Cinco mil abortos foram realizados no Uruguai após a descriminalização

Sugerido por IV Avatar 

Do Vermelho

Uruguaias fizeram 5 mil abortos após descriminalização
 
Cerca de cinco mil abortos foram realizados no Uruguai desde a descriminalização, mas ainda há “dificuldades” para a interrupção da gravidez, de acordo com estimativas oficiais e estudos da organização Mulher e Saúde do Uruguai (MYSU).
 
Nesta terça-feira (03), completa-se um ano desde que entrou em vigor a nova lei que não legaliza tecnicamente o aborto, mas o descriminaliza sempre que seguidos os procedimentos regulados pelo Estado.
 
O governo anunciou recentemente que, nos primeiros meses de 2014, poderá ser divulgado o “número oficial” de abortos realizados em instituições médicas no primeiro ano de aplicação da lei. No entanto, o vice-ministro de Saúde Pública, Leonel Briozzo, estimou na segunda-feira (02) que “se mantém a tendência” do primeiro semestre da nova legislação.
 
Em julho deste ano, Briozzo informou que foram registrados 2.550 abortos nos primeiros seis meses de descriminalização, com uma média de 456 mensais. Neste período, não foram registradas mortes maternas por interrupções da gravidez praticadas em situações de risco.

 
O vice-ministro de Saúde Pública destacou ainda que estes dados representam dez abortos a cada mil mulheres em idade reprodutiva. Isso contrasta com os mais de 40 a cada mil que se estima que foram realizados no país entre os 1995 e 2002, quando o aborto era ilegal e não existiam políticas educativas sobre sexualidade.
 
A diretora da MYSU, Lilián Abracinskas, disse à Agência Efe que os abortos no Uruguai eram 16 mil anuais em 1.978 e houve uma “explosão” de até 33 mil em 2003 “em plena crise econômica”.
 
Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 5.000 uruguaios mortos.

    5.000 uruguaios mortos. Quantos gênios, quantas oportunidades, quanto não se perdeu com estes abortos. Lamentável. Conscientização é o caminho.

  2. Balão de ensaio para o futuro

    Balão de ensaio para o futuro ou um experimento social, para ver como a população se comporta. Se tudo correr “bem” ou não, mais países passaram a adotar estas política…

     

     

     

  3. Quando uma sociedade se

    Quando uma sociedade se vangloria por ter feito 5000 abortos, algo está for a de ordem. Será que foram corrigidos 5000 erros de cálculo? Enfim, muitas mulheres não terão que estragar seus corpos com uma gravidez indesejada e outras não terão que adiar a viagem programada. Fútil muito  fútil.

    Será que os pais foram avisados que não serão mais pais?

    1. Houve uma queda na quantidade de abortos

      Em 2012 o Uruguai tinha uma população em torno de 3 milhões e meio de habitantes. Dá uma média de 10 abortos a cada mil habitantes, sendo que antes da lei os casos de aborto eram superiores a este número e causava uma problema de saúde publica, com muitas mortes de mulheres

      1. O aborto é um exercício de egoismo

        André

        Não é uma questão de números. Não dá para “quantificar’ uma criança que deixou de nascer. Quando um criança foi abortada de seu direito de nascer  isso não se reduz em estatisticas. O aborto é, sobretudo, um exercício de egoismo: meu corpo, minha carreira, minha liberdade etc.. E só!!

        1. Falou e disse

          Se o corpo eh “meu”, a carreira e a liberdade sao “minhas”, quem o Orlando pensa que eh para ditar o que eu devo fazer com elas? Nada mais egoista do que individuos do sexo masculino determinando, do conforto de suas poltronas, o que as mulheres devem ou nao fazer. Seu comentario exala ironia.

          1. Rafaellllllllllllllllllllllll

            Rafaellllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

            O corpo é da mulher. O que a mulher leva dentro do corpo dela não. O que a mulher leva dentro da barriga dela  é  uma parceria com o pai da criança e, sobretudo, um individuo único que embora nasça da barriga dela é singular.

  4. Aborto – Tema complexo.
    O aborto ainda é um tema complexo e delicado nos países do 1º mundo, nos países escandinavos.

    Na América Latina é um TABU proibido e visto como algo maligno!

    O aborto nos países desenvolvidos é um DIREITO!

    Na AL é um CRIME!

    Os “5.000 uruguaios mortos” agora são estatísticas, antes eram números desconhecidos.

    Com a LEGALIZAÇÃO não significa que “liberou geral”, apenas o que era ESCONDIDO será realizado de forma LEGAL e as gestantes receberão apoio e suporte médico para que não morram juntamente com o FETO.

    É difícil entender essa posição!

  5. Há limites na lei

    A lei não permite que mulheres estrangeiras se beneficiem desse novo direito.

    O aborto pode fazer até no terceiro mês de gestação e até 4 para casos de estupro ou risco à vida da gestanteNo terceiro mês o feto mede em torno de 8 cm e 25 gr  de peso

    Feto de 3 meses é encontrado em vaso sanitário de UPA de Vinhedo, SP

    Faxineiras encontraram o embrião no banheiro neste sábado (28).
    A polícia investiga a identidade da mãe e o que teria provocado o aborto.

     

    Do G1 Campinas e Região

    Um feto de três meses foi encontrado neste sábado (28) morto dentro do vaso sanitário de um banheiro da Unidade de Pronto Atendimento de Vinhedo (SP) neste sábado (28). Segundo a Polícia Civil, até as 20p0 a mãe não foi identificada.

    O embrião foi encontrado por faxineiras que trabalhavam na limpeza do prédio, por volta das 17p0. Pelo pouco tempo de formação não foi possível identificar o sexo. A polícia investiga a identidade da mãe e o que teria provocado o aborto. O caso foi registrado no plantão policial da cidade.

     

  6. “Neste período, não foram

    “Neste período, não foram registradas mortes maternas por interrupções da gravidez praticadas em situações de risco.” 

    Neste período, foram registradas mortes por interrupções da gravidez praticadas em situações sem risco algum.

  7. Em uma sociedade hedonista um

    Em uma sociedade hedonista um filho é um problema realmente, da trabalho criar um filho é muita responsabilidade, um filho impede de vc desfrutar dos prazeres da vida que o hedonista acha que é seu direito natural.

    Vou ter que trabalhar agora tenho um filho para criar. 

    Minha vida acabou estou “preso” a este filho,a esta responsabilidade que eu não queria ter.

    Pense em todos os prazeres que vc vai perder por ter um filho, quanta festa, “barato”,fda vc esta perdendo.

    Aquela mulher nunca vai de deixar em paz com a pensão, aquele homem nunca vai deixar de ser o pai do seu filho, e enquanto ele ta livre aproveitando a vida pegando todas, vc ficou com este problema.

    E a mulher ainda fica arrombada e estraga seu corpo, nunca mais vc vai ser a mesma.

    E ainda por cima um esta coisa de ter filho custa muito caro, todo o dinheiro que vc podia estar usando para ter uma vida melhor, em vez de comprar um carro, fumar, se drogar, comprar roupas novas, um PS4, em vez disso vai ter que comprar roupas, remédios,comida para ele e já viu como criança come.   

    E suas amigas(os) vão poder estudar e vc não, mesmo que vc talvez não goste de estudar não importa vc vai perder a chance de deixar de ser pobre e os outros vão estar concerteza melhor que vc, quem afinal quer passar por dificuldades, quem gosta de sofrer quando tem a chance de mudar de vida, ou melhor a possibilidade de mudar de vida.

    Ninguém quer ser condenado a ser pobre e infeliz pelo resto da vida.

    A solução para este problema e vc abortar a “coisa” antes dela nascer, todo mal que  poderia acontecer a vc vai ser evitado, vc vai ficar livre deste problema e ate vai custar mais barato.

     

    1. prum liberal você até que é

      prum liberal você até que é bem conservador.

      Se você mesmo consegue ver que ter um filho pode ser um estorvo para alguns, acha que os pais deve criá-lo como uma forma de castigo?

      1. Isso se chama

        Isso se chama responsabilidade individual.

        “ter um filho pode ser um estorvo para alguns” quem pensa assim não é adulto. Ele vai ser um estorvo para alguem cedo ou tarde. 

  8. Pronto, mais uma saida em bloco dos admiradores do

    Barbozão.

    Me lembro da Simone Weil, nomeada Ministra da Saúde em 1974, pelo conservador (mas não retrógrado) Valery Giscard d’ Estaing para fazer passar no Parlamento francês a lei sobre a interrupção de gravidez. Um deputado do mesmo partido a chamou ao vivo na TV de “prostituta”.

    P.S. Ela fez parte de um grupo de resistência, e depois de presa foi para campo de concentração de onde escapou por milagre. Ela tem até hoje tatuada no braço um número…

  9. Descriminalização do Aborto

    Parabens ao Mujica por avançar na politica pública de descriminalização do aborto. A sociedade brasileira vive um falso moralismo de forma a exercer controle absoluto sobre as decisões das pessoas  especialmente qdo se trata das decisões das mulheres. Tenho em memória relato de mulheres proximas devido ao  parentesco de interrupção da gravidez  quando esta não era desejada ou por uma circusntancai material ou fisica , principalmente financeira, elas entendiam não ter condições de levar avante uma gravidez. Decisão fácil? nunca foi.  Porém a   proibição não retira o poder da mulher de decidir quando e em qual circunstância ela quer ter um filho.Quanto mais informada a mulher mais ela irá a lutar por uma politica publica descriminatoria ao aborto., tanto quanto aos s metodos contraceptivos ,etc. Aliás esta na hora da humAnidade começar  a pensar em controle de natalidade, tema tb tabu, mas que  precisa ser encarado.

  10. Acredito que esses 5000

    Acredito que esses 5000 sempre existiram. O que foi feito eh que a estatistica foi oficializada.

    Como o Uruguai tem 3 milhoes de habitantes e fez 5 mil abortos, o Brasil, com 200 milhoes deve fazer 300 mil abortos por ano.

  11. Parabéns ao Uruguai.
    Zeraram

    Parabéns ao Uruguai.

    Zeraram as mortes por abortos clandestinos e reduziram o número total de abortos.

    Nem vale a pena debater com retrógrados. Um dia o Brasil perceberá como a criminalização do aborto é classista (não é proibido às brasileiras abortar, apenas é proibido fazê-lo no Brasil), hipócrita e contraproducente.

      1. Criminalização do aborto,

        Criminalização do aborto, ainda que com apoio majoritário da população brasileira, com todo o custo social e de vidas que traz, é uma posição que me parece retrógrada. 

        Posição que predomina apenas na América Latina, África, Filipinas e Oriente Médio. Apenas 25% das mulheres do mundo vivem em jurisdições onde o aborto é criminalizado.

        Se alguém acha o contrário, que a despenalização do aborto é uma posição retrógrada, pode dizê-lo também.

        Não há desrespeito quando falamos do que sinceramente acreditamos.

         

        1. Gunter
          A bomba atômica também

          Gunter

          A bomba atômica também foi um grande avanço. Segundo os EUA, abreviou a guerra contra o Japão. Como já disse “retrógado” ou “progressista” são palavras sem sentido em um mundo onde o relativismo moral impera. Minha mulher soube por meio da assistente social do local onde trabalha,  que nos bailes funk não é incomum uma menina servir, ou melhor transar com 10 caras ao mesmo tempo. Os caras ficam sentados de calça abaixada e garota senta e transa com um e de depois com outro e depois com outro…  Isso num dia só. Essas  meninas seriam algumas das beneficiárias do aborto livre. Ou não?

          1. Se você acha bomba atômica um

            Se você acha bomba atômica um avanço, bom para você.

            Eu não acho.

            E eu defendo educação sexual para adolesecentes, ampla distribuição de preservativos, empoderamento de meninas adolescentes versus o machismo.

            Então deixe os sofismas para outro dia, ok?

             

    1. GunterÉ anacrônico falar em

      Gunter

      É anacrônico falar em retrógado em um mundo, pós moderno, onde ser “retro”, ou misturar tudo, é, não raro, norma. Em tempos recentes o casamento foi algo considerado “superado” – a moda era morar junto e nunca casar de papel passado. Quem casava era chamado de “retrógado”. O próprio conceito de família foi constestado. Mas isso foi lá na, longínqua, década de 1960/1970. Hoje, via de regra, todo mundo quer casar e ter filhos. E todo mundo quer ouvir o som retro da Amy Winehouse ou mesmo ver filme em 3D  – algo inventado nos anos de 1920 e que teve seu apogeu nos anos de 1950. Até pessoas que se auto declaram comunistas não são mais consideradas ultrpassadas. Isto é, os rótulos de certo modo perderam  o sentido em mundo onde absolutos são contestados. Nesse sentido, ser chamado de “retrógado” é tão relevante quanto ser chamado de “progressista” ou “avançado”. 

      Quanto ao aborto é, não raro, um grande exercício de egoismo e,sobretudo, grande desrespeito com o próprio corpo. Por onde passou um espermatozóide, poderia ter passado um vírus da AIDS ou algo como HPV ou Sifilis. Na minha opinião retrógado é você desconsiderar o uso da camisinha e/ou preservativos e/ou a pílula. Sobretudo, ser irresponsável e não usar todos os recursos que a ciência tem a disposição para se prevenir gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis. Ademais, isso é burrice!

        

    2. Gunter,Apesar de ser

      Gunter,

      Apesar de ser favorável ao aborto, acho que o ideal seria construir condições para que ele só fosse usado ou necessário em casos extremos, como aqueles que normalmente já o são onde ele ocorre de forma “limitada” legalmente.

      A impressão que fica é que se “avança” por um lado ao mesmo tempo que se busca uma fuga da discussão sobre o sexo (ainda tabu) e seus derivados (controle de natalidade).

      Até considero uma “vitória”, mas não do tipo de dar parabéns. E sim algo na linha “mal necessário”.

      E não acho que haja uma visão classista por aqui impedido a mudança, pelo contrário, o que mais se ouve por aí é crítica aos pobres que fazem muitos filhos. Não duvidaria de gente propondo aborto obrigatório para pobre ou algo nessa linha. O problema é de ordem ética/moral/religiosa.

      1. Eu não sou favorável ao

        Eu não sou favorável ao aborto além do estupro e más-formações congênitas.

        Eu sou favorável, como o Conselho Federal de Medicina à despenalização do aborto até a 12a. semana, acompanhado de assistência (que poderá inclusive desestimular decisões pelo aborto) e plena informação e orientação quanto ao uso de contraceptivos.

        O que ocorre em quase todos os países desenvolvidos (são muito poucos aqueles onde o aborto ainda é proibido) e Uruguai.

        Não acho que há essa fuga mencionada por parte de quem é a favor da despenalização. Ao contrário, as pessoas favoráveis à despenalização são em geral contrárias a que se use o aborto como contracepção. O que se deseja, isto sim, é acabar com a desinformação sobre contracepção e a hipocrisia que cerca o assunto.

        Eu acho que o problema ainda é de ordem política, posto que conservadorismo moral ainda dá voto.

        Mas é nas classes médias que o percentual de favoráveis à despenalização é maior.

         

        1. “Eu não sou favorável ao

          “Eu não sou favorável ao aborto além do estupro e más-formações congênitas.”

          Que chicana hein Gunter?

          No mundo ideal de Gunter Zibell, não haverá mais essas gentes fora do padrão, será um mundo limpo, pessoas com má-formaçao congênitas serão extirpadas já no útero. Pelo avaçco da ciência, será fácil detectar,  não haverá Down, não haverá mais o meu irmão que morreu de distrofia muscular, mas durante seu breve período de vida nos ensinou tanto. 

          Eugenia pura, o sonho do império de mil anos de Hitler..

           

        2. Pode esclarecer mais?

          Gunter,

          Como você parece ter pensado mais sobre isso do que eu, queria que você deixasse mais claros alguns pontos do que você disse para me dar algum material para pensar…

          O que você quer dizer com não ser favorável ao aborto além do estupro e más-formações mas ser favorável à despenalização até a 12a semana? Você quer dizer que você não é favorável de um ponto de vista subjetivo e pessoal, mas acha que pessoas que não têm essa posição deveriam poder realizar o aborto, é isso?

          O que você quer dizer com “pessoas favoráveis à despenalização são em geral contrárias a que se use o aborto como contracepção”? Se são favoráveis à despenalização, como controlariam se a motivação é para contracepção ou não? Você quer dizer que as pessoas favoráveis à despenalização são geralmente favoráveis a isso apenas se a motivação não for contracepção?

          Tem algumas coisas que eu acho:

          1. Há muita hipocrisia envolvida no assunto.

          2. Quanto mais pobre se é, mais se é afetado pela penalização.

          3. Colocar na cadeia mulheres que realizaram aborto parece fora de propósito.

          4. Não fazer nada para resolver o problema do ponto de vista da saúde pública parece fora de propósito.

          5. Sou pessoalmente contrário a realização de abortos, e gostaria que existisse algum modo de desestimular ao máximo a prática.

          Se não der para harmonizar tudo isso, acho que abriria mão do 5 para resolver ou outros, mas muito a contragosto.

          Como entendi que você concorda com o todos esses 5 pontos e não está nessa posição hesitante que eu estou, gostaria de saber qual a sua teoria que para harmonizar tudo isso.

          Abs

    3. As duas coisas são muito

      As duas coisas são muito boas. Só tenho uma dúvida com relação ao número anterior de abortos. Precisa ver se é realmente uma estimativa séria. Fica dificil comparar dados concretos com estimativas, são coisas diferentes.

      1. Parece que havia

        Parece que havia superestimativa antes sim.

        Mas já vi estudos da França e EUA dizendo que nos anos 1970 ou 1980 não houve aumento no número de abortos, ao contrário.

        Valeria a pena pesquisar mais a história em outros países.

        Mas isso não altera a falta de lógica de se considerar uma decisão pessoal e de livre arbítrio como sendo um crime.

        Considerar aborto como um crime é uma decisão de cunho religioso, não faz sentido em Estado Laico.

        O que faria sentido é estabelecer limites e disseminar informação, especialmente em relação a contracepção. Qual o sentido de alguém se dizer contra o aborto e simultaneamente contra que se ensine educação sexual?

        Agora, após a 12a. semana eu também sou contra, porque aí o feto já tem cérebro e sexo determinável. E sabemos que o advento do ultrassom levou a abortos seletivos por gênero na Índia e China.

  12. Entendi alguma coisa errada?

    O número de abortos caiu com a descriminalização, é isso? De 33 mil por ano em 2003 para 5 mil agora? De média 40 por mil mulheres para 10 por mil mulheres? Entendi errado ou é isso mesmo?

    Se é isso mesmo, me é inesperado. Esperaria um pequeno aumento com uma descriminalização. Qual o motivo da queda tão acentuada?

    1. Também acho que não faz

      Também acho que não faz sentido. Estão comparando coisas diferentes. Um é estimativa, outro sao dados oficiais.

      O mais provável é que ou os números anteriores estivessem majorados e/ou continue havando grande quantidade de abortos clandestinos, mesmo este sendo legalizado.

      A não ser que tenha havido, a partir de agora, um maior controle sobre os abortos clandestinos, o que tenha feito com que diminuissem drasticamente.

      Muta gente aborta e não quer que ninguem saiba.

    2. 5 mil em seis meses, o que dá

      5 mil em seis meses, o que dá 10 mil/ano.

      Em parte devia haver superestimativa, em parte há uma maior informação de como as mulheres podem prosseguir com a gravidez e entregar para a adoção. E em parte porque havendo maior discussão sobre o assunto as pessoas tomam as decisões informadas, não apenas pressionadas pelos temores, o que desestimula a ‘indústria do aborto’.

      Nos anos 1970, na Europa e nos EUA também se relatou redução no número total de abortos.

      Mas nunca há números confiáveis do antes para contrapor. O que importa é que o número de nascimentos não cai por isso.

       

       

       

    3. por o numero de abortos

      por o numero de abortos ilegais era falso!  era uma mentira para justificar a aprovação do aborto como uma medida para salvar vidas!

      outra mentira para enganar as pessoas!

  13. Aborto…

    Não seria menos traumático para as mulheres, ao invés de usarem o aborto, como método anticoncepcional, usarem a pílula? Não seria mais saudável, o uso de preservativo para evitar o contagio com uma DST? E a pílula do dia seguinte? Não é só a mulher que sofre com a decisão de fazer um aborto, alguns homens, quando está envolvido com a decisão, também sofre. Embora o aborto seja decisão da mulher, dona do seu corpo, ele é uma violência.

  14. HOMENS HIPÓCRITAS

    HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS

    Alguém acha mesmo que se o aborto for descriminalizado as mulheres vão deixar de fazer uso de métodos anticoncepcionais? Vocês acham que apenas pela descriminalização do aborto as mulheres vão deixar de tomar pílula, não irão usar DIU, não irão exigir que o homem use camisinha – sim, geralmente nós que temos que exigir pq ainda tem muitos homens que não gostam de usar camisinha, sobretudo os mais velhos, não farão mais tabelinha, ou suar qualquer outro método anticoncepcional, apenas pq o aborto foi descriminalizado? Vocês acham que as mulheres, então, vão se sujeitar a abortar uma vez por mês ou duas três vezes por ano, caso engravidem? Vão usar o aborto como método anticoncepcional? Não acredito que nos dias de hoje alguém que se julgue minimamente inteligente suponha uma coisa dessa. FALÁCIA PURA.

    HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS

    A questão é que não há método anticoncepcional infalível! A camisinha estoura, a pílula pode falhar, qualquer método contraceptivo pode falhar. E qualquer idiota sabe disso. 

    HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS

    Geralmente é o HOMEM QUE INSISTE PARA TER SEXO, mesmo que a mulher diga: – “hoje não posso, estou no meu período fértil” – “sem camisinha eu não vou transar” – “esqueci de tomar a pílula algum dia esse mês”… E o cara INISISTE, INISISTE, INISISTE  MESMO ASSIM. Como uma criança ignorante de seus atos que quer porque quer alguma coisa e isso tem que ser feito. Isso não é um nem dois, é a MAIORIA dos homens que se comporta assim. com “jeitinho” ou com estupidez. Mas, aí, se a mulher fica grávida, né? Aborto é crime e o cara de pau ainda vai sair por aí dando lição de moral e chamando as mulheres de irresponsáveis, de criminosas, de assassinas porque tomaram a difícil decisão de fazer uma aborto?! 

    HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS HIPÓCRITAS

     

     

     

    1. Falou falou e nada disse

      “Vão usar o aborto como método anticoncepcional? Não acredito que nos dias de hoje alguém que se julgue minimamente inteligente suponha uma coisa dessa” Pois é! Há muitissimas mulheres que não possuem este minimo e jogam anticoncepcional em filtros de água por exemplo, estudo com profissionais da saúde e há casos assim.

       

      E discriminalizar é estimular, vede pelos números da matéria com deu um salto nos casos. Pesquise por aborto e eugenia e verá um aspecto geralmente ignorado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador