Cortes no orçamento vão afetar pesquisas e jovens cientistas, diz entidade

ciencia_cecila_bastos_-_usp_imagens_2.jpg
 
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
 
Jornal GGN – Nesta terça-feira (18), o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica vai debater os cortes no orçamento do Governo Federal para a ciência, tecnologia, pesquisa e ensino superior. 
 
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) aponta que 90% das pesquisas são realizadas dentro da pós-graduação, e os cortes vão afetar diretamente os jovens cientistas. Em maio, o governo reduziu em 44% o orçamento da ciência, representando um corte de R$ 2,2 bilhões no financiamento de R$ 5 bilhões que havia sido inicialmente proposta para este ano.
 
A ANPG pontua que este é o pior orçamento da área nesta década, afirmando que ele vai atingir o futuro das novas pesquisas, afetando bolsas de pós-graduação e piorando as condições de trabalho. 

 
Tamara Naiz da Silva, presidenta da ANPG, fala que existe uma “grande sensação de incerteza” entre os pós-graduandos. “Nós temos medo da placa de ‘não há vagas’, nós temos medo de não conseguir seguir o sonho de ajudar a desenvolver a nossa ciência e do sonho de ajudar a desenvolver o nosso país”, afirma. 
 
Junto com outros especialistas da área Naiz participará da mesa “Os Impactos da Ciência na Sociedade”, nesta terça-feira, às 10h, na UFMG. 
 
Visite o site do evento e saiba mais sobre o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, que acontece entre os dias 18 a 21 de julho.
 
Assine
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isitec – Instituto Superior de Inovação e Técnologia pode fechar

    Gostaria de tonar piblico e pedir a solidariedade na divulgação desta situação e da proposta de manutenção da Instituição:

     

    Esse é o fim da Engenharia da Inovação?Há mais de 6 anos um projeto incrível nasceu para atender uma demanda importante de uma formação de “engenharia do futuro” e esse projeto, depois de quase 4 anos está para morrer na praia.

    Abaixo segue um trecho do depoimento de um aluno sobre a situação da instituição:

    “A primeira turma de Engenharia de inovação do país está à 50 créditos de se formar, no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), e sua mantenedora, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), declarou aos 45 estudantes que fechará as portas de seu instituto no dia 30 de junho, sem nos garantir nenhum respaldo, apoio ou ajuda. Um sindicato tão forte como esse, que sempre divulgou a Engenharia de Inovação como um grande passo para o desenvolvimento de nosso país, não foi capaz de gerir a instituição por mais de três anos. Agora querem deixar todos os alunos, que apostaram na ideia deles, na rua, sem ter para onde ir.”

    Um dos grandes aceleradores dessa situação foi a escolha de grande parte dos engenheiros, respaldado pela nova lei trabalhista que coloca como facultativa a contribuição sindical, de não pagar o SEESP.

    O ISITEC é um projeto muito inovador e estratégico que está sendo mantido pelo SEESP desde a sua fundação.

    A ideia básica seria fazer uma campanha pra salvar a faculdade pedido aos engenheiros para que deem seu respaldo a essa faculdade filiando-se ao sindicato com a condição da manutenção do ISITEC.

    Entendemos que se conseguíssemos uma lista de politécnicos que assinem sua associação ao sindicato somente sob essa condição talvez consigamos fazer pressão. Os que já são associados e fizessem a nova assinatura, passariam suas associações pra essa condição.

    Esse formulário tem como objetivo coletar dados de engenheiros que voluntariamente aceitariam se associar ao SEESP condicionando sua associação ao repasse financeiro para o ISITEC. Com essa lista, a ideia é levar os dados ao sindicato e pressionar para que essa possibilidade seja aberta e essas pessoas associadas sob essa condição.

    Os dados colocados aqui são sigilosos e não serão utilizados para outra finalidade. Esses dados só poderão ser compartilhados com o SEESP para, que se caso avance a proposta, este possa entrar em contato diretamente com cada um para formalizar a adesão..

    Obrigado a todos,


    Diogo Dutra
    Engenheiro Mecatrônico – Poli-USP turma 2005
    Professor titular do ISITEC

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador