Criminalista Eduardo Pizarro Carnelós assume defesa de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Do Conjur

O presidente Michel Temer (PMDB) escolheu nesta sexta-feira (22/9) o advogado Eduardo Pizarro Carnelós para defendê-lo em nova denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República. O criminalista assume vaga deixada pelo colega Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que anunciou sua saída por já ter defendido o financista Lúcio Funaro, que acusa o peemedebista de ter recebido propina.
 
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o novo defensor foi escolhido em uma lista de quatro pessoas sugerida pelo antigo advogado. De acordo com O Estado de S. Paulo, Mariz recebeu Temer e Carnelós em seu escritório na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta sexta.
 
Carnelós presidiu a Associação dos Advogados de São Paulo e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça. Ele foi um dos advogados que, em 2016, assinaram manifesto contra procedimentos da “lava jato” e comparou a operação a uma “neoinquisição” .
 
Neste ano, o criminalista saiu em defesa do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em artigo na Folha de S.Paulo. Ele escreveu que, embora “achincalhar” o ministro tenha se tornado “esporte preferido do brasileiro neste momento”, Gilmar tem julgado e concedido Habeas Corpus seguindo a lei.
 
Temer e outros membros do PMDB são acusados de negociar pelo menos R$ 587 milhões em propina por meio de diversos órgãos públicos, como Petrobras, Furnas, Caixa Econômica, Ministério da Integração Nacional e Câmara dos Deputados.
 
Nesta quinta-feira (21/9), o Supremo rejeitou pedido da defesa de Temer que buscava suspender o andamento da denúncia até o fim de investigação sobre supostas irregularidades no acordo de delação premiada celebrado por executivos da JBS. O tal acordo fechado com a PGR deu origem à acusação por crime comum.
 
Por maioria, os ministros entenderam que não cabe à corte proferir juízo sobre eventuais teses levantadas pela defesa antes de a Câmara dos Deputados examinar a admissibilidade da denúncia contra o presidente.
 
Declaração pública
 
Em outra estratégia de defesa, Temer usou as redes sociais nesta sexta para negar as acusações do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Em vídeo publicado no Twitter, usou termos como “provas forjadas” e “denúncias ineptas”.
 
Segundo o presidente, “o princípio básico da inocência foi subvertido: agora todos são culpados até que provem o contrário”. Temer voltou a criticar o áudio de uma conversa entre ele e o empresário Joesley Batista, que deu origem à primeira denúncia — rejeitada pela Câmara no início de agosto — e destacou a prisão de Joesley, ocorrida este mês.
 
“Graças aos áudios que tentaram esconder, mas que vieram a público acidentalmente, sabe-se que, contra mim, armou-se conspiração de múltiplos propósitos. Conspiraram para deixar impunes os maiores criminosos confessos do Brasil”, declarou. Com informações da Agência Brasil.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Temer e a mala

    Gosto de ver o temer discursar mexendo seus dedinhos secos.

    Acho legítima a sua indignação, própria aliás, dos infratores contumazes que se aborrecem não pelo crime cometido mas pelo fato de terem sido apanhados.

    Resta saber se o dinheiro da mala que o Lores carregava, assim como as demais provas, também era forjado.

  2. criminalista….

    Na Terra da Aberração, enquanto criminosos flagrantemente e comprovadamente são pegos, os mantemos comandando a Nação na Presidência da República e Congresso Nacional. Usando do Estado e do Poder Institucionalizado para chantagear, oprimir, se vingar e tentar não ser responsabilizado por seus crimes. É inacreditável. A Cleptocracia levada até aas últimas consequências. E tragédias. Enquanto isto prende,mos Empresários, que foram extorquidos, enquanto vamos destruindo a Economia Nacional e Gigantes Empresas Nacionais e seus milhões de Empregos. Parem o Mundo !!! Quero descer !!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador