Consumo de energia elétrica cai 2,2% em maio

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O consumo de energia elétrica em maio caiu 2,2% em relação ao registrado em igual mês de 2014, totalizando 38.196 gigawatts-hora (GWh), segundo levantamento elaborado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No ano, o consumo total acumula queda de 0,9% e em 12 meses ainda se anota crescimento, mas de apenas 0,2% (comparação com igual período do ano anterior).

Em maio, o consumo de energia nas residências brasileiras caiu 2,5% e no setor de comércio e serviços cresceu apenas 0,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo 10.610 GWh e 7.296 GWh, respectivamente. Embora fevereiro e março já tenham trazido crescimentos mais baixos para essas classes, havia, contudo, grande influência da base elevada em 2014, devido às altas temperaturas. Já o resultado de maio, livre dessas influências, parece refletir os efeitos combinados da queda do poder aquisitivo das famílias com o aumento das tarifas de eletricidade, aplicado em todas as distribuidoras.

Uma parcela dos consumidores já teve a tarifa reajustada duas vezes neste ano: o reajuste extraordinário de março e o reajuste anual ordinário. O conjunto desses  onsumidores equivale a quase 40% do consumo na baixa tensão e agrega distribuidoras do Sul e do Sudeste em sua maior parte. Para esse grupo, a tarifa foi reajustada, em média, em cerca de 40%.

No Norte e no Nordeste, as tarifas foram reajustadas em média em 7%, no caso das distribuidoras onde houve apenas o reajuste extraordinário. Naquelas que passaram também pelo reajuste ordinário, o aumento médio foi de cerca de 20%.

Já o consumo industrial de energia permaneceu em queda, resultado da retração em vários setores. O consumo total da indústria foi de 14.320 GWh, representando recuo de 4,2% em relação a maio de 2014 e de 1,2% na comparação com o mês de abril, na série dessazonalizada. “Esta queda espelha o fraco desempenho do setor industrial, que vem reduzindo a produção, em função do recuo da demanda interna e do acúmulo de estoques”, diz a EPE.

A avaliação regional destaca que o consumo de eletricidade na região Sudeste registrou retração de 3,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 19.248 GWh. O consumo industrial do Sudeste tem registrado quedas em todos os estados, por conta do enfraquecimento da atividade industrial de forma geral. Em termos agregados, o consumo de eletricidade na região acumula queda de 2,3% até maio e de 1,5% em 12 meses (findos em maio).

“Além do desaquecimento da atividade econômica, o consumo na região já reflete os reajustes tarifários e, no caso de São Paulo em particular, efeitos da severa crise hídrica conforme reportado pelas distribuidoras que atuam no estado”, diz a entidade.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador