Cunha e a ascensão do Municipalismo, por Fernando Bento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Fernando Bento

Ref. ao post: Para entender o fenômeno Eduardo Cunha

Nassif,

Uma questão muito importante que está no pano de fundo da atuação da Câmara sob o comando de Cunha, e que está passando sem a devida atenção da imprensa, é a queda de braço entre Estados & Municípios X União.

Sabemos que o PMDB é uma confederação de interesses regionalistas e sabemos que desde o surgimento do Plano Real que as máfias regionais batem o pé para terem maior participação no orçamento público, e autonomia para gastá-lo.

A aprovação do Orçamento Impositvo, que dará outra dinâmica a relação entre prefeitos e deputados nas próximas eleições – na prática voltaremos aos tempos dos “Anões do Orçamento” – e a Alteração do Indexador da Dívida dos Municípios colocam o placar jo jogo Municípios X União em 2×0 para os municípios.

No perfil traçado sobre o Cunha nos é lembrado que a Reforma Política e a Reforma Tributária estão entre as pautas prioritárias do atual presidente da Câmara.

Não podemos esquecer que estas duas reformas são centrais nesta disputa entre o Poder Nacional e os Poderes Regionais:

Nas discussões sobre a primeira reforma tentarão ratificar as estruturas de reprodução do poder das oligarquias locais com os famigerados “Distritões” e a institucionalização das contribuições privadas nas campanhas políticas.

Ja a segunda reforma tentará defender o aumento da autonomia dos mucípios para arrecadar tributos e investir localmente suas receitas. Confirmada esta mudança os resultados serão desastrosos, pois sabemos que têm lugar nos municípios os casos mais dramáticos de apropriação do público pelo privado e que estas são as entidades político-administrativas mais carentes de mecanismos e de instituições sólidas destinadas a fiscalização. Os municípios sofrem com a crônica fal de quadros qualificados para exercerem funções públicas. E o pensamento de políticas públicas de longo prazo é praticamente inexistente na Política Municipal.  

Se esta guinada regionalista for inevitável caberá a imprensa e aos militantes de equerda acompanha-la e focarem atuação na política local.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Em Minas, o cacique local

     

    Em Minas, o cacique local do PMDB , ex-deputado e atual prefeito de Pará de Minas, foi eleito presidente da Associação dos Municípios Mineiros – AMM. 

  2. Deixem os recursos

    Deixem os recursos orçamentários nas nossas cidades e estados que nós cidadãos que vivemos o dia a dia aqui mesmo, saberemos cuidar dos nossos corruptos na fonte.

    Chega de prefeitos e governadores irem a Brasília de pires na mão pedindo penico para o poder central.

     

     

    1. Prefeito de Itaguai – RJ – PSDB

        O prefeito de Itaguai, municipio do Rio de Janeiro, do PSDB, foi destituido do cargo, por várias provas de mal feitos e enriquecimento ilícito….  Se na época atual, a coisa é assim, imagina depois…  “Se quiser a gente tira”.

  3. Um estado centralizado é mais

    Um estado centralizado é mais facil de negociar a corrupção.

    Em vez de achacar 50 mil , você só combina a propina com uns 500.

    A corte fica menor.

    Segunda foram contra a lei anti-terrorista.

    Terça foram contra a redução da maioridade.

    Quarta são contra a municipalização.

    Quinta…..

  4. Eduardo Cunha está fazendo

    Eduardo Cunha está fazendo tudo isso e mais alguma coisa com o fito de se canditar a Presidente. Na verdade, está em campanha desde agora. Enquanto viaja para os estados fazendo discursos nas assembléias, também dá presença nas igrejas evangélicas, segundo se informa.  É um cara preparado pra fazer o governo Federal ruir, mas pra ter o máximo d visibilidade em todo o Brasil como candiato, que é, pra 2018. Essa história de que ele quer o Prefeito do RJ como candidato é pura balela.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador