Com risco a mercado nacional, Temer começa a defender carnes brasileiras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Verificando os impactos da Operação Carne Fraca na economia brasileira, com a imagem dos frigoríficos e empresas nacionais prejudicados por países que já anunciaram a suspensão da importação de carnes, o presidente Michel Temer começou a minimizar as investigações da Polícia Federal.
 
Nesta segunda-feira (20), Temer participou de evento na Câmara Americana de Comércio (Amcham) em São Paulo, onde foi homenageado. No encontro, afirmou que o agronegócio “não pode ser desvalorizado por um pequeno núcleo”, que é o investigado, e que das “4.850 plantas de frigoríficos no Brasil, apenas 3 foram interditadas e mais 18 ou 19 vão ser investigados”. 
 
“O ministério da Agricultura tem 11.300 servidores e só 30 estão envolvidos [no esquema], ou investigados. É um número diminuto”, disse. À plateia de executivos e representantes de multinacionais, mostrou o receio que a investigação pode ter na economia: “O agronegócio, para nós no Brasil, é uma coisa importantíssima e não pode ser desvalorizado por um pequeno núcleo”.
 
Ainda narrou sobre o jantar em churrascaria que teve com embaixadores e representantes de associações de produtores de carnes, que teve neste domingo (19), como um ato de valorização ao produto nacional. Entretanto, um dos gerentes da churrascaria Steak Brasil afirmou a jornalistas que só servem no local carnes com corte europeu, australiano e uruguaio.
 
“Em 2016, foram expedidas 853 mil partidas de produtos de origem animal do Brasil para o exterior e apenas 184 foram consideradas, pelos importadores, fora de conformidade, muitas vezes, por causa de temas não sanitários. E o que temos na verdade são sistemas rigorosíssimos de avaliação sanitária no Brasil. Quando essa carne chega ao país estrangeiro, passa por nova inspeção”, disse Temer.
 
Assine
 
Acompanhe as falas no vídeo:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essas fotos dele na

    Essas fotos dele na churrascaria são muito ridículas, minha nossa. Essas bobagens que ele e sua “equipe” bolam são extremamente toscas. Nem prefeitinho de cidadezinha minúscula tem essas ideias de jerico. O Brasil na mão de literalmente idiotas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador