Collor chama Janot de fascista e manobra para integrar sabatina

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Estamos, sim, diante de um sujeito ressacado, sem eira nem beira, que se intitula senhor do braço e do cutelo e que acha que tudo pode”, atacou o senador
 
 
Jornal GGN – Desde que foi denunciado na Operação Lava Jato, o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) intensificou suas críticas ao procurador-geral da República. Nesta segunda (24), acusou Rodrigo Janot de persegui-lo, de “fascista” e “sujeitinho à toa”, além de questionar suas condições “morais” para comandar o Ministério Público Federal. Collor ainda usou de manobra para participar da sabatina para a recondução de Janot, que ocorrerá nesta quarta-feira (26).
 
“É esse tipo, sujeitinho à toa, de procurador-geral da República, da botoeira desse senhor Rodrigo Janot, que queremos entregar à sociedade brasileira? Possui ele estabilidade emocional? Sobriedade sempre lhe falta nas vespertinas reuniões que ele realiza na procuradoria. Possui ele estabilidade emocional, repito, sobriedade, perfil democrático? Mais do que isso, está ele dotado da conduta moral que se exige para um cargo como esse?”, questionou Collor.
 
“Estamos, sim, diante de um sujeito ressacado, sem eira nem beira, que se intitula senhor do braço e do cutelo e que acha que tudo pode e tudo faz a seu bel-prazer, desconectando as instituições e esterilizando – ele conhece bem isso – os poderes da República, que garantem a nossa democracia. Trata-se, afinal, de um fascista”, atacou o senador.
 
Fernando Collor é o único senador denunciado até o momento de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Ele acusou o PGR de cometer abusos contra o Senado, quando membros do MPF e da PF realizaram a operação de busca e apreensão em seu apartamento, no dia 14 de julho. Collor criticou a falta de apresentação de mandado judicial para “invadir” a sua privacidade. 
 
“Como visto naqueles lamentáveis acontecimentos, a verdade é que, infelizmente, rebrotando de seu féretro, a equipe do Sr. Janot pode, às 5h40 da manhã, mesmo sem apresentar mandado judicial, arrombar apartamento funcional e invadir a privacidade de qualquer senador. Hoje fui eu, amanhã poderá ser qualquer um de nós com assento nesta Casa”, disse.
 
O senador passou a integrar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado na última semana, propositalmente para integrar a Sabatina que irá aprovar ou não a recondução de Janot à PGR. Votado como o número um na escolha dos procuradores do MPF, Rodrigo Janot teve seu nome indicado pela presidente. 
 
Para participar da CCJ, Collor destituiu o senador Douglas Cintra (PTB-PE) e se indicou em seu lugar para compor a suplência da comissão na última terça-feira (18). No dia seguinte, o senador já apresentou um voto contrário à aprovação do nome de Janot, incluindo documentos em desfavor do procurador.
 
Além de aprovado pela Comissão, Janot precisa receber 41 do total de 89 votos de senadores do plenário.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. … e depois vêm governo e

    … e depois vêm governo dilma e situacionistas aúlicos clamar aos berros democráticos que os brucutus aloprados celerados estão na oposição…

    sem chance!

  2. Quem deve paga, quem merece recebe:

     

    “Como visto naqueles lamentáveis acontecimentos, a verdade é que, infelizmente, rebrotando de seu féretro, a equipe do Sr. Janot pode, às 5p0 da manhã, mesmo sem apresentar mandado judicial, arrombar apartamento funcional e invadir a privacidade de qualquer senador. Hoje fui eu, amanhã poderá ser qualquer um de nós com assento nesta Casa”, disse.

  3. Caros debatedores,
    já vi este

    Caros debatedores,

    já vi este “filme” antes à respeito do precitado senador denunciado.

    Como se sabe, ele tem o dom da palavra. Exímio orador. Enfim, ele convence muitos.

    No senado então, com imunidade, pode usar e abusar de sua apurada retórica.

    Todavia, a argumentação ad hominem, ainda que imune, em nada lhe ajudará.

    Por fim, é lamentável ver um ex-presidente da república, mais uma vez, envolvido com  indícios de fraudes.

    Lamentável.

    Fiquei triste pelo Brasil…

    Saudações 

  4. Lamento em concordar com o

    Lamento em concordar com o Collor.

    Se Janot não denunciar, Aécio,Agripino, Ranan, pelo menos, ele está sob suspeita.

    Tem que ser republicano, parcialidade não condiz com o cargo.

  5. Janot sai por cima

    Receber críticas de um desqualificado como esse, primeiro presidente cassado de nossa história, só melhora o currículo do procurador.

    O crítico fala mais de si mesmo do que do criticado.

  6. Fraquinha fraquinha a defesa

    Fraquinha fraquinha a defesa dele.  Mas isso me chamou a atencao:

    “Fernando Collor é o único senador denunciado até o momento de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras”

    Alguem fale a Collor pra jogar Aecio Neves na cara de Janot.  Porque eh que o dinheiro de Collor eh “propina” enquanto o dinheiro de Aecio eh “doacao legal”?

    Alguem REALMENTE acredita que Collor pegou 25 milhoes em propinas, gente?  Tem doh, ne?

     

  7. Esse Collor canta de galo

    Esse Collor canta de galo felpudo porque como Presidente fez o maior roubo da História do Brasil, metendo a mão nos bolsos e nas bolsas dos cidadãos, com promessas de precisar daquele expediente para desenvolver o País, sobretudo tirando-o das garras dos marajás. Resultado: aumentou o número de marajás, muitos deles convidados constantes para as farras movidas a drogas na Casa da Dinda, e, pior, passado um ano, o que deveria ser devolvido com um percentual acima da inflação do momento, foi a prova maior da sua calhordice, daí que muitos até se suicidaram. Quem, ao ver suas contas bloqueadas, com um saldo suficiente pra comprar um imóvel X, o viu devolvido pra comprar outro imóvel avaliado em X-Y-Z. 

    Dá pena ver a ignorância dos que votam sempre nesse homem sem escrúpulos. Fala mal de Janot (Janó) como se tivesse um passado digno, de parlamentar decente.

    O STF tem uma enorme dívida para com o povo brasileiro, quando não exigiu desse moleque a devolução de tudo que ele roubou e dividiu com os seus comparsas.

  8. Rodrigo Janot, que livrou o

    Rodrigo Janot, que livrou o senador Aécio Neves da denúncia de receber propina de uma empresa fornecedora de Furnas durante o governo de FHC, vai descobrir que na Política, assim como nos grupinhos infanto-juvenis, ainda vale a regra: “deu pra um, tem que dar para todos”. Que prepare a vaselina, se é que precisa, depois do ato consentido com o senador tucano mineiro.

  9. A se lamentar profundamente

    A se lamentar profundamente um senador da República se valer da cobertura do lençol constitucional(imunidade parlamentar – art. 53 da CF) para assacar ofensas rasteiras num estilo pedante rococó, contra o Procurador Geral da República. 

    Se ele se avalia como inocente das acusações deve ser valer dos meios e das ações previstas no aparato judicial do país para se defender e não usar a tribuna do Senado para desabafar sua  ira já antológica contra o Procurador Janot. 

    Se efetivamente for participar da sabatina prevista para amanhã no Senado há um risco enorme dessa Casa servir de palco para um espetáculo deprimente, e talvez inédito pela dimensão, “estrelado” pelo senador por Alagoas se sopesarmos suas condições psicológicas e a já manjada arrogância e o singular destempero verbal. 

    Óbvio que não desconhecemos o direito do parlamentar se proclamar inocente e emitir críticas contra  quem o acusa, bem como lhe dar o benefício da dúvida. 

    1. Ofensas rasteiras?

      As ofensas rasteiras assacadas pelo Collor contra o Janot não representam nem 10% das ofensas altaneiras assacadas pelo Janot contra o Collor. Como fica a honra das pessoas, como o ex-presidente e muitos dos presos em Curitiba, quando uns aloprados divulgam acusações não comprovadas como se fossem sentenças transitadas em julgado?

      1. Quais essas ofensas

        Quais essas ofensas “altaneiras” feita pelo PGR ao senador Collor? Cumprir seu dever e denunciá-lo ao Judiciário face os robustos indícios de que tenha incidido em crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro?

        Será que o PGR seria assim tão irresponsável ao ponto de fazer a denúncia sem algo palpável? 

        Mais: ao contrário dos “comuns”, no caso os empresários e os acusados ligados a partidos caso do Vaccari e do José Dirceu, ele tem foro privilegiado. Está, portanto, livre dos constrangimentos que passaram esses referenciados. 

        Os excessos que ocorreram e ocorrem no Juízo do Dr. Moro não tem o condão de anular a realidade, os fatos incontestes; Por mais que isso nos incomodem por razões políticas. 

        1. Collor

          Quem disse que o Collor recebeu 26 milhões de suborno? Não sei se  é verdade, mas não se pode atentar contra a honra  das pessoas com base em conjecturas. Por que vazam as denúncias?  Claro que por motivações políticas de figuras impolutas que furtam milhões de reais mensalmente, através da fraude ao teto de vencimentos do funcionalismo. Ou alguém pode explicar como um juiz de primeira instância recebe mais do que o dobro dos vencimentos de um ministro do Supremo?

    2. Longe mim defender esse

      Longe mim defender esse senador, JB Costa. Mas se foi feita uma busca e apreensão de bens na residência funcional utilizado por ele, sem mandado judicial, a PF cometeu uma flagrante ilegalidade. E se instituições como a PF ou o MP cometem ilegalidades (e disso já há provas mais doque suficientes – basta verificar o que tem sido feito em torno da operação Lava Jato), aí a situação é gravíssima.

      1. Bem, se houve excessos por

        Bem, se houve excessos por quem quer que seja, que ele procure então seus direitos. O procurador Janot não responde pelas ações da Polícia Federal. Quem ordena prisões, buscas e apreensões é o Poder Judiciário. 

        Sim, concordo. No meu entender há excessos nessa operação. Não só eu, você, mas vários juristas e até ministros do Supremo já a criticaram, inclusive o insuspeito Gilmar Mendes. 

        Ocorre que um erro não justifica outro. Fiz uma crítica a maneira do senador Collor arrostar o procurador: 1) Valendo-se da imunidade parlamentar; 2) Ofensas pessoais. Será que sem as prerrogativas dadas pela Constituição ele teria coragem de fazer pronunciamento similar? Claro que não. 

        1. Retomando uma frase tua, JB

          Retomando uma frase tua, JB Costa: “O procurador Janot não responde pelas ações da Polícia Federal.” Entretanto quando procuradores do MPF, “subordinados ao PGR”, usam a imprensa e os meios institucionais para conclamar apoio às investigações da Lava Jato, em que comprovadamente a PF cometeu ilegalidades, aí sim o PGR pode e deve responder pela conduta dos procuradores. Este é o ponto. Voltando a citar teu raciocínio: “Quem ordena prisões, buscas e apreensões é o Poder Judiciário.” Mas assim como a PF, o MP investiga. Se o MP quer validar uma investigação iniciada pela PF, em que esta cometeu ilegalidades, está chancelando essas ilegalidades. Se o MP se aproveita de uma busca e apreensão feita ilegalmente (como é o caso de efetuar esse procedimento sem mandado judicial), para, a partir de material apreendido, elaborar denúncia contra o senador, está, sim chancelando outra ilegalidade. E como representante máximo do MPU, Rodrigo Janot tem, sim, responsabilidade e deve sim, resposta e esclarecimentos a todos os brasileiros, sobre esses casos. 

          PS: coloquei subordinados entre aspas, já que sabemos não haver hierarquia convencional tanto no Judiciário quanto no MP.

  10. COLLOR ESTÁ

    certo. Realmente não mostraram o respectivo Mandado Judicial e há outras irregularidades. Se fazem isso com um Senador…..

           O Procurador anterior também não primava pelo respeito aos procedimentos, as leis e ao devido processo legal.

            É interessante ver hoje o antigo Procurador Geral Antonio Fernandes, o do Mensalão, como Advogado de defesa do Deputado Eduardo Cunha. Com toda certeza o Advogado vai pedir o arquivamento da Operação Lava a Jato por vícios, desrespeito às leis e por toda as besteiradas feita até agora. E também não vai aceitar o tal domínio do fato e outras malandragens utilizadas no mensaláo.

         

    1. Pontuais e perfeitas tuas

      Pontuais e perfeitas tuas observações, Trunfim. Tenho total aversão a Fernando collor, mas se não havia mandado judicial para busca e apreensão de bens na resideência funcional do senador, foi claramente cometida uma ILEGALIDADE. E ilegalidades é que não faltam na condução das investigações, processos e julgamentos decorrentes da Lava Jato.

      1. Tenho a impressao que o

        Tenho a impressao que o pessoal nao entende que direito nao eh ciencia. Eh apenas a formalizacao e instrumentalizacao da politica. Reflete apenas “nossos” traços culturais, nao eh a toa que toda essa gente de “alto calibre” juristas, procuradores, ministros do STF  fazem esse bafafa todo, movem rios de dinheiro do contribuinte em inumeras “acoes” juridicas (nao no sentido legal, gastam tempo e seus salarios) e que no fim disso nao tem nem obrigacao de demostrar eficacia nenhuma do servico que prestam como podemos acompanham diariamente com a reproducao de praticas coloniais. Ou seja, o servico dos nobres juristas alem de nao servir para nada de curto prazo, nao tem nem efeito historico moralizador. O povo toma pau, mas para eles todo mundo muito bem empregado e com boas ferias compridas tanto faz, eh o famoso oba-oba. Eles obviamente fazem o servico de qqer jeito, nao vejo com maus olhos os que dizem que o brasil nao eh um pais serio.

  11. Rodrigo Janot, até ao

    Rodrigo Janot, até ao presente só Collor e Cunha, e os outros políticos não vão ser indiciados?

    Segundo a imprensa, vários políticos estão envolvidos e com provas.

    Espero que não seja seletivo.

    1. Engraçado…

      Faz a ressalva de “até o presente”, e já sai concluindo que há seletividade.

      De onde se permitiu concluir isso? É muito difícil esperar o desenrolar das denúncias?

  12. Não coloco minha mão no fogo

    Não coloco minha mão no fogo por nenhum! Ambos já deram provas que agem como os interesses mandam. Ambos deram provas que possuem “almas” gêmeas. Os interesses egocentistas se sobrepóem aos intersses do meu país e seus cidadãos. A justiciaria, em qualquer instância, SEMPRE se rvelou um poder altamente corrompido e NINGUEM, dentro dele, tentou fazer uma faxina, muito pelo contrário, acobertam, livram seus iguais de qualquer punição. Enquanto não houver uma limpeza no judiciário, não seremos livres,  não alcançaremos a real democracia. Os justiceiros agem como ditadores e apriosionam os que sempre defenderam a democracia.

  13. Número de senadores

    O Brasil tem três senadores por estado. Em 27 estados, são 81 senadores do total. Houve erro na publicação do número.

  14. Meu sonho é ver um dia Collor

    Meu sonho é ver um dia Collor na papuda. Tive o azar de começar a olhar para a política quando esse senhor se elegeu como o salvador dum país entregue destruído por Sarney, um câncer que só hoje parou de se espalhar no Maranhão com a saída do clã – ou melhor do câncer – Sarney. Conheci uma pessoa que morreu por causa desse senhor. Quando houve o confisco, o pai de uma amiga da minha mãe foi morar na casa da filha de favor. Ele tinha vendido a casa dele e vivia de renda dos juros pornográficos e uma aposentadoria miserável. Dum dia pra noite, ficou sem nada. Não se conformou em ter que viver de favor da filha no fim da vida. Veio a depressão, agravamento do diabete e acabou morrendo. Tudo porque um louco fez o plano econômico que só ferrou os pobres. Então, quem sabe um dia terei o prazer de ver Collor sofrendo crise de abstinência – de liberdade – lá na papuda. 

  15. Collor vs Janot

    É o jogo do ganha ganha. Ganhe quem ganhar, perca quem perder, o Brasil só tem a ganhar. Se Collor perder e for preso estão vingados os correntistas que tiveram suas contas confiscadas na década de 90.

    Se Janot perder, ganha o Brasil, pois os excessos da Lava Jato estarão vingados, a quebra da Odebrecht, que representou bilhões de prejuizo ao país, e os milhares de desempregados resultantes.

    1. “Se Collor perder e for preso

      “Se Collor perder e for preso estão vingados os correntistas que tiveram suas contas confiscadas na década de 90”:

      Excelente comentario!

      Sabia que minha mae morreu de cancer?

      Sabia que minha familia inteirinha, como eu, tem certeza que foi cancer de raiva dos irmaos e irmans dela?

      Sabia que a culpa indireta da morte da minha mae, porem culpa diretissima de mortes de outras milhares de pessoas, foi de Collor com essa cachorrada que voce mencionou?

      Pois o dia que o Brasil tiver decapitacao legal, me avise.

      1. Exatamente

        Muita gente perdeu tudo o que tinha. Minha família foi arrancada da classe media alta para a mendicancia. Perdemos quase tudo, apenas para que um playboy agressivo pudesse passear de ferrari. Eu tinha 15 anos na época planejava fazer faculdade, nunca pude fazer. Ao contrário, tive de trabalhar por um salário mínimo para sustentar a familia. Meu pai, desgostoso nunca mais montou um negocio proprio.

        Até hoje, a classe media nunca mais se recuperou deste golpe, talvez leve séculos para fazê-lo. Um país com classe media reduzida, tem falta de médicos, engenheiros, professores, exatamente como hoje.

        A falta de poupança no país também é consequencia deste confisco, pois não há segurança jurídica para os ricos poderem deixar grande somas  dinheiro num banco e ter certeza de poder sacar amanhã.

        A bolha imobiliária também é consequencia. Sem poder investir no banco grandes fortunas, os ricos investiram nos imoveis que tiveram seus preços elevados na estratosfera.

        O mais incrivel foi ver a entrevista de Collor, dizendo que o confisco foi um ato de “grande coragem”, “Coragem” para destruir a vida de milhões é fácil ter, gostaria de ver ele ter coragem para melhorar a vida do povo, uma vez na vida.

        Estas afirmações de Collor me dão a impressão de que ele não tem a menor ideia do que faz no poder, ou de que é um psicopata sem sentimentos pelo imenso e inenarrável sofrimento que causou a uma nação.

        Me espantei como o seu confisco foi considerado ” ato legal respaldado pela Constituição”. Que país estranho vivemos!

        Portanto não lamentei quando a ex esposa dele lhe exigiu ( e conseguiu) uma pensão de divorcio de 18 mil reais por mês, e nem lamentarei se Janot conseguir alija-lo do Senado para a cadeia. Aqui se faz, aqui se paga.

        1. E houve perdas em todos os planos econômicos

          jogados nas costas do povo. Principalmente o confisco da poupança foi um duro golpe. 

          As ações estão correndo há 25 anos. 

          Novamente, o STF suspendeu os processos que atinge grande número deles.

          Achei interessante o ex-ministro Marcílio Marques Moreira sair em defesa dos bancos: “não houve perda nenhuma para os poupadores” e que se o STF decidir a favor dos poupadores pode causar uma catástrofe.

          No entanto,o IDEC afirma que não causará problema nenhum uma decisão a favor dos poupadores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador