Revista GGN

Assine

Contra corrupção, quebra-se a Odebrecht, mas se protegem as estrangeiras

 
Jornal GGN - A cooperação aceita pelos procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato no Brasil com a Justiça norte-americana, desde o fim de 2014, teve um de seus desfechos no final do último ano. O resultado foi a tutela das autoridades brasileiras para Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigar e fiscalizar as empresas nacionais.
 
Desde o início da cooperação internacional, os procuradores anunciavam que o intercâmbio era positivo ao país. Um dos gestos mais simbólicos da extensão dessa aliança na Operação foi a visita do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em fevereiro de 2015, aos Estados Unidos, para fechar um acordo de "entendimento" com o Banco Mundial contra a corrupção.
 
Aquele era o início da abertura dos investigadores brasileiros à fiscalização e controle dos EUA, ainda que infringindo medidas de proteção do Estado contra a soberania nacional.
 
No dia 21 de dezembro de 2016, o Departamento de Justiça norte-americano concluía uma das principais etapas desta colaboração. Anunciava um acordo assinado pela Odebrecht, por intermédio dos procuradores da República brasileiros, para pagar multas aos EUA e Suíça, além do Brasil, pelas práticas ilícitas e de corrupção [leia aqui].
 
Mas a investigação dos Estados Unidos não se limitou a apontar atos de suborno e repasses de propinas da Odebrecht no país da América do Norte. A apuração comandada pelo procurador de Justiça, Robert L. Capers, e pelo chefe da Seção de Frade da Divisão Criminal, Andrew Weissmann, elencou os doze países que a empreiteira brasileira teria cometido ilegalidades, incluindo o Brasil [leia aqui].
 
Os cálculos dos investigadores norte-americanos foram de mais de US$ 780 milhões de pagamentos corruptos, envolvendo políticos e intermediários, em mais de 100 projetos em doze países.
 
A contexto de interesses dos Estados Unidos sobre a fiscalização da empresa brasileira, a Odebrecht ocupa o 13º lugar das empresas que mais conseguiram contratos públicos bilionários no ano de 2015, segundo os dados mais recentes da Engineering News-Record (ENR). Em comparação com os próprios EUA, só ficam à frente da brasileira duas construtoras norte-americanas, a Bechtel e Fluor Corp. 
 
Já do ponto de vista de sobrevivência da empreiteira, a Odebrecht possui mais de 70% de sua carteira de lucros com contratos fora do Brasil. E é diante disso que a empresa é fortemente ameaçada pelos bloqueios recentes e sucessivos dos países estrangeiros com que mantém contratos hoje.
 
Como naturalmente esperado, foi a partir do anúncio do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, com os números de corrupção, que os países mencionados ativaram alertas de suas Justiças e iniciaram a paralisação de novas contratações da empreiteira pelo mundo.
 
Até o momento, já foram três dos onze países a anunciar o bloqueio: Panamá, Peru e Equador [leia aqui]. Como se não bastasse para a ameaça da empreiteira, jornais brasileiros começaram a pressionar o país a repetir a postura dos demais mundo afora.
 
Reportagem publicada nesta quinta-feira (05) pela Folha de S. Paulo cobra: "enquanto  outros países vêm proibindo contratos com a Odebrecht, diante da revelação pelo Departamento de Justiça americano de irregularidades, as empresas do grupo continuam autorizadas a ser contratadas pelo poder público no Brasil."
 
O tom rebaixador da publicação vai além: como se o Brasil não fizesse o que supostamente deveria, relata que a empresa assinou um acordo de leniência, que em troca de cooperar com as investigações e implantar mecanismos de controle e fiscalização internos, garante a autorização para seguir obtendo contratos com a União.
 
Mas destacou que, ainda que protegida pela leniência, a Odebrecht "pode ser barrada de licitações no Brasil por determinação do Ministério da Transparência (antiga CGU) e do Tribunal de Contas da União [TCU]". E deu o alerta de que o TCU hoje analisa a inidoneidade das empresas investigadas pela Lava Jato.
 
Por outro lado, se do exterior para o Brasil a cobrança dos países está sendo dura e colocando em risco a sobrevida da empreiteira nacional, daqui para o exterior a rigidez não é a mesma.
 
 
Intitulada "Dois pesos?", coluna de Sonia Racy do Estadão já mostrava as diferenças há um ano e meio. "A dinamarquesa Maersk e mais outras 21 empresas internacionais com sedes na Itália, Holanda, EUA, Grécia e Cingapura foram citadas nas delações premiadas da Lava Jato como envolvidas no esquema de corrupção da Petrobrás", publicava a jornalista.
 
Seguindo: "Entretanto, elas não foram alvo de bloqueio cautelar da estatal – medida que impediria temporariamente assinatura de novos contratos com ela. Para as companhias nacionais, o bloqueio está valendo".
 
Ainda naquela época, em junho de 2015, a Odebrecht apontava mais de vinte empresas internacionais envolvidas em corrupção junto à Petrobras. O bloqueio e avanço da investigação, contudo, ameaçou somente a própria estatal brasileira.
 
São elas: Maersk, Jurong, Kawasaki, Keppel Fels, Mitsubishi, Rolls-Royce, Samsung, SBM, Sembcorp Marine, Skanska, Techint, Toyo, Mitsui, Toshiba, Sargent Marine, Astra Oil, GB Marine, Trafigura, Glencore, Ocean Rig, Pirelli Cabos El[etricos (que se tornou Prysmian Cabos e Sistemas) e Sevan.
 
Para se ter uma ideia, um ano após as denúncias contra a dinamarquesa Maersk Line, a maior operadora mundial de transporte de contêineres por navios só se viu ameaçada financeiramente pelo contexto global de baixa nas cotações dos fretes.
 
Mas, nem por isso, deixou de atuar e expandir seu mercado. Em fevereiro de 2016, anunciava a unificação de suas operações no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, e uma nova atuação no mercado de cargas congeladas, principalmente carnes. E ainda que projetando um ano "fraco", contabilizava crescimento de 1% a 3% no último ano.
 
O representante da empresa dinamarquesa na América Latina é o panamenho Antonio Dominguez, que assume a diretoria da operação da Maersk Line na costa leste da América do Sul. Curiosamente ou não, o Panamá foi o primeiro país a anunciar o bloqueio contra a Odebrecht [leia aqui].
 
No dia 27 de dezembro, o ministro da Presidência do Panamá, Álvaro Alemán, proibiu que a empreiteira "obtenha qualquer contrato em futuros processos de licitação pública", até que a Odebrecht demonstre "uma colaboração efetiva e eficaz nas investigações do Ministério Público e se garantam os valores que o grupo deve restituir ao Estado".
 
Não apenas impediu futuras contratações, como também paralisou obras em andamento já garantidas para a carteira da empresa brasileira. O governo panamenho anunciou que cancelará "sem custo para o Estado" um contrato com a Odebrecht para a construção de um hidrelétrica. 
 
Média: 4.3 (18 votos)
36 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Marco Sousa
Marco Sousa

A Republiqueta do Paraná com

A Republiqueta do Paraná com seus juizes e promotores DEVEM ser ridicularizados ao (MÁXIMO) em todos os meios de comuncação, entretanto, com todo o cuidado de não se expor (dar margem para ações judiciais de idenização moral). O objetivo é desacreditá-los com suas ações e procedimentos eivados de (POLITICAGEM) à revelia da Constituição Federal, da lei Orgânica da Magistratura e do Ministério Público. O que torna tais (ações e procedimentos) criminosos. O mesmo deve acontecer com os que os apoiam (OAB, Grupo maçônico Grande Oriente, Globo, Isto É, Veja, Folha, Estadão, etc.).

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Brasileiro indignado
Brasileiro indignado

Indignado

Não consegui ler toda a matéria faltou estômago. Com certeza nada diferente do que milhões de brasileiros já sabem. Varios corruptos entreguistas hipócrita estão a fazer a destruição do estado nacional. As nossas forças armadas vão ficar quietos diante de tamanha afronta?. E olhem que sou de esquerda e democrático. mas onde estao homens e mulheres nacionalistas para por fim a está patifaria. acabaram com a nossa engenharia o nosso petróleo os nosso minérios as nossa inteligência nuclear. Tudo está sendo desmantelado.....o desemprego vai ser de caos....estamos a beira do precipício. Uma nação deste tamanho humilhada por estrangeiros e bandido que aqui dentro se fantasiam de verde e amarelo cbf....vergonha vergonha. Os gringos não precisaram dar um tiro para meterem a mão em tudo

Seu voto: Nenhum
imagem de Geraldo Lino
Geraldo Lino

Uma história da Bechtel, uma

Uma história da Bechtel, uma das maiores empreiteiras do mundo, escrita na década de 1980 pelo jornalista Laton McCartney, tem como título autoexplicativo, "Friends in high places" (literalmente, amigos em altos postos). Apenas iludidos, desinformados e mal intencionados podem acreditar que a desestabilização de uma empresa como a Odebrecht pode ter alguma consequência positiva para o país.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A rapinagem em festa

https://www.conversaafiada.com.br/economia/entreguismo-na-petrobras-vai-...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

 

...spin

 

 

Arapongas quietas

Não é surpreendente que o MPF tena extrapolado suas competências.

O surpreendente é que o Executivo - por meio do Itamaraty e dos seus agentes secretos, como o espião Balta - nunca tenha percebido nada...

Se a Abin não servia pra nada, deveria ter sido extinta, não liberada para tramar o golpe...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Que surpresa! A Lava Jato,

Que surpresa! A Lava Jato, descubro agora, é apenas uma forma do capital privado internacional - mas baseado nos EUA - sabotar as possibilidades do nosso país consolidar-se como soberano, independente, próspero, um player mais importante no cenário internacional...

E não é que esse capital conseguiu seduzir e aliciar pessoas que acreditávamos que eram mais do que meros "cucas mongas"? Isso, claro, contando que nenhum dos membros do nosso judiciário, nem juiz nem promotor e nem policial federais, sejam capazes de receber suborno, seja em numerário - declarado ou enrustido - ou em benefícios e "ressarcimento por despesas"~... não, sobre isso não há quem suspeite, certo? Essa gente já ganha muito dinheiro, mais até que o presidente da república, não precisa se corromper, certo? Tá mais fácil que a sabotagem seja por babação de bolas, ingenuidade pura... por acharem, esses servidores públicos, que os EUA são mesmo o máximo, e que assim devem permanecer.  Olha que casos em que a iniciativa privada dos EUA manda na política são muitos, hein?

E quem pode acusar ou, até pior, culpar uma pessoa por se deixar maravilhar pelo "american way of life", né? Quem consegue se livrar do efeito estupefaciente que a propaganda ideológica e comercial dos EUA provoca na gente, certo?

Seu voto: Nenhum

Defender-se de inimigos, qualquer um sabe. Quero ver quem é que sabe se defender dos amigos.

(Nunca ninguém me engana. Eu é que eventualmente, por ignorância, me deixo enganar.)

imagem de Julio Capote Valente
Julio Capote Valente

Ao ler esse texto fiquei com

Ao ler esse texto fiquei com muita peninha do Emilio e do Marcelo Odebrecht. Coitados, são pessoas tão honestas e bacanas que só pensam no Brasil e em seu povo e são perseguidos de forma tão injusta pela Justiça!

Morro de pena deles!

Seu voto: Nenhum (21 votos)

Moro de pena de aberrações

Moro de pena de aberrações cognitivas. Há baratas na casa ? Taquemos fogo na casa e acabamos com as baratas. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos". (Simone de Beauvoir).

 

imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Não pergunte por quem os sinos dobram.

Tenha pena de vc mesmo pela sua própria ignorância, oh Capote!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de eu2017
eu2017

Não tenho pena deles...

Não tenho pena deles...tenho pena de nós que punimos os nosso e esquecemos das empresas multinacionais...e pena maior ainda de vc que não entendeu que quem está perdendo é o BRasil.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Leia o texto antes de

Leia o texto antes de comentar....ou vc tem dificuldade de interpretar...

Seu voto: Nenhum (17 votos)

 

...spin

 

 

imagem de j.marcelo
j.marcelo

É a volta da escravidão,estão

É a volta da escravidão,estão acabando com as nossas melhores empresas e os direitos trabalhistas,este último,

legado de Vargas q ao meu ver foi o q ACABOU VERDADEIRAMENTE COM A ESCRAVIDÃO DO TRABALHADOR ,pq

instituiu regras/leis  e direitos para empregador e empregado a partir da revolução de 30,antes era bagunçado,pq não há

artigos e questionamentos neste sentido ?Muitos descendentes dos barões do café estão adorando tudo isso aqui !!

DEIXEM ACABAR COM TUDO,MAIS A FRENTE COBRAREMOS DURO ESTES PROTAGONISTAS DA VOLTA DA ESCRAVIDÃO

Ñ TEM JEITO MESMO,A BOLA TODA ESTÁ COM ELES,ESPERO Q APAREÇA UM  NOVO LUIS GAMA OU JOAQUIM NABUCO !

OU FALTA EU TIRAR A BUNDA DA FRENTE DO PC E NÃO ESPERAR POR HERÓIS ??

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/

 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de mello
mello

" Fechar um acordo com o

" Fechar um acordo com o Banco Mundial contra a corrupção  "  como é  ? Com o Banco Mundial ? Contra a corrupção ?

Pra quem leu Confissões  de um Assassino  Econômico , de John Perkins...soa como sarcasmo...

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Clovis 50
Clovis 50

E assim caminha a humanidade

E assim caminha a humanidade atual, dançando sob o rítmo do batuque do grande mano.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de ARKANO ZERO
ARKANO ZERO

J. Perkins abriu o jogo!

John Perkins, em seu 'Confissões de um Assassino Econômico' expôs os mecanismos de funcionamento das corporações estadunidenses, em particular, da Bechtel. A propina, o golpe jurídico-midiático e, até, o assassinato são métodos corriqueiros para agarrar mercados. Só umadica: a Bechtel está no Iraque.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de +almeida
+almeida

A canalha traição dos traidores.

Como foi possível acontecer, de um pequeno, escabroso e tenebroso grupo de podres políticos vir a golpear, se apossar ilegalmente do poder presidencial, humilhar e jogar na caçamba de lixo das ruas, a lei, a ordem e os três poderes?

Como é possível fazer todo esse estrago nacional às vistas da lei, da polícia e das autoridades que zelam pela segurança democrática e pela manutenção e equilíbrio do estado de direito?

É como tivessem ordenado (ordenado?) ou ameaçado (ameaçado?) a todas as supostas autoridades, que ousassem a dificultar e\ou atrapalhar o golpe em marcha. Além disso fizeram, e continuam fazendo, tudo de uma forma tão fácil, tão despudorada e tão profana, que é realmente um acontecimente inacreditável e muito dificil de ser aceito como uma realidade, em pleno século 21.

Pelo visto, esses são os famosos e admirados heróis da classe média, da grande imprensa nacional, da mídia, da PF, dos três poderes e da elite golpista. Todos esses são, também, os queridinhos dos gringos imperialistas, que como reconhecimento pelo excelente serviço prestado, lhes premiará com alguns tapinhas nas costas, alguns apitos e alguns espelhos, em reconhecimento pleno ao belo trabalho de traição nacional.

Sem dó e sem piedade arrebentaram com algumas estruturas de segurança, que protegem estratégicas empresas brasileiras. Tudo bem planejado e com salva guardas garantidas, para atingir o marco maior, que será a entrega de todas as nossas riquezas científicas, tecnológicas, materiais e intelectuais, que, convenhamos, será um estrago suficiente para debilitar de vez a nossa tão atacada soberania.

E pensar, que tudo isto acontece à custas de uma canalha, canalha e canalha traição a pátria Brasil..

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Paulo Renato
Paulo Renato

Como é possivel? Com uma

Como é possivel? Com uma determinada organização iniciática sesecular que domina 70% do mundo jurídico brasileiro.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Combate seletivo à corrupção

A Lava Jato é uma égua de Tróia para o Brasil. Dentro dessa égua veio a miséria, o desemprego e a quebradeira, abrindo o Brasil para as empresas estrangeiras.

Sérgio Moro e Dallagnol, entre outros crápulas, são traíras da pátria.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

É o resultado da cooperação

É o resultado da cooperação internacional de mão única, exclusividade da terra dos "bravos e livres".

Os EUA de posse de todas as informações da NSA sobre os pecados nos très poderes da nossa república orienta juizes e procuradores tupiniquins,  dessa feita escolhendo preferencialmente não descendentes de degredados que se encarregam da destruição no Brasil, segundo os interesses dos "states" e aliados que se apossam de nossas riquezas a preco vil.Trabalhinho fácil, sem obstáculo, gracas aos enormes telhados de vidro que podem ser quebrados ao menor arroubo patriótico.  O Brasil desce a ladeira, empobrecido, rapinado. E os "heróis" nativos receberão sem dúvida a sua recompensa pela missão. Nada de valor, entretanto, pois Tio Sam não é grato e nem generoso. Acredito que esses jovens "moralistas", mesmo que desfrutem por algum tempo da hospitalidade dos atuais tutores, envelhecerão no Brasil, "apreciando" o resultado do seu esforço.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Manu Guitars
Manu Guitars

Gato na tuba.......

Desde o principio da LV, muito me espantava a "honestidade" das multinacionais operando no Brazil, postei varios comentarios neste sentido, aqui no blog....parece que o Moro/Janot não leram.......ou por um raro fenomeno sobrenatural as multis não precisam "engraxar as engrenagens da maquina"....nem pagar um cafe, uma viagenzinha pra Fortaleza,uma bela rapariga de reputação duvidosa ou uma PlayStation pras crianças, nadinha de nada ....deve ser a tal da superioridade estrangeira que tanto fala o Dallagnol...so pode ser isso.Seria bem legal pegar uns diretores de multis com a mão no pote de biscoito...o Brazil poderia aplicar multas bilionarias e arrecadar um bom dinheirinho, estamos precisando...botar uns diretores gringos em cana la em Curi?Imagina midiazona nacional fazendo a festa que nem porco na lama, feliz da vida....Mas não...nadinha...como o ET de varginha...mais um misterio brasileiro.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

São irresponsáveis quem

São irresponsáveis quem investe contra a empresa genuinamente brasileira e grande empregadora de brasileiros,há de se descobrir o pq da Globo investir pesado contra a Odebrecht ,visto q essa empresa incomoda e muito os EUA,vide Porto de Mariel e outros!Minha solidariedade a ela!

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de jofra
jofra

Este é o Troco!

Não fizeram questão de tirar quem não roubava? Os coxinhas ( trabalhadores e FP inclusive, micro e médios  empresários  ) não foram às ruas para tirar Dilma e, certamente, muitos engenheiros da petrobrás. Todos sorridentes nas  passeatas que o PIG ( Globo é o Chefe! Mais Estadão, Folha, Veja, IstoÉ, etc....) organizou? Agora é a hora do troco e, podem escrever, não tem volta! É uma situação de ONE WAY - não tem volta e a única alternativa para quem foi na passeata, ou não,  e é trabalhador ( estatutário ou não - excetos raros apaniguados ) chama-se : THOMARnaBHUNDA; com muita força! Viva o PIG e Senhor, se possível, diminua, ao menos,  a BURRICE DOS COXINHAS TRABALHADORES!  OBS: 1)  FP - funcionário público.  2) Trabalhador estatutário que é Liberal ou Neo-Liberal é, profissionalmente falando, SUICIDA!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Celso Paulo da Silva
Celso Paulo da Silva

O que mais me dói é saber que

O que mais me dói é saber que até seis meses atrás a Dilma e seus ministros acreditavam piamente que a lava jato era apartidária, mesmo com todas as provas de vazamentos contra o Pt dizerem exatamente o contrário. Aliás, até hoje eu não vi uma declaração realmente contundente da presidenta contra todos os descalabros dessa suposta operação policial. Não vi ela dizer uma frase realmente direta contra a traiçao do janó, não vi dizerem nada contra o moro e nunca ouvi ou vi  ela se referir a globo pelo nome correto que rede de golpistas. Como é difícil e sofrido defender quem se nega a se defender!!

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Brasileiro indignado
Brasileiro indignado

Dilma foi incompetente e quem

Dilma foi incompetente e quem sabe ingênua. Se é que podemos taxar de ingênua alguém que chegou onde chegou. Para mim falta aquilo roxo mesmo. O Brasil tem está triste história o medo a conciliação a covardia de um e de outro lado. Os exemplos são muitos. Quando o povo urrou nas ruas pela morte de Getúlio os entreguistas se acovardaram mas nada foi feito por que ali poderia ter nascido uma nação. Em 64 com jango a mesma coisa não resistiu como queria Brizola. Quem em 61 fez a legalidade e os entreguistas recuaram. Então Dilma ainda precisa explicar por que vacilou tanto.

Seu voto: Nenhum

O comentarista Marcelo

O comentarista Marcelo Madureira hoje no Jornal da manhã da Jovem Pan: "que diferença tem entre Fernandinho Beira Mar e Marcola com Marcelo Odebrecht? "  Madureira quis dizer que todos são bandidos.

Beira Mar tinha como negocio trazer cocaina da Colombia, Odebrecht tem como negocio construir obras publicas.

São atividades bem diferentes, alem do que no ramo de Beira Mar há assassinatos como parte do negocio,

no ramo da Obebrecht não se opera por assassinatos.

Alem disso a Odebrecht traz divisas para o Brasil, Beira Mar tira divisas do Brasil.

Construção de gasodutos e trafico d cocaina não são negocios semelhantes.

Custa a crer que alguem tenha microfone para dizer tal nivel de asneira.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Julio Capote Valente
Julio Capote Valente

Ora, ora! Há dois anos,

Ora, ora!

Há dois anos, Marcelo e seus funcionários desdenhavam da operação Lava Jato e diziam que nada fizeram de errado e que quem delatava era canalha. Até que uma secretária entregou o esquema e todos os diretores da empresa abriram o bico.

Pior, pediram desculpas pelas falcatruas indecentes que cometeram numa cartinha pública, ridícula e sem vergonha.

Todo mundo aqui fala mal da Golobo, mas a Globo também gera milhares de empregos, paga milhões de impostos, não assassina ninguém e não trafica drogas. O que tem uma coisa a ver com a outra?

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Empresa que turbina lite com formol tb paga impostos e emprega

Pagar impostos e gerar empregos não significa nada. As empresas que tubrinam leite com formol e soda cáustica também pagam impostos e empregam.

Seu voto: Nenhum

Mas esse alguém com microfone

Mas esse alguém com microfone pra dizer tais asneiras está apenas executando a sua parte no "script", tal qual os "heróis" de Curitiba.

Um papel menor, é verdade, mas de muito efeito nos ouvintes.

Odebrecht virou palavrão.

Que venham os belos e limpíssimos gringos é o que muitos anseiam.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de ze sergio
ze sergio

o....

Caro sr. André, não é asneira não. Ou somos loucos ou fingimos muito bem. Este discurso é o resultado da pratica finalmente instituida pela esquerda brasileira que chegou ao poder ( e esquerda não é pt. É toda elite de esquerda que vem se construindo desde os anos de 1910 com Prestes. Pensamento que rege este país de pmdb, psdb até psb ou psol). É o resultado de décadas de ideologia influenciando sociedade e pensadores irmanados no nosso "Anti Capitalismo Tupiniquim". Até a condução deste processo é feita desta forma. Não foram os governantes, gente que controla o poder, a a policia, a Justiça, o MP, o orçamento, os projetos e as datas para sua execução das obras que são os corruptores. Eles são em parte  simples vitimas da ganãncia de empresários que os corromperam por aumentar os seus lucros. Em parte fizeram isto porque a politica está custando muito e exige muito para se formar um caixa dois para este fim. Nada tem a ver com politicos viverem nababescamente e enriquecerem com corrupção. Ou não é o script que está aí na imprensa? Combater o vil capital, empresários ganaciosos, latifundiários destruidores da natureza, etc, etc...Vivo em outro país ou esta foi a promessa de todos perseguidos da esquerda ao voltarem ao país com a redemocratização. Agora queremos um resultado diferente?  E por outro lado, a covardia dos politicos brasileiros e seu senso de preservação, não atacando interesses internacionais que trariam luzes às mazelas nacionais explica como somos lacaios destes interesses estrangeiros e suas empresas. "Loucura é fazer sempre a mesma coisa de forma igual e esperar resultados diferentes". Estamos loucos ou apenas somos os idiotas de sempre? O Brasil se explica. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

A esquerda de fato chegou ao poder?

Quando o sujeito diz que a esquerda chegou ao poder, ele diz um décimo da verdade. Essa frase mais esconde do que revela a verdade; Em primeiro lugar, há 3 poderes: o executivo (municipal, estadual e federal), o legislativo (estadual e federal) e o judiciário (estadual e federal). Chegar ao posto máximo do poder executivo federal, e, pior, não através das armas mas das urnas, com o poder judiciário e o poder legislativo nas mãos da direita, é chegar a um poder muito impotente.

Mas é um chavão repetido por papagaios ideológicos, sem que qualquer pessoa suspeite que a esquerda não chegou ao poder. O Brasil é um país de idiotas guiados por cegos. Mas fazer o que, se o pior cego é aquele que acredita que está vendo chifre em cabeça de égua?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ze sergio
ze sergio

a....

Realmente, chavão, papagaios ideológicos, idiotas guiados por cegos diz muito do país nestes últimos 30 anos. Todo o pensamento progressista de centro esquerda que retornou ao país ou fazia luta politica aqui como o pt chegaram ao poder. Ano após ano. Franco Montoro, Brizola, Arraes, Teotonio Vilela, Amazonino Mendes, Luiza Erundina, Campos, Dutra, Genro...Nestes 30 anos reescreveram a Constituição. Nestes 30 anos aprovaram o que quiseram. Reforma Agrária que deu um estado do PR ao MST, 20 bilhões de reais, código florestal dragoniano, proibição de uso de arma de fogo mesmo contra a vontade popular. Poderia citar outras milhares de leis aprovadas. O STF é praticamente inteiro formado por indicados do psdb, mas principalmente pt. O voto continua ditatorialmente obrigatório. Os Poderes são caricaturas, principalmente o Poder Judiciário a defender suas Capitanias Hereditárias no Orçamento Público. E depois de 30 anos,  fundamentalistas não conseguem enxergar o resultado de tudo isto em 2017? O Brasil se explica.    

Seu voto: Nenhum
imagem de Manu Guitars
Manu Guitars

pisicotenico

Tempos atras sugeri, em tom de galhofa, o teste psicotécnico para promotores e magistrados..não seria má ideia, propor o mesmo a "jornalistas" e manipuladores de microfone e cameras em geral da nossa espetacular(Que constitui espetáculo)midia nacional...juntamente com comprovante de vacinação antirrábica....

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Delano Williams
Delano Williams

Pena de morte nesses

Pena de morte nesses traidores da pátria, esses cooptados corruptos juizes, delegados, procuradores, a mídia todos esses que estão servindo aos interesses de outras nações e que estão infiltrados nas instituições.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Cooptação Internacional

Bondade de Patricia Faerman chamar isso de Cooperaçao Internacional...tå mais pra Cooptaçao Internacional ou, para ser mais exato, ocupaçao de um pais por outro, tal qual aconteceu no Iraque e Libia, apesar da diferença dos meios empregados para se conseguir o mesmo objetivo.

Nāo vai demorar esses mercenårios serviçais da Lava Jato se verem cercados de premios concedidos pelos EUA e Globo mas com baixos salários por causa da derrocada de um pais que chegou ao podium de 5a. economia do planeta, o que fez estremecer de medo o Irmăo do Norte que chama os sabujos do MPF de "parceiros"...,,.tá bom...

Seu voto: Nenhum (10 votos)

 

...spin

 

 

Pra quem estiver no RJ

É importante a presença neste ato :

 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

imagem de Fabio !
Fabio !

Opa ........

Será que a Policia Militar não vai invadir o local , como fizeram com o sindicato dos metalúrgicos em Diadema no inicio do ano passado , onde se realizava ato pró Lula . 

Nestes tempos de exceção , é bom ficar alerta para outros RIOCENTRO . 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

É verdade .Se acontecer uma

É verdade .

Se acontecer uma invasão de policiais, será pela federal, por ordem do juizeco paranaense (ou yankee ?) .

Seu voto: Nenhum (8 votos)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.