Consórcio Triunfo vence leilão de rodovias com deságio de 52%

Agência Brasil – O consórcio Triunfo Participações e Investimentos foi vencedor do leilão para a concessão do lote de trechos das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. O grupo fez a proposta de pedágio de R$2,85 para cada 100 quilômetros rodados, com deságio de 52% com relação ao teto de R$5,94 fixado pelo governo.

O leilão, ocorrido na manhã de hoje (4) na BMF&Bovespa, foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Este foi o terceiro leilão de rodovias previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL). Desta vez foram concedidos à iniciativa privada 1.176,50 quilômetros de rodovias. O grupo empresarial vencedor terá 30 anos de concessão, com investimentos de R$ 7, 15 bilhões.
 
O contrato prevê ao vencedor o investimento em exploração da infraestrutura e em prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias, além do contorno de Goiânia (GO). Os serviços serão executados em 630,20 quilômetros das BRs-060 e 153, – desde o entroncamento com a BR-251, no Distrito Federal, até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo – e em 546,30 quilômetros da BR-262 – entre o entroncamento com a BR-153 e o entroncamento com a BR-381, no estado de Minas Gerais. 
 
Na última quarta-feira (27) foi leiloado um trecho da BR-163, em Mato Grosso. Dos sete consórcios ou empresas individuais que concorreram, o vencedor foi o grupo Odebrecht S/A, que fixou a tarifa de pedágio em R$ 2,63 a cada 100 quilômetros rodados, valor 52,03% abaixo do teto estabelecido pelo governo federal (R$ 5,50). Com o compromisso de investir em melhorias na BR-163, a ganhadora do leilão poderá explorar por 30 anos o trecho de 850,9 quilômetros, da divisa com o estado de Mato Grosso do Sul até a cidade de Sinop, em Mato Grosso. É a terceira etapa do Programa de Concessão de Rodovias Federais. Os investimentos devem chegar a R$ 4,6 bilhões até o fim do contrato. Nos primeiros cinco anos, as pistas serão duplicadas, e a cobrança do pedágio poderá começar quando 10% do trecho estiverem concluídos.
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pedágio

    A TRIUNFO é a empresa que explora um dos trechso de rodovias pedagiadas do Paraná, com o nome de ECONORTE, cujo o valor mais barato de um trecho de cada 75 Km é de R$ 6,50 e na ponta, último pedágio antes de atravesar o Estado do Paraná sentido São Paulo, na Cidade de Ibiporã o valor cobrado é de R$ 15,40, detalhe, PISTA SIMPLES, que ro saber como esa empresa explica essa discrepância de uma exploração no Paraná e noutro Estado da Federação. E ainda, a referida empresa disse que não tem como baixar o valor do pedágio sem ter que subtrair algumas obrigações contratuais, tipo duplicação. É UMA QUADRILHA AS CONCESSIONÁRIAS DO PARANÁ.

      1. Também é isso,  foi porque eu

        Também é isso,  foi porque eu quiz ser xique, já que quando nos referimos a tucanos não devemos usar palavras pesadas, tipo “Quadr…”, no máximo “Cartel” que é uma expressão menos suja.

    1. Aqui em São Paulo

      Tem haver com o tipo de contrato, entre outras coisas. Aqui em São Paulo nós continuamos pagandoo que já estava pronto mais os custos das melhoria, ampliação e manutenção.

       

  2. E a Globonews continua

    E a Globonews continua batendo na crise brasileira. O povo se estapeando para vencer um leilão de rodovia e o Brasil  vai mal.

    E o Alckmin que entregou as rodovias duplicadas de São Paulo com um pedágio absurdo ganha em primeiro turno. E  eu tenho que ficar brigando porque o frete neste estado é uma fortuna. E o Icms tem a tarifa mais alta do Brasil. 

    Viva o atraso e estes eleitores elitistas que sequer conseguem entender que alternância de poder é saudável de vez em quando.

  3. E vamos entregando…

    Daqui a pouco neguinho vai pagar pedágio para entrar no bairro onde mora. E o pior é que vai achar barato.

    E para os petralhas, só o que importa é ser melhor que a tucanalha, nem que seja na entrega da coisa pública para exploradores privados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador