Circuito Artístico de Parklets, em São Paulo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – No sábado, 17 de dezembro, o Parque Burle Marx recebe a abertura do Circuito Artístico de Parklets, em São Paulo. A inauguração do projeto da Parklets Art Lab, apresentado pelo Governo do Estado junto com a Secretaria de Cultura, contará com shows, contação de história pra crianças, aulas de meditação, entre outras atividades gratuitas, que serão realizadas até fevereiro. A exposição traz oito parklets temáticos, também conhecidos como mini-praça.

As estruturas criadas por cinco artistas e coletivos de arte brasileiros, que pensaram o espaço com novas propostas de uso, fazem parte de um projeto criado pela Parklets Art Lab. O Circuito Artístico é o resultado desta experiência, que apresentará versões inovadoras dos espaços, como os parklets redário, academia, meditação, musical e playground, entre outros.

“Os parklets chegaram ao Brasil ampliando áreas destinadas à convivência das pessoas, permitindo que o público ocupasse o espaço urbano. Mas em São Paulo parte deles acabou sendo usado como extensão de bares e restaurantes, com espaços para sentar e mesinhas de apoio. Por isso nossa ideia foi criar um laboratório de parklets, ampliando as possibilidades de usos e convívios, priorizando a utilização de material sustentável”, explicou Thais Rensi, criadora do Parklets Art Lab.

Entre os autores das estruturas pensadas para o Circuito estão Bijari, Binho Ribeiro, Matias Picón, Douglas Okura e SHN/Coletivo Rua. Eles usaram na criação materiais de origem sustentável e recicláveis, reaproveitados e de demolição, trazendo novidades como redes para descanso e equipamentos de exercício.  

Os visitantes da mostra, que ficarem interessados no espaço, poderão conferir um material gráfico e digital, com o passo-a-passo da construção de cada estrutura, para que possam ter um parklet em suas ruas. “Qualquer pessoa pode pleitear a instalação de um parklet em sua vizinhança, basta seguir a regulamentação da prefeitura. A ideia é que esses espaços de convivência possam se espalhar ainda mais pela cidade, em formatos que incorporem as necessidades de cada região, reforçando o conceito de cidade para as pessoas “, explicou Thais.

O conceito de parklet surgiu em São Francisco (Califórnia/EUA), na forma de uma estrutura instalada na rua como extensão da calçada, ocupando a vaga de um carro, num movimento de retomada do espaço público que propõe uma cidade que priorize as pessoas, e não os veículos. Em 2014, as “mini-praças” foram regulamentadas pela prefeitura de São Paulo.

Confira cada um dos parklet do circuito:

Redário – Equipado com rede que permite um descanso extra a qualquer hora do dia, de Matias Picón

Academia – Equipamento para exercícios de alongamento com barras, de Bijari

Meditação – Espaço para meditação inspirado na filosofia Zen, de Douglas Okura

Palco – Palco que permite apresentações artísticas e musicais, de Binho Ribeiro

Parquinho – Pula-pula de pneus reciclados para a criançada, de Douglas Okura

Food Park –  Apoio para aproveitar as refeições de food trucks, de SHN

Parklet solário – Estrutura para um banho de sol no parque, de Bijari

Coco – Apoio para descanso no parque e hidratação na área do coco, do Instituto Leo

Veja a programação de lançamento, que acontece neste sábado, 17 de dezembro, das 10h às 16h:

das 10h às 10h40 – Canto e Encanto / Parklet Parquinho

das 11h às 12h – Treino Gaia / Parklet Academia

das 13h às 14h – Acoustic Park / Parklet Palco

das 15h às 16h – Aula de meditação / Parklet Meditação

Serviço

Circuito Artístico de Parklets

Local: Parque Burle Marx

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Parque do Morumbi, São Paulo – SP, 05707-000

Temporada: de 17 de dezembro até fevereiro de 2017

Horário de funcionamento do parque: segunda-feira a domingo, das 7h às 19h

Entrada gratuita.

Mais informações: (11) 3746-7631

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador