Cassação de Temer é cada vez mais provável, por Tereza Cruvinel

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Apesar de Gilmar Mendes volta e meia surgir no noticiário jogando panos quentes sobre a ação do PSDB no Tribunal Superior Eleitoral que pode terminar na cassação de Michel Temer, o relator do caso, Herman Benjamin, vem dando sinais discretos que não vai se deixar influenciar por contexto político e fará um julgamento técnico e “histórico”. Se decidir pela dupla cassação, a de Dilma Rousseff e Temer, o ministro abrirá caminho para uma eleição indireta no próximo ano. Para Tereza Cruvinel, será muito difícil, caso o parecer de Benjamin sejá pela cassação, que Gilmar consiga reverter esse quadro no plenário do TSE. Além de, claro, constrangedor.

Por Tereza Cruvinel

Do Brasil 247

Cassação de Temer é cada vez mais provável

Temer  e seus palacianos têm mesmo que se preocupar com o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Na prática, ele já está sendo investigado pelo TSE. Embora o presidente do tribunal,  ministro Gilmar Mendes, já tenha empurrado o julgamento para o ano que vem, o relator, Heman Benjamin, segue emitindo discretos sinais de que apresentará seu parecer ainda este ano e de que pedirá a dupla cassação, o que determinará a destituição de Temer e a eleição indireta de um presidente pelo Congresso Nacional. Rejeitar um parecer com esta recomendação será extremamente constrangedor para os ministros do TSE, inclusive para os que desejam salvar o mandato de Temer, aprovando a separação das contas de campanha.

Quando Benjamin marca para a semana que vem uma acareação entre o ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez, Octavio Azevedo, e o tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, é Temer que está sendo investigado. A acareação é para esclarecer a discrepâncias entre o depoimento do empresário e a prestação de contas da campanha. Ele declarou ter feito uma doação de R$ 1 milhão para a campanha de Dilma, através do PT, que seria pagamento de propina. A defesa de Dilma apresentou cópia de um cheque nominal a Temer, emitido pelo diretório nacional do PMDB, que recebeu a doação/propina da Andrade Gutierrez e acusou Azevedo de ter mentido.    A acareação será esclarecedora, e confirmando-se o que diz a defesa de Dilma, a alegação da defesa de Temer, de que eles tinham comitês financeiros distintos, não se sustentará.

Mas ainda antes do surgimento do cheque, em suas comedidas declarações Benjamin deu pistas sobre tendência a pedir a dupla cassação. Recentemente ele disse que o julgamento da ação proposta pelo PSDB será “histórica”.  Em todas as suas entrevistas, sustenta que o julgamento será técnico-jurídico e não político, não guardando relação com o processo de impeachment. Já afirmou que esta é a ação mais importante da história do TSE e a mais importante em sua carreira. Por que um ministro que vai se aposentar em breve deixará de produzir uma peça jurídica e tecnicamente perfeita, doa em quem doer? Na semana passada, ele declarou-se espantando com o alcance da conexão entre corrupção e financiamento eleitoral – referia-se financiamento de quase todos os partidos pelas empresas que, graças a eles, sugam o Estado através de contratos superfaturados. E entre eles o PMDB, naturalmente.

Benjamin tem conduzido o processo com extremo rigor investigativo, buscando provas, compartilhando informações com a Lava Jato, ouvindo os delatores que mencionaram pagamento de propinas em forma de doações. Exatamente por isso, o tribunal vem adiando o exame do pedido de Temer, para que considere separadamente suas contas de campanha e as de Dilma. O plenário seria desmoralizado se acolhesse o pedido e depois Benjamin apresentasse provas em contrário. E é isso que deve acontecer.

Pelas consequências que terá, a acareação de quinta-feira próxima acende luzes vermelhas no Planalto e amarelas no mercado.  No ponto em que as coisas estão, os esforços por uma conciliação, como a anistia ao caixa dois em gestação no Congresso, não serão capazes de deter a cada vez mais provável cassação de Temer.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como é possível cassar

    Como é possível cassar golpistas! Esses caras tem que ser escurraçados por forças garantidoras da restauração da democracia no país! Cadê os caras pô! Vamos lá forças armadas! Vamos lá Curitiba! Vamos tirar as bundinhas das cadeiras e trabalhar! Estamos pagando os seus salários, (o do moro superfaturado se bem que ele nem precisa de acordo com os PF), e éssa pôrra tem que funcionar (segundo o cadeiável jucá).

  2. Para mim está tudo

    Para mim está tudo combinadinho entre eles. O gilmar está apenas fazendo jogo de cena.

    Desde o início o plano dos golpistas era levar alguém do psdb, ou que seja ligado a este partidio ao poder.

    Tudo foi feito com esta intenção. A lava rato, o processo do psdb contra a chapa, a globo atacando o governo dilma dia e noite, o moro, o stf, tudo. Os golpistas do pmdb apenas atrasaram um pouco o desfecho e fez com que os verdadeiros interessados em derrubar o governo dilma mudassem de plano. agora é o tse. mas só em 2017 para que a eleição seja indireta.

    se os brasileiros tivessem um pouquinho mais de apreço pela democracia e o estado de direito o pau já tinha quebrado e vários golpistas estariam fugidos do país, presos ou mortos.

  3.  
    Derrubando-se o traidor e

     

    Derrubando-se o traidor e golpista MiShell Temer, O Temeroso. O que faremos com a Marcela, A Bela moiçola?

    Orlando

  4. Trump

    Uma eleitora americana de meia idade entrevistada pela TV ao explicar seu voto em Trump:
    Nós devemos estar preparados para o pior, mas sempre pensando no melhor.Haveria alguma analogia com o texto abaixo?

    “Para Tereza Cruvinel, será muito difícil, caso o parecer de Benjamin sejá pela cassação, que Gilmar consiga reverter esse quadro no plenário do TSE. Além de, claro, constrangedor.”

  5. Se bate em Chico porque não bater em Francisco?

    Gilmar Mendes alega precentes jurídicos para separar as contas da Presidente da do Vice.

    Data venia, a jurisprudência REZA O CONTRARIO: mato a cobra e mostro o pau.

    Em 2008 era governador de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA e seu vice LEONEL PAVAN.

    Resumo:

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu na noite desta quinta-feira (28/05/2009) o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), da acusação de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação na campanha de 2006. Por 6 votos a 1, os ministros rejeitaram a cassação dos mandatos do peemedebista e de seu vice, Leonel Pavan (PSDB).

    No processo, a coligação do segundo colocado nas eleições para governador de Santa Catarina em 2006, Esperidião Amin (PP), acusava o governo de ter usado recursos públicos para a realização de propaganda ilegal em jornais e emissoras de rádio e TV, com o objetivo de promoção pessoal de Luiz Henrique, que acabou reeleito.

    De acordo com os advogados de acusação, seis dias antes das eleições, o governo teria divulgado materiais de conteúdo favorável a Luiz Henrique em 143 veículos de comunicação social, atingindo um total de 375 mil eleitores. Jaqueline di Domenico, advogada da coligação de Amin, disse que o ato interferiu diretamente no resultado da eleição, cuja diferença de votos não chegou a 200 mil.

    O julgamento do governador foi iniciado no dia 9 de agosto de 2007. Depois do voto do então relator da matéria, ex-ministro José Delgado, que defendeu a cassação, a análise foi interrompida por um pedido de vista de Ari Pargendler – também ex-ministro do TSE.

    Na volta do julgamento, em fevereiro de 2008, Pargendler e o ex-ministro Gerardo Grossi acompanharam o voto do relator. Houve um pedido de vista e a sugestão de que o processo voltasse à fase inicial para que o vice-governador, Leonel Pavan, apresentasse sua defesa, uma vez que ele seria atingido por uma eventual cassação de Luiz Henrique.

    A sugestão foi acatada e o julgamento foi interrompido com o placar de três votos a zero favoráveis à cassação. Nesta noite, o julgamento foi reiniciado de maneira renovada, ou seja, recomeçou com o placar zerado.”

    Portanto para o TSE, que aceitou a chamada ao processo do vice governador, que antes não fora nem citado nem ouvido, comprova que a chapa do titular com o vice é, para a jurisprudência do TSE, indivisível.

     

     

  6. Caso a pensar

    A quem benerficia a cassação deTemer, hoje?

    Tenho para mim que seria apenas a continuação do golpe. Tendo, no primeiro momento servido à cassação do mandato da legítima Presidenta, seu vice, hoje com apenas a tarefa decorativa de esquentar a cadeira, já não tem mais serventia e pode ser descartado.

    Em princípio já há bastante bicudos salivando com a possibilidade do queijo lhes cair no bico sem esforço.

    Mas existe também a possibilidade do golp…, corrijo, feitiço, sair contra o feiticeiro.

    Há muitos candidatos a “caçadores de marajás” com a mesma “legitimidade” do original.

    Alguns, definem-se como não políticos embora não parem de praticar o que negam.

    Outros, correm por fora, diria o velho Brizola, costeando o alambrado.

    Todos esses anseiam pela incapacidade genética dos bicudos em manter o queijo no bico.

    Nada disso parece promissor para a esquerda.

    Ou a esquerda começa a trabalhar de verdade sua base social ou o desastre periga de ser muito maior do que já é.

    E isso deve ser para ontem.

     

    1. A quem interessa?

      Interessa ao proprio GOLPE que usou o PMDB como Cavalo de Troia para entrar no palácio e trazer os “guerreiros” que farão o Glope 2.0, por meio dos trezentos picaretas do Congresso, que já chegam a mais de 400 e os troianos decadentes de Higienópolis.

  7. Jogaram merda no ventilador do Gilmar Mendes

    E agora, Gilmau Mendes, com o cheque a descoberto, tu ainda vais insistir na separação dos julgamentos da chapa Dilma/Temer?

    jogaram areia no teu motor, né, Zé Bonitin?

  8. Gilmar para Presidente Indireto!!!

    Acredito que ao invés de Rodrigo Maia, os deputados deveriam eleger Gilmar Dantas (segundo Noblat) como Presidente Indireto. Já é ele quem manda mesmo…

  9. PQ Diabos a DIlma não soltou

    PQ Diabos a DIlma não soltou essa merda na época do impeachment ???

    Será que é por isso que o mentor dela anda se reunindo com o Gilmar Mendes ???

    E tem gente ainda que defende o Zé da Justiça.

    Se eu jáa não perdoava Dilma por ter visto as instituições desabando e nada feito, pela resistência quase 0 ao impeachment, vai ficar mais difícil ainda perdoar se ela entregar o país para um governo legítimo do PSDB.

    Para ficar no cargo, ela não fez nada, e agora sua a camisa para botar o PSDB ??? 

    PAra que diabos eu votei nela se ela queria botar o PSDB na cadeira dela ???

    1. Pq Diabos a Dilma não soltou?

      Não solte uma nota destas, cidadão. Dilma ficou abandonada. Presidente não é Deus. Gente do PT a traiu e Mídia, empresas e políticos com apoio já comprovado internacional. Tá delirando. Dilma soltou porque foi necessário.
      Tereza: Quem tem que voltar é Dilma. Não existe outra decisão. As contas dela têm problemas? O Impeachment foi ilegal e arquivado. O STF ainda via julgar seu mérito. Quem PSDB pensa que povo iria engolir depois de tanta desmoralização? 3 governos em 4 anos? O Brasil não suportaria. É Dilma voltando e recuperamos parte da honra e das leis.

  10. Já havia percebido
    Que a Presidenta do STF seria a próxima a assumir porque a mídia já dava sinais….a meses.

    Precisamos é de ARMAS! Ou ainda acha que é no voto? Com Gilmar Mentes no TSE…..

    Acorda otário!

  11. UM GOLPE DENTRO DO GOLPE, DENTRO DO GOLPE. DENTRO DO GOLPE….
    Xiiii, VEM AÍ AÉCIO NEVES, OU FHC, OU SERRA SERRA SERRADOR OU ALCKMIN, …É UM GOLPE DENTRO DE UM GOLPE, DENTRO DE UM GOLPE. PARECE COM AQUELAS BONEQUINHAS RUSSAS, AS MATRIOSCAS! “A estratégia para transformar o mantra “novas eleições” em clamor nacional – UM GOLPE, OUTRO GOLPE, MAIS UM GOLPE,…”> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/24/a-estrategia-para-transformar-o-mantra-novas-eleicoes-em-clamor-nacional/ ”…ELEIÇÕES?MAIS UM GOLPE!UM GOLPE DENTRO DO GOLPE, DENTRO DO GOLPE. DENTRO DO GOLPE…. PARECE COM AQUELAS BONECAS RUSSAS, AS MATRIOSCAS! …”

     

  12. Não se enganem, entre o Temer

    Não se enganem, entre o Temer e a possibilidade de uma eleição indireta para eleger um presidente do PSDB no ano que vem, o Gilmar fica com a segunda opção.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador