Clipping do dia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As matérias para serem lidas e comentadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que Temer entregou na ONU? Nossa tecnologia nuclear.

    Tijolaço

    O que Temer entregou na ONU? Nossa tecnologia nuclear.

    bennetonu

    Sem chamar a atenção da imprensa, o Governo Temer praticou um absurdo de submissão do Brasil ao mundo poderoso da ciência nuclear, ao assinar – o que se recusava a fazer desde 1996, o chamado “Protocolo Adicional ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares”.

    O tratado, que era rechaçado pelo país desde 1968, quando foi criado, até a adesão, com FHC, em 1996, dá direito a Agência Internacional de Energia Atômica a inspecionar instalações nucleares para verificar se há atividade “ilegal” de produção de armas nucleares.

    Daí o Brasil ter, até agora,  um acordo de salvaguardas com a AIEA, que permite à agência inspecionar instalações brasileiras, mas com respeito à soberania nacional e a nossos interesses econômicos.

    Agora, não mais.

    No ano seguinte  à adesão brasileia, a  AIEA, por proposta americana e a pretexto do programa nuclear do Iraque, elaborou  protocolo adicional aos acordos de salvaguardas. Nele, se fanqueia  a visita de inspetores, sem aviso prévio, a qualquer local do território dos países não nucleares para verificar suspeitas sobre qualquer atividade nuclear.

    Isso, claro, inclui as nossas pesquisas, até agora com reservas de sigilo tecnológicos, com ultracentrífugas de  tecnologia brasileira, diferente da iraniana,  desenvolvidas pela Marinha. Hoje, essa tecnologia é tratada como segredo industrial, até mesmo para os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica.

    Com o protocolo adicional, estas defesas caem e até mesmo a pesquisa acadêmica pode ser “investigada”, sem aviso prévio e sem reservas.

    Diz o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral das Relações Exteriores do Itamarati, que “o Protocolo Adicional constituiria uma violação inaceitável da soberania diante da natureza pacífica das atividades nucleares no Brasil, uma suspeita injustificada sobre nossos compromissos constitucionais e internacionais e uma intromissão em atividades brasileiras na área nuclear”.

    Um colega, cujo nome preservo por razões profissionais – pensar virou crime nas redações – escreve-me: ” O Brasil fez enormes sacrifícios e resistiu a imensas pressões internacionais para dominar a cadeia de enriquecimento do urânio e, agora, essa iniciativa é um duro golpe na soberania nuclear do Brasil. Feita praticamente às escondidas, sem discussão prévia na comunidade diplomática, tecnológica e acadêmica. Foram falar disso apenas lá, nos EUA e em troca de… nada”.

    Nada mesmo, apenas fazer temer ficar no papel de bom-moço e nosso país mostrar que abana o rabinho mesmo que não lhes deem nem um pedacinho do osso.

    PS. Induzido pela fraca cobertura do assunto na mídia brasileira, errei, corrijo e mantenho as informações do post sobre a abertura de nossa tecnologia. Trata-se, ao contrário do que informei, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, não da assinatura – por enquanto – do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. O texto assinado pelo Brasil, porém, nos submete, no item dois (Salvaguardas) a “pôr em vigor um acordo de salvaguardas abrangente (INFCIRC / 153 (corrigida)). E este documento, segundo o site oficial da AEIA ,explicita que por ele um ”  Estado compromete-se a aceitar as Salvaguardas da AIEA sobre todos os materiais nucleares em todas as atividades nucleares pacíficas dentro do seu território, sob sua jurisdição ou realizadas sob seu controle em qualquer lugar”.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/o-que-temer-entregou-na-onu/

    1. ZOPACAS

         A assinatura pelo Brasil do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, assim como de todos os outros Estados signatarios da ZOPACAS, já estava acertada desde 2013 ( Montevideu ), pois este atual “Tratado” ( que não irá dar em nada ), complementa outros como o de Pelindaba ( referente a Africa Oriental ) e o de Rarotonga ( Oceania ).

          P.S.; A ignorancia das midias nacionais em assuntos de defesa e tecnologia é assombrosa.

      1. Ignorância

        Não é ignorância de nossas mídias, é conveniência.

        Esses assuntos de segurança nacional têm o caráter de alto segredo.

        Se quisermos saber o que acontece no país temos que consultar a mídia estrangeira.

        De fora se vê melhor.

    2. Soluções indecentes e idéias de jirico

      Primeiramente louve-se a eloquência da figura que ilustra a grandeza do nosso governante.

      No mais, um modo de se salvaguardar a nossa soberania numa eventual “visita” desses honrados “inspetores” que, como sabemos só fazem um trabalho protocolar, seria desenvolver nas nossas polvorosas comunidades o nosso programa nuclear. Além de estarmos seguros, armados e ameaçadores,

      os inspetores não passariam da primeira rua.

       

  2. Milhões de “comida” e “sardinha” para o “Fodão”

    Tijolaço

    Milhões de “comida” e “sardinha” para o “Fodão”

    fodao

    Não reclamem, porque a história está em O Globo, o jornal da “família brasileira”.

    Vinicius Sassine, em O Globo. conta que relatório da Procuradoria Geral da República registra que os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha receberam, só em dinheiro vivo, R$ 13,3 milhões da Odebrecht. sob os codinomes já conhecidos de Angorá, o primeiro, e o segundo – além do Bicuíba e Primo – o “Fodão”.

    Um dos pacotes, levado a ele em Porto Alegre, tinha como senha “comida”. Outros, “sardinha”, “águia” e, para Moreira, “foguete”, “pássaro”, “morango” e “árvore…

    Se fosse um filme de ficção, não seria mais criativo.

    Como é apenas uma tragédia, nem mesmo caricato consegue ser.

    Caricata é a “obra” do nosso Judiciário que, em nome da “moralidade” colocou esta corja no comando da República.

    Obrigado, Sérgio Moro, embora esteja parecendo que houve uma apropriação indébita do apelido “Fodão”!

    http://www.tijolaco.com.br/blog/milhoes-de-comida-para-o-fodao/

  3. O modus operandi adotado para

    O modus operandi adotado para a destruiçao da Nigéria foi aplicado no Brssil..,..a Shell, que sevtornou dona do petroleo nigeriano e que deu 1 de dölares em propinas ao presidente daque pais, sorri de orelha a orelha porque na Terra Brasilis tem  mais petroleo que na Nigeria.,..são trilhoes decreais e pouco foi gasto no golpecregressista de 2016

    http://horadopovo.com.br/2017/06Jun/3549-30-06-2017/P6/pag6a.htm

  4. ALERTA: a (muito!) perigosa “Fake News” de “golpe militar” (sic)

    ../../Downloads/Collagem%20Moro%20Temer%20Condor%20II%20Villas-Boas%20Marinho%20copy.jpg

    ALERTA: a (muito!) perigosa “Fake News” de “golpe militar” (sic)

    Por Romulus & Núcleo Duro

    – A provocação do General Mourão: “se não forem capazes, através do Poder Judiciário, de barrar Lula, as Forças Armadas o farão”.

    – A sinuca de bico do General Villas Boas, Comandante do Exército: como manter a “legalidade constitucional” tendo de bater continência para um…

    (UNIVERSALMENTE reconhecido…)

             – … chefe de quadrilha??

    – Mourão – a “síndrome do vice” (golpista!) ataca de novo: General Mourão tenta a última cartada para cacifar-se. Ao produzir a “fake news”, avaliou, corretamente, que o “seu” (?) momento era agora…

             – … ou nunca!

    – Decifrando o “mistério” (?) narrativo: quando o (civil…) Ministro da Defesa, Raul Jungmann, para (de maneira estabanada…) mostrar serviço, cobra a punição de Mourão, Villas Boas recusa-se.

    Ora, o Comandante, corretamente, não quis promover o espetáculo reclamado pela mídia – inclusive a “de esquerda”!

    Espetáculo esse…

             – … ANSIADO pelo próprio Mourão (!)

             – Dããããã!

    – Cumpre registrar: o Brasil do(s) Golpe(s) – e do caos “institucional” (sic) dele(s) resultante – deve MUITO ao bravo General Villas Boas. Bem como à sua resiliência cívica e altruísta – inclusive em nível pessoal e, até mesmo, físico.

    – Desastre na “blogosfera progressista”: o único a sacar o “jogo” – e a sinuca de bico – foi Fernando Brito, do Tijolaço. Evidente: ter andado tantos anos ao lado de Leonel Brizola fez toda a diferença.

    – Lamentavelmente, todos os demais blogueiros derraparam feio na nova “batalha de narrativas”. Pior: foram PAUTADOS por interesses de direita (de novo, Senhor!). Desta feita, dos mais perigosos que há: nem mais, nem menos!

    – Destaque, em especial, para a inverossímil análise dessa “nova polêmica” feita por Luis Nassif, no GGN.
     

    LEIA MAIS »

     

  5. Ajuda à Carta Maior

    Nassif, a Caros Amigos publicou uma matéria divulgando pedido de ajuda ao site Carta Maior, que está ameaçada de fechar. Transcrevo abaixo:

    Criada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2001, o site de notícias Carta Maior enfrenta crise financeira e pode fechar definitivamente. O veículo, referência na mídia contra-hegemônica e que atua intensamente para denunciar os retrocessos do golpe, está fora do ar desde o dia 11 de setembro por atraso no pagamento do serviço de hospedagem de seus servidores de internet.

    Em um texto divulgado nas redes sociais, o diretor de Carta Maior, Joaquim Ernesto Palhares, explica a situação e pede ajuda (leia abaixo). Para ajudar, clique neste linkou na vá até a página do Facebook.

    Nesses tempos obscuros, precisamos ajudar nessa causa. A Carta Maior tem papel importante na divulgação de notícias que se contraponham à mídia oligopolista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador