Clésio Andrade é procurado pela polícia em desvio de dinheiro do Sest/Senat

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Atualizado às 15 horas de 19/09/14.

Jornal GGN – A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta manhã (19) um esquema de desvio de recursos da União ao Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em Brasília e em Minas Gerais. Entre os suspeitos, a polícia procura o ex-senador Clésio Andrade, que foi vice do então governador de Minas, Aécio Neves, entre 2003 e 2006.

Clésio Andrade também foi presidente da Confederação Nacional de Transporte (CNT). Um mandado de busca e apreensão foi enviado à sua casa, em Belo Horizonte, e outro de condução coercitiva, obrigando-o a prestar depoimento. Até o fim desta manhã, o empresário não foi encontrado.

A investigação da Polícia Civil apresenta que o prejuízo confirmado pelo esquema passa dos R$ 20 milhões. O repasse teria ocorrido entre 2011 e 2012 de um montante enviado pela União para cursos profissionalizantes e contratação de prestadores de serviços do Sest e Senat. Ainda segundo a investigação, os diretores receberam gratificações salariais milionárias, e falsificavam documentos para justificar os valores superfaturados à Controladoria Geral da União (CGU).

“Existe uma clara divisão de tarefas e, ao que tudo indica, comandada por um ex-senador da República”, afirmou o chefe adjunto da Deco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), Luiz Fernando Costa de Araújo, em coletiva de imprensa, referindo-se a Clésio Andrade.

A ação, considerada pela polícia como uma megaoperação, mobilizou 180 policiais civis e contou com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Controladora-Geral da União (CGU). Os policiais ainda explicaram que a suspeita de participação do ex-parlamentar ocorreu quando analisaram os documentos enviado por Clésio Andrade que justificavam as gratificações.

O inquérito da polícia aponta remuneração anual acima de R$ 300 mil a 23 funcionários do Sest/Senat, durante o ano de 2012, além do pagamento de quantias milionárias a trabalhadores autônomos que eram parentes ou sócios de dirigentes e funcionários das entidades. 

Somente hoje (19), quatro pessoas já foram presas na operação denominada São Cristóvão: a diretora-executiva do Sest/Senat entre 1995 e 2013, Maria Pantoja; a coordenadora de contabilidade, Jardel Soares, a coordenadora de administração, Nilmara Chaves, e a assessora especial da editoria-executiva Anamary Rocha.

Em julho deste ano, Clésio Andrade renunciou ao cargo de senador pelo PMDB, alegando problemas de saúde.

O ex-parlamentar é denunciado, ainda, por outra ação penal. Réu no mensalão tucano, acusado de peculato e lavagem de dinheiro por ocultar recursos recebidos de Marcos Valério, durante a campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas, em 1998. No período, Clésio Andrade era candidato a vice de Azeredo.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mega híper súper vigarista

    O mega híper súper vigarista que já teve que renunciar em tempos idos?

         

    Renan recebeu propina da Mendes Júnior, denuncia Ministério Público

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/renan-recebeu-propina-da-mendes-junior-acusa-ministerio-publico/

                 E foi esse cara que o PT apoiou pra ser presidente do senado.E o líder do senado, o tal Jucá,e o presidente da cãmara tbm ;Todos com respaldo do PT.

                   Sem contar outro denunciado , o tal Lobão da Petro que sumiu do mapa.( ficou doene de repente)

                        Mas não se desesperem sras e srs petistas. Quem vota no PT ou é desinformado ou tem uma boquinha no governo ou é beneficiário  de alguma bolsa voto regiamemte pago.

                   E assim caminhao Brasil..  Ou melhor:

                     Se arrasta enquanto o PT for governo.

     

    1. engraçadinho não???

      o assunto aqui é um tucano pego com a mão na botija , e o cara vem bater no PT……fala sério anarquista de teclado

    2. Uma ova sr anarquista de

      Uma ova sr anarquista de merda!!!

      Voto no PT e nas esquerdas desde 1989, nunca fui beneficiado diretamente por nem uma dessas “bolsa voto” ou tenho “uma boquinha no governo”, como milhões eu sou um cidadão brasileiro normal, trabalhador e ciente das minhas escolhas políticas, vossa senhoria agrediu a todos aqueles e aquelas que, por opção crítica, escolhem o PT como partido a receber seus votos.

      Não somos uma multidão de “desinformados”  como o sr diz.

      Quer nos agredir? Vá lá no Tio Rei ou no Uol ou na Globo, aqui suas “anarquices” já estão enchendo o saco.

      Me disseram um dia e eu não levei em conta, agora vi que o me disseram tem um Q de verdade:

      “A maioria dos que se proclamam anarquistas flertam com os reacionários”

       

       

       

    3.  
      Os seus argumentos até que

       

      Os seus argumentos até que são razoáveis.Mas o seu palavreado chulo é própio de petista.

              Entendeu a diferença de ”gente diferenciada”?

                Pra mim ,”gente diferenciada” é uma  pessoa qie não sabe se comunicar com bons modos.

                   Abraços!!!!

    4. Exijo que comproves o que escreveste.

      Eu voto em candidatos do PT desde 2006 (já fui até eleitor do fhc, por desinformação na época – coisa de jovem) e nunca recebi um centavo que seja. Voto por consciência e não me julgo desinformado. Acompanho um pouco de tudo: rádio, tv, jornal e principalmente a blogosfera de todos os matizes. Sei bem selecionar o que é certó e errado. Gosto e apoio o contraditório, mas não ilações e bobagens como esta que proferiste. Exijo respeito.

    5. É desespero de anarcobozos

         Como se renan fosse cria petista, ele foi nada menos que ministro da “JUSTIÇA” dos tucanos, coleguinha de Aécio

      Quanto a Jucá:

      Em 1994 foi eleito senador pelo PSDB. Ocupou a vice-liderança do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Reelege-se Senador em 2002 e em 2003 deixa o PSDB para filiar-se ao PMDB

       Alha aí que seriedade desse pessoal! tão sérios que dá vontade de gargalhar kkkkk, nem tiririca me faz rir tanto, ele é mais sério que isso.

         O PT não tem condições de colocar ninguém na presidência de nenhuma das casas, tanto é que lhe foi prometido a presidência de pelo menos uma enquanto durasse o mandato de Dilma e nada, se pudesse tinha petista nas duas, o PT não tem nem um terço da câmara muito menos do senado. Enquanto a polícia age sob governos petistas uns e outros que se dizem sérios tentam desmoralizar o partido fortalecendo o Centrão de Renan.

      Vamos ver quem eles ainda xingam depois de tudo que tiveram que passar com os queridinho deles no governo

      “Eu, pobre, negro, favelado, faminto, me formei médico. Isso antigamente não era possível. Hoje é”.

       CARONA Ex-catador de lixo que se tornou médico ganhou destaque na TV (Foto: Reprodução/TV)Ex-catador de lixo que se tornou médico ganhou destaque na TV (Foto: Reprodução/TV)

      e pra terminar a realidade que tentam esconder:

      PSDB tem o maior número de barrados pelo Ficha Limpa

      Lei criada durante o governo petista

      Em um universo de 24 partidos, confira os cinco com mais candidatos barrados.

      Partido     Candidatos barrados

      PSDB     56
      PMDB     49
      PP     30
      PR     25
      PSB     23

  2. Será que o Bonner ou a

    Será que o Bonner ou a Poetisa falarão sobre isso?

    Aguardemos!!!

    De qualquer forma, já tá bombando na net.

  3. Baforadas desaforadas.

    Estou esperando as baforadas desaforadas da Erva de S. Paulo e assemelhados: CléPTio de Andrade, sócio do operador do Mensalão do PT…

  4. Por isso é que o transporte


    Por isso é que o transporte público de BSB, com quem Agnelo comprou briga (e, parece que vai perder), é reconhecido como a máfia dos trasportes. Mas, para o analfabeto político que vota em arruda, roriz e tais, corrupção é bem vinda. O Agnelo paga os pecados com a desinformção em BSB, tudo que ele faz de bom, a mídia deturpa, não mostra e, ainda, acusa de corrupção. Enquanro isso, os reais corruptos estão livrinhos como o diabo gosta.

    1. balança desregulada

      Eduardo, é que na balança dos ressentidos, o desvio de 50 mil de um petista é mais grave que o roubo de um pemedebista/tucano no valor de 20 milhões…….

      afinal para eles a ação penal 470 é o maior escandalo da historia.

      1. Rosenvald
        Vou aguardar as

        Rosenvald

        Vou aguardar as provas que foram produzidas no processo com referencia a esta acusação. Voce as tem? Disponibiliza, pois será de grande valia para fazer um juizo.

        Eu não tenho, pois apenas assisti o julgamento no STF.

         

        No aguardo de sua resposta.

  5. destaco sintese de trecho da

    destaco sintese de trecho da matéria no estadão informado no comentário anterior:

     

    SAQUES do Rural brasilia – 46.6 milhões, sendo que 31.5 milhões em dinheiro, na boca do caixa.

  6. Clésio Andrade (ex-vice de

    Clésio Andrade (ex-vice de Aécio), Zezé Perrella (amigo de Aécio), Eduardo Azeredo (da cúpula do partido do Aécio em Minas). E o Aero Neves, grande construtor de aeroportos familiares com dinheiro público, ainda vem acusar os outros de corrupção. Ele deve achar que os brasileiros só se informam pela rede goebbels, Veja e pelo jornal Estado de Minas. Parece que vive num mundo paralelo. 

    1. O controle da mídia em Minas…

      O povo de Minas possivelmente não toma conhecimento de todas essas maracutaias. Segundo comentam, lá a mídia é inteiramente controlada!  Pobre povo mineiro! 

  7. Não só estão desembarcando da

    Não só estão desembarcando da candidatura do aécio como estão se desforrando, hehe.

    Será que é recado pra ele não atacar a marina?

      1. Tá dominado, tá tudo dominado…

        Como diz o deputado estadual mineiro Sávio Sousa Cruz “tá tudo dominado: executivo, legislativo, judiciário e imprensa.” Não é à toa que o senador disse que estava doente e foi se enconder em Minas. É claro que ele já sabia dessa (+ uma) investigação. Com certeza ele já tem toda a defesa praparada.

  8. alguma coisa me diz que o pai dessa corrupção é mineiro…

    acredito que estamos prestes a tomar conhecimento da cumplicidade mais vergonhosa que já tivemos em toda a nossa História, e também do ato mais covarde, um julgamento para se evitar um outro com os verdadeiros culpados

  9. Protegendo os amigos.

    Acabo de ouvir na GloboNews que Clésio é apenas ex-senador do PMDB e não ex-vice-governador de Aécio Neves em Minas. No portal do Estado de Minas, diário oficioso do tucanato, uma notícia quase escondida, com a mesma informação seletiva: “Uma quinta dirigente do sistema, que também teve a prisão preventiva decretada, não está em Brasília, mas precisa se apresentar à Polícia Civil. Assim como o ex-senador Clésio Andrade (PMDB). A Justiça determinou a condução coercitiva de Andrade, mas ele não estava em casa, em Belo Horizonte, quando os policiais do DF chegaram. Ele presidia o Sest/Senat no período investigado.” Faltou dizer que também era vice-governador de MG.

    1. você também não ouvirá deles

      você também não ouvirá deles que é mais um caso de herança maldita do FHC que ficou pro PT, assim como o Paulo Roberto da Costa.

      Vão citar apenas o partido PMDB para que os incautos associem com a base do governo.

      O passado dele também deve ser protegido:

      Suspeitas de corrupção

      “Valerioduto Mineiro”

      Na segunda metade dos anos 90, o empresário Clésio Andrade comprou participação em duas agências de publicidade situadas em Belo Horizonte: SMP&B e DNA Propaganda. Na época, ele era um político emergente, que se projetava usando propaganda pessoal. Clésio colocou para administrar as duas agências, o então bancário Marcos Valério. Todas as operações envolvendo o chamado “mensalão mineiro” ou “Valérioduto mineiro” tiveram essas duas agências como protagonistas.

      Como sócio de Marcos Valério, Clésio teria articulado o esquema e colocado o publicitário para operar o caixa dois da eleição de 1998. Acabou substituindo Mares Guia na chapa com Azeredo e transformou-se no arrecadador da campanha.6 O Ministério Público alega que Andrade tinha plena consciência dos crimes cometidos no esquema, tanto que atuou como devedor solidário de empréstimos bancários fraudulentos. Teria recebido R$ 325 mil desviados dos cofres públicos do governo mineiro como contraprestação pelos serviços feitos em parceria com Valério e, por meio da empresa Carbo, além de receber recursos do esquema, teria repassado R$ 200 mil para a conta bancária da campanha eleitoral. Na lista formulada por Cláudio Mourão, responsável pelas finanças da campanha, consta que a SMP&B transferiu a políticos R$ 8,25 milhões como “doação” de Clésio Andrade.6

        

    2. E o Gilberto Gil apoiando a

      E o Gilberto Gil apoiando a Marina, o que voce tem a dizer ?

      Voce me classificou como “patrulheiro ideologico” quando comentei estranhar um direitista como ministro da cultura de um governo popular.

      E agora?

      1. O assunto do post não tem nada a ver com sua obsessão contra Gil

        Gilberto Gil, bem como qualquer cidadão, tem todo direito de apoiar quem quiser. Sua figura como ministro da cultura, muito bem escolhido por Lula, era simbólica, pois Juca Ferreira era ministro de fato. E Gil não é direitista. Você nunca trouxe qualquer argumento que fundamente sua acusação.

        1. É claro que qualquer um, numa

          É claro que qualquer um, numa democracia, tem o direito de “apoiar quem quiser”.

          Sempre afirmei esse direito.

          Essa não é a questão.

          Mas é claro tambem que ninguem pode ser parceiro  de movimentos, manifestações, durante toda uma vida, de um reacionario explicito e ter ideias opostas. 

          Não é ?

          A verdadeira questão é que um cidadão de direita enxerga a cultura, a saude, a economia, as relações internacionais, o papel do Banco Central e inumeras outras coisas dentro de sua otica politica;

          E foi essa a linha da tal gestão “Gil/Juca” que tanto mal causou a cultura no pais, inexplicavelmente,durante um governo popular.

          Nunca o pais empobreceu tanto culturalmente, a ponto dos universitarios passarem a escutar “sertanejo universitario”.

          Se voce acha irrelevante um ex ministo da cultura apoiar a candidata da oposição, eu não acho.

          Configura o mais grave erro do governo Lula.

          Estamos tão mal em nosso sentido critico que tal estranho fato politico passa como coisa normal..

  10. ”Uma ova sr anarquista de

    ”Uma ova sr anarquista de merda!!!

      Issso que chamo de classe.

      E esta?

    ”Voto no PT e nas esquerdas desde 1989”

             É mesmo?

             Presumo que tenha muitas medalhas e títulos de honra ao mérito por tal feito.

    1. classe? você nos chama, os

      classe? você nos chama, os eleitores do PT, de esfomeados, desinformados e comprados e vem me falar em classe?

      a “merda” saiu pela consideração com o dono do blog, pensei em outras palavras mas cabeludas mas me contive.

      medalhas e bugingangas por ser eleitor a longa data das esquerdas e do PT? nenhuma, não preciso delas pra me afirmar.

       

      Como já fiz com o leônidas (reaça declarado) e com a Ana Lú, “anarquista” também, parei contigo meu caro.

       

  11. Os “comandos em ação” do DF na casa dos pilantras

      Vi agora a ação da polícia no terratv, deixando o sensacionalismo de lado e mostrando somente o profissionalismo da Civil comandada por Agnelo pra acabar com mais uma quadrilha como vem fazendo a PF com Dilma. Com o PT a polícia age contra a corrupção enquanto os outros tentam abafar suas tramoias e ficam só no discurso contra a corrupção.

       Vamos ver agora o  que o mineirinho vai falar sobre essas coisas estranhas que sempre passam de baixo do seu nariz, incluindo os pó dos perrelas passeando perto dos aecioporto de Cláidio.

  12. Fora de pauta – denuncia

    Fora de pauta – denuncia feita pelo o PGR anterior a Gurgel.

    Na denuncia ele coloca em xeque a duplicata fornecida ao Banco Rural pelo emprestimo ao candidato ora gov Azeredo, TELESP – Agencia de propaganda.

    Os investigadores e o PGR não ficaram atentos – pois a data – semana de vencimento é de quando a telesp foi privatizada.

    Por fim, sumiu da ação.

  13. Aproveitando o ensejo…

    E não é só, como já postei antes:

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/aecio-nomeou-mulher-do-vice-clesio.html

    Aécio nomeou mulher do vice Clésio Andrade (do mensalão tucano) para TCE-MG. Órgão é alvo de denúncias.

    http://pocos10.com.br/?p=12459

    24/07/2014 – TCE de MG teve 3 mil denúncias queimadas em incêndio.Presidente da casa foi indicada por Aécio.

    BELO HORIZONTE — Órgão fiscalizador das contas do governo e da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) tem sido protagonista frequente de escândalos no estado. Acumulados nos últimos 12 anos, três mil processos foram queimados num incêndio comprovadamente criminoso, três conselheiros foram apontados pela Polícia Federal como participantes de um esquema de desvio de verbas do Fundo de Participação dos Municípios, e a Corte foi também acusada de abrigar funcionários fantasmas. Desde domingo, O GLOBO mostra investigações e suspeitas sobre conselheiros desses tribunais.

    A atual presidente da casa é Adriene Andrade, mulher de Clésio Andrade (PMDB-MG), réu no mensalão tucano. Segundo denúncia do Ministério Público, ela não teria conhecimento jurídico suficiente para o cargo. Adriene foi indicada na gestão do ex-governador Aécio Neves (PSDB), quando Andrade era vice-governador. Na ação do MP, é citado o currículo da conselheira até então, onde constam mandato de prefeita de Três Pontas, cidade com 53 mil habitantes no Sul de Minas, atuação no Conselho Municipal de Assistência Social, na APAE da mesma cidade, além do comando da Associação Mineira de Município (AMM). A ação do MP contra a indicação da atual presidente do TCE-MG ainda tramita no STF. Sua defesa argumenta que ela preenche todos os requisitos exigidos para ocupar o cargo.

    FUNCIONÁRIAS FANTASMAS

    O ex-deputado Elmo Braz, que também foi presidente do TCE e se aposentou em 2011, virou alvo de uma investigação recente do MP de Belo Horizonte. Segundo documentos obtidos pelo GLOBO, ele é suspeito de conseguir cargo no tribunal para três mulheres, mas os empregos eram fantasmas. Pais, irmãos e primos das jovens também conseguiram trabalho no tribunal. Entre as contempladas, está a bacharel em Direito Letícia Miranda Santiago, que neste ano conseguiu uma vaga no reality show “BBB-14”. Uma das provas do inquérito são fotografias do conselheiro passeando com Letícia numa lancha. Em seu depoimento ao MP, Elmo admitiu que as três mulheres foram lotadas no tribunal, porém, negou irregularidades.

    O Tribunal de Contas de Minas foi palco de um incêndio criminoso em 2002. Quatro funcionários de alto escalão foram acusados de destruir provas de investigações fiscais. Neste ano, mesmo concluindo que o incêndio havia sido comprovadamente criminoso, a Justiça de Minas arquivou o processo por falta de prova contra os acusados. No inquérito, o então presidente do TCE, José Ferraz, já falecido, foi apontado como um dos responsáveis.

    Outro escândalo do tribunal surgiu após revelações da Operação Pasárgada, da Polícia Federal, há seis anos. Ela resultou no indiciamento da cúpula do TCE por suspeita de envolvimento com uma organização criminosa acusada de ter desviado R$ 200 milhões em verbas do Fundo de Participação dos Municípios. Como os envolvidos possuem foro privilegiado, cabe à Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais (PGJ) decidir se arquiva ou propõe ação criminal. A PGJ ainda não tomou nenhuma decisão. Na época, os ex-deputados Elmo Braz, então presidente, Wanderley Ávila (vice) e Antônio Carlos Andrada (corregedor) foram indiciados por corrupção ativa, formação de quadrilha e prevaricação.

    De acordo com o relatório da Pasárgada, eles receberam propina para acobertar contratos superfaturados e sem licitação pública celebrados entre o Grupo SIM, uma firma de prestação de assessoria contábil, com dezenas de prefeituras do interior do estado sob o argumento de notório saber. Planilhas apreendidas pela PF durante a operação, na casa de um dos sócios do Grupo SIM, em BH, apontam que a propina era distribuída aos conselheiros pelo auditor Édson Arger, que chegou a ser preso. No documento, Arger e o próprio TCE aparecem na contabilidade paralela como sendo beneficiários de R$ 30 mil e R$ 162 mil, respectivamente. A investigação revelou que auditorias iniciadas pelo corpo técnico do tribunal, com indicativo de irregularidades, eram paralisadas sem julgamento.

    Durante duas semanas, O GLOBO fez contato com a assessoria de imprensa do TCE de Minas, por telefone e e-mails, para que os conselheiros respondessem às acusações, mas não obteve resposta.

    – See more at: http://pocos10.com.br/?p=12459#sthash.IuTnTGuv.dpuf

    1. Depois o PT é que aparelha o

      Depois o PT é que aparelha o estado. Quando um tucano acusar alguém de alguma coisa, é porque ele anda fazendo o mesmo de forma muito pior.

      1. entre tucanos a cumplicidade é geral…

        todos combinados para descarregar tudo que fazem no lombo de petistas, incluindo justiça máxima, aqueles indignados do STF com seus discursos medíocres antes de proferirem seus votos

        tudo engendrado por uma reta móvel e  de proteção para tucanos

      2. Exato. O Aécio usa a mesma

        Exato. O Aécio usa a mesma estratégia, sempre criando escândalos sobre a PETROBRAS e tentando denegrir a imagem da Dilma e Pt. O objetivo é confundir os eleitores e tirar o foco de todas as maracutaias que ele aprontou em Minas, estilo a melhor defesa é o ataque. Enquanto isso, passa o período eleitoral…”Tudo volta a ser como antes no quartel de Abrantes”.

  14. Sempre os três patetas…

    Antes eu os chamava de mediocres. Agora vão ter outros adjetivos aos nomes. O que será que Minas fez para merecer os três patetas mais os seus suplentes como senadores? E o que pior, pelas pesquisas vai eleger o mais novo mediocre que nunca fez absolutamente nada e a mineirada conservadora o levará ao senado. 

  15. Clésio Andrade é procurado pela polícia em desvio de dinheiro do

    O homem é amigo do Aécio?  É do PSDB?  Me socorra Chico, Chico Mendes, não Chico Buarque:  “Acorda amor
    Eu tive um pesadelo agora Sonhei que tinha gente lá fora Batendo no portão, que aflição Era a dura, numa muito escura viatura
    Minha nossa santa criatura Chame, chame, chame lá Chame, chame o ladrão, chame o ladrão.”  Passe a régua.

    1. O JN teve a preocupação de dizer que Aécio e Clésio

      O JN teve a preocupação de dizer que Aécio e Clésio já foram amigos e que não são mais….humm…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador