Como fica a segurança jurídica com a Reforma Trabalhista? Por Luci Praun

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Luis Macedo – Câmara dos Deputados
 
Jornal GGN – “As empresas devem ter um poder de adaptar as relações de trabalho às suas necessidades, sem risco algum de terem processos ou correrem riscos mínimos de serem processadas depois. É a institucionalização de uma situação que o trabalhador vai poder ser submetido a qualquer sorte de exploração e vai ter muita dificuldade depois de brigar depois pelos seus direitos”, introduziu a professora e pesquisadora Luci Praun, doutora em Sociologia pelo IFCH/Unicamp.
 
Em vídeo postado nas redes sociais, a docente chamou a atenção para a importância da Greve Geral aderida por diversos setores e trabalhadores, convocada pelas centrais sindicais e por movimentos sociais contra as reformas da Previdência e a Reforma Trabalhista, prevista para esta sexta-feira (28).
 
.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom, o resumo da

    Muito bom, o resumo da professora sobre a reforma de araque. 

    Ora, reforma uma ova! Golpe nos direitos sociais, especificamente, trabalhistas mas não para todos os trabalhadores. A reforma é específica nos direitos dos trabalhadores EMPREGADOS. Celetistas, portanto.

    Nesse ponto, gostaria de propor outras reformas:

    -Reforma trabalhista na lei 8112/90  dos servidores públicos da unição, autarquias e fundações. Vamos “flexilibilizar” os direitos dos servidores públicos da únião já!. E nessa linha, flexibilizar demais ESTATUTOS dos servidores do Brasil afora.  Fim da estabilidade etc.

    -Reforma trabalhista na LOMAN. Lei orgânica da Magistratura. Vamos “flexibilizar” os direitos trabalhistas do magistrados Brasil afora, inclusive, dos Ministros do Supremo tribunal Federal. Fim da vitaliciedade etc.

    -Reforma trabalhista na Lei orgânica do Ministério Público. Flexibilização já !

    -Reforma trabalhista no Poder Legislativo, a começar pelos deputados, bem como do Senado. Aliás, talvez, poderíamos ACABAR com o SENADO.

    -Reforma trabalhista nos demais estatudos brasil afora.

    -Reforma trabalhista nos tribunais de contas. Fim da vitaliciedade etc.

    -Enfim, reforma “trabalhista” não apenas para os OTÁRIOS, BOBOCAS, ESTÚPIDOS, DESAVISADOS( NO ASPECTO CONTRATUAL, NÃO nos valores pessoais em si)  celetistas que já são AVILTADOS desde sempre e para todo o sempre forever and ever!

    Apenas aponto um tropeço da socióloga logo de  início, qual seja:

    Não foi o Congresso e “aprovou” a reforma, mas sim a Câmara. Destaco esse ponto porque não se trata apenas de um detalhe.

    Trata-se do PROCESSO LEGISLATIVO.

    Em suma,  essa  retirada de direitos do empregados – vendedores da propriedade privada do próprio corpo – seguirá assim:

    1 – Vai para o Senado.

    2 – Lá no Senado vamos ver toda aquele NOVELA! , REPITA-SE NOVELA dos que são contra ou a favor da reforma de araque feita para no direito dos otários.

    3- O certo, seria REJEITAR A REFORMA E ARQUIVÁ-LA.

    4- Mas, se alterá-la, então, necessariamente, ela, a reforma de araque para enganar os otários, tem que voltar para a Câmara.

    5- Voltando para a Câmara de gás contra os trabalhadores otários celtistas vinculados ao RGPS( que também será “reformado”) essa câmara pode desconsiderar as “reformas” no Senado.

    6- E ai segue para sua excelência ( não minha) o  Presidente da res privada, ops, res pública sancioná-lo para o bem comum da Nação brasileira, avante , bola pra frente que atrás vem gente.

     

    Francamente, só mesmo os OTÁRIOS trabalhadores celetistas para ENGOLIR essa flagrante RETIRADA de  seus direitos!

    O povo bobo! avante a r….

     

  2. E A MÍDIA BASOFIANDO o “MUDERNISMO” DA REFORMA???

    POIS DIGO: pior que o Temer,  que Bolsonaro, Aécio, Caiado.. pior que esse Congresso, a Justiça Brasileira etc etc é a MÍDIA … essa faz a cabeça da população. É responsável por injetar altas doses de sedativo nos brasileiros. Pior que tudo é essa isenta e proba  Mídia brasileira fazendo a cabeça do povão.  Na pior de todas, naquela que apoiou a ditadura,   o  “boa noite Cinderela” começa todo dia às 8p0 da noite… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador