Revista GGN

Assine

Cerco a Dilma lembra Getúlio, por Ricardo Kotscho

Enviado por IV Avatar

60 anos depois, cerco a Dilma lembra Getúlio

Por Ricardo Kotscho

Do Balaio do Kotscho

Se a presidente Dilma Rousseff já terminou de ler o último volume da trilogia de Lira Neto sobre Getúlio Vargas, editado pela Companhia das Letras, deve ter bons motivos para ficar preocupada nesta entressafra entre o seu primeiro e o segundo governo.

Talvez isso explique a indecisão dela para anunciar os integrantes da nova equipe econômica, como demonstrou a dança de nomes cogitados para o Ministério da Fazenda nesta semana que chega ao fim, mantendo o suspense no ar.

Era este o livro que a presidente carregava na mão ao descer do helicóptero no Alvorada, quando retornou a Brasília, depois de alguns dias de folga numa praia da Bahia, logo após sua vitória apertada na eleição de 26 outubro.

É neste terceiro volume que o brilhante jornalista cearense Lira Neto mostra o cerco formado por forças civis, militares e midiáticas contra Getúlio Vargas, que começou antes da sua posse, e botou fogo no país, na segunda metade do seu governo constitucional (1951-1954), levando-o a se matar com um tiro no peito.

Dilma não é Getúlio, eu sei, o Brasil e o mundo não são os mesmos de 60 anos atrás, mas há muitas circunstâncias e personagens bem semelhantes nestes distintos períodos da vida nacional.

Não por acaso, o nome de Carlos Lacerda, o comandante em chefe da guerra contra Getúlio, nunca foi tão lembrado numa campanha eleitoral como nesta última.

Pintado pelos adversários como "O Corvo", com muita propriedade, Lacerda ressuscitou nos discursos e nas manifestações contra a reeleição de Dilma Rousseff, durante e após a campanha de 2014, que mobilizou os setores mais conservadores do empresariado e da imprensa, a serviço de múltiplos interesses estrangeiros, exatamente como aconteceu na tragédia de 1954.

Não por acaso, também, um dos principais focos da campanha contra o então presidente da República era a Petrobras, por ele criada sob controle estatal, após longa batalha no Congresso Nacional.

O papel que era da UDN (União Democrática Nacional) de Carlos Lacerda foi agora alegremente assumido pela aliança da oposição liderada por PSDB-DEM-PPS, que trouxe de volta, com Aécio Neves, até o mote do "mar de lama", para atacar a presidente, o PT e a Petrobras, a bordo do discurso sobre o  "maior escândalo de corrupção da nossa história".

Extinta pela mesma ditadura militar-cívico-midiática de 1964, que ajudou a implantar, dez anos após a morte de Getúlio, a UDN voltou às ruas de São Paulo no último dia 15 de novembro, pedindo o impeachment de Dilma e a volta dos mesmos golpistas ao poder, empunhando as mesmas bandeiras de sempre, contra a corrupção e a inflação.

Foi neste dia comemorativo da Proclamação da República que, em Roma, no café Ponte e Parione, ao lado da Piazza Navona, terminei de ler o livro de Lira Neto e, embora tendo diante de mim algumas fas imagens mais bonitas do mundo, não conseguia deixar de pensar no que estava acontecendo no nosso Brasil naquele preciso momento. Passado e presente se confundiam na minha cabeça e confesso que fiquei deveras impressionado com tantas coincidências.

A grande diferença é que, agora, os militares estão recolhidos às suas tarefas constitucionais, e não dão o menor sinal de apoio aos Bolsonaros da vida, que reencarnaram Carlos Lacerda na avenida Paulista. Além disso, o país não está paralisado por greves orquestradas para encurralar Getúlio pela esquerda e pela direita. E, pelo menos até onde a minha vista alcança, não há tropas americanas se mobilizando para apoiar qualquer movimento contra a democracia que vigora forte em terras brasileiras.

A história costuma dar muitas voltas para voltar ao mesmo lugar, mas não precisa ter necessariamente os mesmos desfechos. Fiz algumas anotações sobre o que têm em comum estes momentos conturbados, separados por seis décadas:

* Os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, então alguns dos protagonistas da ofensiva da mídia armada contra Getúlio, continuam os mesmos, nas mãos das mesmas famílias, a desafiar o resultado das urnas e a vontade da maioria _ simplesmente, não aceitam mais um período do PT no Palácio do Planalto, completando, ao final do mandato de Dilma, 16 anos no poder.

* A TV Tupi, primeira e única emissora de televisão brasileira nos tempos de Getúlio, que abriu câmeras e microfones para Carlos Lacerda detonar o presidente e seu governo todas as noites, ao vivo, em horário nobre, teve o mesmo destino da UDN e fechou as portas faz tempo, mas os métodos dos Diários Associados de Assis Chateaubriand sobrevivem em outros veículos do grupo, como o jornal O Estado de Minas mostrou na campanha passada. Com maior ou menor sutileza, outras emissoras de TV, a começar pela toda poderosa Globo, que dominaram o mercado após o golpe de 1964, cumprem mais ou menos o mesmo papel nos governos petistas.

* A revista semanal Veja e seus escribas alucinados reproduzem os melhores momentos da Tribuna da Imprensa, criada e comandada por Lacerda, que foi o porta-voz oficial e amalgamou as forças reunidas para a derrubada de Vargas.

* A flácida base parlamentar montada por Getúlio em tudo lembra a de Dilma, embora ambos tivessem maioria no Congresso Nacional, balançando entre contemplar direita e esquerda em seus ministérios, para se equilibrar no centro, provocando assim sucessivas crises políticas e econômicas.

* O PT de Dilma e Lula, com todas as suas contradições e divisões internas, está cada vez mais parecido com o PTB de Getúlio, com o PMDB agora no lugar do velho PSD das oligarquias regionais.

A lista do que há em comum é grande, e eu poderia passar o resto do dia aqui escrevendo sobre isso. Antes de concluir este texto, porém, é necessário registrar outra grande diferença: ao contrário de Getúlio, que tinha a Última Hora, de Samuel Wainer, a seu lado, Dilma não conta com a boa vontade de nenhum veículo da grande imprensa para mostrar e defender as conquistas do seu governo, que também existem.

Dizem que a história só se repete como farsa, mas é bom Dilma tomar cuidado. Recomendo a leitura desta bela obra do Lira Neto, não para assustar ninguém, mas para vocês entenderem melhor o que está em jogo, agora como em 1954. Foi o que aconteceu comigo.

Que Dilma e nós tenhamos melhor sorte.

 

Média: 4.4 (13 votos)
33 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de altamiro souza
altamiro souza

o kotscho pode ter até razão

o kotscho pode ter até razão em comparar, as coisas parecem

semelhantes., mas a hegemonia da direita e do

udenismo  lacerditsa à época era tão avassaladora que era difícil segurar...

hoje a coisa parece igual, mas a força dos movimentos sociais me parece maior

para enfrentar a situação...

Seu voto: Nenhum

loucura comparar alhos com

loucura comparar alhos com bugalhos...

quanta forçação de barra da saia justa

blog tá mais para nau dos insensatos

acham que só aqui há vida inteligente

no planeta...

Seu voto: Nenhum

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

Tem uma coisa q talvez impeça as tentativas de golpe

Se quiserem usar as contas de campanha, o Temmer sai junto com a Dilma. Aí haverá novas eleiçoes. E se o Lula se candidata? Acho que os golpistas se veriam numa situaçao pior para eles. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

NBão existe a mais REMOTA

NBão existe a mais REMOTA semelhança historica entre 1954 e 2014, ABSOLUTAMENTE NENHUMA relação.

Getulio em 1854 tinha 24 anos de trajetoria de poder em varias dimensões, da revolucionaria de 1930 à fascista de 1937,

a de centro esquerda de 1950, a personalidade de Getulio não tem nenhum fiapo de parecença com Dilma, o PT nunca foi o PTB, o Brasil de 2014 não tem nada a ver com o Brasil de 1954, as forças que disputam o poder são completamente diferentes, a oposição hoje é difusa, em 1954 era centradapor uma conjunção de forças unica, Getulio é unico na Historia.

Historia comparativa exige muito mais PROFUNDIDADE  do que juntar dois fiapos de fatos.

Quem quiser fazer analise de Dilma que tenha mis trabalho do que essa troca de figurinhas.

Acho Dilma um personagem ultra complexo, muito mais que Lula, uma fortaleza emocional impressionante, ninguem ainda conseguiu montar o quebra cabeças DILMA, não é para principiantes, Lula é infinitamente mais simples.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de MarcosAS
MarcosAS

O último parágrafo tem força

O último parágrafo tem força explicativa. Os que estão acima pecam pelo exagero do "especificismo epocal",  uma especie de história factual, positivista... como se os processos históricos não se espalhassem no tempo, a despeito das novas tendências e fatos.

Seu voto: Nenhum

Caro senhor, permita-me dizer

Caro senhor, permita-me dizer : matou a pau !

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O que eu pressinto, não é

O que eu pressinto, não é exatamente Dilma Roussef, mas Lula em 2018.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

lenita

imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Com o dados de hoje a

Com o dados de hoje a hipotese Lula 2018 é remota, a fila anda, a Historia se move, o mundo gira, os contextos

são dissemelhantes a cada ano, politica não é um joguinho de damas com quatro pedras no tabuleiro.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Notívago
Notívago

O e-mail que é um escândalo, segundo Veja, a revista do PSDB

Veja bate recorde de capa mais idiota. Só prova honestidade de Dilma.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/11/veja-bate-record...

 A revista Veja desta semana deu mais um vexame e corre o risco de entrar para o livro dos recordes como a reportagem mais idiota do mundo.

Querendo derrubar Dilma, só provou a honestidade da presidenta. Pois a revista e seus vazadores vasculharam, procuraram coisas no material da Operação lava-jato e só conseguiram achar um email sem nada suspeito, de Paulo Roberto Costa para Dilma, em 2009, quando ela era ministra da Casa Civil e ele era diretor da Petrobras.

Até os assinantes burros da Veja (para continuar assinando a Veja tem que ser muito burro), se lerem o email com objetividade chegarão à conclusão:

1) O email não tem nada de mais, nem nada suspeito. Poderia ser publicado no Diário Oficial, como um ofício qualquer de um órgão para outro.

2) O conteúdo do email apenas encaminha para Dilma cópia do relatório do TCU que recomendava paralisação de obras em refinarias. O relatório é público, não contendo nenhum segredo, e foi enviado tanto à Petrobras como a própria Casa Civil recebeu também diretamente do TCU.

3) Só mostra que Dilma é honesta, trabalhadora e exigente em ser informada sobre qualquer coisa que afetasse o cronograma das obras do PAC que seu ministério acompanhava na época. Um diretor recebeu um relatório que poderia afetar o andamento e encaminhou como, provavelmente, deveriam fazer todos os funcionários que tivessem responsabilidade sobre o andamento de obras.

4) O email usou endereço oficial de trabalho da Petrobras para o endereço oficial de trabalho da Casa Civil no Palácio do Planalto.

5) Foi enviado por uma funcionária de Paulo Roberto a pedido dele e endereçado para o então chefe de gabinete da Casa Civil, com cópia para o endereço genérico do gabinete da Casa Civil, que deve ser processado por funcionários. Portanto não se trata de qualquer comunicação sigilosa, nem pessoal.

6) O texto mostra que Paulo Roberto Costa não tinha a menor proximidade com Dilma, pelo tratamento formal.

Eis a íntegra transcrita do e-mail, segundo a Veja:

De: [email protected] Em nome de [email protected]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 19:53
Para: [email protected]; [email protected]
Assunto: TCU. FISCOBRAS 2009 – OBRAS COM RECOMENDAÇÃO DE PARALISAÇÃO. Situação da REPAR, Refinaria Abreu e Lima e Construção de terminal de granéis líquidos no porto de Barra do Riacho/ES.
.
Senhora Ministra Dilma Vana Rousseff,
.
Seguem em anexo os dados do TCU (FISCOBRAS 2009) com a recomendação de paralisação de três obras do Abastecimento:
.
1) RNEST (Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco);
2) REPAR (Refinaria Getúlio Vargas, no Paraná) e
3) Terminal de granéis líquidos no Espírito Santo – Obra do Plangás (GLP).
.
Conforme consta na nota, os processos são preliminares, não representando a posição final do TCU, assim como o TCU está enviando a CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso Federal, a quem compete a paralisação ou não das obras.
.
No ano de 2007, o TCU propôs a paralisação de quatro obras da Petrobras, não tendo tal posicionamento sido ratificado pelo Congresso Nacional.

Como se vê, não há nada no email que indique maracutaia.

A Veja trata seus leitores como sendo tão burros, que "interpreta" o email como se o próprio Paulo Roberto Costa estivesse se auto-denunciando na época.

A Presidência da República emitiu a seguinte nota sobre a revista:

Nota à imprensa sobre reportagem da revista Veja

A reportagem de capa da revista Veja de hoje é mais um episódio de manipulação jornalística que marca a publicação nos últimos anos.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

    De fato, são incontáveis

 

 

De fato, são incontáveis as semelhanças e os pontos de convergência entre os dois momentos. Entretanto, deve-se observar que os golpistas de 1954 contavam com velocidade lenta, com as quais seus herdeiros atuais não contam.

Me refiro à defasagem que havia nos anos 50  para um fato se fazer notícia e alcançar o receptor. Nos dias correntes, boa parte dos brasileiros já acompanham os preparativos golpistas em tempo real. Como se diz “mudernamente.” Os Blogs, atrapalham pra cacete. Embora sem grande presença de Palco mas nos bastidores. Fazem uma puta diferença. Ainda assim, vale lembrar que as atividades golpistas germinam nos bastidores.

Notem que Getúlio aplicou o contragolpe nos udenistas, como descreve Lira Neto em sua magnífica trilogia “GETÙLIO” :

...“O relógio indicava que faltavam 15 minutos para as 9 da manhã daquele 24 de agosto de 1954. Nunca o país assistira a tamanha comoção popular como a que veio logo após a divulgação da notícia: Getúlio Vargas se matara, em seu quarto, por volta de 8h30, com um tiro no peito.
Multidões saíram às ruas. Enfurecidos, manifestantes depredaram a sede da Tribuna da Imprensa, o jornal de Carlos Lacerda, mais furibundo dos adversários de Getúlio. Uma massa humana de 100 mil pessoas, a maioria em pranto incontrolável, desfilou diante do caixão do presidente,”...

Quem garante que os atuais lacerdistas, terão hoje, aquela defasagem que proporcionou o tempo necessário aos golpistas, para passar sebo nas canelas covardes e escapar feito porcos, correndo da massa enfurecida?

Orlando

Seu voto: Nenhum

E tem mais, essa coisa de

E tem mais, essa coisa de "golpe" aqui, trevas , meandros, gato & rato tem

que sair dos "blogs" ir para  as redes sociais..escancarar tudo.Se vai ter

golpe não é o que vai impedir a tentativa mas certamente deixa tudo aberto

para o contra-golpe.Alguem rpecisa perguntar prá Dilma se ela esta  ciente da

possibilidade...que se faça um pacto com a população que votou nela.

Quem são os agentes do golpe? Mídia? Globlo-veja-folha e etc?Politcos

empresas?Extrema direitaSTF , policia federal? Não ouvi nada por parte

do PT , nehuma manifestação ..ou estão dormindo ou possuem uma

carta na manga fatal. Campanha ant-gope já!

#naovaitergolpe

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O PT tem feito muitos

O PT tem feito muitos relatos, através do Face. Porém tenho cá minhas dúvidas se alguem , que votou no Aécio, lê.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

lenita

Lenita, eu penso que se a informação chegar a nós

Lenita, eu penso que se a informação chegar a nós já é alguma coisa. Noto a campanha se foi mas, ao contrário do que ocorreu em 2010, continua nas redes sociais a difusão de informações sobre as realizações de Dilma.Isso é muito importnte prá nós, para os coxinhas carregados de ódio tais informações servem apenas para atiçar o ódio deles, fazer o que né. Continuam batendo na tecla segundo a qual 51 milhões de brasileiros são contra a Dilma pq votaram em Aécio, como se Dilma não fosse a presidenta eleita de todos os brasileiros inclusives dos que votaram em Aécio. Esta parcela da população que pensa assim vai continuar  se informando por Vejas, Folhas, Globos e Estados, jamais procurarão ver o outro lado da notícia nos blogs, face,...De forma que não deve ser motivo de preocupação nossa o fato de os tucanos não terem acesso às informações, neste caso, só se sair no JN e, como não sai...Mas uma coisa é certa: A comunicação do governo precisa acordar, da forma como está não pode continuar, quem é mesmo o porta-voz do governo...Que Dilma convoque uma entrevista coletiva pelo menos uma vez na semana e sempre que houver assunto a ser esclarecido, e que marque presença nas obras em andamento, etc.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

imagem de Wanderson Brum
Wanderson Brum

Pois então, se coagida pelo

Pois então, se coagida pelo centrão e a direita, Dilma continuar a dar sinais constrarios as esquerdas, por maior que seja o apoio ao PT, muito menor hoje do já foi um dia, e ainda que essas medidas já estejam sendo tomadas a muito, apenas não a nivel insofismável, o que pode ocorrer é uma "rebelião" a esquerda, o que seria ainda mais grave, dado ao potencial mobilizatório desta, caso o discurso de traição a cabe colando. Ai sim, talvez ela vislumbre o beco sem saida em que pode acabar entrando.    

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Bom dia, Ricardo Kotscho! Não

Bom dia, Ricardo Kotscho!

Não vejo outra estratégia a não ser chamar rede nacional semanalmente, pelo menos. A campanha eleitoral da oposição vai continuar no mesmo tom dos últimos anos, não tenho a menor dúvida; seja qual for o ministério.

Considerando que nova metodologia de mediçaõ de audiência entrará em campo, há um bom motivo para questionar na justiça os valores cobrados pelas emissoras de rádio e tv. Ou seja, pode-se melorar a comunicação sem "aumentar os gastos públicos".

Repito: a oposição não ertá nem nunca esteve disposta a qualquer diálogo. Eles não aguentam o fato de os governos deles terem sido piores em tudo - logo eles, tão chiques....

Jamais moveram uma palha para combater a corrupção. Pelo contrário: sempre jogaram tudo pra debaixo do tapete; sempre quiseram unicamente derrubar o pt, o pt, o pt.

Que venham, então! É essa mensagem que deve ficar clara.

Se ganharem de novo, parabéns pra eles.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

Há semelhanças  até porque

Há semelhanças  até porque  os golpistas são os mesmos mas

como foi citado acima hoje temso a "net". O PT tem muita "gordura"

apesar dos pesares para a desgraça da oposiçaõ tem a militância

dos sonhos  para qualquer partido sério. Creio que numa tentativa

de golpe qualquer o PT sobrevive e fica mais forte.Esse ai é o

medão que os " senhores de escravo possuem, essa de perder

a boquinha para sempre não esta nos planos. Uma nova oposição

é pior que o PT .para eles.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de RIVA
RIVA

DILMA E GETÚLIO

É SO OLHAR PARA AQUELA MÚMIA, QUE FOI VICE DO ASNÉCIO, O ALUYSIO NUNES FERREIRA, PARA LEMBRAR DO LACERDA, DEUS ME LIVRE !

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Mas só tem um detalhe que

Mas só tem um detalhe que o Kotscho esqueceu de comentar.

Naquela época não existia internet, e o que se dizia na mídia da época se tornava verdade absoluta.

Os os tempos são outros. E digo mais, apesar de todo o clima para o impedimento da Dilma, duvido que conseguirão.

Antes tem que cobinar com o povo.

"Esses cara são malucos, mas não são doidos"

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

A Pres. Dilma precisava ler

A Pres. Dilma precisava ler também o livro "1964 na visão do Ministro do Trabalho de João Goulart Almino Afonso". Talvez aí ela cuidasse de buscar os movimentos sociais para protegê-la

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Velho Capitão

Boa escolha

O marqueteiro da Dilma é fantástico.

Mandar ela descer do helicópetro com esse livro na mão foi uma grande sacada.

Mas ainda acho que o Sarney se mandar gravar votando no Aécio com o broche da Dilma foi melhor ainda.

Sarney, será o grande condutor da transição entre os governo deposto e o novo governo.

Ele é incontestável por qualquer um dos lados. Mostrou isso até no seu recente voto. 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de LC
LC

Há uma diferença entre eles

Um criou a Petrobrás, enquanto outra vê a empresa ser dilapidada sem fazer nada...

Seu voto: Nenhum (10 votos)

E pensar que FHC ia vender a "Petrobrax" por 3 bi

Retornar ao álbum · Fotos de Palácio do Planalto · Página de Palácio do PlanaltoAnterior · Próxima      Palácio do Planalto
Lucro bruto da Petrobras no segundo trimestre de 2014 foi de R$ 38,5 bilhões. Resultado é superior ao do primeiro trimestre 2013, principalmente devido aos maiores preços de derivados. Na comparação com o trimestre anterior, o lucro operacional da empresa teve um aumento de 17%, passando de R$ 7,6 para R$ 8,8 bilhões. Leia mais: http://goo.gl/G0dN2H  

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Infelizmente sem o balnaço

Infelizmente sem o balnaço auditado qualquer numero da Petrobras é posto em duvida.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Plinio J. V. Lins
Plinio J. V. Lins

Beleza!

Claro, tem razão, o pré-sal e a faxina na Petrobras são obras do Alvaro Dias e do Agripino Maia...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

A Petrobras sempre como a

A Petrobras sempre como a cereja do bolo. Devido a sua criação, os USA tentaram melar possíveis consequências ruins para eles no futuro. Hoje com o pre-sal não é mais possível deixar a Petrobras autônoma. Como os que receberam a grana dos USA  nao entregaram o prometido (vitoria nas urnas), hoje vale tudo para melar o jogo e receber a Petrobras de brinde.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Os EUA melaram o que? Da

Os EUA melaram o que? Da divida externa da PETROBRAS de 130 bilhões de dolares 85% foi tomada nos EUA.

A pesquisa geodesica que encontrou o pre-sal é da Schumberger, empresa americana, as brocas que perfuram o pre-sal são da Halliburton, empresa americana, a Petrobras listou suas ações na Bolsa de Nova York com festa.

O que foi que eles sabotaram?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A democracia brasileira. Para ficar com o pré-sal

Mas claro um americanófilo como vc nao reconhecerá isso nunca. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Prezada Anarquista Lúcida,

não acho que o MA seja um "americanófilo", desconfio que, com todo "esse saber destilado no blog" ele está mais é para "nassifake". risos

Seu voto: Nenhum

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes" (Khalil Gibran – 1883-1931).

Nao entendi. Vc acha q ele é 1 clone do Nassif?

Nao é nao, ele comenta aqui há muito tempo. E acho que o Nassif nao usaria um clone. E tb nao é tao esnobe como o André. Mas enfim, o q vc quis dizer com "nassifake"? Que ele adula o Nassif? 

Seu voto: Nenhum

A morte de Eduardo Campos foi

A morte de Eduardo Campos foi de um prejuizo incalculável. Ele, era o conteúdo permanente na caixa de Pandora.

Não restou nada!

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Discordo em parte. O que a

Discordo em parte. O que a elite mais teme e o que ela sempre mais detestou foi a "soberania popular". Enquanto os jornalistas de esquerda não perceberem isto, não há solução. A defesa da "soberania popular" deve ser mais importante para o povo do que a salvação de um presidente, pois presidentes vem e vão e o que não pode se perder é o respeito à vontade do povo manifestada de maneira legítima nas urnas.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Discordo em parte. O que a

Discordo em parte. O que a elite mais teme e o que ela sempre mais detestou foi a "soberania popular". Enquanto os jornalistas de esquerda não perceberem isto, não há solução. A defesa da "soberania popular" deve ser mais importante para o povo do que a salvação de um presidente, pois presidentes vem e vão e o que não pode se perder é o respeito à vontade do povo manifestada de maneira legítima nas urnas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marco Antonio Silva
Marco Antonio Silva

Dilma propôs e defende a participação popular

Dilma propôs e defende a participação popular. Não depende dela e sim de um parlamento prá lá de retrógrado, o que vem por ai é pior ainda

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/faq-decreto-3508.html

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Não existe corpo sem cabeça,

Não existe corpo sem cabeça, meu caro!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.