Comissão da OAB diz que pedaladas não são motivo para impeachment

Jornal GGN – Na última sexta (27), uma comissão especial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concluiu, por três votos a dois, que não cabe o impeachment da presidente Dilma Rousseff em razão da reprovação das contas no Tribunal de Conta da União (TCU).

A argumentação é de que as contas de 2014 são referentes a práticas ocorridas em mandato anterior ao atual, o que não justifica o processo político de impeachment. O paracer também diz que não é possível comparar os fatos atuais com os que impediram o então presidente Fernando Collor em 1992, já que não é um “comportamento pessoal ou direto” da presidente. 

Da Folha

Pedaladas não levam a impeachment de Dilma, diz comissão da OAB

A comissão especial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que analisou se caberia o impeachment da presidente Dilma Rousseff por causa da reprovação de suas contas no Tribunal de Contas da União concluiu na última sexta-feira (27), por três votos a dois, contra o pedido de afastamento sob essa argumentação.
 
O entendimento majoritário foi que as contas de 2014 se referem a práticas ocorridas em mandato anterior ao atual, o que não poderia justificar o processo político do impeachment.
 
O parecer diz ainda que não há comparação entre os fatos atuais e os que levaram ao impeachment do então presidente Fernando Collor em 1992, porque não se atribuem a um “comportamento pessoal ou direto” da presidente. Segundo o relatório, os “deslizes administrativos” apontados pelo Tribunal de Contas da União, no caso as chamadas pedaladas fiscais, “não têm o sentido de comportamento pessoal indigno, com a marca de imoralidade”.

O Conselho Federal da OAB deve analisar o parecer na próxima quarta-feira (2) e pode ou não seguir a recomendação da comissão. Isso não impede, também, que a ordem analise fatos novos que venham a aparecer embasando novos pedidos de impeachment.
 
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda não decidiu pela abertura de qualquer processo de impeachment contra a presidente Dilma. Há pedidos pendentes e outros já foram rejeitados.
 
DIVERGÊNCIA
 
Os dois conselheiros da comissão, porém, que discordaram do entendimento majoritário produziram um voto divergente apoiando o pedido de impeachment.
 
Para eles, a presidente pode responder por crimes do mandato anterior e as irregularidades fiscais sujeitariam a presidente a sanções, como previsto na Constituição.
 
Argumentam que a presidente reconheceu sua responsabilidade em coibir as pedalas ao editar neste ano um decreto sobre o assunto.
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a oab deu um passo importante

    a oab deu um passo importante para esclarecer pelo menos

    por enquanto que não está totalmente impregnada pela avalanche

    do infamante  copnluio  midiático et caterva contra

    um governo legitimamente eleito.

      1. Negativo

        Isso não é verdade nem em futebol, nem em política, porque não são apenas os pontos que contam, há também o impacto psicológico. Ou você acha que se o Brasil tivesse perdido da Alemanha por 1 a 0 em vez de por 7 a 1 o impacto teria sido o mesmo ?  E vá perguntar aos sãopaulinos que acabaram de tomar de 6 a 1 do Corinthians se isso é igual a perder de 1 a 0. 

        Uma vitória por 5 a 0 na OAB, ao invés desses 3 a 2, teria uma força de convencimento muito maior.

         

  2. Eu queria entender como pode

    Eu queria entender como pode ser ilegal ou pretexto para impeachment algo que foi feito por todos os outros governos e que fora aprovado, todos os anos, pelo mesmíssimo TCU. O governo deveria ter bola de cristal e adivinhar que o procedimento não seria aprovado naquele ano? Não faz sentido. E outra, foi um procedimento contábil que não causou danos ao erário público, serviu para manter o pagamento de programas sociais (cumprindo com as obrigações constitucionais do governo, de garantir dignidade ao povo, etc etc) e que não revelam qualquer imoralidade, nem do governo, nem da presidenta. Então, qual o ponto? Pegar isso para afastar um presidente eleito de maneira democrática? Não tem cabimento e nem proporção, somente isso.

  3. Mas no STF

    o golpe vai galopar pois os tucanos já disseram que em 2016 o impitiman tem que que ocorrer pelo bem ou pelo mal; como essa nossa corte suprema não funciona como tribunal protetor da nossa carta magna mas como verdadeir sucursal do PSDB, Dilma não vai ter sossego.

    Sabe o que eu penso que eles vão dizer sobre essa nota da OAB: danem-se!!!

     

  4. Tanto faz…
    O que pensa ou diz a OAB!

    Isso é apenas um órgão de classe. Sugiro que iniciem tratamento adequado.

    Ou então me informe o que o Conselho Federal de enfermagem pensa sobre o mesmo tema!

  5. Placar

    Nem na OAB, que tem um histórico de apoiar o governo do PT, o placar foi amplo. Um 3 a 2 que revela o desconforto do assunto. As tais “pedaladas” custaram o desequilíbrio das contas públicas, e a desorganização fiscal do governo. O povo vai pagar por isso nos proximos dois anos. Na próxima eleição já deverão ter se esquecido.

  6. Como se pode ver, o assunto

    Como se pode ver, o assunto suscita opiniões divergentes.

    Aqui não se trata de ganhar ou perder, mas sim de demonstrar que não existe esse direito líquido e certo.

    Se fosse líquido e certo daria 5 x 0.

    Uma vez que, analisado por técnicos houve muita divergência, cabe ao Congresso decidir e será, portanto, uma decisão política.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador