CNMP arquiva reclamação de Lula contra procurador

Do Conselho Nacional do Ministério Público

Corregedoria Nacional decide que procurador não cometeu falta funcional

A reclamação disciplinar aberta no Conselho Nacional do Ministério (CNMP) a pedido dos advogados de Luiz Inácio Lula da Silva foi arquivada após a apresentação de informações pelo procurador da República no Distrito Federal Valtan T. M. M. Furtado. Com a análise dos documentos que instruíram a representação inicial e das explicações fornecidas pelo procurador, a Corregedoria Nacional do Ministério Público concluiu pela inexistência de falta funcional.
 
Segundo o corregedor nacional, Alessandro Tramujas, ficou demonstrado que não houve violação às regras de substituição no 1º Ofício de Combate à Corrupção/DF, pois o procurador da República atuou na Notícia de Fato nº 1.16.000.000991/2015-08 amparado por ato prévio de designação do procurador-chefe do DF (Portaria nº 166/2015/PRDF).

O corregedor nacional considerou, também, que a decisão do procurador de converter a notícia de fato em procedimento investigatório criminal (PIC) se destinou apenas ao prosseguimento da apuração, sem caracterizar qualquer acusação formal contra o reclamante. Na ocasião, o reclamado fez constar a “insuficiência de elementos para a formação da opinio delicti” na portaria editada. Foi destacado que a Resolução CNMP nº 13/2006 (que disciplina a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal) estabelece que cabe ao membro do Ministério Público a avaliação de sua necessidade e formação do juízo de valor, cujo ato de atividade-fim é insuscetível de revisão ou desconstituição pelo CNMP (Enunciado 06).
 
Por fim, o corregedor nacional realçou que a diligência referente ao compartilhamento de prova foi condicionada à prévia autorização judicial.
 
Da decisão do corregedor nacional cabe recurso interno ao Plenário do CNMP, nos termos do artigo 153 do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público.
 
Processo nº 619/2015-17 (reclamação disciplinar).
 
Veja aqui a  íntegra da decisão.
Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um exemplo de que as

    Mais um exemplo de que as instiuições jurídicas do Brasil NÃO estão submetidas a nenhum controle da sociedade. Não existe democracia sem poder soberando do povo. Poder Judiciário e Ministério Público foram colocados, legalmente, acima de qualquer outra instiuição. Como gostam de repetir os ministros supremos: cabe ao Supremo errar por último, e o Brasil que se dane.

    Ou acabamos com as saúvas, ou as saúvas acabam com o Brasil.

    1. Está sim. Todos os políticos

      Está sim. Todos os políticos do Psdb e asseclas são beneficiados pela Lei Invisivel da Constituição e que em seu primeior e único Artigo diz: “isso não vem ao caso”, instituido agora oficialmente pela República das Bananas do Paraná, mas já anteriormente guardada na gaveta do PGR Geraldo Brindeiro e amplamanete  em vigor na lista de Furnas, no mensalão tucano, no trensalão paulista. Digamos que foi uma lei assumida oficialmente porque em uso há 500 anos no Brasil. Olha só a pérola (está no artigo de Fábio Comparato que o blog traz hoje) que está no diário de bordo  de Darwin quando ele passou com o Beagle por aqui: “foi asseverado com gravidade por brasileiros que a única falha que eles encontraram nas leis inglesas foi a de não poderem perceber que as pessoas ricas e respeitáveis tivessem qualquer vantagem sobre os miseráveis e os pobres.”

      1. Esta argumentação ate colava

        Esta argumentação ate colava se o PT não fosse governo já fazendo 13 anos.

        Se fosse oposição “contra o sistema” ate dava pra aceitar.

        Fica mais para choro daquele que foi pego roubando. 

      2. Esta argumentação ate colava

        Esta argumentação ate colava se o PT não fosse governo já fazendo 13 anos.

        Se fosse oposição “contra o sistema” ate dava pra aceitar.

        Fica mais para choro daquele que foi pego roubando. 

      3. Esta argumentação ate colava

        Esta argumentação ate colava se o PT não fosse governo já fazendo 13 anos.

        Se fosse oposição “contra o sistema” ate dava pra aceitar.

        Fica mais para choro daquele que foi pego roubando. 

    2. Atenção, leitores da Veja

      Atenção, leitores da Veja (porque os leitores do blog são mais informados): os comentários de Oneide são falácias. Eu provo. 

      O post informa que o CNMP não aceitou a reclamação contra um membro do MP. Logo, quem está acima da lei e do controle é o tal membro, ou procurador preguiçoso, e não o ex-Presidente eleito e reeleito  (para tristeza de Oneide) Luiz Inácio Lula da Silva. O tal membro está tão acima da lei que o MP não consegue puni-lo por sua desídia e preguiça no emprego. Vai acabar sendo premiado, como os delatores.

    3. Muito menos procuradores ficha suja, lerdos de repente lebres…

      Teu problema é que vc não tem a mínima nocão do que “não presta”  para ter uma reação qualquer que não seja bostejar, digo bocejar comentários mal dormidos.

  2. Não!!!!
    O promotor que

    Não!!!!

    O promotor que esqueceu 245 processos na gaveta e se adiantou no processo do Lula, além de pedir compartilhamento da Lava Jato,  não cometeu deslize nenhum. Será que consegue receber o prêmio homem do ano da Globo no ano que vem?

    Esse Brasil aí não merece um homem público como o Lula. Ele deve aceitar o emprego da ONU. Embora o canalha invejoso do  FHC já esteja lá fora fazendo campanha contra esse grande brasileiro.

    E que os partidos: democrático dos ladrões e corruptos, democrático dos achacadores, democratico dos covardes, democrático dos canalhas, democrático dos traficantes de drogas, democrátrico dos traidores da pátria, democrático dos cretinos, democrático dos nazistas e democráticos dos assassinos tomem conta do Brasil.

    Eu continuarei votando no PT ou no PSOL. Isso … se  não  aparecer um “homem do ano” da Globo para pedir a extinção desses partidos.

  3. Caro Nassif
    Já mandaram mais

    Caro Nassif

    Já mandaram mais outro recado para o Lula, com a explosão no Instituto.

    A ordem é apanhar e não reagir.

    Estilo Gandhi.

    Saudações 

    1. Não é bem assim.

      A ação de Lula trouxe à luz uma figura até então oculta. O procurador-chefe do DF.

      É dele que partiu o respaldo para as ações extemporâneas do procurador.

      Seria interessante conhecer melhor essa pessoa.

      1. Morei em Brasília 40 anos e

        Morei em Brasília 40 anos e sei o povo de Brasília é comandado e educado pelo Correio Braziliense. Agora, vocês imaginam… Os Procuradores de um modo geral  acredito são pessoas vindas da classe média brasileira e que se esforçaram, passaram em concursos bastante difíceis, ganham excelente ordenado, merecem, mas o fato de viverem hoje na elite, para mim, lhes subiu à cabeça e é onde está hoje o coração deles.

  4. Problema eh, a tal resolucao

    Problema eh, a tal resolucao citada, a  13/2006. Veja que uma simples resolucao possui o enorme poder imperial de que os atos de juizo de valor de um funcionario nao sejam glozados por ninguem neste mundo em que vivemos. Ridiculo e absurdo. Eles estao legislando em causa propria.

    1. É isso aí. No início, todo

      É isso aí. No início, todo mundo acha bonitinho Judiciário e Mp legislar porque os espertos utilizam a estratégia de, primeiro, legislar sobre um interesse público, como a Lei da Ficha Limpa ou o casamento homossexual (que existe por meio de uma Resolução do CNJ). Depois, começam a mostrar a que vieram os arroubos ativistas: legislar em causa própria e tornarem-se intocáveis. Quero ver um jurista vivo que prove que Resolução pode ter força de lei na nossa Constituição. Mas, na prática, elas tem. O golpe não é de hoje.

  5. A Notícia de Fato nº

    A Notícia de Fato nº 1.16.000.000991/2015-08 que se converteu em procedimento investigatório no MP está constituida pelas vilanias, mentiras, absurdos e pela campanha sistemática da Folha de São Paulo, da Veja, da Época e do O Globo para destruir Lula. E o que fez e faz Lula já como ex-presidente, quero dizer pessoa física sem qualquer vínculo com o aparelho de Estado? Defendia as empresas brasileiras no exterior para gerar empregos aqui dentro. Este é o MP brasileiro!

  6. E o que esperar dessa

    E o que esperar dessa “instituição” em que o espírito de porco, ops! espírito de corpo, está acima de tudo? Lula foi tolo ao reclamar junto ao CNMP; o que ele tem de fazer é entrar com uma queixa-crime contra esse procurador furreca, que se acha acima de tudo e de todos.

  7. Apesar de tratar-se de um

    Apesar de tratar-se de um funcionário, “segundo consta através do próprio mpf Relapso”, prevaleceu o famigerado “espírito de PORCO”.

  8.  
    Nasif;
    Tramujas, Janot,

     

    Nasif;

    Tramujas, Janot, Dalagnol, Gurgel, Valtan,Brindeiro, etc etc É revoltante que estes vermes parasitas são mantidos por nós povo brasileiro, com salarios altíssimos e muitas mordomias.

    Até quando, até quando? até quando? Será que não ixiste ninguem do MP que se rebele contra esta corja?

    Genaro

  9. O pior é que nós

    O pior é que nós contribuintes é que pagamos pelos altos salários dessa máfia que, quando trabalha, é para desafogar sua frustrações brincando de fazer justiciamento customizado.Q

  10. Se o procurador não fosse

    Se o procurador não fosse essa parasita que tem como único feito no seu currículo a irresponsabilidade de não dar andamento mais de 200 processos , essa desculpa safada poderia colar. Tá na cara que o corporativismo desses cínicos não tem limites. Tenho nojo dessa gentalha  transvestida de defensores dos direitos dos cidadãos.

  11. Que triste… o MP é pautado

    Que triste… o MP é pautado pela mídia familiar e venal…

    Afinal eles devem muito a GLOBO… foi a GLOBO quem colocou na pauta a PEC 37…

    O que tinha de imbecil idiota que era contra a PEC 37 e nem sabia que porra era aquilo…

    É uma mão lavando a outra…

  12. Freio no poder ilimitado

    A decisão do CNMP  é a esperada, ou seja, qualquer ataque, qualquer iniciativa, qualquer investigação que for iniciada contra os petistas, particularmente os de alto coturno, possui legitimidade e legalidade. É o preço que tem que ser pago pelo fato de existiriem instituições “republicanas” no Brasil. Ironias à parte, só existe uma solução: uma lei que coloque um freio nesse poder ilimitado do Ministério Público. Acreditar que é um problema pessoal dessa ou daquela direção do Ministério Público é meero devaneio de uma noite de verão. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador