Chico Alencar questiona Cardozo sobre reformas na PF de Curitiba, por Marcelo Auler

Após a reforma o prédio do GISE passou a contar com churrasqueira, ilha gourmet, bar, sofás e carpetes felpudos, na área onde antes funcionavam a cozinha e o refeitório

Do blog de Marcelo Auler

Chico Alencar a Cardozo: “quem pagou mordomias da PF-PR?”

Marcelo Auler

Através de um Requerimento de Informações (RI) a ser encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) tentará descobrir aquilo que o Departamento de Polícia Federal (DPF) silenciou quando questionado pelo blog: quem autorizou e quem pagou a reforma no prédio do centro de Curitiba onde funcionam o Grupo de Investigação Sensível (GISE) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), ambos os órgãos subordinados as da Superintendência Regional do DPF no Paraná (SR/DPF/PR)?

Alencar respaldou-se nas informações aqui noticiadas na quinta-feira, dia 11/02, na matéria Polícia Federal, sem verba para a luz, mas com mordomias. Nela mostramos que com essa reforma criaram em um prédio público, com verba de origem desconhecida, uma “área social” com churrasqueira, um bar e uma chamada ilha gourmet.

As obras ocorreram entre maio e agosto de 2015, quando a inauguração do espaço deu-se com um churrasco. O GISE e a DRE são comandados pelo delegado Maurício Moscardi Grillo. Na reportagem, demonstramos que é praticamente certo que não foi verba orçamentária e explicamos:

“Através do site Transparência Brasil foi possível verificar que entre maio de 2015 (início da reforma) e dezembro do mesmo ano (fim do exercício orçamentário), os pagamentos efetuados pela superintendência a titulo de obras e reformas não incluíram nenhuma na capital do estado. Foram pagas reformas nas delegacias de Maringá, Guarapuava e Cascavel.

Restam, portanto, duas alternativas. A primeira, e mais provável, uma nova doação feita por algum juiz federal de Curitiba, com verba apreendida em operações policiais e confiscada em sentença. Para isso, porém, é preciso um pedido oficial que tramite em forma de processo e passe pelo crivo do Ministério Público Federal.

A segunda hipótese, menos provável, seria o uso das chamadas Verbas Secretas (VS) que as superintendências do DPF recebem de Brasília. Elas se destinam especificamente a operações policiais. É um dinheiro usado, com o respaldo da legislação, para pagar informantes em operações de porte, principalmente no combate ao tráfico de drogas”. O uso desta verba em finalidade diversa da que se destina exigira a apresentação de falsos recibos o que não se imagina que tenha sido feito em uma delegacia de polícia.

Leia mais →

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resposta

    Responderão depois de responder ao Teori sobre o escandaloso vazamento do documento que estava nas mãos do banqueiro, ou depois de atenederem ao stf que obrigou ao juiz a levantar e coibir vazamentos, ou seja, nunca.

    Basta não responder ao ministro. Pronto.

  2. VC quer mesmo entender o momento atual?Acesse !

    Em relação ao post, aos comentaristas realmente atentos e interessados, aqueles que realmente querem melhorar e  compreensão, para entender a dimensão do probema envolvendo a nossa, PF e ABIN, edentro desse contexto atual, peço, acessem este link:  http://blogdobolche.blogspot.com.br/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html, atualizado em 02/01/2016 . Refer-se à transcrição fiel da edição da Revista CARTA-CAPITAL, Edição 283, de 24/03/2004, cujo título original é “A HORA DA AUTÓPSIA”, por Bob Fernandes.

    Sei que é uma minoria que vai ter esse interesse em acessar o link acima, porque a entrevista é longa , mas, memso assim, é obrigação dos mais velhos alertar, então fica a dica.

    Cito, inclusive, algo que foi publicado em 25/04/2014 – 18:36 eplo próprio GGN [entendam como uma ajuda complementar] para ajudar os coimentaristas mais atentos a entender o problema: https://jornalggn.com.br/noticia/a-policia-federal-vista-de-dentro-por-um-de-seus-integrantes?page=1

    Srs, enfrentem o problema que está aí,totalmente exposto, e a realidade que estamos enffentando. Não adianta idealismo sem estratégia!  Preservem-se a partir daqui com base nas informações que lhes são disponibilizadas gratuitamente. O tempo é de profunda análise pessoal visando a elaboração de estratégia na vida pessoal. Acordem para esse tempo !! O que passou, passou..

    Lembrem-se sempre disso: Somos resiutado da nossa capacidade de discernimento de decifrar o presente com vistas a edificarmos o nosso futuro. 

    Pensem sobre isso. Recomendo a leitura dos links para o seu próprio bem. 

     

     

  3. Gente, e o programa do PT

    Gente, e o programa do PT ontem. Muito bonzinho!!!! Deveria ter ido pro pau no FHC!!! Se vc for petista e for pra rua com uma camisa do PT, vc apanha. Na rua, nos aeroportos, no metro, no trabalho. E o programa do PT vem e não me defende!!! Dá vontade de mandar a Dilma renunciar. Ela mantém esse ministro da Justiça, que se pela de medo da Globo!!!

  4. Gente, e o programa do PT

    Gente, e o programa do PT ontem. Muito bonzinho!!!! Deveria ter ido pro pau no FHC!!! Se vc for petista e for pra rua com uma camisa do PT, vc apanha. Na rua, nos aeroportos, no metro, no trabalho. E o programa do PT vem e não me defende!!! Dá vontade de mandar a Dilma renunciar. Ela mantém esse ministro da Justiça, que se pela de medo da Globo!!!

    1. concordo com voce

      Não vi o programa, mas nunca vejo os programas politicos.

      Pouco aprendo com eles.

      mas concordo com a sua observação em seguida. Tenta defender as esquerdas( qualquer uma) hoje, e voce vira um monte de idiotas, que não leem, enchendo o saco!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador