Como a mídia aprendeu a manobrar Dilma

A Folha cobre uma palestra de Joaquim Levy e fofoca que ele teria criticado Dilma Rousseff.

Segundo o jornal, Levy teria dito que: “Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil… Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”.”

É evidente que o campo político impõe um conjunto de restrições para as medidas econômicas. Ao realçar esses dilemas e reafirmar o “desejo genuíno” de Dilma em acertar, Levy está fazendo uma defesa enfática da presidente perante um público de mercado.

A defesa foi transformada pela Folha em uma imensa bobagem, como se fosse uma crítica comprometedora, com direito à manchete principal. E, depois, uma suíte enorme no Estadão, na qual Levy se deu ao trabalho de corrigir o texto:

 “O ministro sublinha que os elementos dessa fala são os seguintes: aqueles que têm a honra de encontrarem-se ministros sabem que a orientação política do governo é genuína, reconhecem que o cumprimento de seus deveres exige ações difíceis, inclusive da exma. sra. presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas têm a efetividade esperada”. 

Nem precisava explicar. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento entenderia o sentido das declarações, mesmo com a síntese publicada pela Folha.

Em cima desse jornalismo de futricas, ecoaram as vozes de parlamentares da oposição. Os mais ridículos informam que exigirão explicações do Ministro na próxima audiência.

Explorando o estilo Dilma

Mais uma vez a presidente Dilma Rousseff caiu no conto da futrica e passou recibo. Mandou o Ministro Aloizio Mercadante puxar a orelha de Levy, sob um argumento vesgo: “A avaliação no Planalto e no Congresso é que esse tipo de discurso vindo do principal ministro da área econômica e responsável por sanear as contas públicas do País dificulta as negociações em torno do ajuste fiscal”, explicou uma fonte ao Estadão

Assim como no episódio da Pasadena, um tema que se esgotaria na própria irrelevância, ganha corpo devido à reação da presidente. O que enfraquecerá o Ministro não é o factoide dos jornais, mas a bronca de Dilma.

O mesmo ocorreu no início de fevereiro, quando o Ministro do Planejamento Nelson Barbosa comentou a possibilidade de mudar a regra do salario mínimo. Em pleno recesso, no pré-carnaval, a declaração nem repercutiu. Tornou-se notícia quando Dilma mandou puxar sua orelha

Em todo seu governo, o temperamento de Dilma – de reagir a qualquer crítica de cunho pessoal  – foi utilizado várias vezes contra ela, levando-a a ser pautada pela mídia de forma totalmente ingênua, mais fácil do que tirar doce de criança, resultando daí um governo desarmado.

Bastava um futrica sobre declarações de ministros ou assessores – esquentada por uma manchete escandalosa – para provocar uma reação indignada que desmoralizava o alvo da bronca, como aconteceu agora. Ou então, como no começo do primeiro mandato, era só entupir as manchetes com denúncias verdadeiras, falsas ou irrelevantes – pouco importa – para obter a cabeça do Ministro na bandeja.

Para se mostrar à altura do “republicanismo” preconizado pela velha mídia, Dilma abdicou de qualquer relação de Chefe de Estado com o Ministério Público e a Polícia Federal. Tornou-se a Presidente mais fraca dentre todos os países do G7.

No campo diplomático, para rebater as críticas da velha mídia contra o que consideravam excesso de pragmatismo da diplomacia – de não condenar abusos em países amigos -, assumiu denunciando torturas em países nas quais o Brasil tinha interesses diplomáticos.

Meses atrás, repetiu a mesma receita, recusando-se a receber o embaixador da Indonésia, por ter executado um brasileiro. E a mesma velha mídia caiu matando, criticando sua falta de pragmatismo.

O mesmo ocorreu em relação à publicidade oficial.

A Secom não anuncia. Ela autoriza ou não as campanhas das empresas públicas. O máximo que ela pode conceder é não vetar campanhas.

A Secom levantou um filtro feroz à publicidade que ministérios acertavam com veículos não convencionais. Nenhuma empresa podia selecionar dois ou três blogs para anunciar: ou anunciava em todos ou em nenhum. Resultado: em nenhum.

Ao mesmo tempo, mantém critérios de distribuição de mídia baseados em audiência que terminavam por colocar em programas sensacionalistas da TV aberta comerciais do BNDES,  voltados para empresários, sem nenhum critério técnico, porque não havia outra maneira de preencher a cota do canal em questão.  São critérios definidos por Dilma que a Secom limita-se a executar.

Em sua última coluna semanal no Estadão, o insuspeito Fernando Gabeira descobriu o óbvio: “Blogueiros oficiais também fazem corpo mole em defendê-la, por divergências políticas. Isso confirma minha suposição de que nem todos os blogueiros oficiais são mercenários. Há os que acreditam no que defendem e acham razoável usar dinheiro público para combater o poderio da imprensa”.

Para manter em dia a lição de casa com a mídia, manteve fracos todos os blogs que, por compromisso com a legalidade ou por convicção ideológica, fazem contraponto ao golpismo.

Luis Nassif

151 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exatamente isso, passando

    Exatamente isso, passando recibo a trotes da mídia, é incrível, parece que a presidenta só se informa por redes sociais do inimigo. E hoje temos uma notícia muito triste para a música brasileira: Fagner matou-se como artista popular, compôs uma música em louvor ao juiz doutor Moro, do Paraná. Bem que o Chico Cézar advertia sobre ele.

    1. É “parça” do Faustão, simples

      É “parça” do Faustão, simples assim.

      Aliás, virou atalho para reerguer carreiras de artistas no ostracismo bater no governo. O mais novo exemplar é Gabriel O Pensador (?), juntando-se ao Lobão, Roger, et caterva.

    2. Cacilda! Como Se Gosta de Anzol.

      Entrar nessa é repetir a presidenta na futriquinha da Folha com o Levy, é levar água para o moinho do assunto, tudo que eles mais desejam.   Esqueça o Fagner, não faça como a presidente, ignore e tenha a certeza que eles não irão gostar.    

    3. Repetir os erros não os justifica!

      A minha geração já “matou” um grande artista, talvez um dos MAIORES nomes do nosso cancioneiro popular; chamáva-se WILSON SIMONAL. Contra ele foi lançada a pecha de ser “X9 da ditadura” e foi destruído pelo assédio moral.

      Recentemente tem sido lembrado em alguns documentários e programas em que se tenta redimí-lo…

      Tarde demais.

      1. Simonal nunca fez uma música

        Simonal nunca fez uma música sequer para os o Médice ou para o Geisel. Nem de longe fez algo parecido. Oportunismo histórico para faturar na leva de fascismo que está na moda entre os consumidores idiotas da classe média, não tem perdão.

  2. secom

    Eu ia fazer a lição de casa. Entrei no sitio da SECOM, peguei o nome dos servidores que lá trabalham, e quando ia pesquisá-los (manifestações no Face, Twitter, filiação partidária via TRE, etc.), desisti, pois lembrei-me que este governo optou pelo republicanismo e não pela Realpolitk. Fica para a (o) próxima (o).

  3. Fagner

    Não conheço a nova composição do Fagner em louvor ao Juiz Moro, mas não acredito que ele tenha morrido por isso, mas sim, ressurgido como artista. Apoio popular não vai lhe faltar, com certeza!

    1. Apoio institucional, sim.

      Apoio institucional, sim. Talvez alguns shows pelo governo do Paraná ou São Paulo. Fagner não é de todo bobo, apoiar Aécio já lhe valeu uma pequena sobrevida em emissoras de radío, que agora se esgotou. Vamos lá a mais um pouquito de sucesso / grana, mesmo que à custa da pouca dignidade que resta.

  4. Em resumo: Dilma Rousseff não

    Em resumo: Dilma Rousseff não faz a menor ideia do que seja um presidente da República.

    Não faz ideia do seu Poder, do seu papel, da sua função.

    Após o mandato será contratada por alguma rede de supermercados ou afins onde poderá mostrar todo o seu potencial.

    Será gerente de alguma besteira. Para tal, anulará seus feriados, revisará tudo pessoalmente, ficará uma pilha estressada…

    … Mas atingirá a meta.

    Não ficará da primeira presidente mulher da República uma única imagem dela dentro de uma escola, conversando com os garotos, nem dentro de uma creche, conversando com mães.

    Pedir demais? Obama tem quilometros dessas imagens de líder e estadista…

    Discurso de inauguração, sai, vai atrás de outra meta, discursa, sai…

    Quem nomeia maus prepostos, fica preso no escritório. PS. Votei nela.

      1. Perfeito. Há vários exemplos

        Perfeito. Há vários exemplos disso no próprio blog do Nassif. Um dos mais absurdos é a demora em receber Lewandowiski – o juíz que teve a coragem de defender o que acreditava ser certo, não indo na onda da mídia e nem se escondendo. 

  5. Atraso e trevas

    Lamentável essa guerrilha midiática contra Dilma e o PT.

    Perde o Brasil, que tem mais o que fazer que ficar lutando contra golpistas. Perde a velha mídia, que já se transformou numa grande “Hora do Povo” decadente e sem credibilidade. E, principalmente, perde a oposição tucana.

    Só existe um cenário possível, na hipótese da derrota de Dilma: é o PMDB/Cunha. Se acontecer, a tucananda, com os dublês FHC e Serra à frente, serão enxotados a coice do centro do poder.

  6. Secom e o tucano

    Quem faz o filtro na Secom é o secretario executivo tucano Roberto Messias, pode mudar de ministro mil vezes,se ele continua lá ,nada muda.

      1. Não meu caro

        Trata-se de uma coisa chamada “não se deve dormir com um inimigo do lado”, e quando se está a frente de um governo (principalmente um federal) deve-se levar em conta essa máxima secular, se não o fizer corre-se o risco de se autodestruir, de se autosabotar.

        Quando os tucanos, com FHC, chegaram ao Planalto, umas das primeiras iniciativas, e que durou quase o tempo todo do reinado deles, foi a de passar o serol na máquina pública federal no tocante às pessoas que detinham poder, do primeiro até o 10º escalão; ou seja, no reinado de FHC, ou se era simpatizante da “causa” do PSDB / DEM ou, no caso negativo, se era convidado a dar um passeio na floresta… então, pela sua lógica, os tucanos fizeram macarthismo de direita, e o fizeram de forma tão profunda e eficiente que até hoje, 12 anos depois de o PT assumir e devido a esse republicanismo suicida, os seus paus-mandados ainda dão as ordens em muitas das instâncias de poder federal… PF, Receita Federal, Estatais… tudinho com tucaníssimos senhores e senhoras prontinho pra dar o bote.

        1. A ser rigorosa verdade tudo

          A ser rigorosa verdade tudo isso que você informa, parece que o “macartismo de direita” também não deu certo…

          Ou a tua opinião é outra?

          1. Mas é claro que deu certo!

            Deu certo sim, para os interesses deles. De Gilmar Mendes ao mais obscuro delegado da PF.  Todos aparelhados pelo PSDB,  defendendo os interesses da oposição e boicotando o governo.

             

            Vocês defendem o republicanismo apenas para o PT.

          2. Dentro da tua lógica, então,

            Dentro da tua lógica, então, o PSDB aparelhou o setor público para perder, não é?

            Faz sentido… Se foi pra isso, deu certo!

          3. Perdeu a eleição para a presidência da república

            As forças reunidas em torno do projeto que levou o PSDB ao poder continuam lá. Encasteladas no judiciário, na mídia, no Ministério Público, no Congresso. A classe dominante continua por cima, onde sempre esteve. Apoiando o projeto conservador, manipulando a opinião pública e boicotando o campo progressista de todas as formas.  Elas só perderam a eleição de 2002 para cá, mas não perderam poder.

             

            Como alguém já disse: o PT ganhou o governo, não o poder.   Tem que se empoderar, se não não governa. Você quer que ele faça isso como? Dormindo com o inimigo?

             

          4. Então, na tua “teoria de

            Então, na tua “teoria de poder”, ou empoderamento, é necessário demitir todos os funcionários que não abracem o mesmo ideal político e substituí-los por funcionários comprometidos com o vosso partido, é isso? 

            Os concursos, os anos de carreira e o conhecimento específico (também chamado “expertise”), devem ser jogados no lixo… Interessante, isso.

            Começo a entender o porque das trapalhadas do teu partido…

            Vão em frente! É esse o caminho, hehehe

          5. Adora distorceer

            Meu amigo, você adora colocar palavras na minha boca. Além disso, não entendeu nada do que eu disse. OU se esforça para não entender.

            Onde foi que eu disse que se deva demitir funcionários de carreira. Logo eu…

            Um cargo estratégico como o de secretario executivo da Secon é CARGO DE CONFIANÇA. Pode ser nomeado e demitido a qualquer hora e NÂO é um funcionário de carreira. Se fizer trapalhadas e agir de forma sorrateira, boicotando o governo, não só pode como DEVE ser demitido. Tanto que Dilma demitiu Helena Chagas.

            Isso não é política de partido, é de governo. E é assim no mundo inteiro.

            Pergunta se Obama tem pessoas em cargos de confiança  ligadas ao Partido Republicano. Ou se permitiria que fizessesm o que fazem com Dilma aqui. Um Mercadante, um Cardoso nao se criariam de jeito nenhum. NInguém é obrigado a ficar. Se fica, tem que jogar junto. Trabalhar com quinta coluna não dá.

          6. Engraçado que o aparelhamento

            Engraçado que o aparelhamento do estado ostensivo descarado do PSDB, de Gilmar Mendes a Geraldo Brindeiro, não recebe da sua parte nenhuma crítica. Isso é que é ética seletiva…

  7. Tem horas…

    que dá vontade de desistir, de deixar como está; não de compor com os golpistas rasteiros da mídia e da direita, mas de tentar levar uma vida “normal’, sem essas preocupações que com certeza os midiotas não têm.

    Mas o vírus nos persegue, nos chama à luta e…

    em momentos como esse bate uma tristeza danada; Dilma, assim como Lula, teima nessa história de republicanismo; isso acabou, tratamento republicano só merece ter quem faz jus a isso, e quem merece é uma oposição responsável ou um mídia legal e legalista e nunca, nunca mesmo, esses gangsters que se apossaram das concessões públicas e publicadas pra fazer terrorismo na surdina e esses golpistas desclassificados que não aceitam as regras democráticas do jogo político.

    E com Dilma esse processo se aprofunda cada vez mais; ela levou porradas e mais porradas dos caras na campanha e mais ainda nesse início de 2º mandato e continua insistindo nessa prática kamikaze de tratamento republicano; fecha as torneiras e o Planalto pra quem lhe dá apoio e sustentação na vida de fato (militantes, movimentos sociais, trabalhadores…) e escancara o Governo para a bandidagem midiática. Não tenho conhecimento de nenhum chamado ao Planalto dos movimentos sociais, dos trabalhadores, dos pescadores, das domésticas, dos caixas de supermercados… enfim, ninguém do andar de baixo participa das preocupações da Presidência da República, com Dilma a senzala está sendo de fato uma senzala e a Casa Grande recebe afagos quase todo dia.

    Talvez quando eles lhe apontarem a mira de um fuzil de longo alcance e disserem  na lata: “Dilma, você sifu, entrega logo pra nós as chaves do Palácio pois tá tudo dominado, quem te daria suporte nem te suporta mais e alguns, graças aos eu republicanismo, estão devidamente trancafiados ou mortos” ai quem sabe ela acorde desse transe republicano que até agora não nos trouxe nada de louvável e queira voltar a ser a Dilma que começou a aventura na POLOP e que a levou até o Planalto… ou seja, queira dialogar com o restante dos brasileiros.

  8. Correndo o risco de tomar
    Correndo o risco de tomar paulada daquela turma que acha que qualquer crítica à Dilma é um “golpe de estado” e que ela cairá por críticas sérias (não me refiro aos chiliques dos coxinhas), pois se um governo cai tão fácil com críticas é porque é um governo débil, o que o Nassif narra acima é algo que já percebo desde o primeiro mandato dela só que agora a crise que ela provoca, pelo avanço da direita (por erros do governo dela e da condução da mesma), é necessário escancarar o problema e não mascarar achando que a direita “poderá” usar isso contra ela. A direita também sabe dessa postura (“estilo”) de Dilma, ou se não sabe vai passar a saber com este post.

    Essa postura egocêntrica dela está levando ao esgotamento do projeto iniciado por Lula em 2003 e a uma postura delicada de ascensãod e um tipo de reacionarismo que não se via desde 1964. Eu acho sinceramente que ela não tem direito de colocar tudo a perder por só se preocupar com a biografia dela criando atritos até com o Lula (ela só é presidente do país por conta dela, não por méritos dela, isso precisa ficar claro, espero um dia que eu me veja obrigado a admitir que errei, mas infelizmente acho difícil disso ocorrer a menos que ela mude da água pro vinho nos próximos anos).

    Há bastante tempo eu digo que só defendo pautas de esquerda e a legalidade do governo, não admito que um bando de golpistas sem vergonhas derrubem um governo eleito legítimo independente dos erros do mesmo.

    Só que esta questão à parte da legitimidade do governo (a direita não irá derrubar Dilma, a direita quer um governo bambo até 2018 pra lançar o candidato deles, digo isso há tempo), não vejo condições hoje de defender a figura dela publicamente, se for o caso farei sem problemas, mas ela terá que provar novamente a todas as pessoas que a elegeram que não está fazendo pouco caso dos 54 milhões que a elegeram pra satisfazer exigências e chantages dos derrotados de 2014, pois é isso que eles são: derrotados. Não só eleitoralmente, como politicamente a corja derrotada pra eleição de presidente em 2014 representa retrocesso total pro Brasil.

    Essa postura “Ghandi” pacifista que essa claque que a circunda chama de “republicanismo” (deturpando o termo) está provocando a ascensão da extrema-direita e agressões físicas a pessoas de esquerda nas ruas, fora o temor de se expressar sob pena de ser agredido. Eu acho que nenhum governo tem direito de ignorar este tipo de problema como o governo dela vem fazendo desde 2010. Minha paciência com esta questão realmente se esgotou.

    Peço desculpas a quem achar que foi radical o comentário, mas é que (como vi em vários comentários), paciência tem limites e a Dilma não irá mudar essa postura exceto que haja manifestações nas ruas e a turma que a circunda (Cardozo, Mercadante, Pepe Vargas e cia), se pelando de medo, joguem a toalha e atendam reivindicações, quaisquer que sejam, até chantagem de coxinha (reaça).

    A política externa dos dois governos dela é pífia, é a cara da teimosia e temperamento dela, eu realmente não entendo como uma pessoa com uma visão dessas pode querer virar presidented a República. O Lula errou na escolha mas agora é tarde pra consertar o erro, temos que tocar o barco assim mesmo e se virar com o que aí está. Tá na hora da esquerda que apoia o projeto começado por Lula em 2003 parar com esse temor excessivo de criticar os erros de Dilma (essa superproteção ridícula que fazem, que só faz detonar o governo) e deixem ela receber as críticas que merece, não da claque raivosa incitada pela mídia, mas pelo pessoal politizado que sabe o que está criticando, como o Nassif fez no post.

    Dilma não tem jogo de cintura, ela não tem tino de político, estadista como Lula tem, e pior, agora por pirraça, birra, não quer seguir os conselhos dele pra não se mostrar “fraca” (entre aspas) pro PIG que só quer a cabeça dela numa bandeja. Não vou usar o termo oportunista que os psolistas usam chamando isso de traição, até porque não é, mas é inabilidade política dela mesmo e se essa oposição não fosse tão ridícula, atrasada, escrota, já teria conseguido fazer mais estragos do que fizeram até agora, a nossa sorte é essa. Dilma é responsável pelo avanço da direita, não tomou qualquer iniciativa de se antecipar ao problema quando havia indícios que cedo ou tarde haveria estouro da manada por insatisfação das ruas fomentada pela internet etc.

    Uma presidente da República que reage de forma destemperada quando é atacada pessoalmente por uma mídia vagabunda como a que temos no país, só pode estar de brincadeira. Cargo de presidente é pra engolir sapo e fazer sopa de sapo com o que vier, não é viagem à Disney pra passar férias como a coxinhada sonha. Pensei que ela havia aprendido algo no primeiro mandato, quebrei a cara.

    Não encarem isso como um ataque ao governo, pois não é, eu vejo a coisa de forma sistêmica, vejo a coisa como um projeto político começado em 2003 e que está sendo criticado e que sofre riscos de retroceder caso o PSDB ou PMDB de Paes chegarem ao Planalto (o PMDB de Paes é o plano B da direita), é um projeto nacionalista, democrático e que sofre riscos porque temos um governo que não sabe fazer política, que acha que discursar e atacar inimigos e adversários verbalmente (até pra demarcar terreno) é um ataque ao “republicanismo” (o pacifismo de alcova, covardia, que esse grupo do MercadantA defende).

  9. Sempre a mídia…

    Curioso que sempre se culpa a mídia por tudo. No caso em questão a maior culpada é a presidente Dilma.

    Seu caráter centralizador e vaidoso é público e notório. Pessoas desse tipo são facilmente irritáveis. Qualquer coisa que não soe como um elogio ou obediência, leva-as a reações furiosas e desmedidas.

    Piora a situação, na medida em que ela cercou-se de pessoas que se limitam a dizer o que ela deseja ouvir. Um bom líder cerca-se de pessoas que dizem o que é preciso ser ouvido, mesmo sendo desagradável.

    Lendo os comentários aqui, percebo que todos continuam a dizer o que se deseja ouvir. Nunca o que precisa ser dito. 

    Sinceramente, creio que já passou da hora da Presidente espiar suas falhas, para, quem sabe, começar a expiá-las, e dessa forma, recuperar o comando da nação.

    Finalizando, o autor da postagem cita um trecho de Fernando Gabeira, mas totalmente fora do contexto, a exemplo do que fez a Folha. Trechos que são o que precisa ser dito a presidente:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-robos-abandonam-o-barco-imp

    Eis alguns 

    “Os robôs que abandonaram o barco não me preocupam. Esta semana parei um pouco para pensar na terra arrasada que o PT deixará para uma esquerda democrática no País. Não só pelo cinismo e pela corrupção, pelas teses furadas, mas também pela maneira equivocada de defender teses corretas. Ao excluir dissidentes cubanos, policiais brasileiros, opositores iranianos da rede de proteção, afirmam o contrário dos direitos humanos: a parcialidade contra a universalidade ” “Ao tentar transformar as teses do movimento numa política de Estado, chegase muito rapidamente à desconfiança da maioria, que aceita defesa de direitos, mas não o proselitismo. Tudo isso terá de ser reconstruído em outra atmosfera. Será preciso uma reeducação da esquerda para não confundir seus projetos com o interesse nacional.” “Um governo que recusa a realidade, crise econômica que caminha para um desconforto maior e o foco da investigação da Lava Jato no PT são algumas das três variáveis de peso que conduzem a uma nova fase.Diante desse quadro, não me surpreende que os robôs estejam pulando do barco do governo. Apenas confirmam minha suspeita de que se tornam cada vez mais inteligentes.Eles continuam à venda no mercado internacional. O secretário da Comunicação recomendou ao governo dar munição a seus soldados na internet, Lula ameaçar com o exército de Stédile. Um novo exército de robôs seria recebido com uma gargalhada nas redes sociais.Juntamente com os robôs, Cid Gomes saltou do barco. Ao contrário dos robôs, seu cálculo é político. Superou em 100 a marca de Lula sobre os picaretas no Congresso. Preservou-se com os futuros eleitores.Mas, e aquela história da educação como o carrochefe do projeto de Dilma? Confusão entre os estudantes que não recebem ajuda e o ministro contando picaretas no Congresso.É tudo muito grotesco. Os partidos querem ver Dilma sangrando. Além de ser muito sangue o que nos espera pela frente, é preciso levar em conta que, de certa maneira, o Brasil sangra com Dilma. Arrisca- sea morrer exangue.” Melho análise impossível…  

     

    O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-robos-abandonam-o-barco-imp-,1658814

    O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-robos-abandonam-o-barco-imp-,1658814

    O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-robos-abandonam-o-barco-imp-,1658814O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-robos-abandonam-o-barco-imp-,1658814

  10. Discernimento?

    Então qualquer pessoa que tem um mínimo de discernimento entenderia que era uma defesa da presidenta? E ela mesma não comprendeu isso?

    Estamos mal.

  11. midia

    esse jornal perdeu a credibilidade nos idos do anos 90 ; josé serra falar sobre governabilidade e credibilidade não é coerente 

  12. Burrice

    Dilma tem em mãos uma indicação ao STF (nada menos que isso!) numa época em que dois dos principais líderes do PMDB estão com a cabeça a prêmio – exatamente aqueles que mais lhe azucrinam a vida. Ao invés de usar o episódio para atacar, ela “aconselha-se” com José Eduardo Cardozo e (soube hoje pelos jornais) Sigmaringa Seixas (meu Santo Deus!!!). Este último recomenda-lhe um ex-secretário da Justiça de Gilberto Mestrinho, que é atualmente ministro do STJ. Não conheço o cara. Nem de nome. Bem pode ter sido um homem honesto jogado no meio de um dos governos mais podres que o Amazonas já teve. Pode ser o que for. Mas sua indicação não significa NADA na luta que ela trava contra Renam e Cunha. Nada. A não ser, talvez, um certo alívio da parte da dupla do mal. O futuro Ministro do STF já foi ligado a gente, digamos assim, pesada do PMDB. Não sei se é dobrável, ou conversível. Conversável, com certeza é. A única “vantagem” nessa escolha seria o fato de poder repetir intimamente que não deu o braço a torcer – que não indicou os nomes preferidos de Cunha e de Calheiros no exato momento em que os dois “exigiram” que ela fizesse isso. E de ter “ouvido o PT”. Ora, cambalhotas!!! Antes não ouvisse!!!! Se não me engano, o PT foi ouvido quando Lula nomeou Ayres Britto, pois não? E deve ter sido igualmente ouvido nas nomeações de Fux, de Toffoli e de Barbosa. Antes tivessem sorteado um nome ao acaso. Quem faz indicações como essas mostra, antes de mais nada, que desconhece completamente o ambiente jurídico ao seu redor – a existência de juristas que não são “petistas” (pqp!!!!) mas são, sim, de ESQUERDA. Por convicção. Por ideologia. Não são conversíveis, nem conversáveis. São o que são pois acreditam nisso. É o caso de Barroso – a única indicação acertada até agora. É o caso da procuradora Ela Wiecko. Daria mole para o PT? Mas de jeito nenhum. Nem que a vaca tussa, como diz a presidenta. Se quiser um ministro “dando mole” para o PT, teria que indicar um novo Toffoli – e aguentar as consequências depois, quando o “gênio” protetor do PT descobrir que está frito na imprensa caso não siga a cartilha de Gilmar Mendes. Está bem aí, diante do nosso nariz. Pessoas como a procuradora Wiecko não dariam mole para o PT, nem para ninguém. Esse é o ponto. Seria uma espinha de bacalhau na garganta de Calheiros e de Cunha, que estariam, aí, sim, em maus lençóis. Com esse ex-secretário do Boto Tucuxi, vão nadar de braçada. No dia seguinte, conforme já prometido, sai a PEC da bengala. E a presidenta continuará nas cordas. Apanhando. Até cair. Ou ser derrubada. A política é implacável com a burrice. 

    1. Continuo na Torcida

      Comentário ao ‘post’ “O histórico de indicações independentes de Dilma ao STF”

       

      Torcida

      Minha torcida continua sendo Ela Wiecko Volkmer de Castilho, que figurou na lista tríplice encaminhada a Presidenta Dilma para o cargo de Procurador-Geral da República. Foi a segunda mais votada pelo MPF.”

      Aliás, além de destacada atuação em direitos humanos, a tese de doutorado dela, só pra se ter uma idéia do seu preparo, foi “O controle penal nos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional: Lei n. 7.492, de 16 de junho de 1986”,   que ela defendeu em 1996 (!?).

      Resta saber se ela quer…

       

      Vejam breve currículo em: http://www.pgr.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/procuradores-e-procuradorias/biografias-dos-subprocuradores-gerais/ela-wiecko-v-de-castilho

    2. Plantações

      Caro, essas matérias tem jeitão de serem plantadas pelos próprios interessados.

      Agora, temos que ser realistas, a demora de Dilma em escolher uma pessoa pro cargo de Ministro do STF não tem nada a ver com a falta de um nome, mas com o “preço” que o PMDB quer cobrar por sua aprovação.

      1. Comentário muito lúcido, Allan

        Comentário muito lúcido, Allan, os “recadinhos” podem ser dados na mídia, mas a “sabatina” vai acontecer no Senado da República e, lá, pelo menos o “cabeça” não está muito a favor… Ainda bem que é pragmático.

      2. PMDB

        Ter esse PMDB como “aliado” é estar sujeito a todo tipo de imposição, principalmente no preenchimento de cargos importantes no governo( ministros). É como se montassem um governo paralelo para preservar os seus intere$$es. Com as principais figuras do partido sendo investigados nas operações da PF, querem se garantir e vão continuar achacando a presidente. Penso que esse PMDB (Partido dos Mamadores do Dinheiro do Brasil) é pior para o governo que os partidos da oposição.

  13. Futricas

    Caro Nassif,

     

    redundante afirmar que o papel da Folha e sua pseudo jornalista é degradante. Realmente esse Grupo Frias desceu ao nível mais baixo do jornalismo.

    Veja que ler o título da matéria não corresponde ao que se irá encontrar na leitura da mesma, ou seja, se joga para aqueles que passam pela banca ou simplesmente passa os olhos pelo site.

    Tem de ter coragem para assinar uma reportagem dessa e, com certeza, se trata de mais uma deslumbrada por agradar a chefia e se promover.

    Pior do que isso é o oportunismo de Serra. Como o povo paulistapode votar numa coisa dessa????

  14. E Nassif está passando recibo

    E Nassif está passando recibo paa o estadão.

    Mas, uma coisa é certa. Com o coronel Mercadande as coisas vão, mas vão de mal a pior.

  15. Não entendi nada. A Folha

    Não entendi nada. A Folha inventa a futrica, depois divulga que Dilma acredita na futrica porque Mercadante puxa a orelha de Levy e Serra dá a fúnebre opinião dele? E é para a gente acreditar que isso tudo é real?

    Cada vez mais me convenço do machismo que impera nas análises sobre Dilma. Quer dizer que esse monte de homem querendo tirar o poder das mãos dela e os “formadores” de opinião machos é que sabem tudo e sempre têm razão? Ahã.

     

    1. Machismo na veia!

      Já saquei isso faz tempo Arthemísia,

      Se você julgar somente por este artigo do Nassif, eu poderia dizer:

      “Ok, Nassif você me convenceu, realmente esta mulher foi um erro!”

      Uma imprensa cínica, bandida e sonegadora de impostos e informações; uma oposição golpista, corrupta e entreguista ao extremo; parte da população anafalbeta política e manipulável e agora temos que aturar alguns machos dizendo o tempo todo o que a mulher deve fazer.

      Critica-se a Dilma o tempo todo, impiedosamente. Pelo que ela faz ou não, pelo que ele diz ou não, e isto por parte dos aliados e simpatizantes.

      Aí, dá azo a esses homens imbecis (já reparou que os trolls são 100% homens?) virem aqui desfilar as palavras…teimosa, burra, fraca, incompetente, imbecil, etc.

      Triste.

      Não tem como não notar esse viés machista.

  16. Indicações de Lula

    Eu tinha achado que Joaquim Barbosa tinha sido a pior das indicações de Lula, mas depois de 4 anos de Governo e sem aprender absolutamente nada de política, acho que a indicação de Dilma conseguiu superar até mesmo o insano do Joaqueim Barbosa. Onde diabos Lula estava com a cabeça ao escolher Dilma como sua sucessora? Por que não escolheu Haddad, que é infinitamente mais preparado?

    1. Nâo funciona dessa forma.
      Não

      Nâo funciona dessa forma.

      Não foi a vontade soberana de Lula que escolheu Dilma ao Governo.

      Desde 2005 Dilma foi a  principal ministra do Governo Lula, ela foi muito bem e teve muitos méritos por isso. A candidatura dela se impôs, com a ajuda e o aval de Lula, é claro, mas foi uma escolha baseada nos fatos do dia a dia.

      Se ela como presidente não fez um bom Governo, isso não é culpa de quem a apoiou para chegar ao cargo.

      O caso de Joaquim Barbosa é totalmente diferente. Lula o escolheu sem o conhecer.

      1. comparando competências e incompetências.

        Carlos M, você criticou alguém aventar Fernando Haddad Presidente. Além das qualidades óbvias de administrador (ENEM, ciclovias, ainda trocou a iluminação da minha rua chique), Haddad não tem certos defeitos do seu canditato. Haddad NÃO ESTÁ na lista de Furnas, NÃO construiu ciclovias no sítio da mãe dele, Não cheira cocaína, não é maconheiro nem bate em mulher. Comparando um com o outro, Haddad para presidente do Brasil!

  17. Esses dois pontos são apenas

    Esses dois pontos são apenas sintomáticos de que Dilma coloca os interesses de imagem dela acima dos interesses do País e do Estado. Esse talvez seja o principal problema do Governo.

    Ela teme que qualquer articulação mínima que faça – algo essencial para qualquer governante – seja mal visto pela mídia e isso acaba aniquilando com o Governo dela.

    É similar a uma criança tímida, que sempre teve medo de agir porque sempre era criticada em demasia.

     

  18. Fofocas

    Se Levy falou não é fofoca é um fato,  mesmo que sem nenhuma importância.

    “A fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos”

    Fofoca: “Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia. 

    Fofoca: Coisa de quem não tem conteúdo para conversar e não tem o que fazer.”

    ““Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil… Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”.

  19. Falar sobre a insegurança da

    Falar sobre a insegurança da Presidente, que transparece quando ela trava, gagueja e acaba criando frases desconexas ao falar com jornalistas, é meio que chover no molhado.

    Sobre a crítica do Ministro à Presidente, ela foi notícia aqui e seria em qualquer lugar do mundo. Não se trata de fofoca. Trata-se de um Ministro que está no centro das atenções, poderia se dizer até o mais importante no momento, afirmando que a Presidente quer acertar mas não o faz da maneira correta. Ora, dizer que ela tem vontade de acertar não é qualquer elogio. Querer acertar todo mundo quer. Seria o mesmo que dizer que um médido tem a vontade genuína de salvar o paciente mas não o faz da maneira certa, e acaba por matar o paciente. Só faltava o Ministro dizer que a Presidente NÂO tem vontade de acertar. Aí seria o fim da picada.

    Mas a notícia mesmo é o ambiente e a forma como se deu a afirmação. Numa palestra fechada para ex-alunos da Universidade de Chicago, e em inglês.

    Será que trata-se de uma confraria de chicago boys da qual nosso Ministro faz parte ??? 

     

     

  20. lado

    O estadinho é um jornal que tem lado. Dane-se a imphormação isenta. Ele apoiou em editorial a candidatura de Aécio contra Dilma.

    O Almirante do Tiete, dom ÇERRA45 é o nosso candidato à presidente na eleição de 2038. (vice fegacê, para fazer doações, tratar com o caixa,  aloisio trezentão…….viiiiiiixe!).

    Petrobrax vem ai !

     

  21. O Elogio do Levy não seria nem percebido – Agora está sendo…

    “Nem precisava explicar. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento entenderia o sentido das declarações, mesmo com a síntese publicada pela Folha.”

    Uma “fofoquinha”, em Inglês, para ex-colegas/alunos da Pós, publicado em um Final de Semana…

    Afirmações “em off” feitas por um Executivo “Ingênuo”, Diretor de Grande Banco, acostumado com Palavras e Perigos do “Inside Information” (me engana que eu gosto).

    Quem leria?

    Ninguém.

    Mas, como diz Nassif, qualquer um (que lesse) entenderia as palavras de Levy como sendo um Elogio à Solidão de Dilma, imposta pelo Poder.

    E, disso o Brasileiro Médio gosta, e muito (“A Mulher até quer fazer, mas com estes Políticos Corruptos…”).

    Dilma, desta vez, mais experiente ainda, não deu a “bronca”.

    Deixou com um Ministro desgastado.

    Ou seja, a “Bronca” veio do Office Boy.

    Acho que existe um Ditado: “Falem mal, mas falem…”.

    Como sempre digo, uma “gênia” da Comunicação.

    Quanto às Políticas do Secom, o problema é mais embaixo.

    Pode ser discutido em outro Post Exclusivo.

    No momento é bom (e, URGENTE) sugerir à Dilma e ao Edinho uma certa “Centralização” tanto da Escolha das Mídias quanto do Conteúdo Criativo das Propagandas Governamentais.

    Como se faz nas Grandes Empresas, Líderes em Marketing/Branding.

    É preciso tratar todas as Campanhas Publicitárias sejam do Governo, sejam das Estatais/Mistas como uma Estratégia Coordenada de “Construção de Marca”.

    Um Exemplo?

    A Campanha das “Bandeiras Tarifárias”…

    Só se fala dos Aumentos da Energia, dependendo da Cor das Bandeiras.

    Nenhuma menção aos “Porquês”.

    Nada de falar do Impacto da Estiagem, Geração Térmica, etc.

    Enfim, como disse o Temer ontem na Band, sem falar em “Contrapartidas”…

    http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000743493/michel-temer-pessimismo-nao-e-bom-para-o-pais.html

    A Contrapartida, neste caso é Simples e Óbvia: O Apagão ou Racionamento.

    É pura muita incompetência de Planejamento Estratégico de Comunicação e Execução Criativa, sem mencionar a escolha das Mídias, (e, a Culpa só pode se da Dilma, claro…).

     

  22. Efeito Mercadante.
    O governo

    Efeito Mercadante.

    O governo é totalmente pautado pela grande mídia.

    A Casa Civil toma por verdade tudo que é divulgado pela grande mídia e puxa a orelha do declarante antes mesmo de ouvir-lhe  a versão.

    Nunca tinha visto nada parecido, tanta subserviencia aos ditames midiáticos.

    O cara se caga de medo da mídia. 

  23. Por essa ótica, estamos todos

    Por essa ótica, estamos todos no primeiro círculo do Inferno… Até blogs progressistas como este e outros vivem fazendo, o tempo todo, replique do que sai na midiazona. Quanto não se contribui, como isso, com as pautas mais estapafúrdias e com o clima que se pretende criar?   

  24. Dilma lá

    Enquanto a Presidente  de forma legal e legitimado por 53,000.000.00 de votos ,estiver no comando tem esperança de 

    se retomar as redeas, o que não se pode é dar  lente de aumento ao Pig

  25. Dilma lá

    Enquanto a Presidente  de forma legal e legitimado por 53,000.000.00 de votos ,estiver no comando tem esperança de 

    se retomar as redeas, o que não se pode é dar  lente de aumento ao Pig

  26. A midia a favor das oposições

    A  midia não ajuda em nada, para ela quanto mais pior melhor. Não estão a favor do País e sim contra o PT.

  27. É o que eu disse em outro

    É o que eu disse em outro comentário, Nassif. A presidenta lê o pig, mas não lê os blogs sujos. Daí criminaliza a política, como todo leitor udenista. Acredita que todos a sua volta são bandidos. Não confia em ninguém.

    Porque na verdade é isso que o pig fala. Eles não acusam a Dilma de corrupta, mas dizem que ela virou refém dos “petralhas”, daí tem que cair. O discurso, mesmo o do Merval, é esse. Ele não quer a presidenta na cadeia (o Lula sim). Quer o PT fora e os tucanos “de volta ao lar”

  28. Então, quer dizer que

    Então, quer dizer que ministros “experientes”, “competentes” estão liberados pra falar qualquer m*; liberados pra deixar a bola quicando pra imprensa venal editar que fica tudo por issso mesmo?

    Vejo dois problemas. Um é incumbir Mercadante pra falar qualquer coisa em nome do governo. Aí é falar mais m* em cima de m*. Isso é certo em nove de cada dez casos.

    Outro problema é que Dilma deveria responder a tu-do e qualquer coisa que “sai” na imprensa, e não somente àquilo que diz respeito à sua persona política ou temas que ela “abraça” mais “especialmente”. Não é pos-sí-vel que uma secretaria de comunicação de um governo em pleno era da informação não tenha meios de fazer isso em relação aos principais veículos de oposição.

    No caso do Nelson Barbosa, por exemplo, ela acertou em cheio ao defender o salário mínimo em um contexto em que a máquina de propaganda da oposição trombeteia que ela “mentiu” na campanha. Certíssimo.

    O que falta, repito, é pegar de manhã o clipping da imprensa e responder uma a uma essas peças de desinformação diante de um telefone celular, que seja, e circular isso pela internet. Sem esquecer de sempre desqualificar essa imprensa ridícula e parar de fingir que esses veículos são observadores neutros e desiinteressados.

    Mais ou menos assim: liga a câmera, folhea um jornal, aponta pra um texto e fala: “ó, mais uma palhaçada dessa imprensa. Não foi nada disso: foi isso, isso e isso. São uns ridículos…”

    E passa-se pra outra “notícia”…

    Será difícil demais fazer isso?

  29. A diferença

    Existe uma diferença brutal entre ser um lider e um chefe. Nos EUA e na Europa temos exemplos de líderes à frente dos países, no Brasil temos chefes no Planalto. Um dos últimos líderes que tivemos no Brasil, por incrível que pareça foi o FHC. Depois tanto o Lula, à frente de uma mobilização sindical (num passado distante), quanto a Dilma, uma ex-guerrilheira, cujo mérito foi jamais ter entregado um “cumpanhero” sob tortura, vemos apenas chefes. Chefes atuam à merce de fofocas para sairem bem na fita e tentam agradar a todos (gregos e troianos) para manter seu posto. Líderes FAZEM as regras e ditam para os demais o que fazer e como fazer, assumem responsabilidades e ouvem os especialistas antes de tomarem suas decisões. O que se vê é um bando de gente que se esconde quando questionados e costumam dizer: não sei, não vi, não fui eu, não é culpa minha. Esse tipo de atitude enfraquece e joga a credibilidade da pessoa no lixo. Mas é a atitude adotada tanto pelo Lula quanto pela Dilma. São joguetes ao sabor dos comentários. Cutuca e eles pulam. Falta a esses dois o perfil do líder.

    1. “Líderes FAZEM as regras e

      “Líderes FAZEM as regras e ditam para os demais o que fazer e como fazer, assumem responsabilidades e ouvem os especialistas antes de tomarem suas decisões.”

      FHC?????

      regras de quem para quem? Porque as regras no Brasil nos tempos desse senhor eram forjadas pelos especuladores internacionais, por Washington, pelo FMI. Responsabilidade? Sério? O homem quebrou o país, entregou nossas riquezas de mão beijada e ainda deixou o país e o povo no fundo do poço e ainda temos que ler que ele foi responsável? Ouve especialistas? Só se for de Washington ou de emissários de lá… como Armínio Fraga… decisões que apenas serviram para destruir nossa soberania nacional, vender nossas riquezas e lançar o país no desespero…

      O príncipe da privataria foi um dos maiores entreguistas que este país já teve. Entregou tudo o que pôde a preço de banana (e o dinheiro, até hoje, ninguém sabe, ninguém viu); vivia ajoelhando-se, com o pires na mão para o FMI. Fez péssimos negócios para o país. Elevou os juros a níveis estratosféricos, desemprego altíssimo, sucateou as universidades e o serviço público, a Polícia Federal vivia de favores de prefeituras, escândalos de corrupção eram engavetados (claro… abafados pela mídia); nunca conseguiu projetar o país internacionalmente. Pelo contrário, a imagem dele, parecendo um poodle saltitante, com a língua de fora, diante do dono (Bill Clinton) revela bem quem foi o tal “líder”…

      É impressionante como ainda tem gente que acha que esse senhor foi um bom presidente. Bom, só se for pra banqueiros e o tio Sam…

  30. Dilma precisa de terapia

    Nassif, o problema de Dilma não é de fundo político, é de urgência no tratamento terapêutico. Como pode uma mulher errar tanto! Ser tão teimosa e não perceber que está levando para o buraco tudo o que a era Lula conquistou? Fico mais admirado ainda com a anemia de Lula em não tomar pulso da situação. Afinal, foi ele que a indicou. Quem é o mais discuidado: Dilma ou Lula? Tempos tenembrosos os nossos.

  31. Recordar é viver.

    Empresas investigadas na Lava Jato https://jornalggn.com.br/noticia/empresas-investigadas-na-lava-jato-reportam-doacoes-a-serra-aecio-e-anastasiareportam doações a Serra, Aécio e Anastasia

    Jornal GGN – Eleito senador por São Paulo em outubro passado, José Serra (PSDB) figura na lista de políticos que mais receberam dinheiro das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. No levantamento publicado pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (21), Serra ocupa o terceiro lugar, tendo recebido R$ 1,2 milhão para sua campanha, segundo dados da Justiça Eleitoral. A OAS e a Odebrecht foram as principais responsáveis pelo montante…..

     

    …Conforme o GGN publicou essa semana, a Queiroz Galvão é uma das financiadoras do PSB de Marina Silva em época de disputa eleitoral, assim como do PSDB. No último caso, em 2010, a empresa – cujo sócio é primo de Marcos Mendonça (PSDB), ex-secretário de Mário Covas – transferiu pelo menos R$ 6 milhões para a conta do diretório nacional tucano. Naquele ano, Serra tentava o posto de presidente da República contra Dilma Rousseff (PT)….

     

  32. A Lava Jato incomoda muito

    A Lava Jato incomoda muito mais gente do que se imagina. Ao manter-se neutra nas investigações, Dilma desagrada gregos e troianos daí esse abandono pela qual está passando. No fundo, a imensa maioria dos políticos e grande parte da mídia está envolvida de alguma forma até o poscoço e não admite que a presidente fique quieta deixando a investigação correr livre leve e solta.

    1. A Zelote tem potencial para

      A Zelote tem potencial para ser muito maior que a Lava Jato na descoberta de malfeitos. Resta esclarecer o quanto é horrendo o crime de sonegação de impostos, que os oligarcas transformaram em crime de segunda classe para melhor sonegarem. O país avança contra a corrupção em vários outros sítios, não é só no feudo morístico do Paraná.

    2. Lamentavelemente, a imagem

      Lamentavelmente, a imagem que a Dilma passa é outra: Não está quieta porque é neutra, e sim porque tem interesse de que ninguém mexa no fundo da lagoa; não por acaso, a “Lava Jato” se refere à Petrobras, cujo Conselho de Administração contava com os serviços da dona Dilma, na época de alguns dos fatos que se apontam.

      Pode-se acreditar que “não sabia de nada”, mas não sem rotulá-la como idiota.

  33. O que salta os olhos é a
    O que salta os olhos é a presidenta não estar cercada de pessoas inteligentes para detectar essas armadilhas. E mais não estou entendendo Porque a presidenta não fortalece os blogués que a defende.

  34. Não adianta mais falar da
    Não adianta mais falar da mídia contrária ao governo. Todos já sabem o modus operandi. Já deu tempo o suficiente para presidenta se cercar de pessoas inteligentes e detectar essas mazelas da mídia. Então só posso acreditar que a presidenta não tá nem aí. … logo não posso ficar é me descabelando contra a mídia. Eu um simples mortal.

  35. Prezado Nassif, já há um bom

    Prezado Nassif, já há um bom tempo você vem escrevendo sobre o show de horrores que tem sido a presidência da sra. Dilma. O raio ada coisa é que não percebo o que essa sra. pretende, é a liquidação do partido dos trabalhadores, é a negação de seu sofrimento como presa política ou, talvez, sendo mãe de alguém que é integrada ao sistema tenha receio de afrontar as amizades da filha. O que deseja a presidenta, o que a mulher quer? Por ela (e o partido) nos desgastamos muito. Que Horror!

  36. Se a Dilma não reage ela é
    Se a Dilma não reage ela é tachada de fraca, inoperante etc etc Se ela reage ela é taxada de inábil, incapaz politicamente etc etc, uma situação que as mulheres conhecem bem, sermos criticadas e culpadas por tudo o que acontece a nossa volta. Misoginia e machismo puro e explícito o que vemos no segundo mandato de Dilma.

    Vejam a situação da mulher na sociedade. Ela não deseja mais ficar com um companheiro, ela é assassinada banalmente. Assassinatos invisíveis, menores demais para afetarem o discurso de homens tão lógicos.

    Sim, a Dilma está reagindo a fofocas que se tornam manchetes por dias a fio. Está vendo o que as pessoas estão vendo/ouvindo. O Levy criticou a conduta da Dilma sim. Deveria faze-lo à propria. Quem está no comando do discurso é a mídia que constroi a narrativa que for conveniente para seus interesses economicos. Levy criticou que seja criticado.

    1. Há uma diferença fundamental

      Há uma diferença fundamental entre reagir… e agir. O que está faltando é ação.

      Quem não toma a dianteira, fica a reboque. Simples assim! 

      Não tem nada a ver com sexo, mas com atitude.

  37. Nassif, novamente pergunto:

    Nassif, novamente pergunto: será que a Dilma nos lê? Pois ela parece que gosta de ser feita de boba, pois entre a terra e o céu há muia coisa mais importante do aue se preocupar com as futricas publicadas pela grande mídia que vive constantemente  deitando o porrete no seu governo. Não importa se sua decisão é a mais sabia de todas ou não. O que importa para os barões da mídia  é descrevê-la como inepta. Infelizmente, diante desses fatos, nossa presidenta se comporta como uma autoridade frágil e altamente despreparada para as malandragens do centro e periferia dos poderes. 

    Dilma acorda! Só Vossa Excelência ainda não percebeu que essa turma não vê a hora passar a não na sua cadeira. Uma pena! 

    1. Hsv, não sei se Dilma lê (o
      Hsv, não sei se Dilma lê (o PIG infelizmente ela vê e parece dar mais relevância a isso do que a massa crítica que elegeu o projeto do Lula 4 vezes), provavelmente não a menos que fosse mais curiosa em saber o que os blogs que a ajudaram a se eleger (ou mais precisamente, os blogs apoiam um projeto de governo começado com o Lula e que ela está em parte pondo a perder com essa postura arrogante dela), mas os puxassacos do poder (que ficam junto dela) leem e repassam algo a ela, principalmente quando o torniquete aperta.

      O fato é que a crítica é importante, governo sem crítica vira nau a deriva.

      Eu falei crítica séria e não aquele entulho que o PIG publica que não é crítica nenhuma e sim campanha de desestabilização do país.

      Só que tem uma turma que é o efeito colateral do PIG que é a “militância oficial” do PT, que toda vez que algum blog progressista faz críticas à Dilma e ao governo, começam a rotular a crítica (mesmo séria) de fogo amigo e toda aquela bobagem delirante deles de que o governo se esfacelaria diante disso. É um pessoa paranoico que perdeu totalmente o contato com a realidade. Hoje em dia eu me irrito muito mais com esse pessoal do que com os coxinhas. Os coxinhas a gente sabe o que é, um bando de extremista sem noção guiados pela mídia, mas esse pessoa que tenta calar críticas relevantes ao governo é pernicioso pois eles vão ruindo a militância por dentro e o próprio governo até estourar uma crise grave que toda vez sobra pra massa crítica conter a fúria da turba, pois essa pelegada é a primeira a correr da briga pros bunkers deles.

  38. Nem sei

    Nem sei se Dilma, fraquíssima politicamente, passou recibo mas tenho certeza de que Mercadante é que foi, pressuroso, vazar qualquer mal estar para a mídia. O objetivo único era aparecer.

  39. Dilma, hoje, é manobrada por

    Dilma, hoje, é manobrada por todos, lá em Brasília. A situação dela é mais preocupante para o Brasil do que se estivéssemos sob a tutela de um governo PSDBista. Sua descendente popularidade somada aos apelos por impeachment colocaram-na em completa defensiva perante os seus opositores pragmáticos e também perante parte de seus apoiadores ideológicos, que agora têm a oportunidade de se beneficiarem mais efetivamente do poder. Dilma perdeu grande parte de sua autonomia e para permanecer no poder até 2018, em razão da própria pressão de Lula e do seu partido, governa como se direita fosse, sob a meaça de ver sua blindagem desfazer-se diante das denúncias da “Operação Lava-Jato”. Basta observar suas ações de governo desde que assumiu pela segunda vez à presidência. Começou por indicar o Joaquim Levy para ocupar o ministério da fazenda e mais recentemente, mexer em vários benefícios do povo (incluindo os serviços de saúde, com a Lei 13.079 sancionada por ela agora, em janeiro, que prevê a abertura desse setor ao capital estrangeiro). E isso é só o começo de tudo. Quanto mais demorar o seu impeachment, mais interessante ficará para o seu sucessor governar o país, sem as barreiras sociais limitadoras do alcance do capital.. Como se diz na gíria: Dilma “está na(s) mão(s) do(s) palhaço(s)”. 

  40. O maior problema da Dilma é

    O maior problema da Dilma é que ela não tem o controle sobre a mídia, como tiveram FHC e os milicos.

    O maior problema da Dilma é que não tendo controle sobre a mídia, não encontrou meio eficaz para comunicar e exercer a sua liderança sobre a nação.

    O maior problema de Dilma foi acreditar que a população era bem informada o suficiente para diferenciar a realidade da propaganda política que a grande mídia realiza. O maior problema de Dilma é que só agora deve ter percebido como o barulho feito pela mídia faz o mesmo papel do berrante que conduz o gado pro abate.   

  41. Movimento pendular.

    Caro Nassif. Antes das eleições do ano passado, eu entrava várias vezes por dia no seu blog, sabia que as notícias pouco mudariam durante o dia, mas mais em função dos comentários. Comentários lúcidos, leitores inteligentes que sempre tinham uma informação adicional sobre algum caso, inclusive gente que era testemunha da bandidagem aberta ocorrendo na seara tucana. Hoje, reparei. Já não entro todos os dias para ler seu blog. Os comentários e comentaristas parecem não ser muito diferentes dos comentaristas da Revista do Esgoto, Folha, Estadão e Globo, que pautam o lixo da oposição mais corrupta do mundo. Não sei para que lado está indo seu blog, mas com esses comentaristas, parei. Semana passada, acho que só entrei 4 vezes, postei menos de um terço dos comentários a que estava acostumado, hoje é segunda-feira e provavelmente amanhã vou me esquecer de consultar seu blog, que há anos está entre os favoritos do meu navegador. Se você permitir esse assalto da Direita ao seu blog, afastará os leitores fieis e jamais será aceito pelos reis da patifaria. Isso eu não preciso dizer, você sabe melhor do que eu.

    1. Futuro

      Meu caro, o Nassif viu o óbvio: a Dilma é autodestrutiva. Ela se sabota o tempo inteiro na área política ( a mais importante de todas). Desse jeito, o sonho, não de Lula, mas de todos nós, de Luís Inácio voltar ao leme do barco, vai escorrendo por entre os dedos. Dilma no poder é o caminho mais fácil para a volta dos vendilhões.

    2. Fiz exatamente como você;

      Fiz exatamente como você; parei de vir aqui em 2013 e estou voltando agora…

      Não porque a minha opinião seja importante ou porque dê mínima importância às opiniões que em mim não ancoram, mas porque percebi que, quem não comparece, pode dar razão a que alguém se aperceba de que não faz falta nenhuma.

      Abs

  42. A principal lição

    Dilma não aprendeu com seu mentor, Lula, a principal lição de todas: não ler os jornais brasileiros. Sempre que perguntado, Lula respondia exatamente isso: não leio os jornais. O cara é muito sábio.

  43. Baixa auto-estima

    Se a dilma aje assim, está com problema de baixa auto-estima e o problema é se achar que sabe mais do que todo mundo. Como diz o autor de Pai rico pai pobre, se numa empresa o dono acha que sabe mais, então a empresa está com problemas. Lula sabia que nao sabia de tudo e por isso se cercou de gente que sabia. Ele só gerenciava. Deu certo. Falta isso para a Dilma, admitir que deve pegar gente que tem perfil e tem competência para a área. O resto se aruma fazendo.

    1. É exatamente isso que vc
      É exatamente isso que vc escreveu em seu post.
      Das trapalhada no setor elétrico à “crise política “, a origem é a pretensão da presidente de que sabe tudo e deve decidir tudo.
      O exemplo do período Lula é didático. O Ministério da época era com M maiúsculo mesmo. Com vozes dissonantes entre si, sim! Que o Presidente mediava. Resultado : um país unido em um ideal de cumprir seu papel de ser Grande.

  44. E aí, Quem “Manobra” Quem?

    Dilma diz que Levy foi ‘mal interpretado’ e agradece ‘elogio’

    “Ele falou que nós, e agradeço o elogio dele, acha que fazemos imenso esforço para fazer o ajuste”…

    “Em política, vocês sabem que às vezes não posso seguir o caminho curto porque tenho que ter o apoio de todos aqueles que me cercam, só assim a gente consegue construir um consenso”

  45. Dilma é Lula e Lula é Dilma!

    Até hoje,Lula Dilma não perderam nenhuma batalha contra o PIG,se assim fosse quem estaria ocupando a presidencia da republica desde 2005 seria um candidato do PIG.Força,Lula Dilma,até a batalha final!

  46. Porque o CADE não atua para
    Porque o CADE não atua para proibir o Bônus de Volume nos meios de comunicações?
    CADE é ligado ao Ministério da Justiça.
    Não precisaria passar pelo congresso essa medida Nassif!
    Porque isso não é feito?
    É uma medida econômia de regulação que também serve para democratizar os meios de comunicações.
    Chamar o STF para regulamentar os artigos de lei que estão na constituição federal sobre os meios de comunicação.
    Não precisaria de passar nada pelo congresso.
    Outra coisa, usar das verbas da SECOM para criar um grande rede de TV publica em todos os estados e cidades, e aumentar essas verbas. Facilitar o credito para pequenas e medias empresas de mídia levando em conta que esses meios sejam independentes dos grandes meios de modo que impeça o monopolio e que sejam priorizados aqueles voltados para movimentos sociais , com pluralidade de informaçao e conteudo e voltados para o trabalhador.

    Essas medidas resolveriam grande parte do problema que temos da ditadura dos carteis de mídia no Brasil. E dá para fazer já, sem precisar de votação no congresso. Acredito que aprovar projetos uma lei que aumente e democratize as verbas da SECOM é muito mais fácil do que tentar regulamentar a mídia.E no momento com esse congresso não se avança muito e por isso essas medidas são oque dá para fazer.
    Sera que ninguém no governo pensou isso?
    Nassif você teria como levar essas propostas para o governo?

  47. “Seo Nassif”,
    A mim , parece

    “Seo Nassif”,

    A mim , parece que está havendo um excesso de futricas no Blog. Ainda não atinei qual seria o motivo disto, tendo em vista a sua honradez e sua coragem como jornalista, que não é de hoje.

    Penso que  Posts como esse, vindos das fofocas da Folha, não acrescentam nada ao momento atual. Servem apenas e simplesmente p/ denegrir a cada dia mais e mais, a imagem da presidente Dilma, e vc mesmo já o fez mais que suficiente. Semanalmente vc repete tudo isto e ainda precisa trazer todas as fofocas dessa imprensa calhorda e vendida?

    Eu já cansei ! E em alguns comentários sinto que não só eu tenho esta sensação.

    1. Concordo com voce Lenita!

      A idéia que esta se passando, aqui no blog, é que a presidente Dilma é de uma incompetente tresloucada, que não sabe minimamente o que faz.

      Todos as criticas ao governo são de exclusiva responsabilidade de Dilma. O Levy, homem de mercado e da direita, não tem nenhuma culpa na entrevista dada. Ele não possue nenhum amigo nos meios onde transita  e que estão dispostos a transformar as suas palavras em escândalo.

      O governar no Brasil é extremamente dificil, com uma Constituição que engessa o poder Executivo, cria monstros como o Cunha, este sim moldado pelas escolhas erradas dos eleitores em deputados e senadores da pior estirpe e a culpa é só da Dilma.

      Estou como aquela turma de otárias “ESTOU CANSADO”, mas sim dos “inimigos” internos.  

    2. tutela
      Também tenho a mesma impressão. Até o Nassif a trata como uma criança que precisa ser tutelada. Se ela fosse tão incompetente como afirma, ela teria chegado onde chegou?

    3. Concordo plenamente. Ficar

      Concordo plenamente. Ficar preocupado com fofocas da Falha não leva a nada. Hoje mesmo li um artigo não lembro onde de um tal de Mário Magalhães da própria Falha querendo fazer intriga entre o Levy e a Dilma, coisa de moleque. E os blogs ainda ficam repercutindo essas matérias do submundo do jornalismo.

    1. “Ele falou que nós, e

      “Ele falou que nós, e agradeço o elogio dele, fazemos um imenso esforço para fazer o ajuste. Em política, às vezes, eu não posso seguir o caminho curto. Eu tenho que ter o apoio de todos que me cercam. Então, temos uma questão de construir o consenso. Não temos que criar maiores complicações por isso”, completou a presidente.

    2. Dilma defende Levy e diz que ministro foi “mal interpretado”

      Dilma defende Levy e diz que ministro foi “mal interpretado”

       URL: Versão para impressão30/03/2015 15p8BrasíliaLuana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

      A presidenta Dilma Rousseff comentou hoje (30) as declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre sua gestão e disse que o ministro foi “mal interpretado”.

      Em palestra a membros do setor financeiro na última semana, Levy disse que Dilma tem “um desejo genuíno de acertar as coisas, não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”, de acordo com gravação obtida pelo jornal Folha de S.Paulo.

      “Não tem por que criar maiores complicações por isso, ele [Levy] já explicou isso exaustivamente. Ele ficou bastante triste com isso e me explicou. Tenho clareza de que ele foi mal interpretado”, disse a presidenta em entrevista após evento do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Capanema, no Pará.

      Saiba Mais

      Levy contesta interpretação de frase sobre Dilma

      Ontem (29), o ministro contestou a interpretação negativa dada a sua declaração pelo jornal.

      Dilma disse que Levy tem trabalhado na negociação das medidas do ajuste fiscal que dependem de aprovação do Congresso Nacional e reforçou os argumentos do governo em defesa dos cortes de gastos. Segundo a presidenta, o país depende do ajuste para voltar a crescer. “Você tem que adequar a política econômica e toda a sua ação às mudanças da realidade, estamos fazendo isso. Tenho certeza [de] que o Brasil volta a crescer se a gente fizer essa movimentação”, avaliou.

      Dilma voltou a dizer que o governo absorveu os impactos da crise nos últimos anos e que agora é preciso reduzir os subsídios para garantir o equilíbrio das contas. “Nós fomos até onde pudemos, absorvendo no Orçamento Geral do país todos os efeitos da crise: desoneramos folha, demos para financiamento de investimento juros de 2%, enfim, fizemos uma porção de desonerações. O que estamos fazendo agora? Estamos reajustando desonerações que fizemos”, acrescentou.

      Durante o discurso, a presidenta também defendeu o ajuste fiscal e a retomada do crescimento e disse que o Brasil “tem reservas em dólar suficientes para enfrentar qualquer crise internacional” e que a estrutura bancária do país “não está nem um pouco comprometida”, como é o caso dos países desenvolvidos.

      “Nós tivemos que segurar a onda, um verdadeiro tsunami, da crise internacional, que desempregou 60 milhões na Europa, que tirou direitos, que acabou com garantia de emprego, que produziu uma catástrofe social”, comparou.

      Dilma entregou 1.032 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no município de Capanema, que fica a 160 quilômetros de Belém. O empreendimento recebeu R$ 53,6 milhões de investimento e deve beneficiar 4 mil pessoas.

      http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-03/dilma-defende-levy-e-diz-que-ministro-foi-mal-interpretado

    1. Contrassenso. Dá para levar a

      Contrassenso. Dá para levar a sério qualquer informação vinda do PIG?

       

      Perdão, mas no final é este Blog  que  está levando a sério e dando como verdadeira a informação de que Dilma se melindrou,  ficou chateada e portanto foi manipulada. Essa informação foi dada pelo PIG então deve ser vista com reservas e com grande chance de ser  é MENTIROSA. Mais uma MENTIRA, MANIPULAÇÃO do PIG para criar cizânia. Criar crise onde não existe.

       

      É o #nãovaiterCopa, o retorno.

    2. quem lê tanta futrica.

      Na mosca:Ministro e presidente preside e nao pede desculpas nem quando erra.o cartel midiatico continua seu imperialismo e os blogs sujos seguem o roteiro,força do vicio.

  48. Se o próprio governo é

    Se o próprio governo é incapaz de ver o óbvio, que o cartel da imprensa é o seu grande inimigo político a ser combatido, aí não dá ! É incompetência demais para um governo só. Pelo texto que Nassif escreve, parece que a cúpula do executivo vê a imprensa brasileira como neutra ou no mínimo não engajada. É cegueira demais…

  49. Nassif as vezes você  é de

    Nassif as vezes você  é de uma crueldade com a Dilma!

    mas como noticiado pelos colegas,a Dilma defendeu o Levy “ele foi mal interpretado”,duas hipoteses:

    Já era a visão dela sobre o tema,ou ela deu uma navegada aqui no GGN!

    E Nassif gostaria de ler um artigo seu sobre o PIB divulgado,até onde vai essa hiteria,Aguardo ansiosamente.

      1. É….
        Aqui vemos porque as
        É….

        Aqui vemos porque as charges lamentáveis do antes genial Caruso fazem relativo sucesso. Tem um público específico ainda.

      2. Derrubar o Brasil

        Derrubar o avião Brasil é o que vocês da oposição tentam há 12 anos se levar em consideração a opinião da maioria, que sempre reelege o PT.

  50. e o vazamento para o pig?

    concordo com vc totalmente, nassif.     mas o pior da história é que o ridículo do mercadante deve ter adorado mostrar poder sobre levy e o que é muito pior, vazou imediatamente para seus amigos pigais.        está difícil defender este monte de trapalhões.

  51. Comunicação é importante, mas não é tudo

    Julgar um governo pelo que parece ser é superficial e medíocre.

    Foram 100 dias de jogo, sujo, violência e histeria gratuita da mídia contra o governo Dilma, impedindo-o de governar.

    Nem contra Collor a mídia agiu de forma tão desonesta como agora.

    Acontece que eu e o povo não votamos em Marinhos, nem em Saads nem em Frias.

    Estou me lixando para o que esse postes pensam sobre governar, pois não representam ninguém, nunca foram eleitos, nunca governaram. Não sabem governar sequer os seus negócios, todos deficitários. Não fosse por sonegação e a certeza da impunidade, já teriam desaparecido.

    Todo apoio, portanto, a Dilma, ao PT e ao programa trabalhista que o povo elegeu legitimamente em 2014 e que governará até 2018.

    1. de minha parte, todo apoio também…………….

      inacreditável como muitos daqui ainda não perceberam que até o benefício da dúvida está sendo negado à Dilma

      inacreditável como ainda não se tocaram de que foi justamente este senso comum que levou a condenação dos petistas no mensalão e que agora vai se repetir com a lava jato

      1. imprensa porca minando os blogues, Internet…

        e galera nem se toca, segue repetindo e fazendo algo mais, encurtando ao máximo o tempo de resposta das suas vítimas

      2. Peregrino, se puder ler, dê
        Peregrino, se puder ler, dê uma lida num dos replies ao comentário do “hcv” (acho que é isso, tá logo abaixo, é aguardar liberarem os comentários) e o comentário que fiz sobre essa histeria ou “mimimi” em torno de qualquer crítica séria que se faça ao governo.

        Vcs é que estão repetindo a cantinela do PIG e não o Nassif com a crítica. Vcs acham que o governo eleito é um governo que pode cair a qualquer momento, senão não reagiriam dessa forma, ou seja, sem nem se dar conta vcs estão insinuando indiretamente que o governo é ruim com esse tipo de comentário “não vamos criticar” ou coisa do tipo. Isso é uma atitude antidemocrática, comodista que só trouxe prejuízos pro PT e pra esquerda até hoje.

        Eu fiz crítica pesada à Dilma e ao governo aqui, mas não sou nenhum coxinha ou assemelhado, sempre votei no PT embora tenha uma linha mais próxima da do Brizola, e tenho direito sim de criticar o que eu julgar errado, no governo ou sobre qualquer entidade política do país, isso é um direito democrático, inegociável.

        O que parte da militância do PT que já jogou a toalha há tempo, despolitizada, quer, é que ninguém diga nada, se cale, aí quando vier uma onda fascista de coxinhas, são os primeiros a vir dar piti falando de fascistas sem fazer nada pra conter o problema, porque são incapazes de apontar um erro sequer no governo pois o tratam como time de futebol, uma atitude totalmente despolitizada, inconsequente que só fez mal à democracia do país e ao próprio projeto nacional começado pelo Lula em 2013.

        Sinto, mas dessa visão “coitadística” de vcs eu jamais tomarei parte, é dever, de quem quer o bem do projeto começado pelo Lula, criticar o que acha que está errado. Se a Dilma ou alguém do governo acha que a crítica é improcedente basta entrar em contato com o blog/site do Nassif e emitir sua opinião sobre as coisas, simples assim. Se não o fazem, estão consentindo com as críticas ou tomando uma postura arrogante de nos ignorar achando que não temos qualquer relevância no país, mas quando a coisa aperta, o governo corre pra junto do pessoal que o elegeu em 2014 pedindo arrego, o que eu chamo de erro político atroz e que vai minando a confiança no governo até uma condição sem volta (espero que não cheguemos a isso), que quem só segura o estrago é a figura do Lula, até quando, eu não sei.

        Por favor, não coloquem nossos comentários (os que foram críticos, mas são de esquerda) no mesmo patamar desses coxinhas oportunistas que aproveitam as críticas pra insinuar que estamos com eles, eu não estou, eu sei quem são os inimigos de classe no país e eu não me junto a liberais em hipótese alguma, pelo menos esses liberais de meia tijela do país que são um bando de fascistas enrustidos adotando a doutrina da Opus Dei na ditadura de Franco (neoliberalismo com estado autoritário).

        Ninguém negou à Dilma absolutamente nada aqui, pelo contrário, esse espaço e o dos blogs progressistas é o único espaço onde ela poderia se manifestar, se quisesse, sem ser pautada ou editada pela mídia venal do país e não o faz.

        Mas sabe por que isso ocorre? Porque há uma militância bajuladora que fica blindando a pessoa dela sem entender o jogo político do país e o que está em jogo. No fundo, vcs com essa blindagem (de quem já jogou a toalha pra direita) fazem mais mal ao governo do que qualquer crítica dura feita aqui por gente de esquerda. E detalhe, não foi crítica de psolistas, partido ao qual tenho um asco tremendo.

        Não confunda essas críticas (intencionalmente ou não) com a porcaria que os Mervais, Azevedo e cia escrvem pra achincalhar o governo. Dilma e o governo dela ao invés de nos ouvir prefere acenar pra pessoas que gostaria de ver a cabeça dela numa bandeja, e sim, isso é um erro político grave. Não sei o que ela quer com isso, mas eu acho que ela teve um mandato inteiro pra entender que isso não funciona, ela quer repetir a dose agora? Se o fizer o governo dela será um traque, um governo fraco, colocado contra a parede por um congresso matreiro com a mídia ajudando. Governante tem que saber disso e tirar proveito até das adversidades, não está se cobrando além da conta dela, apenas que ela tenha mais sensibilidade com sugestões e críticas feitas por gente de esquerda que não quer ver o que o Lula começou em 2003 ir pro brejo.

        Vcs estão personalizando um projeto nacional, e isso é ruim, pois o projeto deve continuar independente de Dilma ou Lula no poder, pois se trata de uma ideia, de uma construção de país, e ideias não se restringem a líderes ou governos, que são semrpe passageiros. A ideia de país começada com o Lula em 2003 deve ser defendida e moldar o Brasil daqui pra frente, é por isso que muita gente briga e defende, partidos só são meios do povo chegar ao poder e moldar a realidade, não são um fim em si mesmo como muita gente despolitizada pensa que são.

    1. Crítica séria não é fogo
      Crítica séria não é fogo amigo. Governo sem crítica séria vira nau sem controle.

      Não confundam crítica (sem aspas) com o que o PIG faz, é preciso distinguir as coisas. Essa ideia de blindar Dilma de tudo levou a esse estado de coisas (e ânimos) atual, tá na hora de pararem com isso.

      1. Neste momento o governo não

        Neste momento o governo não precisa de críticas mas de apoio, quem não entender isso estará fazendo o jogo da direita,  será que não enxergam que a direita está conduzido vocês? As críticas construtivas serão ótimas no momento oportuno, agora não. Será que não estão vendo que a oposição necessita do apoio pelo menos de parte da situação para conseguir dar o golpe? O difícil para ela é derrubar a Dilma,  porque depois é mole mole, o PMDB vende o governo para eles numa boa. Lastimo muito que muitos não estão enxergando o momento com clareza, depois vai ser tarde demais.  Já vi esse filme e não gostei.

        1. Malú, o governo sempre
          Malú, o governo sempre precisa de críticas, só que críticas sem aspas, foi o que o Nassif fez no post. Veja que boa parte dos que criticaram o post nem leu até o fim (não estou dizendo que vc não leu mas os comentários que vi criticando só se fixaram na questão do Levy e não leram a parte do meio pro fim que é até mais relevante).

          Apoio é uma coisa, apoio incondicional, que é o que parte da militância do PT (a que trata o partido como clube de futebol) quer, politicamente é algo nocivo, envenena o próprio partido pois o deixa alienado do que esteja fazendo de errado. Esse apoio incondicional cria uma blindagem que quando o povo estoura nas ruas, ela simplesmente rói porque não se sustenta, foi assim que pariram a crise de 2013 nas tais “marchas”, blindavam tanto a Dilma e achavam que tudo estava normal “porque as pesquisas diziam” que não conseguiram ver o clima de insatisfação geral que já rolava nas discussões.

          A oposição não terá o apoio que vc cita acima, pelo menos não da minha parte.

          Criticar o governo ou a postura de Dilma é uma coisa (e ela vem fazendo por merecer faz tempo deixando gente como o Mercadante, Cardozo no governo), se juntar ao inimigo (pois é isso que o PIG e os que estão do outro lado são) é outra totalmente distinta, e eles podem esperar em vão por isso, quem criticou Dilma aqui não irá se aliar com direita alguma.

          Essa neurose excessiva de parte do PT achando que o governo cai é sintoma do que disse em comentários abaixo, no fundo admitem que o governo é cheio de erros e querem empurrar com a barriga os erros achando que a parte que não é alinhada ideologicamente com a esquerda (o centro político) irá aceitar isso passivamente e não vai, é aí que começam a parir as crises, por desconsiderarem o que a parte do centro (os centristas) pensam, que é parte indispensável ao equilíbrio político do país.

          Há uma crise atualmente pq o PT aparentemente perdeu o poder do centro político, ou de boa parte dele, é esse grupo da população que precisa ser reconquistado, e não irão fazê-lo com essa postura de blindagem total da Dilma e do que há de errado no governo dela, começando principalmente pela articulação política e de quem a cerca, são piores que o PIG pois fragilizam o governo.

          Eu não posso achar normal um Ministro da Casa Civil que vive fazendo fofoca pra imprensa golpista metralhar governo, e ela não vai enxergar isso com essa blindagem que uma parte propõe. Que vejam o erro que estão fazendo antes que seja tarde, a briga aqui não é só sobre PT ou Dilma, passa tb pela defesa da democracia e da Petrobras e isso engloba muito mais gente que o PT. Foi esse narcisismo do PT que levou o partido ao isolamento, e continuam batendo na tecla do erro, apesar do Lula já ter notado o problema (mas não conseguiu ainda mudar a rota do partido).

          1. Sinto, mas continua não

            Sinto, mas continua não entendendo, Roberto. Não critiquei o Nassif, mas os que se dizem simpatizantes e mesmo os petistas que como você não estão entendendo o momento que estamos vivendo. Não acho que não deve haver críticas construtivas, mas NESTE MOMENTO é preciso cerrar fileiras em torno da Dilma, pois veja bem, pelos meios legais a oposição não consegue tirar a Dilma porque não há base legal, então o que quer a oposição? A oposição não é maioria, portanto, precisa de pelo menos parte da situação para enfraquecer a Dilma e alegar que “o povo” quer que a Dilma saia. Entendeu? Eles querem o “clamor popular” para realizar o sonho de consumo deles, acontece que muitos petistas estão entrando no canto da sereia e mesmo sem intenção, fazendo o jogo deles. Neste momento ela precisa do nosso apoio, na hora oportuna voltam as críticas construtivas. Não olho a política como um jogo de futebol, a política para mim é muito mais que um jogo de futebol, o nosso futuro depende da boa política e de bons políticos. Agora, se os de lá estão loucos para marcar um gol e escangalhar com o que já foi feito, não tenha dúvida, no que depender de mim, eu vou pra rede pra defender, ah, vou!

          2. “Sinto, mas continua não
            “Sinto, mas continua não entendendo, Roberto. Não critiquei o Nassif, mas os que se dizem simpatizantes e mesmo os petistas que como você não estão entendendo o momento que estamos vivendo. Não acho que não deve haver críticas construtivas, mas NESTE MOMENTO é preciso cerrar fileiras em torno da Dilma, pois veja bem, pelos meios legais a oposição não consegue tirar a Dilma porque não há base legal, então o que quer a oposição? A oposição não é maioria, portanto, precisa de pelo menos parte da situação para enfraquecer a Dilma e alegar que “o povo” quer que a Dilma saia. Entendeu? Eles querem o “clamor popular” para realizar o sonho de consumo deles”

            Malú, é aí que a porca torce o rabo pra turma do “golpe paraguaio”, quem disse que o povo tá a fim de aderir a isso?

            Esse pessoal da elite e classe média reacionária fizeram espetáculo na Av. Paulista com ajuda da Globo (a um custo político que tá custando a queda de audiência da mesma, fora o desgaste sofrido, jogada kamikaze da Globo, mais outra maluquice daquele Kamel com aval dos herdeiros), mas não conseguiram muita coisa na prática, pra não dizer que não conseguiram nada além de desgaste. E eles irão tentar de novo, podem se preparar pois pode rolar mais outra micareta na Paulista, só que isso está longe de ser um “movimento nacional” (aí sim a coisa se complicaria).

            A Globo e esse grupo linha dura (de extrema-direita pró-EUA) quer usar a Av. Paulista pra ver se insufla os ânimos nos outros estados, mas não conseguiram até agora, mesmo com uma mobilização considerável de 281 mil na Av. Paulista, que escancarou o caráter antidemocrático de boa parte dos que participaram.

            Volto a repetir, se a esquerda ou forças progressistas que têm alinhamento com o governo ou o projeto começado por Lula em 2003 continuarem a tratar Dilma e o PT como um bebê no berçário, tentando blindar o partido e a presidente de críticas, isso sim é mais perigoso do que essa legião de coxinhas numa micareta antidemocrática inflada pela Globo.

            Críticas sérias são fundamentais pro bom andamento de um governo, se o Nassif não fizer, ou o pessoal que apoia o governo não fizer críticas sérias, quem vai fazer? O Merval? O Jabor? Esse pessoal não critica, eles atacam, é diferente de crítica.

            Governos não caem por crítica, governos caem pela ausência delas. Foi essa blindagem excessiva de parte da militância do PT que isolou o partido e deu margem aos burocratas carreiristas do mesmo se aproximarem do Planalto. Esse pessoal vem fazendo mais estrago ao governo Dilma do que o pessoal que está criticando o que percebe que está errado.

            Veja que a maioria que veio criticar o texto do Nassif, por excesso de sensbilidade, não destacou nem a parte do meio pro fim do texto, que como disse antes, foi até mais relevante que o começo do texto (parece que só leram o título).

            Acho essa postura perigosa, antes mesmo das marchas de 2013 eu (e muita gente mais impaciente com os erros do governo) já criticávamos esse comportamento de blindagem dizendo que isso iria provocar uma crise e criou (a que estamos vivendo até agora).

            “acontece que muitos petistas estão entrando no canto da sereia e mesmo sem intenção, fazendo o jogo deles. Neste momento ela precisa do nosso apoio, na hora oportuna voltam as críticas construtivas. Não olho a política como um jogo de futebol, a política para mim é muito mais que um jogo de futebol, o nosso futuro depende da boa política e de bons políticos. Agora, se os de lá estão loucos para marcar um gol e escangalhar com o que já foi feito, não tenha dúvida, no que depender de mim, eu vou pra rede pra defender, ah, vou!”

            E quando será a hora oportuna, quando os golpistas conseguirem envenenar totalmente a sociedade por conta dos erros do governo dela? É justamente isso que se quer evitar a chegar, por isso as críticas feitas aqui.

            Não estou fazendo jogo da direita, posso garantir sem medo isso e não vi o texto do Nassif tb nesse prisma, tá bem longe disso (a crítica foi sensata e pertinente, referia-se à questão da comunicação), só que eu não estou no estado de pânico que parte da militância do PT (de forma errada, a meu ver) está, caindo na pilha da direita mais hidrófoba pois eles querem provocar mesmo pra ver se criam um clima de ruptura pra radicalizarem totalmente, e embarcar numa dessas é perigoso. Reagir sim, mas sem fazer o jogo do adversário.

            Volto a repetir, parte da militância do PT está inflamada em razão da leitura (impacto) que fizeram da passeata na Av. Paulista, mas volto a relembrar, por mais peso que um estado tenha no país, e SP tem, um estado só não faz verão (trocadilho com o dito popular da andorinha), a reação na Paulista foi mais um ranço dessa classe média, média alta e ricos (alta burguesia nacional, que se aloja em SP) querendo impor o que eles acham que é certo por não aceitarem o resultado das urnas.

            Enquanto essa turma do Aécio, Serra, FHC, Nunes, Caiado e Bolsonaro continuarem nisso, não vão conseguir nada, só desgaste (até deles).

            Sei que é difícil pra muita gente analisar friamente o que se passa pois quando as pessoas estão envolvidas emocionalmente é difícil analisar dessa forma, mas é necessário se chamar pra razão pra não embarcarem na pilha da direita/extrema-direita. Eu tenho plena consciência que não estou fazendo o jogo deles, mas não abro mão de criticar o que eu achar de errado nesse governo, por considero que isso é essencial pro bom andamento do mesmo.

            Não encarem as críticas dos sites progressistas como “achincalhe” ao governo pois não são, saiam desse recuo excessivo pois não é uma posição boa pra combater a hidrofobia da direita e gente como o Cunha.

          3. Você insiste em dizer que

            Você insiste em dizer que critiquei o Nassif quando já expliquei que minhas críticas foram dirigidas à militância. Estou careca de saber que o Nassif é um jornalista (e dos bons) e está no papel dele falar do bom e do ruim de qualquer governo.  Não pense que escolhi a casa do Nassif por achar que ele  é petista, mas por sua isenção,  cansei de frequentar blogs de um lado só,  é enjoativo. Agora veja,  você acha que está tudo normal,  o movimento do dia 15 deixou o pessoal todo insuflado e está rendendo até hoje, some ao que virá no dia 12 e que está sendo planejado e financiado aqui dentro e lá fora. E você acha que a situação não tem que se organizar ou pensa que temos apenas que criticar,  cruzar os braços e ver a banda passar? 

          4. Malú, lendo o comentário se
            Malú, lendo o comentário se tinha essa impressão pois o comentário foi aberto “fogo amigo” e vários faziam o coro criticando o texto por achar que o governo não deva ser criticado, confundindo crítica com ataque.

            Não sou eu quem determina quem deve ou não publicar aqui ou em qualquer canto, a única coisa que sempre fui contra são os trolls, aquele pessoal que só faz provocar por provocar pra detonar discussão, pois acabam envenenando o ambiente e todo mundo sendo prejudicado, pq eu ou qualquer pessoa pode, em algum momento, tb querer ironizar algum comentário e isso ser rotulado de “trollagem” sem ser, por conta da presença eterna dos trolls na rede. Mas é um risco que todo mundo corre ao se expressar na rede.

            Eu não acho que tudo esteja normal, há uma ação de “terceiro turno” (é o nome que deram a esse tipo de ação) de uma direita derrotada nas urnas que se comporta não aceitando o resultado, embora a mesma saiba (ou deveria saber) que vão ter que ‘engolir’ isso, cedo ou tarde. A direita escolhe como quer aceitar, se desgastando ao extremo achando que irá detonar o governo ou tendo bom senso, até o momento a primeira iniciativa é que a prevaleceu.

            O que eu não faço e nunca fiz é cair na pilha da Globo, coisa que muita gente tem caído. Ignoraram totalmente a marcha de sexta (dia 13 de março) com 50 mil mais milhares no país inteiro (em mais de 22 capitais) achando que a marcha de domingo, com a Globo chamando pra “micareta” na Paulista pra dar “volume” pra impressionar, foi um movimento nacional ou algo do tipo, e tá longe disso, bem longe.

            Eu tento observar o país como um todo e não por uma parte, sei que tem gente que fica neurótica quando se diz isso, mas é um erro de avaliação grave achar que porque há um movimento mais forte em SP da direita que isso representa o país inteiro que é composto por 27 estados. Quando rolava movimento das Diretas Já! o movimento era nacional, não só em SP.

            Quando rolou o movimento nas ruas pelo Impeachment de Collor etc, era nacional, havia protestos intensos em todas as capitais do país, sem internet etc, e era um movimento amplo, não só de classe média/média alta ostentando camisa da seleção de marca (cara, justamente pra mostrar a qual classe pertencem), querendo falar pelo país tendo eles perdido as eleições.

            Parte da dita militância jogou a toalha e sucumbiu à pressão da direita ou a guerra de nervos (terrorismo psicológico) que a direita faz, eu não “sucumbo” fácil (se é que sucumbo), por isso que estou fazendo esses comentários.

            Quem depôs governo em 1964 foram as forças armadas, mesmo o povo naquela época (avós desses coxinhas de agora) indo às ruas dar chilique, não conseguiriam derrubar governo algum com passeata em algumas avenidas, o fator determinante (sempre foi) foram as forças armadas. As forças armadas estão com as barbas de molho, elas aprenderam (mesmo com militares não admitindo publicamente isso pra não “ferir” os sentimentos dos velhinhos golpistas daquela época) que o golpe foi um erro, as FA levaram a culpa de tudo enquanto os Marinho ficam aí debochando da cara de todo mundo e detonando o país alinhado aos Estados Unidos (que é e sempre foi o país mais hostil ao Brasil desde o século XX).

            Eu volto a repetir: acho que os blogs progressistas devem continuar criticando o que acharem estar errado no governo, sem medo de patrulha, e acho que parte da militância que tá vendo um perigo eminente de derrubada de governo, deve rever isso e entender que a direita, como a mesma disse, quer sangrar Dilma. A direita, ou parte dela, quer que esse governo dela chegue bambo em 2018 pra tirá-lo pelas urnas. Quem vai contestar vitória nas urnas? Ninguém, e aí eles fazem um revival de 1994 legalmente pelo voto. Acho que a militância do PT precisa sim ser mais fria (ter mais sangue frio) pra poder encarar o inimigo de forma mais precisa, mais enérgica, se ficarem com essa histeria e pânico a única coisa que farão é seguir o jogo do adversário ou inimigo.

            A direita opera no medo dos outros, é preciso fazer com que a direita volte a ter medo das forças populares, coisa que não vem ocorrendo (por enquanto). É preciso colocar o Sr. da Lava-Jato Renan Calheiros (que agora fala em Independência do Banco Central) e o Achacador Cunha contra a parede pra avisar ao PMDB que ele não manda só no país ou não foi eleito pra isso. Isso é mais urgente que a neura em cima das críticas pertinentes feitas pelos blogs prog. que são fundamentais pro governo tomar rumo.

            A direita perdeu a relevância que tinha de ser levada a sério com críticas, a direita no Brasil não critica, ela achincalha, ataca, quer enfiar goela abaixo uma cartilha ultraliberal que nem os EUA quer ver por perto, então o reduto de críticas sérias ao governo é justamente a blogosfera progressista que setores alinhados com o PT ficam ralhando quando criticam. Acho essa postura equivocada, como disse acima e em outros comentários no blog. É uma postura muito defensiva e de quem já jogou a toalha, eu não joguei a toalha, quero ver o Achacador encurralado e o Renan fora da presidência do senado.

        2. Malu,
          combinamos assim: você

          Malu,

          combinamos assim: você fica na torcida dando apoio e me deixe fazer o trabalho jornalístico sem patrulhamento. Aí será talvez capaz de constatar o que a própria Dilma admite: a crítica é uma maneira de ajudar a clarear as coisas para o criticado.

          1. É complicado quando se aponta

            É complicado quando se aponta falhas, quando todo mundo quer mesmo é ouvir elogios; mesmo que falsos.

            Se Dilma e o PT fossem eficientes em termos de comunicação, se NÃO FOSSEM PAUTADOS PELA MÍDIA, esse assunto aqui nem existiria. Ainda tem gente no alto comando do PT sonhando em sair nas páginas amarelas de Veja, essa é que é a realidade. E, ou se governa, ou se é governado. O endeusamente da imprensa pelo PT parece ter deixando o partido sem vontade de governar; de pautar a mídia, ao invés de ser pautado.

          2. Nassif, não critiquei nem

            Nassif, não critiquei nem patrulhei você, como expliquei no comentário abaixo, não precisava vestir a carapuça.

  52. sendo interpretação da Folha, JN e Serra…

    suspendo qualquer tipo de juízo até que o prejudicado se pronuncie

    não devemos encurtar ao máximo o tempo de resposta dos que são prejudicados por estas interpretações combinadas

    seguindo nessa, não nos diferenciamos………………..seguimos vítimas do senso comum nas interpretações

     

  53. Grande parte das declarações

    Grande parte das declarações e afirmações de Dilma e dos Ministros são futricas. Não acho que quem ocupa a Presidência da República é tão ingênua assim. A capacidade de mentir e inventar notícias pela mídia quando não há declarações vindas do poder executivo é infinita.

  54. Alguns blogs de esquerda é que estão comprando a pauta da mídia

     

    Não sei não…,  para mim está parecendo que foi o Nassif que comprou o jogo de futricas da grande mídia. Não precisou nem confirmação ele aceitou de primeira o que o Estadão falou. Engraçado é que o que eu vi de fato e comprovado foi a Dilma agradecendo ao Levy pelas falas. Mas o Nassif comprou rapidinho a tese do Estadão de que a Dilma mandou o Mercadante dar uma bronca no Levy…  Sei não, acho que o estilo Nassif está sendo um prato cheio para a direita alimentar a discórdia entre a esquerda…, não intencionalmente, é claro. Se alguém assistia ou assiste o progrma do Chaves, devem se lembrar das terriveis “Defesa da Chiquinha” que ela fazia para seu pai o Senhor Madruga, cuja defesa era pior que os ataques dos adversários dele… 

     

    A esquerda está caindo na estratégia mais antiga nos campos de batalhas, sejam elas armadas ou de ideias, que é o manjadíssimo “dividir para conquistar”. Uma tática conhecidíssima, mas mesmo assim  muitos intelectuais e até experientes jornalistas simpáticos a esquerda estão colocando a cabeça debaixo dessa guilhotina, adotando um tom do “critico imparcialmente, porque sou republicano”, enquanto a direita vai devorando a esquerda com toda falta de republicanismo e críticas parciais como nunca se viu em tamanha monta.

     

    Se a Dilma às vezes é ingênua politicamente, muito mais ingênua está se demonstrando a esquerda como um todo, de políticos até jornalistas, militantes e intelecutais. Onde já se viu cair tão facilmente no “dividir para conquistar” que a direita está pautando? O momento é de enfrentar essa direita hidrofóbica sem espaço para elegância e erudição republicana, que o momento merece mais posicionamento ideológico de defesa da esquerda e de ataque a direita. Depois, de vencido esse levante hidrofóbico da direita (que não será vencido com “elegância” contra uma turba que está espumando ódio pelo canto da boca) poderemos partir para as críticas construtivas ou, pelo menos deveriamos fazê-las (as criticas construtivas) em “off” até impedir que a direita derrube a esquerda de uma maneira que talvez somente os filhos dos nossos filhos venham a ver ela começar a se erguer novamente.

    E, que não tenham esquerdistas ingênuos que talvez pensem que haverá um espólio do PT para ser dividido entre os demais partidos de esquerda, porque se a direita derrubar o PT, o resto da esquerda ela varerrá rapidinho ou talvez até deixe um ou outro partido permanecer, mas sem nenhuma relevância política, apenas para parecer que existe oposição.

     

    1. Prezado,
      no meu ofício não

      Prezado,

      no meu ofício não sou esquerda, nem direita, nem militante. Sou jornalista suficientemente experiente para separar factoides de fatos concretos. Converso com colegas jornalistas  e com fontes do Palácio. Conheço muito bem a presidente para avaliar o que são boatos e o que são fatos verossímeis. E as críticas são fundamentais para a correção de rota. 

      Dilma está mudando seu estilo à poder de críticas, não de louvações.

      Do seu lugar cômodo de torcedor, sem ter acesso aos fatos, às fontes e à própria Dilma, não queira ensinar lições de jornalismo. Quem está na linha de frente enfrentando os grupos de mídia somos nós, jornalistas que abrimos mão da visibilidade de trabalhar em um grande grupo em nome de princípios jornalísticos.

       

    2. Ratos abandonando o navio?

      Será que os caras estão percebendo que desse manto não sai mais coelho? 

      O apice acontecerá quando a estrela-mor, o supra-sumo dos blogs de esquerda mudar de opinião. 

      Façam suas apostas… quando PHA vai abandonar as tetas gordas do Estado?

       

       

  55. “Mais uma vez a presidente

    “Mais uma vez a presidente Dilma Rousseff caiu no conto da futrica e passou recibo. Mandou o Ministro Aloizio Mercadante puxar a orelha de Levy, sob um argumento vesgo: “A avaliação no Planalto e no Congresso é que esse tipo de discurso vindo do principal ministro da área econômica e responsável por sanear as contas públicas do País dificulta as negociações em torno do ajuste fiscal”, explicou uma fonte ao Estadão”.

     

    Nassif, pode ser que não, mas acho que nesse caso, você está dando crédito excessivo ao Estadão e suas fontes anônimas. Pois é bem provável que Dilma não tenha feito nada disso, não tenha dado ordem alguma a Mercadante e o jornal tenha simplesmente inventado, como já tem se tornado praxe.

  56. a cartacapital também entra no embalo

    http://www.cartacapital.com.br/revista/843/so-a-ideia-sobrou-7581.html

    Fiquei puto

    O contexto hoje é outro… há a necessidade de criticar o governo. Mas comparar estes governos collor e pt parece coisas de jornalistas enchendo linguiça. A comparação e os dados concretos, é a radicalização da miséria, e a recuperação da indústria ainda que com má vontade por parte dos empresários. A verdade, por trás dessa manchete é a pergunta: ” Por que o PT não aplicou as ideologias comunistas, por que não botou pra fuder?? “… O Brasil tem vocação para a vanguarda. O PT chegou ao poder junto com a internet, e a mídia golpista, principalmente a impressa, só restou o vulto…As prioridades sociais absolutas foram e estão sendo realizadas. A reforma da mídia que encontra resistência política, jurídica, corporativa e golpista que é o verdadeiro problemas dos jornalistas. A manchete é tendenciosa e não reflete os avanços do país.

    gostaria de salientar que o espaço do debate, aqui disponível, nos leva inevitavelmente a polir as idéias.

    mesmo considerando fogo amigo, e uma oportunidade para mirar no alvo que tem que ser atingido

  57. O Judiciário Brasileiro Está Nú. Será Preciso O Menino Dize-lo?

    Duas coisas dificeis de entender, por que se faz tanto o jogo da mídia monopólio, por mais escancarado que o truque se mostre e por que não se ORGANIZA um movimento permanente, primeiramente com personalidades  e na sequência juntando-se massa nos locais estratégicos, para pressionar e denunciar que a justiça brasileira, regida por um juiz de primeira instância, no Paraná, está nua, pensa e chicanesca, ao proporcionar novo pastelão jurídico seletivo, hipócrita e cínico, além de ceifador de principios juridicos, de dar engulho em avestruz, mesmo que aplaudido pelos golpistas de sempre e assistido pela população desinformada pelo monopólio da mídia, como se novela fosse, onde o PT é escalado por eles para fazer o papel, na vida real, deles, de bandido.

    Deixar que repitam o roteiro do mensalão confirmará o PT orgânico como sendo um bando de panacas refrigerados de escritórios, acovardados, desde a presidenta, passando pelo ex-presidente, pelos parlamentares, dirigentes, não perdoando-se nem mesmo os porteiros.     

  58. Mantra manjado

    Esse tipo de futrica e manchete que faz uso os jornalões simplesmente é para pautar, a presidente Dilma, para efetivar o mantra do mercado ou simplesmente  para enfraquecê-la. No entanto talvez o jornal tenha simplesmente inventado, como já tem feito varias outras vezes. É um jogo manjado e desconstruído pela internet e por aqueles  leitores mais discernimento como disse o Nassif.  Infelizmente mais uma vez a presidente Dilma Rousseff caiu no conto da futrica desse Jornalões. 

  59. Mantra manjado

    Esse tipo de futrica e manchete que faz uso os jornalões simplesmente é para pautar, a presidente Dilma, para efetivar o mantra do mercado ou simplesmente  para enfraquecê-la. No entanto talvez o jornal tenha simplesmente inventado, como já tem feito varias outras vezes. É um jogo manjado e desconstruído pela internet e por aqueles  leitores mais discernimento como disse o Nassif.  Infelizmente mais uma vez a presidente Dilma Rousseff caiu no conto da futrica desse Jornalões. 

  60. A imprensa golpista não aprecia quem pensa

    A máscara da grande imprensa caiu há muito tempo.

    Hoje só se informa através dela quem, de alguma forma, representa o “homo boobus” (como bem Nassif o descreveu em um artigo anterior), figura incapaz de raciocinar sobre o que lê e emitir algum juízo próprio acerca. Apenas absorve e acata passivamente o noticiário.

    Nesse sentido, é para esse público que existe a imprensa de massa e ela não leva esse nome à toa.

  61. O UOL A MAQUININHA DO PAGUE SEGURO E O AMRELÃO.

    Algo me chamou a atenção no comercial vinculado da maquineta do PAGUE SEGURO UOL, Atriz de amarelo, fundo amarelo, guarda roupas amarelo cheio de camisas amarelas e outras coisas tudo amarelo traduzindo uma máquina de cartão de credito que onerosa e trocando por outra que não é nada mais barato, é somente a PRODUÇÃO DA PALAVRA “TROCA”. Que mensagem é essa? Faça um post Nassif, seria mensagem subliminar o UOL querendo a troca da DILMA?

  62. Se corre o bicho pega, se pára o bicho come

    Se a Dilma recebe o embaixador da Indonésia, a mídia poderia dizer “mas como é que ela recebe o embaixador de um país que excutou um brasileiro?”- 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador