terça, 23 de abril de 2024

Condução coercitiva partiu por ódio ou vaidade de quem ordenou, diz Janine Ribeiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Acho uma ofensa as instituições levarem a cabo uma ação desse gênero, levar um ex-presidente dessa maneira, com a polícia invadindo a casa dele às 6h

Foto: Wilson Dias/Fotos Públicas (4 de maio de 2015)

da Revista Brasileiros

Renato Janine Ribeiro: condução coercitiva partiu por ódio ou vaidade de quem ordenou

Acho uma ofensa as instituições levarem a cabo uma ação desse gênero, levar um ex-presidente dessa maneira, com a polícia invadindo a casa dele às 6h

Renato Janine Ribeiro, filósofo, professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo e ex-ministro da Educação no governo Dilma Rousseff, condenou veementemente a forma como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi levado para depor nesta sexta-feira (4). Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal invadiram a casa e outros imóveis do ex-presidente às 6h, em uma ação que corre em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Lula foi conduzido coercitivamente para depor em sede da PF no Aeroporto de Congonhas. 

“Estou muito chocado. É uma situação escandalosa. Nunca, jamais um ex-presidente ou pessoa com cargo importante deve ser levado dessa forma, com condução coercitiva para depor. Lula não tem mais cargo no governo, mas um ex-presidente não pode ser tratado como um meliante. Se ele vier a ser condenado por algo, ainda assim deve ser respeitado o seu direito.

Em casos com pessoas dessa patente, sempre é marcado um horário para que isso ocorra.  Essa ordem só pode ter partido por dois caminhos: ou ódio ou vaidade de quem ordenou, com base em um conteúdo político discriminatório da direita.

A melhor forma de conduzir uma condenação é dar [ao acusado] todos os direitos. Isso acontece na Inglaterra de forma exímia. Aqui, com essa série de golpes baixos fica essa imagem de não esclarecimento. Foi o que aconteceu no processo do Mensalão. Nada foi esclarecido. Quem acreditava que existia, continuou acreditando. E quem achava que não existia, continuou pensando da mesma forma. Ou seja, não aconteceu nada.”

No Facebook

Renato Janine Ribeiro – 1

Então, retirar Cunha é pré-requisito para tirar Dilma + Temer. 
Agora, retirar Cunha pode se fazer de dois jeitos. Ele pode ser afastado provisoriamente da presidência da Câmara. Assume então seu vice, dep Waldir Maranhão. No caso de cassação da chapa presidencial, ele seria presidente da República por três meses. Francamente, e pouco o conhecendo, não me parece que tenha densidade para tal. 
Ou então Cunha perde a presidência. Não sei se o STF pode fazer isso. Talvez, só a própria Câmara – que neste caso elege novo presidente. Penso que o roteiro é esse.
 
Renato Janine Ribeiro – 2

o ao ministro da Guerra e a organizar a resistência).
O cerco a Lula lembra muito isso. Um apartamento de classe média no Guarujá, um sítio decorado com hábitos modestos vão cercando o ex-presidente. Que ele poderia e deveria depor, OK. Mas condução coercitiva, nunca. Que se negociasse seu depoimento, com absoluto respeito ao cargo que ocupou. Porque ao desrespeitá-lo, estão sendo desrespeitados os brasileiros que o conduziram à presidência e também os que o apoiam.
O que é visível é que as cartas estão lançadas, para a deposição de Dilma e o descarte de Lula como candidato, seja em 2016 ou em 2018.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já vi comentário de membros

    Já vi comentário de membros da direita, dizendo que a condução coercitiva e o aparato policial, pode não ter o resultado eperado.

    Acreditam que passou um pouco demais, o que era para provocar medo e estagnação nas pessoas envolvidas, provocou revolta e comoção nos simpatizantes do Lula.

    Acreditam que pode ter sido um tiro no pé.

    1. Que assim o seja, estou

      Que assim o seja, estou absolutamente CANSADO de ficar acuado diante de pessoas que não tem a mínima idéia do que está acontecendo no país. Algo tem que acontecer com as esquerdas, temos que parar de brigar e evitar esse avanço facista e retrogrado que toma conta do nosso País. Chega!

      1. Olha aí o ato falho: por que

        Olha aí o ato falho: por que foi um “erro”, Pedro Bó? Isso é uma investigação séria ou um jogo de estratégia? O fato é que estão apavorados e perdidos. Foi um tiro no pé sim. Vamos pra cima.

      2. Não vejo assim.
        Agora dão uma

        Não vejo assim.

        Agora dão uma parada; os “cavalheiros” da situação cruzam os braços novamente; e em seguida os fascistas golpistas retomam o avanço.

        A marcha é a mesma desde o primeiro instante.

        E o “cavalheirismo” dos palermas do PT também permanece o mesmo.

    2. É porque nos últimos anos o

      É porque nos últimos anos o PT tem dado a imoressão de ser um partido de cagões. Mas o Lula não é só o PT. Ele representa muito mais que isso. E eu que nunca fui filiado ao PT fiquei completamente indignado, deu até vontade de resolver essa parada logo e pegar em armas, mas foi só um pensamento.

    3. No reino dos alienados

      No reino dos alienados, dos fanáticos torcedores de futebol, dos pobres de mente, da esquerda de recintos fechados, não acontece nada ou acontece de uns gatos pingados da esquerda fugindo de fósforos na escuridão.

  2. Ninguém está acima da lei,
    Ninguém está acima da lei, Nem mesmo o Sergio Moro e seus asseclas, medida coercitiva a quem nunca nem mesmo foi chamado para depor, passando por cima até do Supremo Tribunal Federal, com a finalidade apenas de criar um espetáculo midiático a fim de humilhar um ex Presidente da República, utilizando como supostas provas, 2 pedalinhos, 1 canoa de lata, e uma reforma em um apartamento de 150 m2, é uma completa afronta ao estado de Direito.Os Golpistas sequestraram o único e mais popular presidente da história do Brasil. Enquanto isso Eduardo Cunha com todas as provas de suas contas na Suíça, nem mesmo foi chamado para depoimento, enquanto Aécio Neves com 3 Delatores confirmando ter pago propina a ele “o mais chato”, “o 1/3”, nem investigado foi. É hora dos Trabalhadores se levantarem do berço esplêndido, Já que a justiça permite esses abusos, a população trabalhadora do Brasil deve tomar as ruas para defender a Constituição e o presidente Lula.

  3. E a Da Dilma chutou essa pessoa para dar um espaço

    ao Mercadante! Que está silencioso como os demais petistas “paulistas”.

    Essa senhora é realmente muito competente.

    1. Mercandante se posicionou em nota

      http://www.brasil247.com/pt/247/poder/219745/Mercadante-sobre-Lava-Jato-%E2%80%9Crepudio-o-exagero%E2%80%9D.htm

      Recebi com indignação a informação da condução coercitiva, nesta sexta-feira, 4/3, para depoimento, na Policia Federal, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que jamais se negou a prestar qualquer esclarecimento para qualquer autoridade sobre ações e fatos ligados a qualquer investigação. Defensor que sou do estado democrático de direito, repudio o exagero cometido neste ato e reafirmo meu total apoio e confiança no ex-presidente Lula, de quem acompanho a vida pública e sou companheiro há mais de 40 anos. Lula teve toda uma vida pública comprometida com os direitos e garantias individuais, foi um dos melhores presidentes de nossa história e merece respeito.

      Aloizio Mercadante

  4. Vem, vamos embora, que esperar não é saber…

    Parabéns professor Janine por se manifestar conta esse estado de coisas. Quem não se manifestar agora, neste momento, nos proximos dias, contra o Estado de Exceção instalado somente para condenar gente ligada ao PT, pode levantar o braço e sauda-los.

    Vi recentemente um documentario feito pelo canal Arte, em que Eco fala do fascismo na sua infância, em que todas as crianças nas escolas eram ensinadas a saudarem o Duce e um dia, no meio dessa saudação, pela primeira vez na sua vida, ele ouviu um colega ao lado dizer, em meio as muitas vozes, que se negava a saudar o fascismo. Foi ali que o menino Umberto compreendeu que podemos dizer não mesmo quando a maioria diz sim.

    No mesmo documentario, ao final, Eco demonstra didaticamente de como vivemos num mundo de ficção muito mais que real.

     

  5. Condução coercitiva partiu por ódio ou vaidade

    A óbvia arbitrariedade feita na segurança da impunidade de um juiz de primeira instância mostra o caminho que segue o Brasil em direção ao fascismo. Desde a triste campanha de 2014, quando Serra utiliza técnicas do Tea Party, esse país não funciona. A direita não o deixa funcionar. E não se envergonha dos milhões que perdem o emprego por sua tática lacerdista de, se eleito, não deixar governar. A Lava a Jato vai chegando a seus objetivos, afastar a presidente eleita e queimar o maior presidente que já tivemos. Um asc o.

  6. É chato ser repetitivo, mas

    É chato ser repetitivo, mas prefiro correr o risco de sê-lo do que me omitir. Assim, retomo ao ponto no qual sempre me amparo quando se trata de dissecar essa quadra horrorosa por qual passa nosso país, onde desde que parte do aparato repressivo  do Estado se conjurou com forças políticas e frentes ideológicas com a missão de derrubar um esquema de Poder, tudo passou a ser tolerável e permissível em nome da causa. Um vale tudo com verniz legal para esconder a sua essência autoritária, reformista-pretensiosa, anti-democrática, justiceira, moralista e cabotina. Frentes ideológicas formadas pela alta e média burguesia, esta composta  principalmente por altos funcionários públicos, profissionais liberais, e parte do segmento religioso. 

    Se é impossível, porque complexo e abrangente, se delinear as motivações específicas de cada um deles, o inverso é com relação ao alvo comum: um amálgama que vai do concreto – governo e PT – a uma vaga e imprecisa  Esquerda. Mas no caso específico o que efetivamente interessa  é a participação e a importância dessa elite de agentes públicos nesse projeto de “salvação” do país. 

    O aparato repressivo, um recorte dessa elite, aí entendidos os integrantes da cúpula das polícias(delegados), do Ministério Público e do Judiciário, representa hoje, respeitadas as proporções e os devidos contextos históricos, o que foram as forças armadas até a redemocratização do país. Se estas perderam o protagonismo e se resguardam nas suas lides profissionais, a quem apelar ou referenciar como guardiã dos “nossos” (deles) valores e interesses? Afinal, o que nos ensina a experiência histórica se não a tutela do Estado pelas elites devidamente escoltadas pela força das armas? 

    Fácil hoje julgar e condenar um passado não tão remoto no qual esse modelo vicejou, mas que em seu tempo foi tido e havido como solução para combater  um inimigo, real ou imaginado: o comunismo. Apesar de sempre dada como uma instituição formada por egressos das classes populares, as forças armadas sempre se alinharam com os interesses da alta burguesia. Mesmo porque o grosso do seu oficialato era egresso das dita classe ou burguesia média. Até recentemente(década de 80), ser oficial das Armas, e até mesmo das polícias militares, era o sonho de muitos brasileiros. 

    Ao sair de cena, alguém ou algo, deveria substituí-la como referência na ordem e supostos atributos morais e cívicos superiores. Mas quem? A orfandade começou a amainar a partir da promulgação da Carta de 1988, a mais civilista dentre todas as adotadas pelo país, na qual saem especialmente fortalecidos o Ministério Público e o Judiciário que, num crescendo, assumiram, ou foram obrigados a assumir, tanto no Real como no imaginário das elites carentes, esse papel de guardiãs da ordem e da moralidade. Ordem e moralidade, claro, referenciadas nos seus estritos interesses. 

    O povo, o populacho, os de “baixo”, sempre estiveram à margem desse processo, Quando procuradores à frente de câmeras de TV se esbaldam na arrogância e na autossuficiência; quando juízes de primeira entrância tomam decisões açodadas e até mesmo irresponsáveis, o fazem por conta dessa Nova Ordem que não deixa de ser a de sempre. 

    1. um esquema de Poder

      Você disse tudo.

      Foi isso que o PT se revelou ao chegar lá.

      As bandeiras históricas ficaram no passado e tudo virou simplesmente o poder pelo poder.

      Ficariam 100 anos.

      O “esquema” era quase perfeito.

       

      1. um esquema de Poder

        Ora bolas, plano para ficar 100 anos????
        Estão ha 12 anos no poder, porque fizeram o que ninguem mais quis ou se interessou em fazer que é instalar programas de inclusão social.
         

        Estão no poder por causa do Bolsa Familia, e do Minha Casa Minha Vida, Mais Medicos, Pro-uni e muitos outros programas.

        Qualquer outro partido que esteve no poder poderia ter feito isso, se tivesse vontade é claro.

        Alias, se os ditadores tivesse criados estes programas teriam ficado até hoje no poder. Mas na epoca da ditadura a esposa de Costa e Silva (Yolanda) dava entrevistas dizendo que o Papa ja havia “esclarecido” que “os pobres haviam nascidos pobres e não era obrigação do estado fazer nada por eles”. 

        Ainda na epoca da ditadura, houve o arrocho salarial, a carestia e foi o periodo onde a mortalidade infantil subiu por 12 anos seguidos.

        Assim, que o projeto de governo do PT, nada mais é do que o projeto de qualquer partido politico, que é o de permanecer no poder o maior tempo possivel. Mesmo na Inglaterra com o Parlamentarismo, os conservadores quando puderam ficaram no poder por quase 20 anos…e isto que é muito mais facil trocar o governo la do que num sistema presidencialista.

        mas voltando ao Brasil, o projeto de governo do PT foi a inclusão social, e isto ninguem pode negar, porque afinal de contas, um 

        pais que se orgulha de estar entre as maiores economias do mundo e ter a vergonhosa desigualdade social que o Brasil tem, é mais do que um paradoxo, é quase que inexplicavel.

  7. Eu queria ter certeza

    Que o MM. Juiz Moro age por iniciativa própria pensado em benefício do país. Não só a investigação mas os convites a esclarecimentos, suas formas de ação, etc.

    O pensamento que me perturba é se estaria ele sendo “enganado” por agentes externos ( ele não trabalha sozinho) de maneira a que acabe por ser conduzido pelos interesses escusos que o levassem a , ainda agindo dentro da lei, atentar exageradamente contra o suspeito, selecionando os que devem ser atingidos.

    Orai, Meritíssimo! A besta é traiçoeira, e aquela imagem do crucifixo que normalmente é pendurado nos gabinetes pode ajudar a encontrar uma saída num momento de dúvida. Orai e Confiai !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador