as cias aéreas e sempre ganham as causas.A argumentação é que os consumidores NÃO TEM O COSTUME DE ACIONAREM A JUSTIÇA ,De cada 100 usuários prejudicados apenas 1%  entra com ações e todos ganham.

    As cias aérea ,sabedoras desse fato ,pouco se importam, pois compensa MUITO procederem dessa forma

    Temos que abrir o mercado para as melhores cias aéreas do mundo,dentre elas se destacam  as asiáticas e as da oceania .

    O sistema não é de livre mercado e capitalista ,por quê não dar uma sacudida nesse mercado tão atraente?

    Garanto que num instante tudo isso iria se modificar

    Atualmente o responsável pelo setor é o Moreira Franco,será que é preciso esperar alguma medida concreta?

    Se o Jobin que era o tal não conseguiu nada ,o que esperar dessa personagem de ,enquanto executivo do governo do Rio ,se reunia com contraventores?

  30. TAM Turismo

    E a Tam Turismo é igual, talvez até pior. Comprei “pacote” para Cuzco e foi um deus nos acuda. Começou com perda de conexão porque venderam voos incompatíveis. Hotel sem reserva, numa Cuzco de 5 graus de temperatura e altitude de derrubar elefante. Passeio sem almoço, ainda que devidamente pago. Trem em que criança tem que viajar em vagão separado dos pais. Retorno para o Brasil com voos incompatíveis entre a conexão e o internacional, etc, etc.

     

    Rolim deve estar rolando no túmulo por sentir o que estão fazendo com sua outrora tradicional marca.

  31. Tenho medo de open skies

    Simplesmente porque não vejo isto em países comparáveis ao Brasil em dimensões territoriais, tais quais EUA, Canadá, Austrália, China, Rússia. Por que seríamos os primeiros? Não acho que devemos abrir este mercado para estrangeiros, porque ele será dominado, com certeza. O problema não é concorrëncia, é a crise do setor. 

    Vcs acham que se pudesse a Emirates não estaria há muito tempo voando internamente nos EUA. E não se animem, o modelo de cia aérea nosso é o americano, tanto lá quanto aqui o atendimento com o passageiro é péssimo – a não ser que vc viaje de fisrt class, que lá ainda existe, executiva para nós. Com exceção das cias asiáticas, que tem grande ajuda estatal com combustível ou aporte mesmo (Emirates, Qatar, Cathay, Singapore), todas as demais cias aéreas no mundo passam por mal momentos em razáo principalmente do preço do combustível. Air France-KLM, Alitalia (que quase parou semana retrasada), Ana, Iberia-Brithish, Tap, United e AA, TAM, Gol estão operando no vermelho. E vermelho significa contenção de custo a todo “custo”, cabeças de planilha. 

    O que Nassif passou acontece todos os dias. Contenção de custos significa contratação de pessoal com salário menor, menos qualificado, menor tempo de treinamento interno, falta de motivaçáo para trabalho em vsita das péssimas perspectivas. Há anos pego uma mesma rota, com frequencia mensal ou de dois meses, e raras vezes vi a tripulação repetir. 

    Não estou defendendo a cia e o péssimo atendimento prestado, não se justifica, mas os aeroportos também tem culpa, e muito. Veja o caso do Nassif, de discriminação do pessoal do NE com portão de embarque no subsolo, de önibus e sem utilizar ponte de embarque. Pois moro no Sul e os voos de GRU e CGH também são lá embarcados para onde moro. O problema é a administração do aeroporto. O aeroporto é espaço da INFRAERO e não da CIA. Se o espaço é pequeno, com cadeiras que são uma porcaria (vivem trocando e sempre para piorar, pois alguém está levando), temos de reclamar do governo. Esses önibus, que também sáo péssimos, com poucos lugares para sentar,  sequer deveriam existir, deveriam ser utilizados em situações excepcionais, mas como o aeroporto é pequeno, não comporta o movimento, utilizam-se todas as ferramentas. A bola de neve se forma. Aeroporto ruim, atendimento da cia aérea péssimo, balcão da infraero de informações lamentável, esse é o problema de viajar de avião pelo Brasil. É vergonhoso que nosso maior aeroporto GRU seja também o pior.

