Crise hídrica precisa de solidariedade e não de críticas, reclama Alckmin

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Em notícia de ontem, o governador Geraldo Alckmin não está gostando das críticas à crise hídrica do estado de São Paulo. Ele criticou a presidente Dilma e o PT que, segundo ele, estão querendo tirar ‘proveito político’ da crise de desabastecimento de água. Em mensagem, o tucano defendeu que o momento é de união, e isto exige responsabilidade e solidariedade. Leia nota publicada no Valor.

do Valor

Alckmin reclama de críticas à crise de abastecimento de água

Em um recado à presidente Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ser “lamentável” que se queira tirar “proveito político” na eleição deste ano da crise de desabastecimento de água na região metropolitana de São Paulo.

Em vídeo distribuído nesta terça-feira (21) em grupos de WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas de celular, o tucano defende que o momento exige “união” e que exige “responsabilidade” e “solidariedade”.

“É lamentável que em um momento desses, onde há a necessidade de união de todos, alguns queiram tirar proveito político deste fato. Este não é o espírito de São Paulo”, disse. O aplicativo de celular tem sido usado na campanha eleitoral por tucanos como o presidenciável Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para rebater críticas de adversários e para reagir a boatos de redes sociais.

A crise de água em São Paulo tem sido levada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para a propaganda eleitoral gratuita desde o início desta semana. No domingo (19), ela classificou a situação como “preocupante” e disse que “alertas foram feitos nos últimos dez anos, mas os governos tucanos de São Paulo não tomaram as providências”.

A campanha de Aécio Neves tem atribuído a alta da presidente na pesquisa Datafolha ao agravamento do quadro de desabastecimento em São Paulo. 

Na terça-feira, a capacidade do sistema Cantareira chegou a 3,3%. A expectativa do governo estadual é que a segunda cota do volume morto seja utilizada já a partir do início de novembro.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabesp

    Vá pedir solidariedade aos acionistas que embolsaram milhões da Sabesp pouco se importando com a situação que geraram à população, seu irresponsável.

  2. Bem típico de um canalha
    Bem típico de um canalha irresponsável que fez uso político desde o começo do ano dizendo que não faltaria água, será que só agora ele descobriu que o fato dele agora fechar a torneira enquanto escova os dentes não foi suficiente. Tivesse esse canalha seguido as orientações no final do ano passado, e estaria começando a usar o volume morto agora, tivesse ele cumprido o que se comprometeu a fazer quando da renovação da outorga e diminuído os desperdício com vazamentos, ainda teríamos água acima do volume morto no cantareira.
    Agora não me venha com chorumelas. Como diz o paulista “esperto”, cada povo tem o governo que merece.

  3. Vai pedir solidariedade aos

    Vai pedir solidariedade aos acionistas que fauraram alto com os dividendos da SABESP às custas das contas d’água dos paulistas também?

  4. Nao acredito

    Alckmin deveria ficar quietinho em seu canto. O único que tirou vantagem politica até aqui do episodio foi ele, em função de sua reeleição. 

    Percebeu que detonou suas possibilidades de se candidatar em 2018 a presidencia. 

    São Paulo caminha para um desastre, caso se confirmem as previsões (pessimistas) sobre chuvas. 

    O indio “cacique faz chover” que Alckmin contratou, mandou-se com a grana e não fez o trabalho. Mais um que enganou o pobre Alckmin, como fez o que prometeu despoluir o Tietê, e o outro que prometeu acabar com as perdas monumentais no sistema Sabesp. Sem os vazamentos, não estariamos nessa situação em Sampa. Tambem fugiu com a grana. E o pior que era antigo diretor da Sabesp. 

    1. Quem deu a dica foi o Serra?

      Acho que nesta lambança toda o Serra, que não morre de amores pelo Aécio, deve ter estabelecido o plano de ação do Alckmin, ou seja, “mente até a tua eleição e depois deixa que o Aécio que se vire, hehehehe”.

  5. Temos que rir mesmo dessa

    Temos que rir mesmo dessa desgraça. Agora, passada a sua reeleição, “canta” de bom moço. Manipulou, fraudou todas informações a respeito dessa grave crise, que assola o estado. Agora, vem em busca de solidariedade?  É piada pronta. A turma do limpinho e cheiroso, deve buscar água no nordeste, ou peguem seus aviões executivos e vão “curtir” o inverno no hemisfério norte. O povo que se dane…..

  6. Dilma manteve-se afastada do

    Dilma manteve-se afastada do tema até que o Aécio insinuou que o governo federal se eximira de ajudar o estado de São Paulo, via ANA. E a Dilma apenas se defendeu.   

  7. ATENÇÃO !! MUITA ATENÇÃO, PARA ESTE AVISO !!

    DEVIDO AO ACIRRAMENTO DESTA CAMPANHA ELEITORAL E A PROBABILIDADE DE HAVER CONFRONTOS VIOLENTOS, O TRE PEDE PARA QUE OS QUE DESEJAM REELEGER A DILMA, PROCURAREM SUAS RESPECTIVAS ZONAS ELEITORAIS E VOTEM NESTE DOMINGO, DIA 26/10/2014) .

    JÁ PARA OS QUE DESEJAREM VOTAR NO AECIM, DEVERÃO PROCURAR SUAS RESPECTIVAS SEÇÕES ELEITORAIS NO OUTRO DOMINGO, DIA 02/11/2014 (DIA DOS FINADOS ) .

    (hehehehe)

  8. o PT que se cuide nos próximos 3 dias

    Os tucanos não vão querer perder a oportunidade de jogar um apagão no colo da Dilma.

     

    Os gestores do setor elétrico em Minas Gerais já tentaram fazer isso recentemente.

     

    Uma possibilidade de isso (forjar um apagão) voltar a acontecer é muito provável. Coloquem fiscais e atenção redobrada nas práticas das empresas responsáveis pela transmissão e integração do sistema elétrico nacional, sobretudo em Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

  9. É um cara de pau, que faça

    É um cara de pau, que faça bom proveito de sua vitória de Pirro, um mandato que começa sob o estigma da mentira e da ludibriação de todos os seus eleitores não terá um bom futuro,  mesmo com todo o “teflon” que a midia amiga vem gastando para tentar blindar o seu protegido, não estamos mais no Brasil de 2001 do apagão, o “enxugão” do Alckmin vai enfrentar criticas e questinamentos que a mídia conseguiu evitar para o principe naquela época, não adianta vir com chorumelas.

    1. nao ha argumentos!
      A verdade nem que seja por infinitesimal, a realidade que nos choque, sem a educacao da sinceridade, a prova cientifica da teoria nao ha argumentos.
      Certo governador, solidariedade.
      Me veio a musica de Renato e seus blue caps, Este amor me faz sofre. Este amor que agente de Sao Paulo tem para com este estado. Sao Paulo nao eh uma ilha particular sua, tem o samba e choro brasileiro, tem a pintura do Brasil e tem na cara o jeito da diversidade deste pais. Dinheiro As pessoas deste estado sabem fazer barulho de odio, de paixao, alegria, tristeza e pq nunca farah suas cabecas, comprar suas almas e nunca o senhor chegarah aos pes humilde destes homens e mulheres trabalhadores.
      O governador vive em uma sociedade no estado de SP, no Brasil tem muito tempo partilhando a sua politica pessoal e mais esta mesma sociedade nao se deixarar enganar pelo senhor governador.
      A populacao que o senhor tenta enganar sera aquela mesmo que farao o barulho para a sua saida.
      Agora na adversidade de sua manipulacao politica de uma crise por interesses e egoismo pessoal quer solidariedade e assim distribuir as penas, dores, mortes e as mazelas do seu governo.
      Nao seja hipocrita!
      Renuncie e assume como homem sua responsabilidade perante suas decisoes como governador de Sao Paulo e como um dos 26 estados da federacao brasileira.

  10. Caro Nassif e demais
    Dilma

    Caro Nassif e demais

    Dilma tentou ser solidaria e ele recusou, porém Alckmin foi extremamente solidário com os aécionistas.

    Saudações

     

  11. É o que sempre escrevo… Neologismo: neoliberalismo

    Neoliberalismo é neologismo para a privatização dos lucros e a socialização dos prejuízos.

    O caso Sabesp é emblemático. Em 10 anos foram distribuídos 10 bilhões de reais aos acionistas. A conta da água aumentou e nenhuma obra em São Lourenço, para minimizar o uso do sistema cantareira, foi realizada.

    Essa coisa de ganhar dinheiro de forma espúria é coisa de tucano (cabeça de planilha). Lembram do especulador financeiro Armínio NauFraga 45% de juros? Com ataques à Tailândia, lucrou uns 750 milhões de dólares, mesmo sabendo que muita miséria aconteceria.

    Tucano é isso aí.

  12. Solidariedade

    Então estamos combinados: nunca mais o Bolsa Família será chamado de bolsa esmola e não apelidaremos o Meu Banho, Minha Vida tucano paulista de bolsa sabão. Agora conta outra, governador.

  13. Aqueles que sabem roubar

    Lamentável é um governo tirar proveito econômico de uma companhia que teria que ter por fundamental escopo prestar serviços e atender às demandas públiucas por um recurso essencial, e não gerar dividendos para seus acionistas, prática corrupta perfeitamente legal, que dá orgulho aos tucanos: “Nós sabemos roubar!”, eles dizem. A população? Ora, dane-se.

  14. revoltante

    A coxinhada paulista reelege seu governador vitalício de estimação. 

    Fica sem agua e culpa o ……Tiririca!

    Agora que Cantareira é morta, colem nos seus automóveis:

    Fica Alkimim e traga a agua de volta!

  15. Tucanos

    A postura do candidato a presidente do ex presidente e do governador que praticamente governa SP ha 20 anos,como disse Marilena Chauí merece um estudo aprofundado sobre os eleitores de SP !  

  16. Sr. Alckmin, não seja injusto!

    Nesse meu título, Sr Alckmin, eu poderia ter usado a palavra feia que seu pupilo usou com nossa Presidenta! Mas não chego a um nível baixo e rasteiro, a que ele chegou. Repito: Não seja injusto!  Aqui neste espaço, fomos sim solidários ao seu governo e ao povo paulista, na medida em que baseados em excelentes artigos de Ségio Reis, há quase um ano, vínhamos apontando a tragédia que abateria o estado de S.Paulo. Penso que houve tempo suficiente para medidas que amenizassem o caos. Há quase 10 anos o governo de S.Paulo foi avisado que providências deveriam ser tomadas e, nada foi feito. Pare de iludir o povo trabalhador de S.Paulo. Há estiagem sim, mas só S. Paulo encontra-se em situação calamitosa. Se não estou enganada, a Presidenta ofereceu ajuda em fevereiro passado. O senhor negou ajuda. Além da incompetência , foi orgulhoso e omitiu com a conivência  da mídia, a real situação, com a finalidade da reeleição. Fato esse, que considero uma triste traição ao povo paulista. NÃO SEJA INJUSTO! Não transfira a inocentes suas culpas!!!!

  17. Não é bem um caso de ausência de solidariedade.

    A minha avó sempre usava um ditado para determinadas situações:

    Quem come a galinha que roa os ossos.

    Não é que o governo Federal deva fazer retaliações contra o povo de São Paulo, pois este povo faz parte da União, e pelo que eu sei a Presidenta Dilma já pôs a disposição mais de 1,8 bilhão da CEF para financiar obras em São Paulo (o mesmo banco que o Armínio Fraga quer diminuir a sua ação), agora não devem tentar repartir a responsabilidade política em toda esta m###@ que o governo do Estado se meteu.

    O problema não é solidariedade, se precisar de dinheiro e caminhões pipas o Brasil inteiro colabora, principalmente os nordestinos que tem uma experiência de cinco séculos em secas, mas a RESPONSABILIDADE POLÍTICA deve ficar com o PSDB e o governador Alckmin

  18. QUEM FOI QUE DISSE QUE NÃO FALTARIA ÁGUA?

    Ora bolas, quem foi quem disse que não faltaria água em São Paulo?

    O governo Dilma é republicano.

    Alckmin negou-se a aceitar ajuda do governo logo em fevereiro.

    E agora vem dizer que quer solidariedade!?

    Ora, ninguém está contra o povo.

    Dilma está mostrando que o PSDB não prioriza o interesse povo mas dos rentista.

    Investimento na Sabesp, anos a anos distribuindo lucros, sem proceder obras, principalmente para evitar perda de água, foi o grande causador da tragédia que se abate sobre São Paulo. E mais: não quis fazer o racionamento para não se “queimar” e ganhar a eleição no primeiro turno sem problemas. A

    Agora, clama por solidariedade.

    Solidariedade do governo federal? ?

    E ele tem ou teve alguma com o povo?

     

  19. E o Serra?

    Acho que quem estabeleceu a estratégia política do Alckmin foi o Serra, só imagino ele dizendo com aqueles olhos maléficos falando para o Alckmin:

     “mente até a tua eleição e depois deixa que o Aécio que se vire, hehehehe”.

  20. Se eu fosse eleitor desse

    Se eu fosse eleitor desse senhor, estaria morta de vergonha! Eles não governam, não assumem responsabilidades, são uns fantoches do poder econômico. ELES NÃO GOVERNAM, SÃO GOVERNADOS PELA MÍDIA-USA. Por isso, que esses do psdb, só se elegem com fraudes, com mentiras, com dossiês contra os desafetos. Sem  a máfia mídia-justiça, estariam liquidados do contexto político. É impressionante!!!!! Mil vezes um tiririca do que um almofada boçal do psdb.

  21. Relatora da ONU que criticou

    Relatora da ONU que criticou o governo paulista pela crise de abastecimento de água diz:
    “Minhas preocupações não são os governos, são as pessoas. Isso faz parte do cargo que ocupo. Eu não retiro nada daquilo que eu disse. O que eu disse, poderia dizer sobre qualquer país do mundo [que passe por um contexto de seca]

    ‘Não retiro nada do que falei’, diz relatora da ONU sobre crise da águaA relatora da ONU que criticou o governo paulista pela crise de abastecimento de água disse ter sido surpreendida pelo ofício enviado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao secretário-geral da…WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR 

     

  22. Transferência de responsabilidade, nisso eles são mestres

    Ué, não é ele mesmo que está dizendo até os dias de hoje que não existe esse problema de desabastecimento hídrico em São Paulo, agora nos vem com essa de exigir de Dilma uma solidariedade que inclusive já foi rejeitada pelo próprio, quando ainda poderia se pensar em diminuir os impactos da seca?

    Aos poucos se desenha aquilo que alguns daqui já denunciavam: o PSDB, essa corja de golpistas e hipócritas, incluindo ai o “excelente gestor” Aécio Neves, está querendo jogar no colo da Dilma Roussef essa patifaria que estão fazendo com os seus governados em SP.

     

  23. Esses tucanos são muitos

    Esses tucanos são muitos engraçados.

    Ele também não tirou proveito politico na medida que omitiu os fatos ?

    Eles não estão acostumados  a ficar na berlinda, por isso estão todos stressadinhos.

    Queria ver se eles estivessem na pele do PT.

    Tá certo da Dilma !

    Pau neles !

  24. Batalha no ar: advogado protocola pedido de impeachment de Dilma

    Nesta terça-feira, 21 de outubro, foi protocolado junto à Câmara dos Deputados Federais, no Distrito Federal, o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. E também duas outras ações junto ao Tribunal Superior Eleitoral, uma, requerendo o fechamento do Partido dos Trabalhadores (PT) e, outra, o afastamento da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, das Eleições de 2014.

    Dilma durante campanha (Foto: AP)https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/batalha-no-ar-advogado-protocola-pedido-de-impeachment-171507860.html 

    1. Bala de prata.

      Seria essa atitude a tão falada bala de prata para desestabilizar o regime democrático e entrarmos novamente numa ditadura como a de 1.964?

      Os tempos mudaram senhores e dessa vez os verdadeiros cidadãos brasileiros irão às ruas e nenhuma força será capaz de segurá-los.

       

  25. Esse governador é tão leviano

    Esse governador é tão leviano que não tocou uma unica vez na questão dos desmatamentos em mananciais, da questão ambiental, que é o real motivo da crise hidrica. Tudo é perfeito em seu governo, a culpa é de deus. 

  26. mais um tragicomico

    mais um tragicomico alquimista na praça.

    a incompetencia julgando e culpando os outros

    pela sua própria ineficiencia.  

    água, eu quero água.

  27. Coitadinho do Alckmin,

    Coitadinho do Alckmin, gente!! Ele realmente não tem culpa dos paulistas não saberem votar. Quem iria recusar o emprego mais fácil do mundo, que é ser governador de São Paulo pelo PSDB?

  28. Solidariedade ao povo, não à incompetência e corrupção.

    A solidariedade devida é ao povo de São Paulo, não aos governantes incompetentes e corruptos.

    De que adianta entregar recursos para esse governo que já demonstrou sua incompetência em mais de 20 anos? De que adianta entregar recursos que, sob a proteção do Ministério Público, desvia recursos públicos há mais de 20 anos.

    O povo de São Paulo precisa, sim, urgentemente, de solidariedade. Que se busque organizar um grupo tarefa para, com recursos federais, buscar e por em prática medidas que possam minorar as dificuldades do povo, sem entregar as galinhas às garras das raposas.

  29. É vêidadi!

    O paulista precisa mesmo de solidariedade nesta hora.

    A mesma que faltou de V.Sa, governador, com seus conterrâneos que (estranhamente) o elegeram.

    Pela displicência, incompetência, desprezo e desfaçatez com que o sr. cuidou do problema.

    Previsto há mais de (tucana) década.

  30. Por que o IBOPE NÃO ESTÁ DIVULGADO PESQUISAS?

    Por que o Ibope não está divulgado pesquisas?

    Não as está fazendo mais?

    Não terá aceito mais o papel de produzir pesquisas  de resultado viciado?

    Por que o IBOPE não está mais divulgado pesquisas?

    1. Pra nao desdizer os numeros

      Pra nao desdizer os numeros finais da eleicao, que favorecem Dilma muito mais do que uma fraude eleitoral em prol de Aecio seria capaz de fazer alguem acreditar.  Entao tem que ser “mais ou menos empatado exceto Dilma ganha”.  Ou coisa parecida…

  31. vou ser cc solidário

    vou começar a tomar banho um dia sim outro não. e na descarga aqui em casa agora é assim, pode dar a descarga a cada 4 nº1  ou 2 nº2.

    e deixo uns conselhos solidários:

    – peça aos acionistas que solidariamente devolvam o lucro esbulhado do povo paulista. a sabesp vai precisar  de todo o recurso possivel;

    – pegue o dinheiro e faça o que já devia ter feito a anos, renovem a rede de distribuição, para evitar perdas e busquem novas fontes de captação;

    – por último, tenha um pouco de vergonha, vá até em frente as cameras e peça desculpas ao povo de sp.

  32. Esbulhei-me em lágrimas ao

    Esbulhei-me em lágrimas ao ler essa conclamação do governador de São Paulo. 

    Aos “soluços”,  respondo ao mesmo:

    Vossa Excelência está redondamente enganado. Ou melhor, quer dar uma de “João se braço” para enganar, como faz seu partido há vinte anos, a população do seu estado. De minha parte e, acredito, por parte de todas as pessoas de bom senso, estou solidário as agruras dos  milhões de paulistas que sofrem com a irresponsabilidades de vocês.

    As críticas são a um sistema de Poder que manda e desmanda há vinte anos; que se diz competente e diferenciada, mas que não teve a capacidade de gerir um sistema tão vidal como o hídrico. 

    Nesse sentido, vá se catar vossa excelência e sua truppe de enganadores e mistificadores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador