Revista GGN

Assine

Cortes no orçamento vão afetar pesquisas e jovens cientistas, diz entidade

ciencia_cecila_bastos_-_usp_imagens_2.jpg
 
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
 
Jornal GGN - Nesta terça-feira (18), o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica vai debater os cortes no orçamento do Governo Federal para a ciência, tecnologia, pesquisa e ensino superior. 
 
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) aponta que 90% das pesquisas são realizadas dentro da pós-graduação, e os cortes vão afetar diretamente os jovens cientistas. Em maio, o governo reduziu em 44% o orçamento da ciência, representando um corte de R$ 2,2 bilhões no financiamento de R$ 5 bilhões que havia sido inicialmente proposta para este ano.
 
A ANPG pontua que este é o pior orçamento da área nesta década, afirmando que ele vai atingir o futuro das novas pesquisas, afetando bolsas de pós-graduação e piorando as condições de trabalho. 
 
Tamara Naiz da Silva, presidenta da ANPG, fala que existe uma “grande sensação de incerteza” entre os pós-graduandos. “Nós temos medo da placa de ‘não há vagas’, nós temos medo de não conseguir seguir o sonho de ajudar a desenvolver a nossa ciência e do sonho de ajudar a desenvolver o nosso país”, afirma. 
 
Junto com outros especialistas da área Naiz participará da mesa “Os Impactos da Ciência na Sociedade”, nesta terça-feira, às 10h, na UFMG. 
 
Visite o site do evento e saiba mais sobre o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, que acontece entre os dias 18 a 21 de julho.
 
Assine
Média: 3.2 (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.