newsletter

Assinar

Como ex-Ministro Velloso reagiu à sua condução coercitiva

Uma pequena fábula sobre a hipocrisia nacional.

Na segunda-feira passada, o Carlos Velloso, ex-Ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) brilhou no programa Roda Viva, defendendo a condução coercitiva de Lula para depor.

Pela primeira vez na história, um ex-presidente foi depor em camburão da polícia. Nem JK que, convocado, compareceu em seu próprio carro. Nem isso sensibilizou Velloso. Segundo ele, Lula teria sido intimado, não compareceu, dando direito aos procuradores da República de exigir a condução coercitiva.

***

Exagero? Certamente não. A jurisprudência é formada pela sucessão de sentenças em cima de fatos concretos. E o maior libelo contra esses abusos partiu do próprio Carlos Velloso.

Em 2008, já aposentado do STF, Velloso foi intimado pela Polícia Federal a depor em inquérito da Operação Pasárgada, que investigava o desvio de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ele tinha sido consultado por um dos acusados para pegar sua causa.

Ele estava sendo intimado pacificamente. Sua reação foi clara: não iria comparecer e só compareceria em local e data que ele definisse.

Velloso foi se queixar ao então presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes (http://migre.me/tcaWj) do abuso da mera intimação.

Imediatamente Gilmar enviou ao presidente Lula a recomendação para edição de um projeto de lei punindo autoridades por vazamentos em operações sigilosas. Mendes declarou que estava disposto a combater vazamentos e prisões desnecessárias.

No dia 27 de junho de 2008, o site do STF publicou  mensagem de Velloso a Gilmar (http://migre.me/tcb4W).

“Não pude aceitar os termos da intimação que me enviou a Polícia Federal, deixada em meu apartamento e recebida ontem à noite, quando cheguei a Belo Horizonte para participar do casamento de um sobrinho. O mandado de intimação, datado de 25 do corrente, marcava meu depoimento para o dia 27, sexta-feira, às 9 horas da manhã, na sede da Superintendência em Minas Gerais, com a advertência de que o meu não comparecimento, sem motivo justificado, poderia ser passível de condução coercitiva, caracterizando ocorrência de delitos de resistência (art. 329), desobediência (art. 330) e desacato (art. 331), todos do Código Penal. Não é desse modo, evidentemente, que a Polícia deve se dirigir a um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral”.

Se não é o modo de se dirigir a um ex-presidente do STF, porque seria no caso de um ex-presidente da República? Aliás, de forma muito mais grave porque a indignação de Velloso, no seu caso, foi despertada por uma mera intimação.

Dizia mais:

“A lei me concede a prerrogativa de marcar dia, hora e local para o depoimento, a atender a tal e ameaçadora convocação”.

Logo depois, Velloso recebeu comunicado do delegado indagando se pretendia receber um ofício marcando dia, hora e local por ele, Velloso, designados.

“Decidi que o meu depoimento seria dado ainda hoje, no horário de 16 horas, mas no escritório do Centro Jurídico Brasileiro, em Belo Horizonte, que frequento para receber pessoas e, muitas vezes, emitir pareceres”.

“Respondo à indagação de um repórter, se estaria existindo uma retaliação contra meus últimos pronunciamentos sobre prisões espetaculares de advogados – presos e algemados – e de outros cidadãos suspeitos, aprisionados por cinco dias para deporem, prorrogáveis por outros cinco dias, nas operações policiais que recebem nomes, aparatos e convocações de centenas de agentes. Tenho verberado contra as invasões de escritórios de advocacia, sugerindo inclusive à Ordem dos Advogados do Brasil que processe as autoridades que se conduzirem com abuso de poder. Não posso admitir que, por estar defendendo prerrogativas dos advogados, eu seja alvo de retaliações. Não as temo. Não as aceito”.

Se nem uma intimação formal Valloso aceitou, o que não ocorreria se ele tivesse sido conduzido coercitivamente, como Lula?

Hoje em dia, juiz de primeiro grau, promotor, obviamente desembargadores e ex-Ministros têm direito a definir hora e local para a tomada de depoimentos. Segundo Velloso, um ex-presidente da República, não.

É um desrespeito do próprio Velloso a um poder que, mais do que ninguém, caberia a ele honrar.

 
Média: 4.7 (51 votos)
68 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de argonauta de souza
argonauta de souza

Ministro Velloso

O cargo de ministro do STF é vitalício segundo expressa disposição da lei orgânica da magistratura nacional (LOMAN), portanto ele permanece com o título, ainda que aposentado das funções. Já quanto a possibilidade de marcar data e hora para ser ouvido, não se trata de desejo ou sentimento de inferioridade, mas sim de regra de cunho processual,  facultada a magistrados. Como disse antes, o Ministro velloso é Juiz Federal de carreira.

Seu voto: Nenhum

Bela reportagem

Demonstra cabalmente o 2 pesos e 2 medidas que assola o Brasil atual.

Só posso imaginar o que diria o ADVOGADO HERÁCLITO SOBRAL PINTO sobre isso.

Acho que João Saldanha iria soltar um baita palavrão! 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Putsgrila

imagem de De Paula
De Paula

No fundo, no fundo mesmo,eles

No fundo, no fundo mesmo,eles queerem tirar a nova classe média dos aviões.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Tenho quase certeza que,

Tenho quase certeza que, algum setor da direita dispõe de algum arquivo com dossiê de quase todas autoridades políticas e judiciárias.
Fotos, vídeos, gravações, até mesmo de parentes próximos, etc. etc.
Não só dos que estão na ativa, como outros que possam vir a assumir algum cargo.
Arquivo constantemente enriquecido com dados de espionagem americana.
Chantagens e ameaças devem ser usadas na hora certa.
Essas nossas "otoridades" são descuidadas, vão muito a Miami, etc
Devem "se soltar" nessas viagens
Só isso explica certas decisões e atitudes quase absurdas de nossas "otoridades"
Eis porque querem Aécio !

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Jane Pita

Já te respondo : #GloboGolpista

A verdadeira fábrica de dossiês nesse páis, é a Globo, porque vc acha que o nome dela aparece em todos os caso de corrupção??

Todas as histórias inventadas sobre os politcos desde os anos 50, tem a assintatura dela. Hoje em dia ela pega essa história e troca os nome por nome de petistas, dão muita preferencia para o Lula.

Só estão defendendo o Lula nesse episódio de MPSP proque queriam que fosse o  Moro a prender o Lula.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ana Bednarski

imagem de Justino Matias
Justino Matias

Chamou na chincha. Espero que

Chamou na chincha. Espero que ele leia e se envergonhe. Afinal, ele não precisa desses 30/60 minutos de má fama.

Seu voto: Nenhum
imagem de argonauta de souza
argonauta de souza

Ministro Velloso

O texto incorre em  improporedade ao comparar fatos e cirunstâncias em si desiguais. O Ministro Velloso, e não ex-ministro já que o cago é vitalício, é Juiz Federal, portanto como membro da magistratura, tem a prerrogativa de marcar data, hora e local para ser ouvido como testemunha, que era a sua condição na situação descrita. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Sei. Então defendes os

Sei. Então defendes os privilégios dos togados. Se acha pior do que eles?

Seu voto: Nenhum
imagem de Sérgio Vianna
Sérgio Vianna

Sobre a patifaria do Veloso, um ex-ministro

Argonauta, sua passionalidade te transformou num patonauta. De onde você tirou que a função de ministro do Supremo é cargo vitalício??? Se eles eram obrigados à aposentadoria aos 70 anos, antes, e ao 75 anos agora, após recente modificação na idade limite. Ou você está confundindo o significado de vitalício?

Seu voto: Nenhum
imagem de zé lima
zé lima

Que inteligência de...

Quer dizer, então, que o Velloso veleiro, já faleceu e, permaneceu na função de Ministro do STF, até o momento do seu passamento? Só assim o cargo seria vitalício, extinguindo-se, tão somente, com o óbito do seu ocupante. 

Dentre as principais garantias constitucionais aos magistrados estão a inamovibilidade e a vitaliciedade.

A inamovibilidade é a prerrogativa constitucional concedida aos magistrados e a determinadas categorias do funcionalismo público de não serem transferidos, exceto por relevante interesse público ou, desejo próprio. 

Já a vitaliciedade é a garantia que a Constituição concede a certos titulares de funções públicas, civis e militares de permanecerem em seus cargos até a aposentadoria compulsória. Só perdendo essas funções por razões legais estabelecidas pelo Poder Judiciário.

É isso!

Seu voto: Nenhum

Vitalício?

O cargo é vitalício até a pessoa se aposentar.

Ex-juiz e ex-presidente não têm nenhuma prerrogativa.

Mas por óbvio ambos merecem a maior deferência pelo cargo que um dia ocuparam. 

É o mais importante: bendita internet que mostra as contradições da turma dos togados!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

faz me rir

Nos blogs progressistas isentos se percebe a invasão de guerrilheiros do PIG.

Eles estão em todos para difundir suas posições midiotas. Em alguns blogs baixam o nível ao ponto da escatologia.

Gente perigosa e fanática que atira no próprio pé. Imagina-se o que podem fazer contra os inimigos.

Aqui muitos deles se contentam, por falta de argumentação racional, a dar uma única estrela para os comentários mais pertinentes e inteligentes.

-Nossa mídia formou uma geração de idiotas! 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de veranis
veranis

Por mais que a gente

Por mais que a gente esbraveje, por mais que a gente se indigne, o fato concreto é que eles estão ganhando. O PT governa o Brasil há 14 anos e não foi capaz de construir uma rede de poder que o protegesse da sanha vingativa dos tucanos por ser republicano. O que isso está lhe valendo agora?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A hipocrisia ou cara de pau?

Ambos! Uma expressão é um pouco mais culta e o outra é popularzão mesmo.

Vergonha de enxergar baixa ética em juízes que estão no alto de seus bens materias para bem julgar em favor da harmonia e equilíbrio justo entre as partes, não acha Joaquim?

Não se espera de um juiz nada além disso: ética. Ou seja, se o princípio cabe a mim, e vejo que é bom também a todos, então devo defendê-lo e estendê-lo. A justiça protege a integridade do cidadão.

Essa cara de pau de ir na tv tem um único objetivo: dar força a indecisos no STF. Essa desavergonhada entrevista que não se sustenta frente a descabida face hipócrita revelada pela sua efetiva ação de pedir a LEGALIDADE, quando, no pretérito, o ex-minisro passou pela situação, ainda que de menor tamanho, pois não foi coercitivo, mas lançou mão e usou e abusou da garantia de seus direitos Constitucionais! INVOCANDO AS LEIS. Exigiu a legalidade! E quando a legalidade não é boa a alguém? Claro que é bom a todos, pórém, a Lula não cabe essa legalidade?

Notem que citei Lula aqui apenas enquanto cidadão, não me refiro ao fato dele ser ex-presidente. E faço isso com o propósito em mostrar que na tv o ex-ministro Velloso praticou descaradamente um acinte vil à cultura positiva, construtiva e ética na luta pela GARANTIA dos direitos Constitucionais, sobre um cidadão. E, agora sim cabe, um ex-presidente ser tratado ilegalmente pelo estado põe inequivocamente em ameaça a garantia de qualquer um.

É uma vergonha mesmo defender culturalmente a ilegalidade e a arbitrariedade em cadeia de tv aberta, em detrimento à cultura positiva de defender a garantia dos direitos. A vergonha para mim já está aí, soma-se a isso toda a hipocrisia revelada.

É mais uma tentativa de influência cara de pau, não da opinião pública, esta é impossível, como pudemos ver desde o fracasso histórico no sequestro do presidente Lula até ao aeroporto de Congonhas, em 04/03. A influência aí é mais específica, é alguém ou alguns que já perceberam que toda a operação 124 deve ser anulada, e a abrangência desse entendimento avança sobre as duas partes.

É tão significativo esse entendimento, que mesmo com toda a dissimulação, todo o teatro escamoteável que a Globo faz para esconder a ilegalidade e os abusos policiais sofridos por Lula, ainda assim não são suficientes para abafar o entendimento de injusto e perseguição política..

E isso ocorre por quê?

Porque existe avanço no discernimento crítico, existe avanço no amadurecimento democrático, na experiência da participação pelo voto, existe o movimento regulado pelas regras do jogo que nos qualificam, ou ao menos nos impulsionam na m,elhoria de qualidade e em direção à sociedades mais avançadas, que nos impulsionam no domínio e na habilidade de se pensar política, ou politicamente enquanto cidadão participativo, mais lúcido, buscando informações além dos meios tradicionais de comunicação. Isso tudo está acontecendo, resta saber se os juízes brasileiros terão sensibilidade além das telinhas de tvs.

Seu voto: Nenhum
imagem de Marco Abi
Marco Abi

A questão não é legal

É política.
Apenas isso.

"Ah, mas um ex-Ministro do STF deveria zelar pela legalidade". Faz-me rir!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Pantomimo

Até onde irão com essa pantomima? Espero que boa parte do povo brasileiro consiga se desvencilhar das mentiras que a imprensa e o MP têm produzido a rodo e volte o dedo contra eles.

O Ministro Veloso é mais um hipocrita, partidario de seus privilégios e sem carater.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Eles são covardes.

Tá valendo tudo!

Cagar na prórpia Biografia também.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"Penso, logo existo"

imagem de altamiro souza
altamiro souza

quem ve roda vida só pode ver

quem ve roda vida só pode ver e ouvir isso...

sério: se velloso tivesse uma excelente história no stf não teria ido...

se era pra ir, que dissesse coisas contextualizadas com o momento atual,

conforme conhecimento que se exige de um ex-ministro.....

como foi, só mostrou seu histórico de conservasdor pífio e sem graça,

que merece só o esquecimento...

aliás, uniu-se  a direita, a qual, como não sabe o que quer nem o

que dizer, só diz besteiras, escrachando nomes e projetos políticos de

governos populares...

pois ele mesmo e os entrevistadores, não propõem nada,

só metem o pau na esquerda...

por isso não vejo mais o roda viva há tempo...

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de aleminas
aleminas

A velhice é uma merda ...

Para alguns!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Justiniano
Justiniano

com ou sem aspas

Doutor Veloso,

Enquanto Deus lhe der dias a viver continue a nos presentear com suas aparições repletas de divina sapiência. Cada vez que o senhor vem a público sua biografia e seu caráter se aprimoram. Situações como a descrita acima demonstram um pouco do valor dos ditos grandes homens públicos, da coerência e republicanismo que carregam.

Apenas lamento informar-lhe que num certo lugar chamado História também tem aterro sanitário.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Fernandoc
Fernandoc

Mais aí é diferente Nassif...

Mais aí é diferente Nassif... Lula tem apoio popular... é perigo para a corrupção e o plano de destruição gradativa do país. Vai que resolve mesmo pegar o dinheiro da Petrobrás e por na educação? Vai que continua acabar com a miséria e a pobreza, e consequente mente a violência? Como iriam justificar a violência policial para defender o império?.. Seria um mal exemplo até para o mundo... E nisso não entra o capitalismo... pois mesmo o capitalismo puro se preocupa com o social... Mas atrapalharia os imperialistas e seus planos de expanção com a escalada da violência global e investimento em força policial e militar para coagir os movimentos socais... É tudo um plano bem elaborado!... E temos o "inatingível" PSDB como representante ou baluarte dos inexcrupulosos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Previsível. É já dispõe de código de barras.

Veloso transformou-se num especialista de prateleira. Há muito deixou de honrar os princípios do Direito. É sempre convocado pra esse tipo de papelão. É não cora.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

A tese jurídica do ex-ministro

"No dos outros é refresco".

Aliás, bem ao nível do Direito praticado no Brasil atualmente...

Seu voto: Nenhum (14 votos)

No Brasil a única proposta política da oposição é o golpe.

Quando a Justiça só pune de um lado, os bandidos já sabem qual lado escolher.

imagem de joel lima
joel lima

Sobre o Roda Viva, hoje é a

Sobre o Roda Viva, hoje é a mais deslavada Roda Amiga, segunda o Zé Simão. Tudo o que está acontecendo no Brasil prova que aqui as leis se aplicam conforme a cara do freguês. 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de jasantos
jasantos

a TV Cultura aparelhada

Esta dominada pelos tucanos. Mais um exemplo do modo tucano de governar. pararelhar tudo, executivo, legislativo, judiciario, fundações etc etc.

 

E tem gente que fica espantada quando meto o pau nos caras.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juiz X Ex-Juiz X Deus.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes" (Khalil Gibran – 1883-1931).

imagem de pedro luiz
pedro luiz

TV Cultura: Somente TV....

TV Cultura: Somente TV....

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Felipe Souza
Felipe Souza

Jogo a vera

O que mais me impressiona mesmo, é saber que há algum tempo atrás as pessoas comuns - seguindo é claro "a opinião publicada" - tinham um certo desconforto e disfarçavam mais que a justiça por eles pedida era capenga. Mas, tudo mudou...
Hoje dizem sem ficarem envergonhados: querem vingança, perseguições, choro, sangue.
Na busca de um ideário de sociedade puritana pré petista que nunca houve, se jogam na mais pura barbárie de caráter.
Assassinam a história; já nos devem o futuro.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Jadir Rocha
Jadir Rocha

É um homem incoerente. Ele

É um homem incoerente. Ele age de acordo com o seu interesse. Não merece credibilidade. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Jadir Rocha
Jadir Rocha

É um homem incoerente. Ele

É um homem incoerente. Ele age de acordo com o seu interesse. Não merece credibilidade. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Goren, roberto
Goren, roberto

Nunca achei q iria dizer

Nunca achei q iria dizer isso: lula devia ter ouvido gilmar mendes 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Hipócrita. Sepulcro caiado.

Hipócrita. Sepulcro caiado.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de C.Paoliello
C.Paoliello

Asco

Que sujeitinho asqueroso este Veloso!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Nosde
Nosde

O irmão dele tambem é assim .

O irmão dele tambem é assim . . . .

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Eles não tem vergonha

Levantam o topete e vão falando, vão em frente , não se importam com contradições,com o respeito por suas biografias.

    Não respeitam ninguém.  Gosto de ler os ataques que Ruy Barbosa faz aos Juizes brasileiros.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Zé Ruela
Zé Ruela

Mais de Rui Barbosa

  • "Toda a civilização, pois, se encerra na liberdade, toda a liberdade na segurança dos direitos individuais. Liberdade e segurança legal são termos equivalentes e substituíveis um pelo outro."
Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Cunha
Cunha

VERGONHA HIPOCRISIA

VERGONHA

HIPOCRISIA REVOLTANTE

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Nunca antes na história do

Nunca antes na história do Brasil ficou tão evidente a atuação classista (no sentido de classes sociais) dos operadores estatais da justiça. Antes era teoria, hoje é fato.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de Pedro Rinck
Pedro Rinck

  Pouca gente sabe disso:

 

Pouca gente sabe disso: Velloso foi juiz federal nomeado pelos golpistas de 64, sem concurso público.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Schell
Schell

Velloso, o exemplo vivo(?) da

Velloso, o exemplo vivo(?) da hipocrisia dessa burrocracia concurseira (se é que ele é do tempo dos concursos; talvez, seja da merrecacracia). Dá nojo em lesma.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Hipócrita nojento. . .

Hipócrita nojento, como todos os outros que dizem que "ninguém está acima da lei", mas se calam quando as acusações são  contra Aécio, FHC, Alckmin e contra o PSDB em geral.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"A história da humanidade é a história das lutas de classes". Karl Marx

Hipocrisia, covardia e

Hipocrisia, covardia e oportunismo. Deveria ter se espelhado no ministro Marco Aurélio de Mello que não se intimidou frente a bancada da Bandeirantes, menos hostil que a da Roda Morta, mas mesmo assim de métodos inquisitórios. 

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de H66
H66

Nojo.

O nojo que senti no sequestro do lula, voltou. Graças ao doutor veloso.

Mas esta turma desceu muito, que será que houve? O judiaciário e seus agentes enlouqueceram? Direito, lei, constituição , dignidade da pessoa, etc, virou lixo? Sem a luta por estes vlaores, o que eles são? nada.

Gostei da ideia de ir ao velório do carater dele. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Se assim se comporta um ex ministro....

Se assim se comporta um ex ministro, que esta claramente fazendo política e claramente descartando  as leis e a constituição  eu fico temeroso pelo nosso país. Afinal temos defensores da lei, ou apenas um conjunto de poderosos. Que usam o poder e a interpretação apenas para defender seus interesses,

Este tipo de atitude vai destruir a instituição Justiça.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Mais do mesmo. Um juiz

Mais do mesmo. Um juiz hipócrita que se acha Deus.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Ronaldo de Almeida Bezerra
Ronaldo de Almeida Bezerra

Como ex-Ministro Velloso reagiu à sua condução coercitiva

 Só em olhar para o ex-ministro Velloso dá nojo, e ao ouvir sua voz não nesta outra coisa à não ser vomitar. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de EDSON TADEU
EDSON TADEU

ele  so  teria  direito  de

ele  so  teria  direito  de  depor  no dia  e hora  marcada por ele  se  no caso  estivesse  no exercicio  de suas  funçoes,  o  que  nao  se configura  ja  que  é  ex-ministro do supremo. 

Agora  a  pimenta  no dos outros  é  refresco.  como esses  caras  mudam  de  opiniao  quando  nao é  ele  que  esta  sofrendo. as  consequencias.  

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Passou dos meus limites...

Depois desta de hoje,

IMPOSSÍVEL ACREDITAR NA JUSTIÇA DESTE PAÍS....

Aqui é terra sem lei, somos uma republiqueta de 5ª categoria...

Não temos HONRA!

Será que o povo brasileiro mereceu melhorar de vida?

Qual o sentido de viver numa merda de país como este?

Morrer pela pátria num pais cheio de bandido de toga?

Eles que vão defender fronteiras...

Pegar bandido nas ruas, entrar na frente das balas...

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

espera ai cara palida

Não me venha dizer que somos nós brasileiros. O que vejo é uma quinta coluna trabalhando para o imperio, destruindo nosssas instituições, destruindo nossa democracia. São os herdeiros das caravelas, e os arrivistas que pretendem pertencer a corte. Nunca foram brasilieiros. , mas com certeza vão nos culpar por isto. e pagaremos um preço terrível. 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Lamento dizer, mas eles são

Lamento dizer, mas eles são bem representativos dos "brasileiros". Basta dizer que o Brasil sozinho possui mais cursos de direito do que todo o resto do mundo somado!

Essa é a cruel verdade. Se eu ou você somos diferentes, azar o nosso.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Cesar Ferreira

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.