Confirmados 26 mortos em motim de Alcaçuz, Natal

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

Autoridades confirmam 26 mortes durante motim em presídio do Rio Grande do Norte

Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil

Em coletiva a imprensa no início da noite deste domingo (15), após um dia de inspeção na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, as autoridades de segurança pública do Rio Grande do Norte informaram que 26 pessoas – não 27, como noticiado mais cedo – foram mortas durante um motim que começou no sábado (14).

A rebelião – resultante de uma briga entre integrantes de facções criminosas rivais que cumprem pena na unidade – aconteceu no pavilhão 4 da penitenciária, quando detentos do pavilhão 5, que são mantidos separados, escaparam e deram início ao confronto. O motim foi contido no começo da manhã de hoje (15). Houve mobilização de todas as forças policiais do estado para conter o conflito, evitando que se espalhasse para outros pavilhões.

O secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Walber Virgolino da Silva Ferreira, disse que o cenário no interior de Alcaçuz após a rebelião era de barbárie, com as estruturas muito danificadas e corpos mutilados. Dois corpos foram carbonizados, um semicarbonizado e todas as outras vítimas foram decapitadas.

O diretor do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) , Marcos Brandão, informou que os 26 corpos foram acondicionados em sacos próprios e levados para uma carreta refrigerada sob o cuidado da polícia militar. “Amanhã começam os trabalhos de necrópsia e identificação”, informou. Ele não deu prazo para a identificação das vítimas, mas informou que as famílias de detentos que estiverem em busca de informações devem ir até o ITEP, e não ao presídio de Alcaçuz.

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Caio César Marques Bezerra, disse que durante a tarde as forças policiais, incluindo autoridades, soldados e peritos, entraram na penitenciária para realizar a contagem dos presos, a análise da extensão dos danos estruturais e avaliar a quantidade de vítimas mortas e feridas. Também foram feitas revistas nas celas e apreendidas armas caseiras. Um detento fugiu durante a rebelião, mas foi encontrado rapidamente.

Sobre as medidas para evitar um novo massacre, o secretário Virgolino disse que forças de segurança estão na unidade e o policiamento foi reforçado para a noite. “O período noturno exige mais cuidado para evitar que grupos rivais entrem em conflito. A vigilância foi reforçada dentro do presídio, nas guaritas e nos arredores da unidade.”, disse. Ele também informou que homens da Força Nacional estão reforçando a proteção do perímetro da unidade.

O secretário de segurança informou que amanhã haverá uma nova inspeção no presídio pelas forças policiais, incluindo tropa de choque e outras, que vão entrar de novo no local em busca de armas brancas que possam ter sido usadas nas execuções.

A Polícia Civil disse que esta semana serão instaurados os inquéritos para investigar as mortes.

Transferências

Sobre a transferência de líderes da rebelião para outros presídios, o secretário Bezerra disse que elas vão acontecer se houver necessidade, mas que ainda é cedo para se ter uma posição oficial. “As transferências serão realizadas de acordo com o resultado das investigações e vão ocorrer se for necessário”, falou.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PSDB exportou o PCC para o restante do pais
    Está se reproduzindo a nivel nacional o que aconteceu em SP. Tenho visto parentes da classe media aplaudindo as mortes nas masmorras por desconhecerem que a maioria dos filiados batizados do PCC estão nas ruas, ai na vizinhança.

    Os classe media não sabem que o caldeirão vai explodir na cara deles e que a população em estado de pânico e com a sensação de que não há outra saida senão manter o PCC sic PSDB no governo.

    Ai apoiam alguem de confiança e servil a Globo no MJ e na presidencia: tem uma carona ai pro Uruguai…

    Governo de SP exportou PCC

    http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/01/1850133-governo-de-sp-exportou-pcc-para-outros-estados-ao-transferir-presos.shtml

  2. Narcocapitalismo e golpe de Estado.
    Enquanto isso a direita amestrada em sua bolha de ödio e burrice aguarda retorno de Moro dos EUA para cumprir sua meta na Lava Jato: destruir a engenharia nacional e prender o Lula.

    Temos saida como projeto de nação

    ????

    Evidentemente que não.

    Desse conluio midiático-penal que deu o golpe de Estado nada podemos esperar além dessa ponte para o inferno que estamos trilhando: falencia da cadeia do petroleo e gas…desemprego…narcogoverno….

    Jornal GGN – Surgida em uma penitenciária no interior de São Paulo, o PCC hoje tem ‘filiais’ em todos os Estados do país. A expansão da organização criminosa foi facilitada por uma política de transferência de presos adotada pelo governo do Estado de São Paulo.

    Em 1998, líderes da facção foram transferidos para o Paraná, e lá incentivaram a criação do Primeiro Comando do Paraná. Principal líder da organização, Marcola esteve no Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, espalhando as regras do grupo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador