Cientistas comprovam teoria de Einstein

Enviado por Almeida

Da Agência Brasil

Confirmando rumores que circulavam há alguns dias, o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Ligo, sigla em inglês), dos Estados Unidos, anunciou hoje (11) a descoberta das ondas gravitacionais previstas, há um século, pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

A novidade foi publicada na revista científica Physical Review Letters e divulgada simultaneamente nos EUA e na cidade de Cascina, na Itália, onde está o projeto Virgo, colaborador das pesquisas do Ligo.

“É a primeira detecção direta das ondas gravitacionais e abre um novo capítulo na astronomia”, declarou o cientista italiano Fulvio Ricci, coordenador do Virgo. Previstas há um século por Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo provocadas por eventos cósmicos violentos, como quando se atira uma pedra em uma lagoa.

No caso das ondas descobertas pelo Ligo, a origem do fenômeno está na colisão entre dois buracos negros ocorrida 1 bilhão de anos atrás. Ou seja, para a física a novidade é duplamente surpreendente, já que também dá a primeira prova direta da própria existência dos buracos negros.

“Observamos o primeiro evento em absoluto no qual uma colisão não produz dados observáveis, a não ser por meio das ondas gravitacionais. Durou uma fração de segundo, mas a energia emergida foi enorme, equivalente a três massas solares”, acrescentou Ricci.

Os dois buracos formavam um “casal”, ou seja, um sistema binário no qual um orbitava em torno do outro. “Tinham uma massa de 29 a 36 vezes superiores à do Sol. Se aproximaram a uma velocidade impressionante, próxima daquela da luz. Quanto mais se aproximavam, mais amplo e frequente ficava o sinal, como um zumbido agudo. Então ocorreu a colisão, um gigantesco choque no qual se formou um único buraco negro”, explicou o cientista italiano.

O primeiro sinal que confirma a existência das ondas gravitacionais foi detectado pelo Ligo em 14 de setembro de 2015, dentro de uma janela de apenas 10 milissegundos, na Europa, pelo italiano Marco Drago, enquanto se encontrava na cidade alemã de Hannover. A descoberta ocorre três meses depois do centenário da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que revolucionou a compreensão do universo.

Desde já, a novidade é forte candidata e levar o prêmio Nobel de Física em 2016.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nahh… os poetas surfam

    Nahh… os poetas surfam nestas ondas há séculos. Os cientistas, como sempre, chegaram tarde e perderam o tubo para Ganimedes. 

    1. Fábio,

      quem te deu uma ou duas estrelas só vê o preto no branco. A poesi nos permite viajar por entre buracos negros, brancos, azuis, vermelhors, tão psicodêlicos quanto cartesianos. Mas isso á para mentes avançadas. Não basta saber mil e uma fórmulas e duas mil e duas teorias se vivem ainda presos no beabá do 1 + 1.

  2. Zzzzzzzzzzzzz…
    Uma explosao

    Zzzzzzzzzzzzz…

    Uma explosao (devido a trombada de dois BHs) causou uma “onda gravitacional”?  Nossa, que surpresa.

    So que antigamente o nome disso era onda de choque…

    1. São coisas distintas

      Onda de choque é uma perturbação que envolve o deslocamento abrupto de matéria. É uma onda de pressão.

      Ondas gravitacionais são distorções do espaço-tempo provocadas pelo movimento de grandes corpos de massa. É a propagação pelo espaço de um campo gravitacional variável no tempo.

      Uma colisão de buracos negros provocaria as duas: a onda de choque, composta por matéria expulsa a velocidade superior à do som, e as ondas gravitacionais que se movem à velocidade da luz.

      1. Velocidade da luz

        Muito bem explicada a diferença entre onda de choque e onda gravitacional.

        Só não entendi por que citar a velocidade do som. No caso dessa colisão as velocidades envolvidas são tão superiores à velocidade do som que a comparação fica sem razão de ser. Imagino que está falando da velocidade do som no ar em condições normais de temperatura e pressão, em líquidos e sólidos ela é mais rápida porém ainda várias e várias ordens de grandeza abaixo das velocidades envolvidas nesse evento cósmico. Sempre lembrando que no vácuo não há som, portanto não existe velocidade de som no espaço exterior.

        Aliás vale lembrar que a onda de choque produzida seria formada por matéria que estivesse “caindo” nesses buracos negros, provavelmente formando um disco de acreção. A matéria constituinte dos buracos negros em sí não seria ejetada devido ao intenso campo gravitacional. A matéria dos possíveis discos de acreção poderia ser ejetada e formar uma onda de choque, tudo que estivesse dentro do horizonte de eventos de cada buraco negro não conseguiria escapar da força gravitacional dos mesmos.

        Um ponto que achei interessante foi sua afirmação de que as ondas gravitacionais se movem na velocidade da luz. É fato que nada pode se deslocar no espaço acima da velocidade da luz, mas sendo as ondas gravitacionais um deslocamento do espaço propriamente dito, não estariam fora dessa definição. É conhecido que durante a inflação cósmica ocorrida [relativamente] pouco após o Big Bang, o Universo se expandiu mais rapidamente que a velocidade da luz. A explicação desse fato é que a inflação seria uma expansão do espaço em si, portanto não estariua sujeito ao limite de velocidade de deslocamento do espaço, que conhecemos como velocidade da luz. Ora, se as ondas gravitacionais são deslocamentos do espaço em sí estariam sujeitas ao limite universal de velocidade? Não sei dizer, mas achei um questionamento intrigante.

        1. Um dos pontos centrais de

          Um dos pontos centrais de questionamento da relatividade quando de seu desenvolvimento era o que aconteceria se o sol desaparecesse.  Einstein colocou um fim nisso dizendo que a Terra sairia da orbita imediatamente e nao 12 minutos luz mais tarde.  A razao eh que a gravidade faz parte da arquitetura do Tempo/Espaco.

          Onda gravitacional aa velocidade da luz nao faz sentido nenhum.  Se havia onda gravitacional ela ja nos passou milhoes de anos atraz, quando os dois buracos negros se trombaram, e nao chegaria aqui agora quando nos estamos observando o evento.

          O que ta sendo chamado de “onda gravitacional” pelos cientistas vem de quebra de fluxo atomico -que causa um gigantesco leque de “sintomas”, todos materiais e todos com a velocidade da luz como limite.

          A noticia toda ta soando como hoax, francamente.

          1. Alias…

            Ainda a contradicao:

            Se a Terra sai de orbita instantaneamente ao desaparecimento do Sol enquanto a “onda gravitica” desse objeto de 1 bilhao de anos atraz nos chegou agora, eu desafio quaisquer mil cientistas, inclusive os 9 brasileiros, a desenvolver a matematica.

            Quer dizer que o “instantaneamente” tem graduacoes dependendo de distancias???

            E que depois de uma certa distancia x (distancia causal) o efeito “instantaneo” (que aconteceria aa Terra se o Sol desaparecesse, independente da velocidade da luz) comeca a se reduzir ate chegar aa miseravel velocidade da luz?

            Eh mesmo?

            Desafio os cientistas a definirem essa matematica entao.

            Pois eu previ a existencia de algo parecidissimo menos de 2 mezes atraz dentro do MEU framework logico.  Eu disse ou nao disse pra voces que uma vez que o relacionamento causal entre a gravidade e sua origem estivesse cessado, a gravidade se tornaria negativa?  Eu disse ou nao disse isso?

            Pra quem nao sabe, e desenvolvendo o assunto “causalidade ao extremo”:  pode muito bem existir uma borboleta deTokio mas nao existe mao no nariz de Eta Karinae.  O dia que Era Karinae explodir de vez, nao vai haver diferenca entre sua mao estar no meio das pernas ou no nariz.  Nao ha relacao causal NENHUMA entre um caso e o outro.  E foi pensando nesse argumento que eu desenvolvi uma teoria de gravidade que o considera -entre varias outras coisas.

            Notem a similaridade entre a “onda de cores” que eu mencionei antes e essa “onda gravitica” do item.

            Lembraram da piada do japones de Hiroshima?  (eles o acham escondido em um banheiro e lhe perguntam o que aconteceu e ele diz “nao sei, eu dei descarga e tudo explodiu!”)

            Nao ha relacao causal entre os items de acordo comigo.

            Disso nao saio.

          2. Se os objetos estão há 1,3

            Se os objetos estão há 1,3 bilhões de anos-luz de distância, onda produzida por seu choque não passou por nós antes, estaria passando exatamente agora. Da mesma forma como a luz de quasares stuados há bilhões de anos luz de distãncia só é observada agora, embora tenha sido emitida bilhões de anos atrás.

            Não é porque a descoberta não se encaixa em sua concepção particular de universo que ela seja um hoax.

          3. “Se os objetos estão há 1,3

            “Se os objetos estão há 1,3 bilhões de anos-luz de distância, onda produzida por seu choque não passou por nós antes, estaria passando exatamente agora. Da mesma forma como a luz de quasares stuados há bilhões de anos luz de distãncia só é observada agora, embora tenha sido emitida bilhões de anos atrás”:

            Helio, LEIA o que voce esta escrevendo!  Voce nao pode simultaneamente acreditar que o universo se expandiu mais rapido que a luz porque era somente o espaco que estava se expandindo mas nao a materia, E TAMBEM acreditar que as “ondas gravitacionais” foram encontradas e existem E ELAS TAMBEM tem a velocidade da luz e nao mais!  Isso eh loucura cientifica.

            Eh HOAX.

            E voce sabe tao bem quanto todo mundo que de acordo comigo, gravidade eh espaco liberado (ou duplo, nao ha nomenclatura pros meus conceitos ainda) pois eu ja o disse varias vezes antes.

          4. A velocidade de expansão do

            A velocidade de expansão do universo é muito menor do que a velocidade da luz. A constante de Hubble, que mede essa velocidade de afastamento, é 70 km/s. Então, realmente o tempo que leva um objeto a 3 bilhões de anos-luz para ser observado aqui é aproximadamente 3 bilhões de anos.

            Há uma previsão teórica (Inflação) fora da teoria da relatividade que implicaria numa expansão muito mais rápida logo após o Big Bang. Isso, no meu entender, não afeta a atual propagação da informação do campo gravitacional pelo espaço.

          5. Mas a um ponto nao foi: contradicao cientifica

            “A velocidade de expansão do universo é muito menor do que a velocidade da luz”:

            “A expansão superluminal produzida pela Inflação é proposta por um fenômeno quântico, que eu mesmo compreendo pouco”

          6. A Inflação deve ter durado os

            A Inflação deve ter durado os primeiros 10 elevado a -36 segundos após o Big Bang. Após isso, a expansão ocorreu em velocidades da ordem de dezenas de km/s, muito menor do que a velocidade da luz.

            Eu quis dizer que não compreendo a Inflação com propriedade para saber explicá-la a leigos pois envolve um conhecimento de Física Quântica mais profundo do que o que adquiri na minha formação. Mas é óbvio que físicos quânticos e, principalmente, cosmólogos têm dela um domínio adequado para simplificar a explicação de modo a torná-la acessível. Eu sou astrônomo. E por questão de princípio não adentro em explicações que domino mal, porque nesse caso não seriam explicações, seriam apenas minhas opiniões pessoais…

          7. Héli, você está certo quando

            Héli, você está certo quando fala sobre o conceito de anos-luz e como a luz que observamos de um objeto distante um bilhão de anos está mostrando o que ocorreu com esse objeto um bilhão de anos atrás.

            Com relação à expansão do Universo não importa em qual a velocidade ela ocorra, a luz levará o mesmo tempo para chegar até nós não importando se o objeto está se aproximando ou se afastando do observador (nós). Essa propriedade da luz (manter a velocidade constante independentemente do movimento do emissor e do receptor) foi justamente a observação experimental que levou ao desenvolvimento da teoria da relatividade, pois contrasta com a mecânica newtoniana.

            A inflação cósmica ãno é um fenômeno quântico e ela não viola o limite universal de velocidade porque é o espaço que está aumentando de tamanho e não matéria ou energia se deslocando pelo espaço.

            Sobre minha especulação a respeito da velocidade das ondas gravitacionais, quando se entende essas ondas como perturbações na estrutura do espaço poderíamos imaginar que não estaria sujeita ao limite universal de velocidade pois não haveria deslocamento de matéria ou energia. Porém se entendermos como uma movimentação de partículas (gravitrons) aí então estaria sujeita a esse limite da mesma forma que a luz, que tem natureza ondulatória, mas também é formada de partículas, os fótons.

            Os gravitrons (partículas associadas à gravidade, previstas no Modelo Padrão) nãotem massa, portanto considerando as opndas gravitacionais como movimento de grávitrons, estes realmente deveriam se deslocar na velocidade da luz, assim como fazem os fótons, que também não tem massa.

             

        2. Ruy, não se sabe mesmo o que
          Ruy, não se sabe mesmo o que acontece ali nas fronteiras internas de um buraco negro.
          O que se sabe, são cálculos matemáticos e suposições baseadas nestes cálculos.
          Quando se teve certeza de que o que não podemos observar era aquilo mesmo que estávamos vendo, verificou se que a observação não casava com nosso conceito.

          Há o que escape de buracos negros. A ejeção que vemos em fotos é a prova!
          Ejeção de um buraco negro é o contrasenso de nossas suposições iniciais.

          1. “Só sei que nada sei”

            O conceito de saber é questionável. Sócrates dizia “Só sei que nada sei”. Saber mesmo, com certeza, não sabemos nada. Não temos certeza absoluta nem ao menos dos nossos próprios sentimentos e pensamentos, tanto que nos iludimos e auto-enganamos diversas vezes ao longo das nossas vidas.

            Mas, deixando esse aspecto filosófico de lado, estamos nos referindo ao conhecimento científico, com seus axiomas, inferências e paradigmas.

            Ninguém realmente foi até as proximidades de um buraco negro para observar o que acontece ali. E muita coisa nem poderia ser observada porque a luz não escaparia do horizonte de eventos para permitir uma visualização. Realmente os buracos negros foram propostos como resultado dos cálculos matemáticos dos físicos teoricos e das conclusões derivadas desses cálculos. Mas é justamente dessa forma que avança a Física.

            A teoria da relatividade foi formulada dessa forma por Einstein, mas posteriormente foram encontradas inúmeras evidências experimentais de sua validade. De fato se não fossem considerados os cálculos de Einsten o GPS erraria completamente seus cáculos, as sondas espaciais se perderiam sem atingir seus alvos, as transmissões via satélite não poderiam ser realizadas, a energia nuclear não poderia ser manipulada, entre muitos e muitos outros exemplos possíveis. Mesmo sendo resultado de suposições baseadas em cálculos, a relatividade mostrou-se um fato concreto com inúmeras aplicações práticas.

            Os buracos negros já foram observados através da luminosidade de seus discos de acreção, ejeção de vórtices de plasma nos eixos de rotação, pela observação de lentes gravitacionais, entre outras observações astonômicas. A detecção das ondas gravitacionais provocadas pela colisão de dois buracos negros é mais uma observação experimental de efeitos desses objetos previstos pelos cálculos teóricos.

            Aliás as fotos de que você fala é referente aos vórtices de plasma ejetados no eixo de buracos negros em rotação (provavelmente todos tem rotação e bem rápida pois na contração da estrela que forma o buraco negro o momento de rotação da mesma deve aumentar assim como aumenta a rotação de uma patinadora que coloca seus braços junto ao corpo enquanto executa rotações). Esse material ejetado vem do disco de acreção e forma o vórtice por causa dessa rotação, mas essa matéria nunca ultrapassou o horizonte de eventos.

        3. Onda de choque

          Prezado Ruy

          para que surja uma onda de choque, é preciso que o material se movimente com velocidade superior à do som. Quando isso acontece, o objeto em movimento está muito à frente da pressão que seu movimento produz, gerando um cone de pressão no qual a variação da velocidade, densidade, temperatura, etc, é abrupta. O artigo da wikipedia sobre onda de choque ilustra esse efeito. Bem como essa figura:  https://rizzofisico.files.wordpress.com/2012/07/velocidade_supersonica_021.jpg

          No espaço, para efeitos de nosso ambiente, há vácuo. Porém não é um vácuo absoluto. A densidade é muito baixa, mas não nula. O movimento de qualquer material expulso a grande velocidade através desse meio pode formar uma onda de choque.

          Sobre o disco de acreção e horizonte de eventos: a materia que esteja fora do horizonte de eventos pode escapar da atração do buraco negro, desde que tenha energia. Apenas para além do horizonte de eventos, na direção do buraco negro, é que nem a luz escapa, de modo que energia não faz diferença. Você está certo em afirmar que materia que compusesse a onda de choque deve estar associada a eventuais discos de acreção, e não aos buracos negros propriamente ditos.

          A previsão de que as ondas gravitacionais se propagem com velocidade da luz é da teoria da relatividade geral. Não estou a par dos detalhes que impõe essa velocidade às ondas, mas não me espanta que seja essa velocidade dado ser ela a constante que levou á formulação da teoria da relatividade especial, que antecede a geral.

          A expansão superluminal produzida pela Inflação é proposta por um fenômeno quântico, que eu mesmo compreendo pouco. Teria ocorrido num momento em que as dimensões do universo seriam diminutas o suficiente para que os efeitos quânticos se soprepusessem aos relativísticos.

          Alguns físicos questionam se as ondas gravitacionais se movem realmente à velocidade da luz ou não. Uma das propostas é tentar observar simultaneamente as ondas eletromagnéticas e gravitacionais de uma supernova próxima. A explosão da supernova distorceria o campo gravitacional de seu entorno, e essa distorção se propagaria na forma de ondas. Se a chegada de ondas gravitacionais for simultânea ao avistamento da luz da supernova, então seria uma prova de que as ondas se movem com velocidade igual á da luz. Esse experimento deve ser factível no futuro, após a descoberta do LIGO. Só precisamos esperar pela próxima supernova próxima. Pela estatística média de 1 supernova na Galáxia a cada 300 anos, a próxima supernova visível já está atrasada (a última realmente visível data de 1604).

          1. “A previsão de que as ondas

            “A previsão de que as ondas gravitacionais se propagem com velocidade da luz é da teoria da relatividade geral”:

            Nao.  Nao eh.

            Isso nos daria DUAS gravidades.

          2. Você está confundindo

            Você está confundindo gravidade com onda gravitacional.

            A gravidade é um efeito da presença de massa. Massa distorce o espaço-tempo. Essa curvatura, na teoria da relatividade geral, é o que dá origem à gravidade.

            Se a distribuição de massa muda, a curvatura muda. A propagação dessa mudança na curvatura é que é a onda gravitacional.

          3. “Se a distribuição de massa

            “Se a distribuição de massa muda, a curvatura muda”:

            Mas esse universo especifico tem 3 items, observador, e dois objetos circulando em volta de si mesmos enquanto sendo observados por mim, observador.

            Nao ha relacao causal entre “ondas de cores”, “ondas de calor”, ou “ondas gravitacionais” e os objetos em si exceto pela distancia deles a mim, observador.

            Repito:  isso eh loucura cientifica.  Vai contra tudo que eu sei.

          4. “A gravidade é um efeito da

            “A gravidade é um efeito da presença de massa”:

            NAO, Helio.  Gravidade eh efeito (ou eh resultado?) intrinseco da massa, POREM no ato da observacao eh efeito intrinseco da proximidade de massa.  O item prova isso terminantemente.  Nada mais.

            Se houve um pico energetico de 3 sois ou maior que a luminosidade do universo inteiro, isso eh outro assunto e ele eh estritamente material -isso eh, ele acontece aa velocidade da luz ou abaixo dela.  Nada a ver com uma gravidade nem com a outra gravidade.

            Reductio:

            Sabe a vantagem de usar roupas brancas?  Eh que elas refletem o calor e te deixam mais fresco.

            Sabe a vantagem de ter muros brancos no seu quintal todo?  Nenhuma, eles refletem o calor e voce fica muito mais quente andando pelo quintal do que ficaria se eles fossem pretos.

            Eh disso que eu estou falando:  efeito observacional.

  3. Gênio

    E ainda hoje existem aqueles que duvidam da genialidade de Einstein. Pior, alguns têm a empáfia de acusá-lo de plagiador.

    Outro que deve estar admirado com essa nova descoberta é o amigo GalileoGalelei.

     

  4. ~com a sua luminosidade


    ~com a sua luminosidade estética e mental, o grande joão gilberto

    tiraria essa aí de letra, ou nelhor, de ouvido.

    com o seu ouvido absoluto, ouviria “chega de saudade” e as revolucionárias canções da bossa nova

     mesmo com uma

    barulhenta e ensurdecedora onda de ódio e rancor de bate-estaca

    infamante que estivesse a seu redor azarando-atazanando-atucanando o meio ambiente cósmico……

  5. Quem tá acreditando nisso?

    Meu, um evento (hipotético), ocorrido há um bilhão de anos, foi detectado por um instrumento feito de espelhos aqui na Terra? Ah, tenha dó, vá?

    Como que o cara provou isso?

    Quantas ondas não estão circulando pelo universo? Como o sujeito sabe que essa onda é resultado de um choque de um bilhão de anos atrás? Veio com a data?

    Físicos do blog, por favor, expliquem

    1. A propagação da onda é amortecida ao longo do tempo

      Dois equipamentos LIGO observaram, independente e simultaneamente, as ondas. Não há muita dúvida sobre a realidade dos dados.

      Os dados correspondem a um evento de grande magnitude. Não são tantos os que conseguem gerar essas ondas. Pela frequência da onda, constata-se o período dos objetos que estão girando. Pela duração do sinal após o começo da colisão, vincula-se a massa total. E assim por diante, há informação codificada nos sinais. As diversas configurações possíveis são simuladas em computadores e restringe-se a faixa de valores das massas envolvidas, a energia, etc. Finalmente, a amplitude do sinal é proporcional à distância, pois as ondas são amortecidas à medida que se propagam. Pela amplitude, juntamente com a simulação, calcula-se à distância em que o evento ocorreu. Considerando que se movam á velocidade da luz, para percorrer tal distância, o evento ocorreu há 1,3 bilhões de anos atrás.

      Não entendo qual o absurdo na datação. Datação de eventos cósmicos na casa dos bilhões de anos é algo usual e corriqueiro na astronomia e cosmologia. Não se trata de acreditar: apenas se analisa os dados usando o conhecimento de física que temos. Se um cientista considerar que tal fenômeno ou a idade do fenômeno é improvável, basta que ele aponte quais argumentos físicos foram desconsiderados ou mal usados e apresentar uma estimativa que considere mais adequada, também fundamentada na física.

  6. O filme Interestelar, se
    O filme Interestelar, se aproxima bastante de algumas teorias descritas.
    O filme é bem educacional sobre a teoria da relatividade.

  7. Uma pequena correção
    A prova da existência de buracos negros se deu de forma observacional.

    Não entendo a relação da existência de ondas gravitacionais como prova da existência de buracos negros.
    Acho que ALGUÉM quer ROUBAR a descoberta. Como sei que a autora da descoberta é pessoa do SEXO FEMININO e DESPRETENSIOSA é capaz que seja roubada mesmo.

    1. A tentativa eh de provar que

      A tentativa eh de provar que uma onda gravitacional -portanto a gravidade- eh “uma coisa” e nao uma continuidade.  “Coisa” voce amontoa pros cantos ou faz avioes de papel com elas;  quanto a uma continuidade…  Nao da!

      A contradicao esta clara:  se o Sol desaparecer, ou a Terra sai de orbita 12 minutos luz depois ou nao sai.  Isso eh fundamental e basico na Relatividade!

      Se sai imediatamente e nao 12 minutos luz mais tarde, temos ai o caso de duas gravidades, uma que eh “mais rapida que a luz” e a outra que vai comportadinha aa velocidade da luz em ondinhas bonitinhas.

      Esse item EH HOAX, GENTE.

      1. Onda gravitacional é variação

        Onda gravitacional é variação do campo gravitacional. É informação acerca do efeito da distribuição de massa num dado momento codificada no espaço distorcido.

        As ondas já tinham sido constatadas indiretamente há décadas, quando da descoberta do primeiro pulsar binário.

        1. “Onda gravitacional é

          “Onda gravitacional é variação do campo gravitacional”:

          Devido a distancia variavel pelo fato deles estarem rodando a si mesmos?

          Ver “ondas de cores”.  Invencao minha, uns poucos posts atraz.

          Nao faz uma gota de sentido.

          1. Os dois corpos distorcem cada

            Os dois corpos distorcem cada qual o espaço ao seu redor. Como se criassem duas curvaturas que interagem entre si, uma vez qu estão próximos. Corpos externos à essa configuração sentem essa curvatura. A questão é que os corpos se movem, então a combinação das duas curvaturas também se movem com respeito a todo objeto externo. Mas a força de gravidade não é instantânea. Essa informação se propaga com velocidade da luz. É essa a previsão de Einstein. Se dois corpos giram, o campo gravitacional produzido por esse giro oscilará porque a nossa configuração geométrica com respeito à linha apsidal que une os dois corpos muda. Essa oscilação é o que se propaga à velocidade da luz, e é a ela que chamamos onda gravitacional.

          2. “a força de gravidade

            “a força de gravidade xxxyyyzzz. Essa informação se propaga com velocidade da luz. É essa a previsão de Einstein”:

            Voce, um pouco abaixo:

            “A expansão superluminal produzida pela Inflação é proposta por um fenômeno quântico, que eu mesmo compreendo pouco”

            Ah, entao a expansao do espaco tem graduacoes, nao eh?  Uma hora eh superlumial, outra nao eh…  E a expansao do espaco tem a ver com gravidade, nao eh?

            Como cientistas podem se contentar com tao pouco?!

          3. Cores

            Se eles fossem visíveis com radiação eletromagnética, mostrariam também variação de cor, oscilando do vermelho para o azul, como você escreveu acima. Mas buracos negros não são visíveis diretamente com radiação eletromagnética.

          4. Visiveis por instrumentos NAO

            Visiveis por instrumentos NAO eh diferente de visiveis por minha visao nem por minha percepcao.

            Helio, eh uma cilada ou hoax.  Se as ondas gravitacionais foram vistas SOMENTE aa hora de uma trombada de BH’s e chegaram a nos SOMENTE aa velocidade da luz, a teoria esta errada, ponto final.  Tem um quintilhao de galaxias e estrelas e quasars em observacao, em nenhum dos quais se observou as tais “ondas gravitacionais”.  Elas foram “observadas” SOMENTE em uma fracao de segundo e exatamente quando os BH’s colidiram.

            Simplesmente…

            Nao da pra acreditarl  A “evidencia” eh falha.  Eh onda de choque.  SE eh onda de choque “luminosa” ou “quantica”, pra mim nao faz diferenca:  a evidencia eh falha.

    2. Tampouco entendi essa

      Tampouco entendi essa afirmação no texto. Provavelmente o autor é que não está a par das evidências observacionais à existência de buracos negros.

      1. Entendi como mais um novo método de detectar buraco negro

        Agora eles serão observados pelas ondas gravitacionais, que provocam quando se formam. Aproveito e pergunto, o que aconteceria,se um fenômeno como este for obsevado de mais perto, numa galáxia mais próxima, distante “apenas” uma dezena de milhões de anos-luz?

        1. Amplitude

          Se forem observadas ondas provenientes duma galáxia próxima, creio que apenas teríamos ondas mais intensas. A novidade será observar ondas associadas a uma explosão de supernovas próximas. Com sorte, teríamos simultaneamente informação proveniente do espectro eletromagnético, deteção dos neutrinos da supernova e suas ondas gravitacionais, dando uma informação única acerca do evento.

    3. O item eh meio autista.

      O item eh meio autista.  Notemos:

      “No caso das ondas descobertas pelo Ligo, a origem do fenômeno está na colisão entre dois buracos negros ocorrida 1 bilhão de anos atrás. Ou seja, para a física a novidade é duplamente surpreendente, já que também dá a primeira prova direta da própria existência dos buracos negros.

      “Observamos o primeiro evento em absoluto no qual uma colisão não produz dados observáveis, a não ser por meio das ondas gravitacionais. Durou uma fração de segundo, mas a energia emergida foi enorme, equivalente a três massas solares”, acrescentou Ricci.”

      No qual ficamos sabendo que a ORIGEM das ondas descobertas pelo Ligo eh a colisao de dois BH’s OU SEJA, a novidade eh que as ondas provam os buracos negros e os buracos negros provam as ondas.

      Mas esperem um pouco:  o item diz claramente que em uma fracaozinha de segundo aquelas “ondas gravitacionais” eram mediveis.  Eu estou dizendo que isso eh impossivel pois isso nos daria duas definicoes de gravidade.

      Entao o item tambem faz confusao entre a energia liberada pela trombada dos dois BH’s com as ondas, e nao os separa rigorosamente como eu teria feito.  Entao o item diz que a energia liberada eh de 3 sois, enquanto outro item do dia diz que a energia eh maior que a da luminosidade do inteiro universo observavel.

      Talvez isso tudo seja explicavel, mas, porem, contudo, ainda temos a contradicao de duas gravidades(!), uma “mais veloz que a luz” por fazer parte do Espaco/Tempo, e outra comportadinha, acompanhando a luz aa mesma velocidade!!!  So que gravidade nao tem “velocidade”, de acordo com a propria teoria da Relatividade.

      De acordo com o video em outro post, os dois objetos rodando em volta de si mesmos causam “distorcoes” que sao ondas gravitacionais.  So que se estivessemos medindo o calor desses dois objetos -e se eles fossem realmente quentes- voce veria igualmente um calorzinho a mais e um calorzinho a menos em fracoes de segundo CONTINUAS, nao especificamente delimitadas ano tempo (eh a mistura com a propria energia libereada pela trombada que esta misturada ao assunto).

      Uai, entao se voce estivesse medindo a cor desses objetos, voce veria que o azul aumenta aa medida que o vermelho diminui POR CAUSA DA PROXIMIDADE DELES COM VOCE, O APARELHO MEDIDOR.  Voce NAO teria provado “ondas de cores” tampouco!

      Nao eh pra pensar que eh hoax?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador