Cunha anuncia recuo na concessão de passagens para cônjuges de parlamentares

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recuou da decisão de permitir que mulheres ou maridos de parlamentares viajem de suas cidades para Brasília com passagens aéreas pagas com recursos públicos.

 Dirigentes de centrais sindicais se reúnem com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Os sindicalistas pedem a rejeição das Medidas Provisórias que alteram direitos trabalhistas (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Cunha: decisão de conceder passagens não foi precipitada  –  Fabio  Pozzebom/Agência Brasil

Cunha disse que proporá hoje(3) aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara um recuo em relação à decisão de conceder passagens para cônjuges de parlamentares. Ele reconheceu que a repercussão não foi positiva. “Se não foi positiva, por que manter?”, indagou o presidente da Casa.

“Estou tomando minha decisão. Como propus a concessão de passagens e a Mesa decidiu, vou propor a revogação e ela tem de decidir. Não pode a decisão da Mesa ter causado desgaste e eu ser o salvador da pátria e revogá-la. Vou levar à Mesa [a proposta de recuo], para que ela tenha o direito de participar da nova proposta e concordar, ou não. A decisão cabe à Mesa. Minha proposta é de recuo”, afirmou Eduardo Cunha.
“O que posso afirmar é que haverá recuo. A Mesa decidirá em conjunto o tipo de recuo. Não pode ser uma ação voluntarista. Defendo criar uma condição, avaliar as excepcionalidades, que poderiam ser adotadas mediante decisão sobre cada caso. O parlamentar é que teria de requerer e nós definirmos o critério. Esta é a minha proposta”, acrescentou.

Para Eduardo Cunha, a decisão sobre concessão de passagens aos cônjuges de parlamentares não foi “precipitada, nem é preciso tomar mais cuidado”. Segundo ele, é bom quando alguém toma uma atitude, tem a tranquilidade de revê-la e de ter o direito de recuar. “Faz parte da democracia.” Cunha disse que todos podem entrar em situações “por convicção” e depois perceber que essa convicção não teve a receptividade que permita mantê-las. ‘Se todos fizessem assim, seria muito mais fácil a vida”, concluiu.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Puro fisiologismo, não foi

    Puro fisiologismo, não foi seu Cunha? Para ganhar a simpatia das esposas e os votos de seus maridos, você irresponsavelmente ofereceu vantagens a um grupo que já recebe muito mais do que devia.

  2. O que podemos ler nas

    O que podemos ler nas entrelinhas deste Post? A Câmara anunciou a concessão de passagens para os Cônjuges de parlamentares mas A PRESSÃO POPULAR e a quantidade de manifestações em todos os cantos do país contra mais uma mamata em Brasília foi o suficiente para fazer este Senhor(?) recuar.

    E terá que ser sempre assim. Aqui em Minas o nosso povo ainda não engoliu a verba sob o carimbo de “Auxilio Moradia”. Um absurdo que pode ser solicitado por todos os parlamentares inclusive aqueles que possuem moradia em BH.

    Atitudes como estas são aquelas em que o parlamentar parece olhar para o povo e pensar: ‘se ninguém fala nada é porque não estão nem aí. Se não estão nem aí, posso fazer o que quiser!’

    1. Será que só eu não estou

      Será que só eu não estou vendo recuo nesta decisão. O parlamentar poderá solicitar a passagem e eles definiram os critérios……

       

  3. “Faz parte da democracia.”

    Como esse Sr. é muito democrático, para os microfones, sugere um recuo. Quem decidirá é a “mesa”.  Essa mesa tem nomes? O pior de tudo é que isso é mera repetição do que ocorre no dia-a-dia das pessoas neste país. É exatamente aquela máxima: “O político tem a cara do povo” Talvez por isso é que o povo tem uma indignação passageira e continua repetindo as mesmas coisas.

  4. Enganação!Não haverá recuo

    Enganação!Não haverá recuo algum se o deputado(a) requerer, será concedido e a sociedade será saqueada.

  5. Ninguém melhor do que um

    Ninguém melhor do que um parlamentar, sobretudo um Presidente da Câmara, para saber quais as circunstâncias econômicas por que passam o Brasil. Enquanto contraria a Presidenta em questões de ajustamentos de contas, de algo relacionado ao enxugamento da máquina admiistrativa, ele se sai contra, e acarinha os deputados pra votarem contra, enaltecendo aquele plenário quando Dilma é derrotada. 

    A distribuiçãod e passagens nada mais foi senão uma jogada de malandro, pra comprar as mentes dos deputados mais incautos, do baixo clero, por exemplo, pra sempre contar com eles na votações mais expressivas. Compra de votos são esses mimos que hão de surgir a todo momento. 

    A segunda jogada do malandro é que diz reconhecer seu erro – como se isso fosse verdade -, no entanto deixando a  cargo da mesa a decisão de declinar nessa roubalheira com o dinheiro do povo. E se a mesa votar a favor das passagens para as mulheres e filhos dos deputados?

    Em pleno séc. XXI surge na Câmara dos Deputados um novo Pôncio Pillatos.

    Um bando de vagabundos, com os bolsos cheios de nosso dinheiro sagrado, que tem a cara-de-pau de dizerem que trabalham, quando, em verdade, comparecem ao Congresso apenas duas vezes na semana, sendo o resto do tempo justamente pra gastarem em passagens aéreas, daí que procurados esses miseráveis para uma entrevista, estão em Paris, em NY, ou na Ásia. 

  6. Ele só aprovou essa medida,

    Ele só aprovou essa medida, pois tinha certeza que podia tudo.

    Mas, felizmente ele está percebendo que as coisas não são bem assim.

    Existe ainda, e graças a Deus por isso, a tal da opinião pública.

    /////////////////

    Mas a excrescência continua.

    Se o nobre deputado justificar que a sua perua, ops ! esposa, necessita da passagem e solicitar o pedido, uma comissão irá julgar se atende ou não a solicitação.

    Resumindo, nós somos um bando de… ah! deixa prá lá.

  7. Observem a diferença entre os

    Observem a diferença entre os Poderes desta República. No Executivo e no Legislativo as medidas são tomados a “céu aberto”, previamente discutidas, debatidas, inclusive com a participação direta ou indireta dos cidadãos e cidadãs. Muitas medidas são revogadas, deixadas de lado, se por acaso há reações fortes da sociedade. 

    Já no Judiciário………Bem, aí tudo muda de figura; impera o hermetismo e o “tô nem aí” para a opinião pública. Se auto concede  mordomias e ai daquele que tente constestar. Vide os casos do auxílios moradia e auxílio escola. Merce as críticas generalizadas por parte da população, dadas as suas evidentes faces de regalias a um estamento que se acha especial, foram aprovadas toque de toga, digo, de caixa e estão aí fazendo os seus efeitos. 

    1. Poder contramajoritário

      É da natureza do poder judiciário ser contramojoritário. E assim deve ser. Esse é um dos princípios basilares da República.

      Se não houvesse esse poder independente das maiorias, viveríamos numa ditadura dessas maiorias, e não numa democracia, como bem identificou Sócrates.

      Isso se estende naturalmente a esses casos, pois o judiciário realmente não ouve o clamor popular jamais. E assim deve ser. 

      Isso ocorre poque o judiciário é um escravo das leis, obedece as leis e não a vontade popular.

      Bastaria os poderes populares fazerem uma lei proibindo este tipo de “regalias” e estaria tudo resolvido. 

      1. Sim, ninguém contesta essa

        Sim, ninguém contesta essa singularidade do Poder Judiciário, o único cujos membros não se submetem ao crivo popular. 
        Ser contramajoritário é uma condição intrínseca da função judicante, cuja passividade e neutralidade(pelo menos em tese) a faz repositário da racionalidade, equilibrio, equidade, e principalmente, da mais absoluta honestidade e transparência. 

        Merce dessas atipicidades em relação aos demais poderes, ele – Judiciário – também deve prestar contas à sociedade como qualquer agente público. Não são excelsos ao ponto de priscindirem da lisura dos seus atos. 

        O último episódio(escândalo) envolvendo esse juiz federal que preside o processo do Ele Batista é bem emblemático. 

         

        1. Claro

          Todos tem que prestar contas. 

          Mas como eu disse, bastaria uma lei.

          Dos dezesseis mil juízes do Brasil, dez mil juízes estaduais já recebiam o tal de auxílio moradia, a única coisa que o CNJ fez foi extender a todos, pelo princípio da equidade.

          No RS, pela péssima repercussão, os deputados estaduiais aprovaram uma lei depois disso proibindo o executivo de pagar esse auxílio aos estaduais, se todos fizerem, pelo mesmo princípio da equidade, ninguém mais recebe.

          Por isso que eu digo, a pressão popular tem que ser através dos poderes populares, mesmo que seja para atingir o judiciário, que é escravo das leis, como todos.

          Querer pressionar o judiciário diretamente é que não dá, senão vira a casa-da-mãe-joana.

          Esse caso do juiz do Porshe é umc aso isolado. Nem seus pares concordam com isso ou praticam isso.

  8. Tratando-se de Eduardo Cunha,

    Tratando-se de Eduardo Cunha, acho que esse negócio de passagens para as digníssimas esposas dos deputados foi o “bode” na sala. Desde o início era evidente, pela sua absurdidade, que seria abandonada. Dito e feito. 

    Aguardem o que virá no lugar do “bode”. Aguardem. 

    1. Também já havia concluído

      Também já havia concluído pela tese do “Bode na Sala”. Mas, essa intenção de encostar atrás da porta essa “Bolsa Vassoura” vai despertar a ira das bruxas. Pode ser  que elas joguem algumas cuecas de seus maridos dentro dos seus “caldeirões” para que o nome do Eduardo Cunha surja em destaque na lista do Janot. 

  9. Há poucos dias  teci um

    Há poucos dias  teci um comentário bastante debochado  sobre o absurdo  das passagens  e confesso que esse Dep Cunha é muito mais “esperto”  do que pensava.Esse recuo dele não é recuo coisa nenhuma,é só uma volta de 360  graus .ou seja ,ficou no mesmo lugar .O aumento que eles se deram continua e se algum deputado requerer  passagem ,ele concederá.É inadmissivel,(enquanto um brasileiro morar em um “mocambo “,uma criança não tiver escola,um doente não tiver tratamento )que a casta  de parlamentares tenha tantos privilégios(nem vou enumerar ,porque meu comentário ficaria muito longo.Só mesmo cantando:

    _QUE PAÍS É ESSE ?

  10. PASSAGENS PARA AS ESPOSAS :

    PASSAGENS PARA AS ESPOSAS : UM GRANDE TEMA PARA UM GRANDE HOMEM

    Assunto de magno interesse nacional a ocupar o tempo do 2º sucessor da Presidencia da Republica.

  11. PASSAGENS PARA AS ESPOSAS :

    PASSAGENS PARA AS ESPOSAS : UM GRANDE TEMA PARA UM GRANDE HOMEM

    Assunto de magno interesse nacional a ocupar o tempo do 2º sucessor da Presidencia da Republica.

  12. Deputado Cunha ,vou lançar

    Deputado Cunha ,vou lançar prá voce a maldição do Beto Carneiro,o Vampiro Brasileiro .

    Tomara que voce esteja na lista do Janot.

  13. Jogada antiga

    E das outras benesses e regalias? Nada? Aumento da verba de gabinete, aumento de assessores, etc, etc, etc. Esqueceram?

    Parece que o Brasil está emburrecendo.

    Então é assim: concede-se 10 milhões e retira-se 1 milhão para aliviar. O poder judiciário e campeão nessas jogadas em que a gorjeta sempre é maior do que o necessário.

    Very convenient, Cambada!

  14. Acho que rolou uma pressão

    Acho que rolou uma pressão das amantes.

    Ou teria sido um movimento organizados dos trabalhadores do sexo do DF. 

    Meninos e meninas de programa estavam bastante preocupados com a medida.

    KKKKKKK

     

    1. Atividade Parlamentar 24 Horas

      Do jeito que vai a coisa logo logo haverá reembolso das despesas dos nobres parlamentares quando de suas visitas aos, ahn, às casas de tolerância, a título de Auxílio Visita às Bases. Se é que já não há.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador