Caso Guimarães: a liberdade de expressão e o exercício da vendeta

eduguim_liberdade.jpg

É sintomática a maneira como alguns jornalistas tentam se prevalecer da condução coercitiva a que foi submetido o blogueiro Eduardo Guimarães. Endossam a arbitrariedade, um atentado evidente à liberdade de expressão – da qual nós, jornalistas, somos os principais defensores e beneficiários – meramente por uma questão pessoal: em algum momento sentiram-se atacados por Eduardo – que, saliente-se, não é figura fácil.

Mas não é a simpatia de Eduardo que está em jogo: é a liberdade de expressão.

O episódio é exemplo maiúsculo do tamanho minúsculo de pessoas que, por sua imagem pública, deveriam ser trincheiras da liberdade de expressão. Mostra o maior problema brasileiro, a ampla superficialidade e desconhecimento de pontos centrais da construção democrática. Mais que isso, é demonstração de uma mesquinharia, contra um adversário ameaçado, que conspira contra o caráter dessas pessoas. Como bem observou Hilde Angel, “as pessoas não gostam de quem tripudia” sobre a desgraça do adversário.

O ponto central de criminalização de Eduardo é o fato de, recebendo as informações, ter entrado em contato com o Instituto Lula antes de divulgar os fatos.

É um sofisma, por onde se olhe:

Sofisma 1 – ouvir o atacado

Recebendo a denúncia, qualquer jornalista minimamente responsável trataria de ouvir o outro lado para escrever sua reportagem. Mesmo porque seria uma maneira de conferir se os fatos são verossímeis, para não cair em alguma barriga. Foi o que Eduardo fez. Se foi para alertar ou para se precaver, trata-se de um julgamento de caráter eminentemente subjetivo, que jamais poderia servir de álibi para uma condução coercitiva.

No próprio post em que divulgou a notícia, Eduardo informava ter entrado em contato com o Instituto Lula.

Sofisma 2 – a consulta não atrapalhou em nada as investigações.

Pelos relatos, Eduardo recebeu as informações de manhã, ouviu o Instituto Lula e divulgou à tarde. A tal operação deveria ocorrer dias depois. O que o Instituto fez entre o contato de Eduardo e a divulgação em seu blog, que não poderia ter feito depois da divulgação no Blog?

Essa acusação de vazamento é uma bobagem monumental.

A intenção objetiva de Sérgio Moro ficou explícita nas explicações dadas hoje. Nelas, acusa o blogueiro de ter entregado a fonte espontaneamente – outra bobagem porque já era de conhecimento da operação o nome da fonte – comprovando que a intenção final dessas operações de condução coercitiva é a de desmoralizar a vítima perante a opinião pública.

O recuo de Sérgio Moro é a comprovação final de que não controla mais seu estado emocional. Só um desequilíbrio emocional para explicar a truculência da ação de ontem, e o recuo rápido de hoje.

Assine

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No que consiste a

    No que consiste a Lavajato:

    Lavajato          =          “cospirazione” ? “cosca” jurídica ?

    Lavajato          =          “una decina di uomini d’onore”, “comissione” e “omerta” ?

    Lavajato          =          corrupção da constituição e leis

    Lavajato          =          política ideológica-jurídica atentatória à Soberania nacional

    Lavajato          =          ataque aos interesses estratégicos nacionais

    Lavajato          =          destruição de forças produtoras nacionais

    Lavajato          =          desnacionalização

    Lavajato          =          desemprego

    Lavajato          =          queda na arrecadação previdência, impostos e PIB

    Lavajato          =          solipsismo jurídico

    Lavajato          =          direito penal do inimigo

    Lavajato          =          prisão e extorsão

    Lavajato          =          “lawfare” como estratégia

    1. Al Capone, por Eduardo

      Al Capone, por Eduardo Galeano

      Mensagens aos pais

       

                  Hoje em dia as pessoas já não respeitam nada. Antes, colocávamos num pedestal a virtude, a honra, a verdade e a lei… A corrupção campeia na vida americana de nossos dias. Onde não se obedece outra lei, a corrupção é a única lei. A corrupção está minando este país. A virtude, a honra e a lei se evaporaram de nossas vidas.

       

      (Declarações de Al Capone ao jornalista Cornelius Vanderbilt Jr. Entrevista publicada na revista Liberty em 17 de outubro de 1931, dias antes de Al Capone ir para a prisão).

       

      GALEANO, Eduardo. De Pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2015, p.1

       

  2. Liberté indéfinie de Ia presse. Qu’est-ce que ce?

    “Garante-se a “liberté indéfinie de Ia presse” (Constitution de 1795, art. 122) como conseqüência do direito humano, da liberdade individual, mas isto não impede que se suprima totalmente a liberdade de imprensa, pois “la liberté de la presse ne doit pas être permise lorsqu’elle compromet Ia liberté politique”.

    Marx, A Questão Judaica

  3. O que fica muito evidenciado,

    O que fica muito evidenciado, é que os norte americanos infelizmentes tornaram-se uns bóstas frente as forças de trabalho chinesas e de um modo geral das forças russo-asiáticas e das forças latino americanas onde está o Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Uruguai, Peru, Uruguai etc… As alternativas são simples e de fácil conclusão… Os eua se fuderam.

  4. Depois de ter causado o maior

    Depois de ter causado o maior constrangimento parao blogueiro e sua família, vem e diz que não interessa mais. 

    Quanto o agente publico tem certeza que não será punido pelos abusos, ele faz o que quiser, se não der certo é só recuar.

    Sinceramente, esse país está perdido…

  5. Brasilis Bananas!

    A notícia já era de dominio público já havia VÁRIOS dias quando a operação foi executada, usar isso juridicamente é mais uma das imbecilidades brasileiras!

    São inumeráveis!

    Isso vai cançando, e vamos esperar qual vai ser a gota d’água que vai transformar isso num inferno!

     

  6. Eduardo é um DEMOCRATA

    Eduardo é um DEMOCRATA ..tenta ser JUSTO, equilibrado, é bruto  ..MELHOROU MUITO nestes últimos tempos (afina a critica, capricha na escrita, no contéudo dos textos)

    ..trata e política como se numa roda de bar (gosto disso)

    ..é o UNICO blogueiro que vejo publicar CONSTANTEMENTE opiniões de pessoas contrárias as idéias dele ..eu por exemplo, em muitas vêzes

    Certa feita ele “engrossou comigo”  ..acabou por escrever-me pedindo desculpas

    Srs, quem de vocês conhece blogueiros que fazem isso ?! Seria um mínimo ? ..pois é  ..e ele fez

    O enrosco dele (e meu inclusive) com Cantanhede vem pelo partidarismo que esta jornalista de matérias PANFLETEIRAS, sempre busca infiltrar e distorcer na grande mídia.

    De VULGAR (pois de sutilezas devem ter TIDO todo dia contra Dilma e LULA, e eu acabei não a levando mais a sério)  lembro:

    – da Febre Aftosa no inicio do 1o mandato de LULA ,bradava que o dr Luiz Inacio iria acabar c/o agronegocio

    – do acidente da TAM, e suas multiplas causas que apenaram a ANAC e quase, LULA 

    – depois a tragédia do  GOL, onde tomou a parte dos AMERICANOS e condenou o BRASIL-LULA  pro mundo (pelamordedeus)

    – lembro dela tentando fazer colar um APAGÃO no setor tb  ..fictício  ..não deu

    – e a FAKE da febre amarela (não como a de hoje que já se suspeita ocorre, em parte pelo acidente ambiental – culposo vdd – da VALE)

    enfim  ..Eliana é ativista do PSDB e do marido ..preconceituosa em suas aparições,”diz-se “cheirosa’, deve ser amiga do BORIS ..

    tenho comigo que ela é da conta dos jornalistas amigos  ..daqueles que se o partido tiver no poder vai pra frente do vídeo  ..se não, fica na reserva pra qq emprevisto  ..enfim

    Felizmente quiz o destino que ela pagasse mais este MICO que, acredito, será ainda reconhecido como tendo sido a JUSTA BALA de PRATA que faltava para estancarmos, ou ao menos denunciarmos pro BRASIL e pro MUNDO, os ARBÍTRIOS sucessivos cometidos pela Republica de Curitiba  ..duma turma que pensa que o BRASIL é só deles  ..tal qual os PF na operação carne fraca

  7. O desequilibrio ficou

    O desequilibrio ficou explicito no caso da vazamento das conversas da presidente Dilma,

     

    ali ficou claro a reação intepestuosa, faz tempo que há demosntrações de desiquilibrio, apenas os apavorados e condescendentes dos tribunais fingem não ver.

    1. Naldo reflita  ..ali com

      Naldo reflita  ..ali com DILMA era caso PENSADO  ..combinado  ..com a base, STF, militares, Fisep, Febraban, EUA

      ontém foi culposo rsrsrs  ..antes, DOLOSO

      com DILMA e LULA  ..Marisa e o filho  ..a tentativa de SEQUESTRO coercitivo ..os casos sem CAUSA dos processos que ainda hoje, depois de três anos, NÃO tem PROVAS

      ..tudo caso pensado

      ontém não ..ontém ele deus mostras de desespero e de esgotamento psicológico e MORAL diante dos FATOS

  8. Al Capone, ainda por Eduardo

    Al Capone, ainda por Eduardo Galeano

     

    “1929

     

    Chicago

     

    AL CAPONE

     

                Dez mil estudante gritam o nome de Al Capone, no campo de esportes da Northwestern University. O popular Capone cumprimenta a multidão com as duas mãos. Doze guarda-costas o escoltam. Na saída, o espera um Cadillac blindado. Capone exibe uma rosa na lapela e um diamante na gravata, mas debaixo leva um colete de aço e seu coração bate contra uma pistola 45.

                Ele é um lider… Patriota fervoroso, sobre sua escrivaninha ostenta retratos de George Washington e Abraham Lincon. Profissional de grande prestígio, não há quem ofereça melhor serviço para romper greves, espancar operários e enviar rebeldes ao outro mundo. Ele está sempre alerta contra a ameaça vermelha (335)

     

    AL CAPONE CONVOCA A DEFESA CONTRA O PERIGO COMUNISTA

     

                O bolchevismo está batendo em nossa porta. Não devemos deixá-lo entrar. Temos de permanecer unidos para defender-nos com plena decisão. A América deve permanecer incólume e incorrupta. Devemos proteger os trabalhadores da imprensa vermelha e da perfídia vermelha, e cuidar que suas mentes se mantenham sadias… (153)”

     

    “Notas:

    335 – Pasley, E. D. Al Capone. Pról. de Andrew Sinclair. Madri, Alianza, 1970

    153 – Enzensberger, Hans Magnus. Política y delito. Barcelona, Seix-Barral, 1968″

    GALEANO, Eduardo H. Memória de Fogo. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013, p 627-628

  9. Prisão de Eduardo Guimarães

    “Só o desequilíbrio emocial para explicar a trucullência de ontem e o recuo de hoje”; eu quero mais é que esse alienista solte todos os seus presos e engaiole a si mesmo, como conclusão final.

  10. A fragilidade profissional, a

    A fragilidade profissional, a ausência de ética e de caráter facilitaram a desconstrução da figura grotesca de Moro, tão bem evidenciada nos textos do Nassif. Resta saber se as famílias da máfia financeira já se deram por satisfeitas com os movimentos do peão preto curitibano, para retirá-lo do jogo, ou aguardarão o arriscado lance final, contra o Rei inimigo.  

  11. O cara é ou não é criminoso contumaz?

    Esse seqüestro judicial feito contra Eduardo Guimarães é mais uma prova cabal daquilo que tenho afirmado em meus comentários: sérgio moro e comparsas da Fraude a Jato cometem crimes de forma reiterada, continuada. Como as equipes da Fraude a Jato agem em sintonia, de forma orquestrada e organizada e sendo elas instituições, a conclusão de que várias pessoas dessas instituições agem como ORCRIMs não é caluniosa, mas dedução lógica obtida a partir de premissas verdadeiras.

    A um cidadão comum, que não exerça função pública, tudo é permitido, exceto o que é expresso e tipicado em Lei como crime. A situação é oposta quando se trata de um fiuncionário ou servidor público, que só pode agir conforme expresso de forma clara nos textos legais. Policiais federais, procuradores do MP e juízes são funcionários públicos; portanto eles só podem fazer o que a Lei explìcitamente permite. Qualquer servidor ou funcionário público que descumpre a Lei comete crime. Quando fiscais e aplicadores da Lei (como é o caso de policiais federais, procuradores do MP e juízes) agem de forma ilegal, isso quer dizer que eles cometem crimes de forma consciente. A punição para esses agentes públicos quando cometem crimes deveria ser exemplar e ainda maior do que a aplicada ao cidadão comum. Mas não é isso o que ocorre na prática. 

    No Brasil, policiais, procuradores e juízes agem à margem da Lei – portanto cometem crimes – e ficam impunes. Os que ousam denunciar os crimes desse agentes públicos são perseguidos, processados, julgados e condenados. No Rio, uma agente de trânsito que autuou um juiz que cometeu uma infraçao de trânsito é que foi condenada pelos colegas do juiz criminoso; o magistrado que cometeu o crime segue impune. Como escreveu o jornalista Araldo César, sob o petexto de combater crimes de corrupção, o que mais os agentes públicos da fraude a Jato fazem é cometer crimes.

    O seqüestro judicial do Ex-Presidente Lula, a divulgação criminosa de grampo ilegal da conversa entre o Ex-Presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff são dois dos inúmeros e graves crimes cometidos por sérgio moro; agora esse ‘juiz’ reincide na prática, seqüestrando Eduardo Guimarães, confiscando o material de trabalho dele, violando o sigilo das comunicações dele, divulgando oconteúdo para blogs de extrema direita. Tudo por vingança e sede de condenar e encarcerar o Ex-Presidente Lula, contra quem sérgio moro e comparsas até agora não conseguiram qualquer prova de que tenha cometido ilicitude. É um crime atrás do outro. 

    Se o Brasil ainda fosse uma democracia e nela vigorasse o Estado de  Direito Democrático, sérgio moro e a turma da Fraude a Jato (delegados da PF e procuradores do MP, assim como Rodrigo Janot, Gilmar Mendes, desembargadores do TRF4 e outros juízes) não só teriam sido destituídos de seus cargos, como estariam sendo processados, seriam julgados e condenados pelos diversos crimes que vêm cometendo de forma reiterada, continuada.

    O Brasil está numa situação de tão grave crise institucional, que o aparelho burocrático-persecutor (polícias, MP e PJ) comete crimes tão graves como aqueles que dizem investigar e dos quais acusam a classe política.

  12. O desM é tão incapaz de ser

    O desM é tão incapaz de ser honesto que seu (im)próprio discurso o descaracteriza como pessoa de bem, pois, ao tempo em que diz não ser importante desvendar a fonte, porque já conhecida, tenta “trucidar” o Edu com a informação de que ele (Edu) facilmente abdicou do sigilo, o que um (?) verdadeiro jornalista não faria. Ora, ora e ora, mais cretino, impossível. Agora, corregedorias no tribunal dos quartanistas, no tal cjf (existe ou é apenas aparência para cabides de emprego) e no ínclito cnj, né, dona Carmencita, nem pensar: um mais amerdiático que o outro. Depois, não se queixem do que lhes está reservado quando a casa cair.

  13. O caso Eduardo Guimarães
    Moro recuou, mas atacou. Atacou, mas recuou. Enfim, está sob tensão. Tornou-se um problema para a democracia brasileira. A partir de sua força, já sabemos aonde ele pode ir. O problema é saber até aonde ele vai a partir de suas fraquezas. Por precaução: tranquem as portas, fechem as janelas e queimem os livros. O combate pode ser violento, mas será televisionado.

  14. Sequestro de Eduardo Guimarães.

    Em que pais estamos? Um juizeco de primeira instância se arvora de dono do Brasil e tudo pode contra a democracia. O maravilhoso é que o STF a tudo assiste sem tomar nenhuma medida contra este juízeco. Na minha cocepção de cidadão brasileiro, sempre achei que o STF era o guardião de constituição brasileira, e ele assiste a tudo sem se manifestar, lava-nos a crer que ele é a peça principal do golpe.

  15. O Jornal Hoje desta tarde fe

    O Jornal Hoje desta tarde fe menção a essa prisão de Eduardo Guimarães, citando palavras de Moro. Este havia dito que o Blogueiro não se apresentou como jornalista, mas como um profissional outro, que ora esqueci. Na verdade, a Globo agiu para defender Moro da acusação de ter invadido a liberdade de imprensa, tendo em vista a repercussão grande do caso, com tantas organizações favoráveis ao blogueiro. 

    A Globo é mãe de Moro. Mexeu com ele, mexeu com ela. 

  16. O desequilíbrio emocional

    O desequilíbrio emocional cada vez mais evidente desse magistrado se dá pari passu com a possibilidade cada vez mais remota de condenar o ex-presidente Lula,  dado que até agora nenhuma PROVA incontestável foi acostada aos processos que este responde. O que antes parecia uma “barbada”,  visto as inabaláveis convicções do complexo da lava a Jato, se tornou uma impossibilidade. Até o presente momento, fora o delírio em forma de sem-vergonhice, ou vice-versa, da delação do sacripanta ex-senador Delcídio Amaral, nenhum indiciado, denunciado ou réu envolveu o nome de Lula. Há no limbo as delações dos executivos da Odebrecht. É perfeitamente lógico também delas nada se esperar. 

    Eis a razão do desespero do Juiz Moro. Um agente público que se auto concedeu a suprema e sublime tarefa de purgar o país do Mal. Um “redentor” sem sacrifício vicário. 

    Decerto que a apoteose da reinauguração da transposição das águas do São Francisco, o “sucesso” do depoimento de Lula no processo que o incrimina por suposta obstrução da Justiça e os sucessivos depoimentos favoráveis nos demais deram nos nervos do juiz. Talvez essa investida contra o blogueiro Eduardo tenha sido apenas diversionismo. 

     

  17. Me desculpe Mouro…

    mas não dá pra pensar em outros adjetivos pra essa senhora: bajuladora da direita e canalha!

    E é quase certo, segundo o que está correndo no twitter e facebook, que os capangas de Moro na PF grampearam os celulares de Edu e da sua esposa dias antes da ação, é um caso tão grave de invasão de privacidade e de ataque às liberdades individuais que está levando o “juiz valentão” a recuar, não é medo de ser repreendido (não o será, o STF é cabide do golpe e o CNJ é uma alegoria completa), é vergonha mesmo, os olhos internacionais devem estar absolutamente surpresos e boquiabertos vendo o que está acontecendo no Brasil e os chefes dele o mandaram dar um breack temporário.

    1. Aventureiros

      Não é a primeira vez que, em minha opinião,  esta senhora perde uma boa  oportunidade de ficar calada mas, por outro lado, é nestas situações caóticas que a consequente “diarréia verbal” dos tomam partido,  vai rapidamente mostrando sua educação,  cultura,  ética … caráter.

      “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”

      “Aquele que tem olhos de ver que veja,aqueles que tem ouvidos de ouvir que ouça”

  18. Esse juiz com essa
    Esse juiz com essa perseguição criminosa está contaminando o judiciário todo com essas atitudes de psicopata, e acha que isso lá na frente ficará impune.

  19. Esse juiz com essa
    Esse juiz com essa perseguição criminosa está contaminando o judiciário todo com essas atitudes de psicopata, e acha que isso lá na frente ficará impune.

  20. Nassif, acho você um grande
    Nassif, acho você um grande jornalista, um dos melhores. Mas por que essa pequena provocação com o Eduardo, dizendo que ele seria uma pessoa difícil? Sem querer tecer comparações, mas já as tecendo, você por exemplo dizia coisas do tipo “Temer é um ótimo nome para a articulação política, tem senioridade etc” e por um bom tempo se iludiu com o junho de 2013 (que teve somente por função desgastar o governo Dilma e preparar o golpe”. O Eduardo, por outro lado, já alertava para o problema. Ambos possuem lucidez extrema, cada um a seu modo, e considero duas grandes referências hoje. Poucas pessoas são tão combativas hoje como o Eduardo e pessoalmente está pagando o preço por isso. Saudações

    1. Assino embaixo o q vc disse
      Assino embaixo o q vc disse sobre Guimarães e também não entendi a observação de Nassif. Embora eu acredite q ė direito de cada um ter suas simpatias e antipatias pessoais, porém, não vejo nessidade de alardear em um momento desses.

      1. Concordo com ambos

        Totalmente desnecessário e deselegante o comentário do Nassif, colocando sua opinião pessoal em relação ao Eduardo.

  21. Quem define quem é jornalista?

    Conforme desejo dos patrões da comunicação, o STF decidiu que não precisa de diploma para exercer o jornalismo. Logo, jornalista é qualquer um que escreva em jornais, dê notícias em rádio e TV, e nos tempos de internet, tenha um blog, mesmo que seja de conselhos sexuais ou sobre gastronomia.

    Todos os canais com programas esportivos têm ex-jogadores, que não são formados em Comunicações Sociais, dando informações e fazendo comentários sobre futebol. Alguns tropeçam na Gramática e na própria estultícia, como o Craque Neto, que assim exige ser chamado, mas de futebol ele entende. Além disso emite em seus programas opiniões políticas reacionárias e dignas de um ignorante.

    Também temos como comentarista de futebol o Tostão, tricampeão do mundo na Copa de 70. Tostão é um intelectual, foi professor de Medicina da UFMG (aposentado) e seus comentários futebolísticos são muito respeitados no meio. Aí, aparece uma Eliane Catanhêde, que diz asneiras na GloboNews, cujos anos de glória se esvaíram em seus lindos olhos azuis, hoje cansada, velha, carcomida pelas décadas de besteiras que vomitou nos jornais,  vem dizer quem é e quem não é jornalista. Você, Eliane, eu não considero jornalista, por mais diplomas que tenha. Você é apenas uma vovozinha frustrada, reacionária e de inteligência limitada, defendendo seu partido podre e cheiroso, cheiroso dos esgotos que correm a céu aberto nos antigos rios de glória, como Tietê, Pinheiros e Tamanduateí.

  22. O golpe de 2016 é um divisor

    O golpe de 2016 é um divisor de águas, Nassif.

    Ele divide a sociedade em duas metades: aquela que quer ou tolera o aprofundamento do Estado de exceção e aquela que sofrerá as consequencias da banalização do mal porque rejeita o arbítrio.

    Nesse sentido, é preciso dividir também os jornalistas entre aqueles que publicam o que o Estado de exceção não deseja que seja publicado (atividade jornalística por excelência) e aqueles que se limitam a fazer propaganda ou relações públicas dos novos tiranos.  

    Cantanhede não agiu como jornalista, mas como relações públicas dos golpistas. Ela já não merece mais ser tratada como jornalista. 

  23. Golpistas em pânico com a verdade

     

    Após essa grande crise do sistema capitalista, aflorada em final de 2007, parece que as elites estão acordando, percebendo que o sistema capitalista está com os dias contados – por várias razões – principalmente, por conta da tecnologia, notadamente, Inteligência Artificial e Robótica que antes de 2030, farão gigantescos desempregos por todo o Planeta. A formidável e admirada Dona Tecnologia vai reduzindo salários, ou simplesmente, substituindo milhares e milhares de trabalhadores braçais e intelectuais nas mais diversas especialidades, democraticamente, em todo o Planeta, minguando o polo consumidor, tornado-o sem condições de consumir os produtos e serviços disponibilizados  pelo gigantesco e sofisticado polo produtor mundial de riquezas. Um polo não vive sem o outro. Assim opera o sistema.

    Com toda certeza deste mundo, que quase toda essa garotada atualmente com menos de dez anos, não encontrarão emprego, nem mesmo, trabalhando por conta própria, por mais inteligentes e preparados que sejam. Ninguém terá condições de concorrer com a fantástica Inteligência Artificial e ou, Robótica.  Os postos para o trabalho humano seguem ficando cada dia mais restritos. Dentro desta certeza absoluta, o capitalismo vai ruir. Quem sabe, a qualquer hora dessas, antes mesmo de 2030, por conta de antecipada súbita ruptura financeira do sistema, semelhante ao crash de 1929. 

    Sabe-se que é só gentileza e alegria quando a mesa é farta. Mas, escasseando a comida e a bebida, junto, desaparece a amabilidade, a gentileza e o senso de humor. E, a sideral mesa do capitalismo dessas últimas décadas, só vem minguando. Na medida que irreversível gigantesco desemprego vai tomando conta do mundo, acentuando a crise econômica mundial, a violência começa aparecer nas variadas formas, das bem pequenas e familiares, às maiores e gigantescas, inclusive golpes e invasões militares. O Iraque e a Líbia que o digam.

    Na dimensão maior deste cenário de crise, aparece o Estado a serviço das elites, comandado pelas próprias elites, já mostrando mal humor, sinalizando que acabou as gentilezas e as aparências. Em vários países do primeiro mundo, a extrema direita, desenvolta e sem mais pudor algum, surge com suas bandeiras e propósitos fascistas, terríveis e conhecidos.

    Aqui no Brasil, não foi diferente. A extrema direita, sem condições de chegar a presidência da República pelo voto, deram o golpe com o muito possível apoio da CIA, destituindo a Presidente Dilma/PT, eleita pelo povo. Os golpistas apesar de contarem com todo apoio da grande mídia “livre”, desde as gigantescas impunes badernas por todo o Brasil, prosseguem fazendo seguidos gigantes desacertos. Já estão em pânico. E, em qualquer governo de tendências fascistas, não há muito espaço para a liberdade de imprensa. Por isso mesmo, os golpistas tentaram intimidar o blogueiro Eduardo Guimarães. Tentaram calar a voz desse corajoso jornalista.

     

     

    1. Perfeito!

      Perfeito! Especialmente no dito: ” (…) minguando o polo consumidor, tornado-o sem condições de consumir os produtos e serviços disponibilizados  pelo gigantesco e sofisticado polo produtor mundial de riquezas. Um polo não vive sem o outro. Assim opera o sistema.”

    1. Rei do Vitupério

      A rádio Estadão fechou as portas e agora transmite programação de rádio evangélica. Quem transmite o conteúdo Estadão é a antiga Brasil 2000 FM. O “doutor” ficou com espaço restrito na programação e, agora, se agarra a um puxa-saquismo desenfreado. Ele é só mais um espertalhão com opinião de mesa de boteco. Bob Fernandes é de uma sobriedade ímpar, por exemplo.

      Mas como o Rei do Vitupério diz o que seu público gosta, então…

  24. Quem é jornalista ?

    Chega a ser engraçado como  , quando se mexe com qualquer grupo , se levantam os melindres . 

    Quando se estabeleceu o programa mais médicos , os melindres dos doutores. 

    Quando Lula criou o CNJ , os melindres das excelências . 

    E agora , com o caso Guimarães , o melindre de alguns que se julgam jornalistas de pedigree , não querem se misturar com qualquer um que tenha um simples BLOG. Afinal , EU TRABALHO NA GROBO !

    Se amanhã eu decidir largar tudo , montar um blog , acompanhar o mundo político e fazer análises , previsões e investigações sobre o mundo político , eu sou ou não jornalista ?

    Quem é JORNALISTA ? Quem define  quem é ou não jornalista ? 

    Será que é só a Cantanhede , o Mainardi , o MErval ? E o Villa ? O Villa é jornalista por estar todo santo dia ali , com o traseiro na cadeira xingando o Lula ?

  25. Quase paráfrase

    “Como bem observou Hilde Angel, “as pessoas não gostam de quem tripudia sobre a desgraça do adversário.””

    Uma quase paráfrase do dito acima: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira.” Provérbios 24:17,18

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador