Conselho do MP atende pedido de advogados de Lula e dá acesso a provas

 
Jornal GGN – Nesta terça-feira (21), o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público confirmou decisão liminar do próprio órgão e atendeu um pedido dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedendo acesso as provas já documentadas da investigação que apura suposto tráfico de influência em benefício da Odebrecht, conduzida pela Procuradoria da República no Distrito Federal.
 
Na mesma decisão, o Conselheiro Leonardo Carvalho julgou improcedente pedido de abertura de processo administrativo contra o procurador Douglas Kirchner. Os advogados de Lula queriam que o CNMP apurasse se Kirchner vazou informações das investigações da revista Época. O Conselho alegou que o “vazamento de informação sigilosa já está sendo apurado”.
 
Por meio de nota, a defesa de Lula criticou os veículos das Organizações Globo, como o G1, que havia publicado que o Conselho do MP tinha se recusado a abrir o procedimento requerido pelos advogados. 
 
Em março, o CNMP votou pela demissão do procurador Douglas Kirchner, acusado de agredir a mulher e mantê-la em cárcere privado, em Rondônia.

 
Do Conselho Nacional do Ministério Público
 
CNMP julga parcialmente procedente solicitação do ex-presidente Lula

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) seguiu, por unanimidade, o voto do conselheiro Leonardo Carvalho e decidiu que o membro da Procuradoria da República no Distrito Federal que estiver oficiando em procedimento de investigação criminal fundamente se o acesso de advogados do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva aos autos compromete ou não as investigações em andamento. A decisão do CNMP ocorreu nesta terça-feira, 21 de junho, durante a 12ª Sessão Ordinária de 2016.

O conselheiro Leonardo Carvalho concluiu pela procedência parcial do pedido da defesa do ex-presidente Lula e determinou que fique expresso que a negativa de acesso aos elementos de prova relacionados a diligências ainda em andamento ocorre em razão do risco de comprometimento da eficiência, da eficácia ou da finalidade das diligências, nos exatos termos da Lei nº 13.245/2016.

O conselheiro julgou improcedentes, por ausência de provas, a alegação da defesa de que o procurador da República Douglas Kirchner vazara as informações do processo à revista de circulação nacional e suposta irregularidade em redistribuições dos autos a outros ofícios do Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal.

Leia a íntegra do voto.

Nota dos advogados do ex-presidente Lula:

Globo mais uma vez deturpa fatos
 
As Organizações Globo, por meio de seus veículos de imprensa, mais uma vez deturpam a realidade dos fatos. É mentira que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tenha se recusado a abrir procedimento requerido pelos advogados de Lula contra ex-Procurador da República.

O procedimento foi aberto e julgado parcialmente procedente, na data de hoje (21.06.2016), confirmando a liminar deferida pelo Conselheiro Relator, em 06.03.2016, para assegurar aos advogados do ex-Presidente acesso a todo o procedimento.

Em relação ao vazamento ilícito, envolvendo a revista Época, da Globo, o CNMP repudiou a ocorrência, mas entendeu que não havia nova providência a ser tomada diante da existência de investigação em curso, no âmbito do próprio Ministério Público Federal, para apurar o fato criminoso.

A notícia correta foi divulgada no site do CNMP (http://www.cnmp.mp.br/portal_2015/todas-as- noticias/9467-cnmp-julga-parcialmente- procedente-solicitacao-do-ex-presidente-lula).

Cristiano Zanin Martins 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PMP prossegue em campanha.

    Enquanto o CNMP alega que não abre investigações contra o concurseiro retardado procurador Douglas Kirchner que, até ontem, era digno representante da nata da mediocridade reinante no MP, o seu braço partidário, o PMP – Partido do Ministério Público, prossegue em campanha política com o tema “…combate à corrupção…”! Não muito original explorar o apelo midiático da deturpada e banalizada palavra “corrupção”, porque já era essa palavra o mote preferido de campanhas desde os tempos da velha UDN, quando Lacerda a brandia como espada de luta contra Getúlio Vargas, também amparado em um forte aparato empresarial de comunicações, tendo, como diferença, apenas umas certas qualificações intelectuais e carismáticas, atributos que evidentemente faltam aos Srs. Procuradores, como esse Douglas, aquele Conserino que confunde o Engels e o outro parça, que tem nome de remédio e imagina que tem acesso ao Wi Fi de Deus.

    A campanha eleitora tem até site no ar desde, pelo menos, 2015, com direito a inserçoes em outros meios, tudo isso provavelmente pago com o nosso dinheiro, sem ter que recorrer a verbas dos fundos partidários. Lá, para quem visita, a palavra de ordem é a tolerância ZERO contra “qualquer tipo de corrupção” (QUA! QUA! QUA!) desde que não se levantem qualquer tipo de ilação ou menção aos colegas da casa, como os que abafaram o pó do Perrela, o da “pasta errada”, Rodrigo De Grandis, aquele Zagallo que manda no “meu tribunal” e avisa que se matar os inimigos ele abafa e arquiva o processo, e assim por diante.

     

    “MPF COLETA ASSINATURAS PARA APOIO A MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO E À IMPUNIDADE”

    INACREDITÁÁÁÁVEEELL!!

     

    E tem também o Partido da PF que, segundo o Tijolaço pescou na revista detrito, reclama do PMP e ameaça representar contra a campanha antecipada. (eh mole?)

    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/239234/Tijola%C3%A7o-a-pol%C3%ADtica-tomou-conta-da-PF-do-MP-e-de-quem-mais.htm

     

    THIS IS AN EXCULHAMBATION!!

     

     

     

     

     

     

     

     

  2. A perseguição da imprensa

    A perseguição da imprensa contra Lula é uma coisa patológica. Quase não assisto mais essas porcarias de jornal, mas ontem fui dar uma olhada no JN. Como Cunha já serviu bastante a essa organização criminosa, e agora não presta mais pra nada, o casal de repórteres tratou do caso, foi para o estuprador Bolsonaro, para o avião de E. Campos, entre outras, mas, pra variar, deixou João Santana e esposa, bem como Vaccari para o final. Mudei de canal pra não me autoagredir. 

    Sempre se diz que a prisão de Lula é questão de tempo. Não se sabe como ela virá, se por um mecanismo igual ao usado contra Dirceu, ou outro mais moderno e esdrúxulo. O fato é que nem o triplex, nem o sitiozinho insignificante estão fora do esquema, porque se não tem tu, vai tu mesmo como diria o velho adágio. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador