Com mais de 14 mil cargos criados, Temer elogia sua “base parlamentar sólida”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Câmara dos Deputados aprovou a criação de mais de 14 mil cargos federais, dentro do pacote proposto pelo presidente interino Michel Temer. A medida teria “passado batida” pelos parlamentares porque foi incluída dentro do reajuste para 16 categorias de servidores públicos dos três poderes da República. Temer afirmou que aprovações são resultado de sua “base parlamentar muito sólida”.
 
De acordo com a coluna do Painel da Folha, especificamente foram 14.419 postos adicionais criados em meio à crise econômica brasileira. Antes de assumir a interinidade, Temer havia anunciado medidas contrárias: cortar 4 mil postos comissionados do governo, em propostas para aliviar as receitas da União. 
 
Dentre as criações de novos servidores, estão mais de 4 mil apenas para técnicos administrativos em educação, há outros 52 postos para o Instituto Brasileiro de Museus e mais de 500 analistas para o Comando do Exército.
 
Tratou-se de um “adicional” no projeto de lei que concedeu, também, o aumento para os servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sem entrar nesses novos custos gerados por Temer no projeto, o pacote de reajustes aprovado pela Câmara, com o objetivo de angariar apoio político ao interino peemedebista, trará um impacto de, pelo menos, R$ 58 bilhões até 2019 no Orçamento.
 
Se os resultados negativos já são reais na planilha de contas brasileira, Temer invoca para si a autoria por “produzir efeitos positivos” na economia.
 
Em entrevista ao SBT, o interino Michel Temer defendeu que foi na sua gestão – de apenas três semanas – que houve a queda de 0,3% do PIB, um resultado do primeiro trimestre deste ano. A comemoração no déficit é porque o índice esperado era de queda de 0,8% do PIB.
 
Ao canal de televisão, disse que “o brevíssimo período” desde que assumiu a Presidência, em 12 de maio, “já produziu efeitos positivos”, ainda que haja atualmente uma “radiografia negativa do país” com um “grande desafio na economia”. 
 
Ainda em referência às recentes aprovações na Câmara, consentindo na criação de cargos federais sem discussão dos parlamentares, durante a entrevista, Temer também ressaltou que “confia” na sua “base parlamentar muito sólida”. 
 
Michel Temer admitiu que o reajuste concedido aos servidores públicos e aprovado na madrugada desta quinta (03) contou com “cálculo político” na aprovação e defendeu que o reajuste é “útil” ao governo. “Foi uma coisa ajustada no governo anterior. O ajuste pacifica a relação do governo com servidores. É um aumento desejado há muito tempo. Foi um aumento discreto, que quase não cobre inflação, e útil para governo e servidores”, acreditou.
 
Por fim, o interino também disse que a aprovação da meta fiscal com um déficit de R$ 170,5 bilhões e a vitória na Desvinculação de Receitas da União (DRU) são exemplos da solidez de sua base parlamentar. “Conseguimos manter o Congresso trabalhando até 4h da manhã para ampliar a meta. Ontem produzimos um efeito extraordinário aprovando a DRU, que estava há mais de seis ou sete meses parada”, disse. “O Executivo e o Legislativo estão trabalhando duro”, afirmou, no SBT.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que congresso sr golpista faz

    Que congresso sr golpista faz jus a sua prática. Não adianta querer enxugar gelo. Esses resulados jamais foram do governo golpista. Você vai passar de maneira trágica para a história onde a democracia brasileira sofreu um golpe, ainda que temporário. Acredito na força do povo para derrubar o golpe e os golpistas…

  2. O primeiro trem da alegria
    O primeiro trem da alegria com apenas poucos dias de interinato. Nosferatu está superando todas as expectativas.

  3. Devemos TEMER pela saúde

    Devemos TEMER pela saúde mental desse indivíduo. Primeiro pelo abuso nas mesóclises; segundo por se apropriar de resultados gerados onde nem ainda era o usurpador. 

     

  4. caixa de pandora

    Trem de alegria para alguns e caixa de pandora para a grande maioria dos brasileiros. Os três poderes não passam de uma confraria para ajeitar interesses consolidadeos no interior do Estado. Os pilares civilizatórios estão corroídos, é preciso reinstitucionalizar a sociedade.  Hegel, Montesquieu, Rosseau, Weber, alguma coisa não deu certo no mundo real de suas filosofias. Marx vive ao desmascarar a democracia burguesa. Na civilização do capital e do dinheiro vence sempre o dinheiro. 

  5. O interinato do Nosferatu do
    O interinato do Nosferatu do planalto central é um caso escandaloso de estupro coletivo em plena luz do dia, e a vítima é o povo brasileiro. Devíamos reinvindicar entrar para o programa de proteção de testemunhas.

  6. Mas, vem cá: todos aqueles

    Mas, vem cá: todos aqueles deputados não tinham votado pela família, por Deus,etc? Eu confesso que não sei como fica o caso de Deus, mas está claro que estes deputados amam tanto a família que a querem por perto até no horário de expediente no congresso.

  7. Papel de parede não deveria alcançar grandes cargos

    Eh obvio que o Legislativo e o Executivo estão trabalhando duro. Daqui até o golpe final em Dilma, eles têm muita pressa e tudo muito bem calculado. Deu aumento para o mundo e seu raimundo, explodindo as contas publicas, mas que importa!, pois sabe assim vai manter a boiada mansa, em casa, asssitindo a velha Rede Globo.

  8. Nossa!

    Quanta probidade, moralidade e responsabilidade pública! Fiquei até tonta! 

    Jamais poderá ser acusado de cometer crime de responsabilidade! Afinal, nunca pedalou por conta própria…

    Principalmente, porque nem foi para pagar programas que envolvem benfícios sociais, pois, no caso, são apenas benefícios individuais, particulares,em nada transparentes, não é mesmo – Dra. Janaína, Dr. Bicudo, Dr. Caiado, Dr. Serra, Dr.Cunha, Dr.Aloísio …?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador