Revista GGN

Assine

Comissão investigará vídeo contra José Dirceu

Sugerido por Webster Franklin

Da Carta Maior

Comissão de Direitos Humanos investigará vídeo e armação contra José Dirceu

As imagens foram divulgadas pela Folha de S. Paulo e reproduzidas por outros órgãos da imprensa. Governo do Distrito Federal abriu uma investigação.  

Najla Passos 

Brasília - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara decidiu oficiar a Justiça sobre o vazamento de imagens obtidas ilegalmente durante visita à cela do ex-ministro José Dirceu, no Complexo Penitenciário da Papuda, na última terça (29). As imagens ilegais foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo imediatamente após a visita e reproduzidas por vários outros órgãos da imprensa.

Na quarta-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu investigação para apurar o caso e já encaminhou à Corregedoria da Câmara a lista com todos os integrantes da comitiva. O objetivo, segundo a assessoria do GDF, é identificar e processar o autor das imagens ilegais. 
De acordo com o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), a comitiva formada por ele e outros quatro colegas – Luíza Erundina (PSB-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Arnaldo Jordy (PPS-PA))  e Mara Gabrilli (PSDB-SP) - foi proibida de realizar imagens no local pela juíza da Vara de Execuções Penais, Débora Valle de Britto, que autorizou a visita ao Complexo.

“Nós informamos a todos que não poderiam fazer imagens, nem mesmo levar o celular, mas não ficamos vigiando ninguém, porque presumimos que todos iriam respeitar o direito à privacidade do preso”, afirmou Nilmário.

Entretanto, alguém desobedeceu a ordem legal e expôs indevidamente a imagem do preso à imprensa. Segundo ele, só os deputados deveriam entrar na unidade em que ficam as celas, mas dois assessores, um de Jordy e outro de Mara, descumpriram a determinação.

Imagens feitas da comitiva à entrada do presídio mostram que o assessor de Jordy, Vicente Bezerra, vestia camisa com o mesmo padrão listrado usado pelo responsável pelo vídeo que, por descuido, deixou que a manga da camisa aparecesse na gravação. Mas, à Carta Maior, Vicente negou a autoria. “Eu nem pude entrar na unidade. Fiquei esperando na sala do diretor, com minha filmadora desligada. Só os deputados entraram”, justificou.

Nilmário afirma que a Comissão cumpriu estritamente as ordens da justiça, tanto que os fotógrafos e cinegrafistas da Agência Câmara, que acompanham a diligência oficial, não entraram na unidade em que ficam as celas. Segundo ele, apenas dois assessores descumpriram a ordem: o cuidador da deputada Mara, que é cadeirante, e o do Jordy. A deputada e seu assessor, entretanto, não chegaram a entrar na cela, porque a cadeira de rodas não passou pela porta.

A deputada Luíza Erundina, revoltada com as informações equivocadas que Jordy e Mara repassaram sobre a situação de Dirceu, questionou até mesmo a presença deles do grupo: Jordy é suplente da Comissão e Mara nem faz parte do grupo. “Eu não sei o que eles estavam fazendo ali com a gente”, questionou.

Média: 4.6 (10 votos)
12 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Eu tô quem nem o Lula... qdo

Eu tô quem nem o Lula... qdo eu lembro que esse rolo todo começou com R$ 3.000,00 nos Correios... Olha só o preço que uma Nação paga por não ter uma ley de medios... E, ainda estamos pagando as primeiras prestações....

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Mais burocrático impossível.

Mais burocrático impossível. E quem passou o vídeo ilegal não vai ser chamado? A imprensa está acima de qualquer lei do país?

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Vera Lucia Venturini

imagem de Pois é
Pois é

Isso é uma absurdo em todos

Isso é uma absurdo em todos os sentidos. Por marcarem tal visita, atrapalahram um dia de visita íntima de Dirceu e quem vai repor essa perca

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mauricio Salles
Mauricio Salles

Ah

Ah, depois do malfeito?! Não vai acontecer nada. Nada. A midia já levou essa. Se a justiça funcionasse o Dirceu estava no semi-aberto. Somos governados pela Globo, pela FSP, Veja etc... É fim.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Paulo ETV
Paulo ETV

a hipocrisia faz parte

a hipocrisia faz parte ,inclusive,da pesquisa jornalística:

 

 

BASTA PERGUNTAR PARA QUEM ESTAVA LÁ QUAL PESSOA OCUPAVA A POSIÇÃO QUE PERMITIU AS IMAGENS!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de medico atento
medico atento

E o que o GDF fez etm relação

E o que o GDF fez etm relação ao caso das fotos ilegais da Veja de Dirceu? Descobriram quem fez? Quem mandou ja se sabe...vao fazer algo???? Pelo que vi ao menos o Dirceu ja entrou com processo contra a veja...

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de medico atento
medico atento

E o casdo das fotos da veja

E o casdo das fotos da veja dentro do presidio? Ja deu algum resultado pelo GDF (pelo que sei apenas o Dirceu esta processando)...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ivan Arruda
Ivan Arruda

Essa comissão me parece

Essa comissão me parece viciada. Primeiro não sabe quem autorizou alguns elementos a participarem da visita mesmo sabendo que o preso tem um carcereiro de alta plumagem e uma mídia ávida por justiciamento. Agora, resolve investigar quem vasou. Sabem o que vai acontecer? Enquanto não se esclarecer o vazamento, JD não será solto. O carcereiro JB não vai gostar. Ou será que vai?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O "mensalão do PT" vai render

William, assessor do PPS e provável informante da Folha, em sua conspiração eleitoral de oposição, é marido de Roseann Kennedy da CBN. Confere? O "mensalão do PT" precisa render bastante até as eleições. Daí esse esforço da oposição partidária, da mídia partidária e do judiciário partidário, mesmo às custas da ilegalidade e da injustiça, em nome da legalidade e da justiça.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Agravando a pena

Na linha deste caso, é possível que José Dirceu termine em segurança máxima por ter aparecido em vídeo, o que não é facultado a apenados.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Valmir Gôngora

imagem de Ugo
Ugo

Teimosamente Dirceu ainda vive

E foi com informações de cocheira que a denuncia da folha formou a base da decisão do capitão do mato joaquim para os mais de seis meses de prisão em regime fechado.

Joaquim joaquim joaquim, agora que comprovadamente o Dirceu, apesar de tudo e teimosamente ainda vive, com as imagens ao vivo e em cores provado sem chicanas (gostei!) poderá aplicar uma pena mais justa: enforcamento? 26 de Abril como sugestão?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

Sendo a favor de um dos Ps -

Sendo a favor de um dos Ps - puta, preto, petista - vai dar em nada.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.