    E não acho que a GOL seja tão ruim assim. O Smiles dá de dez no Fidelidade TAM. Do grupo Star Alliance, a TAM é sempre quem náo tem passagens disponíveis para nada, tanto que está saindo agora, e na GOL consigo emitir DELTA, Air France-KLM, Ibéria e Qatar com muito maior disponibilidade. Por ser o programa fidelidade melhor, e os aviões mais novos, opto quando posso pelo GOL. 

  32. Tam

    Outro dia saí de Curitiba antes das sete da manhã rumo a Salvador com conexão no Galeão. Tomei café às 8:30 no Galeão e esperei a conexão cujo embarque estava marcado para as 11:45 e a saída do voo ao meio dia com previsão de chegada às 13:50. Com um voo ness horário o passageiro não almoça antes de embarcar e so vai almoçar depos de duas da tarde, numa boa hipótese lá pelas 14:30. A TAM no seu afã de economizar uns trocados, não precisa servir almoço, mas pode servir um sanduíche. Que nada, serviu um pacote com três bolachinhas salgadas, um polenguinho horrível com sabor pizza e um bolinho doce insuportável. Tudo isto num pacote mais caro que o lanche, que aliás foi anunciado pela comissário como se fosse um almoço. Para meu consolo que estava morrendo de fome serviram coca-cola normal e coca zero. Minha salvou a coca-cola com açucar. Até pegar a mala,  o taxi e fazer o chec in no hotel em ondina, fui almoçar quase quatro da tarde. E a volta de Salvador para São Paulo, 5 dias depois foi a mesma tragédia. Por que tanta mesquinharia e tanta falta de respeito com os clientes? Uma companhia tem o direito de fazer o que a TAM está fazendo com seus passageiros, maltratando-os como se estivesse fazendo favor em transportá-los. As tarifas são vendidas a preços de mercado, portanto o respeito ao cliente é fundamental para permanecer nele. 

     

  33. As empresas aéreas do Brasil

    As empresas aéreas do Brasil são horríveis, mas a culpada é sempre a Infraero.

    O governo deixou a Varig falir e o caos aéreo começou…era uma empresa modelo e dona das principais rotas nacionais.

    O duopólio GOL/TAM impede o crescimento da aviação regional e o desenvolvimento dos aeroportos locais, gerando grande dependência do governo com os aeroportos grandes (e o interesse da iniciativa privada).

  34. Muito chique!

    A tal “intuição” do Comandaaaante Rolim foi fazer salamaleque com os PASSAGEIROS. Atualmente continuam na mesma senda, podem ter certeza; a liçao foi aprendida do berço, haha. E funciona!

    Pra poucos isso fazia e faz sentido. Pra quem está precisando pegar uma CONDUÇÃO pra resolover as “coisas do dia a dia”, quem vai pra Harvard SEM dar uma passinho a mais na direção da periferia não capta o sentido; não dá liga; só aumetando o preço (cartel) mitiga o “caos aéreo”.

  35. Saudade do Comandante Rolim

    Saudade de um tempo que a TAM e a GOL se engalfinhavam (no bom sentido) para mostrar quem melhor encantava os passageiros. Parece mentira que esse tempo existiu, mas existiu e eu alternava entre a TAM e a GOL para ver qual me paparicava mais. Até hoje tenho bandana da GOL e da VARIG. Não me recordo qual delas, mas uma delas servia a cada semana no almoço e jantar comidas típicas de cada Estado brasileiro, com direito a folheto discorrendo sobre a história da comida típica da região homenageada. Era lembrancinha para lá e pra cá, aviões novos e comissários de bordo super atenciosos. Sou de um tempo que a VARIG servia refeição com talheres de metal, um luxo. Hoje… nem preciso dizer, vocês sabem como estão esses vôos, uma vergonha. Aviões velhos que parecem mais carroças voadoras, um lixo, com ridículas barrinhas de cereais e amendoim da GOL e dois biscoitinhos e um Polenguinho da TAM. Até quando vamos continuar com essas vergonhas voadoras? Nosso país merece coisa que preste no seu céu, não isso que está aí.

  36. Quem na TAM vai responder ao Nassif ?

    Nassif,

    estou muito curioso em saber quem na Tam ira responder sua carta. Se a empresa tiver um minimo de bom senso do Com. Rolim,  nao sera a assessoria de imprensa com os seus dizeres taquigrafados. 

    Esperamos que a presidenta da empresa dialogue contigo.

    Abracos,

     

  37. a unica que ainda da pra voar

    a unica que ainda da pra voar é a azul apsar que chegou no nrasil com um tal compromisso registrado em cartorio que nem um trecho poderia ultrapassar r$ 600 hoje ela chega a conrar 1300 manaus porto velho que é 55 minutos de voo e o mal atendimento e os atrasos ja começaram

  38. Tam omissa

    Prezada Presidenta,

    Em primeiro lugar parabéns pela presidência da TAM, em segundo tenho que concordar com o Nassif, pois tenho tentado marcar os pontos no Tam Fidelidade de uma viagem realizada em 18 de setembro/2003, do trecho de Lisboa/Brasilia e nem por telefone, nem pelo site consigo pontuar. Isso é um absurdo! Mandei mensagem reclamando e nada de resposta de uma situação concreta.

    Enfim, vou ter que redirecionar as futuras milhares millhagem para outra empresa aérea, pois a TAM é omissa e desrespeitosa com o cliente.

    Atenciosamente,

    Rosilene Gomes da Silva

     

     

  39. Prefiro voar de GOL… nem

    Prefiro voar de GOL… nem cogito mais a TAM quando pesquiso por passagens aéreas!

    1 – O Smiles é melhor que o Fidelidade/Amigo/TudoAzul

    2 – Os aviões da GOL em geral são menos apertados que os da TAM, principalmente os -800 em relação aos 320

    3 – A malha aérea é abrangente e com muitas opções de horários

    4 – Quando posso me programar as passagens da GOL são normalmente mais baratas que na concorrência

    5 – A Gol não me vende um produto e me oferece outro, o serviço é simples e todo mundo sabe disso, ngm embarca enganado.. já na TAM….

    6 – O serviço de bordo (apesar de caro) está razoável com opções.. o que não havia antes (era amendoim ou amendoim).. e ngm é obrigado a pagar, tome água e espere chegar para comer no aeroporto(é tão caro quanto)/rua/em casa….

     

    Enfim… se quer um serviço de bordo melhor, com conforto, espaço, entretenimento, bom atendimento… vá de Avianca por que a Azul tbm está cada dia piorando um pouquinho mais…. logo estará tão ruim quanto as líderes!

     

    1. avianca gol melhores

      Concordo com tudo o que você disse. Também prefiro viajar de Gol. Prefiro pagar por um lanche melhor do que ter que obrigatoriamente me contentar com biscoitos. Já viajei com a Avianca e realmente é a melhor. Tenho que usar a Azul porque é a única opção para sair do interior de SP, mas realmente está ficando cada dia pior, tipo padrão Tam. Gostava da Trip, mas a Azul comprou e nivelou por baixo.

  40. Comentário

    Não tecerei comentários prolixo, serei breve para não roubar de ninguém o tempo preciso, falar dessas empresas é o mesmo que roubar das pessoas seu precioso tempo.

    TAM, GOL, AZUL, AVIANCA, TRIP, etc., já morreram só falta fechar as portas.

    Passageiro não é lixo humano, são seres humanos.

    GOL – Cobrar por um lanche ridiculo e ainda vir com aquela máquina de cartão de credito/debito, é o maior absurdo. Não como nada, do meu bolso não sai nenhum tostão, já chega o preco da passagem ser um ASSALTO. Conforto “0”.

    TAM – Esta empresa é ridicula, não merece meu comentário, para mim esse empresa é o LIXÃO DOS LIXOS.

    AVIANCA – Não se iguale aos piores, tente fazer bonito, você está entrando no mesmo saco preto de LIXO.

    TRIP – Quando juntou-se a AZUL escureceu tudo.

    AZUL – Você veio toda simpática, com preços justos, serviço de bordo “melhoradinho” e agora (….) se igualou.

     

    Viajo por qualquer uma delas, pois todas são iguais sem nenhuma humanidade, somos tratados como $$$$$$$$$$$$$$$$$$, sou obrigado a voar.

     

    Feliz MORTE PARA TODAS ESSAS CIAS.

     

     

  41. A TAM explora seus funcionários e não respeita a CLT

    Se eu trabalhasse na Tam certamente não poderia escrever este comentário sob pena de demissão. Eles não falam, mas conheço vários funcionários de diversos departamentos da Tam. Frequentemente fazem horas extras em excesso, tanto os de solo como os de ar, e nem recebem pagamento por isto, nem bonus, nem descanso compensatório, nem nada, ou fazem sem reclamar ou são demitidos. Hoje, sob o comando da Lan (a Tam não é mais brasileira, todos sabem o disfarce do negócio feito), nada mudou no âmbito trabalhista, estas práticas seguem as mesmas. Os chilenos não parecem estar preocupados em corrigir esta má cultura corporativa na empresa. Fica o registro.

  42. Este ERA o espirito da TAM!

    Era inverno de 1989, nos estavamos no aeroporto Santos Dumond no Rio de Janeiro, quando uma moca muito bonita e simpatica, nos interceptou e nos convidou para voar na TAM. Naquela epoca, o Electra ainda era estrela na ponte-aerea e nos gostavamos de viajar la no fundao, onde tinham aquels bancos em forma de “U”. Ali, dava para fazer uma bagunca mais completa.

    Quem eramos nos ? Nos eramos a nova elite de um banco que brilhava na epoca. Eramos o primeiro grupo de universitarios, contratados para fazer parte do melhor programa de estagiarios do mercado: Jovens Talentos do Banco Nacional. Dentre 2.100 candidatos, foram eleitos para fazer parte do programa 15 pessoas, dentre eles, eu. Eramos chamados de “Nacional Kids”, por que apesar se sermos estagiarios, tinhamos salarios muito acima do mercado e tinhamos funcoes definidas em nossas areas. No meu caso, eu estava alocado na diretoria Nichos de Mercado. 

    Bem, nao foi preciso muito, para a moca simpatica nos convencer a usar nossos bilhetes da Ponte Aerea, para embarcar num Fokker 50 da TAM. Alem dela ter sido muito simpatica, e de ter atributos que nos garotos nao podemos deixar de olhar…risos…um dos fatores principais usados para o convencimento, era de que a comida a bordo era muito melhor e que compensava os 20 minutos a mais que passariamos voando. 

    Como os Nacional Kids, viviam com um buraco no estomago, isso soou como musica para nossos ouvidos. Decidimos embarcar. 

    Ja na entrada da aeronave, tinha um cara que nos dava as boas vindas. Achamos aquilo o maximo ! Tres estagiarios, sendo cortejados e paparicados. Como sempre, sentamos no fundao. Decolamos umas 19hs com destino a Sao Paulo.  

    O Fokker fez um voo panoramico pelo Rio que jamais tinha visto ! Realmente um barato ! Como nao paravamos de falar, um senhor saiu da cabine do aviao e veio em nossa direcao e puxou papo. Por coincidencia do destino, nos ainda estavamos usando o cracha do banco pendurado em nosso pescoco. Tinhamos saido atrasados da Av. Rio Branco no centro do Rio onde era a sede do banco. 

    Quando o servico de bordo chegou, me lembro que um dos estagiarios, ja mandou rasgando: “que se danem a Varig e Vasp. Sou TAM e nao abro ! Olha so este rango !”

    O senhor que nos fazia compania, disse que trabalhava na empresa, que era piloto, etc, e que queria ser o lider do mercado. Nos olhamos um para o outro, e numa transmissao de pensamento dissemos: “este Mane e dos nossos. Se nossa meta no banco e ser o lider, porque ele tambem nao pode ser ?” 

    Ai, puxamos um bloco de notas e comecamos a escrever o que fariamos para nos tornar lideres no setor aereo. Usando a pouca experiencia que tinhamos e toda a nossa cara-de-pau, dissemos a ele que se nossas ideias agradassem, gostariamos de ganhar uma passagem para o Rio com direito a acompanhante. Obviamente, isso nos rendeu uma tremenda saia justa no banco, que narro no final. 

    O senhor sorriu e disse: se voces mostrarem servico, porque nao ? Comecamos a viajar nas estrategias:

    ·         Eleger um nicho (rota) e ter o melhor servico em terra e a bordo ampliando apos consolidado (efeito espiral);

    ·         Focar em executivos, que demandam conforto e agilidade;

    ·         Foco em pessoas entre 20 e 30 anos, para que este jovens, pudessem ser o “colchao” de fidelizacao da empresa no futuro;

    ·         Formatacao do conselho do cliente. Passageiros convidados a opinar mensalmente sobre os servicos da TAM, com “mandato” de 1 ano e subordinado a presidencia;

    ·         Ter horarios um pouco mais cedo partindo de Sao Paulo e mais tarde para voltar ao Rio;

    ·         Eleger a radio-peao, como melhor forma de marketing (mount-to-mouth);

    ·         Ter sempre aero-jovens nos avioes, fugindo da aero-velhas da Vasp e Transbrasil;

    ·         Avioes limpos e banheiros cheirosos ! Todos com Gleid sachet ! ;

    ·         Nada de copinhos pequenos que davam uma agonia danada quando o refrigerante ia acacabando e o sanduiche super seco ainda nao estava no fim…

    ·         Banir os lanches “asiaticos” (aqueles que voce come e MORRRE de asia)

    ·         Fila exclusiva para quem nao tem bagagens

    ·         Procurar financimento para crescimento da frota nos forncedores de combustivel, usando recebiveis dos cartoes de credito e mais contratos de esclusividade

    ·         Tentar trazer equipamentos que nao tenham na America do Sul, tendo assim melhor condicao de barganha nos precos

    Faltavam alguns minutos para aterrisar, o comissario veio em nossa direcao e disse: “comandante Rolim, ja estamos em procedimento de descida”.

    Sim galera, o “senhor” que tinha ficado conosco a viagem todo era o dono da empresa ! Nos imaginavamos que o tal Rolim era o piloto chefe mas nao o dono ! Desembarcamos, demos nossos cartoes de visita a ele e formos embora.

    Dois dias depois, meu chefe me chamou na sala dele e perguntou como tinha sido minha viagem ao Rio. Eu disse a ele, que meu relatorio de viagem ja tinha sido lido por ele…ai o Jorge (meu chefe) foi logo ao assunto: quer dizer entao que o senhor anda dando consultoria para a TAM nos horarios vagos ?

    Eu nao sabia o que fazer. Fiquei mudo. O Jorge me pediu para colocar o paleto e subir para o restaurante da diretoria, porque iria no almoco com ele. O silencio no elevador era tao constrangedor, que nao sabia bem o que dizer…estava ensaiando um discurso para quando o assunto voltasse a tona.

    Ao chegar no restaurante, vi meus outros 2 colegas estagiarios, e logo em seguida saindo da sala VIP o Sr. Diniz, VP do banco e o Comandante Rolim.

    Ambos vieram com um sorriso estampado no rosto ao verem nossas caras, e nossos chefes, cairam na risada quando o Sr. Diniz nos cumprimentou dizendo: “se todos os estagiarios do banco, souberem vender o Nacional como voces vendem, vou autorizar dobrar o numero de novos entratantes no programa.”

    Durante o almoco, o Comandante Rolim, com uma simpatia unica, descreveu ipsis lietris, o que tinhamos dito a ele, e tomou o cuidado de omitir que tinhamos tomando 1 ou duas tacas de vinho…risos…Tambem disse, que nossas ideias, tinham sido aprovadas em sua maioria pelo pessoal de marketing da empresa.

    Me lembro como se fosse hoje, o momento que ele tirou do bolso os vouchers com nossos bilhetes para o Rio com direito a acompanhante. E por parte do banco, ganhamos duas diarias em um hotel, por ter trazido um cliente como a TAM para o banco.

    Apos este dia, nos falamos com o Rolim mais 3 ou 4 vezes, a ultima delas, era para que eu pensasse em me unir a TAM, para criar e ser o gestor do Conselho de Clientes.

    Infelizmente, o Rolim agora voa nas estrelas e a TAM, esqueceu-se dos valores, agilidade e foco no cliente que ele tinha.

    Hoje, sou membro do Conselho de Clientes da TAM. Se antes, eramos sempre consultados, hoje somos IGNORADOS.

    Emerson de Pieri 

  43. A TAM PRECISA FAZER INVESTIGAÇÃO INTERNA

    A Minha irmã EUZELIA MARIA DA SILVA foi assassinada pelo ex-esposo no dia anterior ao dia das mães (11/05/2013) em Manaus – AM. Favor ver info nos links abaixo.

    Funcionários – da TAM e da AZUL – (pilotos, etc) se organizaram em quadrilha para impedir que a polícia descobrisse sobre o assassinato. Acredito que a união entre esses pilotos e o mecânico de aeronave JUAREZ EVARISTO DA SILVA, assassino de Euzélia – é um tipo de acordo que os beneficia e que inclui o transporte de cargo não autorizado. SOLICITO QUE A TAM FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO INTERNA.

    http://www.euzelia.com

    https://www.facebook.com/pages/Euzelia/179813952203161

    YOUTUBE PORTUGUÊS:

    https://www.youtube.com/watch?v=D7pIwFyDALA

    YOUTUBE INGLÊS:

    https://www.youtube.com/watch?v=487FKJZeJHY

    Meu nome: Inácio Teodoro da Silva – brasileiro, residente em Vancouver, Canadá.

  44. Existem chefes na Tam

    Existem chefes na Tam péssimos como Spadine, Renata Real e ricardo benetti,sao todos  irreponsaveis, grossos, totalmente antiprofissional e falsos. Deus que melivre trabalhar com essa gente

  45. reclamaçao

    É incrível como nos dias de hoje, a crise pela qual estamos passando, crise essa que esta atingindo o Brasil como um todo, das grandes empresas até seu consumidor final, nós, trabalhadores que temos opções de escolha e eu incumbida deste poder escolho a TAM para realizar minhas viagens, não só eu, mas toda a minha família, pois nos sentimos seguros durante o voo, mesmo muitas vezes a passagem mais cara, o transtorno que é realizar o check in em alguns aeroportos, porém nos sentíamos seguros durante seus voos.

    Infelizmente toda essa segurança se transformou em revolta, sentimento de injustiça e constrangimento quando na madrugada do dia 05/setembro/2015 no embarque para o voo JJ9209 no aeroporto de Maceió a funcionaria atendia pelo nome de FERNANDA informou que eu teria que despachar a minha mochila de costas porque estava pesando 10 kg e que só havia uma tolerância de até 7 kg, nunca, em todas as minhas viagens pela TAM fui obrigada a despachar minha mochila e muito menos pagar por ela, e os 5 kg a que tinha direito? essa funcionaria não me deu o direito de escolher se despachava, se retirava meus pertences ou levava os 5 kg a que eu tinha o DIREITO, já foi despachando e do nada me vi sem minha mochila e com um comprovante para pagamento, enfim, os passageiros do mesmo voo que estavam embarcando tinham bolças de mão muito maiores que minha mochila e nem forram pesadas, ao questionar isso com a funcionaria despreparada FERNANDA a mesma disse ”cada um trabalha de uma forma” é essa a politica da empresa? Cada um trabalha de uma forma e eu o cliente é que se prejudica? Não entendo? Acreditava que a TAM tinha slogan melhor. Gostaria que me fosse restituído o valor dos 5 kg que tinha direito e tive que pagar pela ignorância em conhecimentos da funcionaria da própria empresa que trabalha.

    Pois bem, objetos pessoais chegaram quebrados e cremes derramados, por que era para a mochila estar comigo ou, ao menos poder ter o direito de retira-los, que nem foi dada essa opção de retirar nada, estou muito trise com isso paguei um excesso que não devia e minhas coisas chegaram quebradas. Com esse tipo de atitude a TAM perde uma família que não é fidelizada em cartão ou documento, ”como vocês falam em toda aterrisagem é uma questão de escolha” éramos uma família fidelizada de coração, até já íamos comprar passagens de para final de ano.

     

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