Cinema: o premiado documentário sobre a “tribo” Dzi Croquettes

Enviado por Nilva de Souza
 
Dzi Croquettes é um filme documentário brasileiro de 2009, dirigido por Tatiana Issa & Raphael Alvarez.
 
https://www.youtube.com/watch?v=hJ3Ib_XGXOc
 
Com direção de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, depoimentos de Gilberto Gil, Nelson Motta, Pedro Cardoso, Miguel Falabella, Ney Matogrosso, Marília Pera, Cláudia Raia, Liza Minnelli, entre outros.
 
O documentário resgata a trajetória dos atores/bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com performances de homens com barba cultivada e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.

 
A década de 70 foi de rompimento, de mudança, de fugir de padrões e buscar o novo, o desconhecido. A contracultura abriu espaço para questionamentos sobre a realidade, a ruptura ideológica e a transformação social.
 
Nesse contexto um Americano desembarca no Rio de Janeiro: Lennie Dale unia a bossa nova a um swing do jazz novaiorquino; o encontro de 13 homens, 13 talentos. Surgia então o furacão que iria abalar as estruturas sexuais das pessoas, abrir portas, quebrar tabus, mudar a cena teatral Brasileira e Internacional. Surgia então os Dzi Croquettes.
 
O grupo revolucionou os palcos cariocas com seus espetáculos andróginos (semelhantes aos do grupo norte americano The Cockettes, famosos pelo visual andrógino e psicodélico). Desobedientes e debochados, decidiram desrespeitar a ordem do regime militar com inteligência. Os sapatos de salto alto e as roupas femininas propositalmente exibiam as pernas cabeludas e a barba cultivada pelos homens do grupo. O primeiro show, em 1972, foi um grande sucesso, apesar de ter sido banido pelo Serviço Nacional de Teatro. A comédia de costumes era um deboche ao sistema de ditadura e à realidade brasileira. O grupo também fez muito sucesso na Europa, especialmente na França, onde levou platéias parisienses à loucura.
 
Esse documentário conseguiu reunir os integrantes do grupo, assim como amigos e admiradores para uma bateria de entrevistas exclusivas sobre o que é ser um dzi croquette, a formação, os textos, a censura, o sucesso até a desintegração do grupo, mas nunca da idéia.
 
O documentário conta com depoimentos de amigos e artistas consagrados no cenário artístico brasileiro e internacional, como o diretor e coreógrafo americano Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Marília Pêra, Ney Matogrosso, Betty Faria, José Possi Neto, Miéle, Aderbal Freire Filho, Jorge Fernando, César Camargo Mariano, Elke Maravilha, Cláudia Raia, Miguel Falabella, Liza Minnelli (grande admiradora e amiga do grupo), Pedro Cardoso, Norma Bengell, entre tantos, e ainda os integrantes originais do grupo: Claudio Tovar, Ciro Barcelos, Bayard Tonelli, Rogério de Poly e Benedito Lacerda.
 
Mais de 45 depoimentos colhidos no Rio de Janeiro, Nova York e Paris contam a trajetória desse grupo em uma trajetória fascinante recheada de sucessos, fracassos, assassinatos, grandes voltas por cima e a recuperação de uma parte da nossa história que não deveria jamais ser esquecida.
Dzi Croquettes é hoje o documentário mais premiado do Brasil.
 
Dzi Croquettes teve sua estreia nos EUA em Novembro de 2011, no IFC Village Cinemas em Nova Iorque e no Sunset 5 Cinemas em Los Angeles, obtendo excelentes críticas nos principais jornais e veículos do gênero como Los Angeles Times by Kevin Thomas , Village Voice, NY by Ernest Hardy , New York Times by Neil Genzlinger , Time Out New York by Andrew Schenker , LA Weekly by Ernest Hardy ,Film Journal International by David Noh , Cultural Weekly by Campbell Britton, entre outros.
 
Prêmios
 
2011 – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Documentário Voto Popular
2011 – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Montagem Juri Oficial
2011 – Prêmio ACIE Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira– Melhor filme Juri Oficial
2010 – LONDON Brazilian Film Festival – Melhor Documentário Voto Popular
2010 – DANCE,CAMERA,WEST- Los Angeles/USA– Melhor Documentário pelo Juri Oficial
2010 – TORINO Int’l Glbt Film Festival – Melhor Documentário Voto Popular
2010 – FRAMELINE 34- San Francisco/USA– Melhor Documentário pelo Juri Oficial
2010 – 14th MIAMI Brazilian Film Festival – Melhor Filme Voto Popular
2010 – LABRFF 2010 – Los Angeles Brazilian Film Festival – Melhor Documentário Juri Oficial
2010 – FOR RAINBOW 2010 – Melhor Documentário pelo Juri Oficial
2010 – IN-EDIT Int’l Documentary Film Festival – Melhor Documentário
2009 – Festival do Rio (Rio Int’l Film Festival) – Dzi Croquettes- Melhor Documentário Juri Oficial
2009 – Festival do Rio (Rio Int’l Film Festival) – Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
2009 – 33° Mostra Internacional de São Paulo (33th São Paulo Int’l Film Festival) – Dzi Croquettes- Melhor Documentário Grande Prêmio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores – MRE)
2009 – 33° Mostra Internacional de São Paulo (33th São Paulo Int’l Film Festival)- Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
2009 – 17° Festival Mix Brasil Internacional (17th Mix Brazil Int’l Film Festival)- Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
2009 – 5° Festcine Goiânia – Melhor Edição
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador