Cunha: Prazo para analisar impeachment deve ser abreviado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Cunha combinou com partidos de oposição para acelerar o processo do impeachment | Foto: Lula Marques/ Agência PT width=

Do FatoOnline

Com 66 parlamentares presentes, o plenário da Câmara dos Deputados atingiu o quórum para iniciar a sessão deliberativa nesta sexta-feira, dia 18. O encontro de hoje já será descontado das dez sessões em plenário estipuladas para a presidente Dilma Rousseff apresentar a sua defesa aos parlamentares.

Neste ritmo, com a presença do número mínimo de 51 deputados também às segundas e sextas-feiras, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acredita que o prazo estimado de 45 dias para analisar o processo será abreviado. 

No início da semana, Cunha combinou com partidos de oposição que para acelerar o processo do impeachment, começará a convocar sessões todos os dias da semana. Segundo ele afirmou hoje, “é bom para todo mundo que esse processo seja mais rápido”.

Cunha defende que o País precisa conhecer “uma nova agenda além do impeachment”. Ele afirmou ainda que o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), disse que Dilma vai antecipar a apresentação de sua defesa, o que deve ocorrer até terça-feira, 24.


O presidente da Câmara minimizou, assim como tem sido reiterado por membros da oposição e do governo, a importância da comissão do impeachment. “O parecer da comissão é uma etapa de passagem (…). Independente da decisão do colegiado, o plenário vai se manifestar ao fim e é ele que vai decidir a abertura ou não do processo de impeachment. Então, se a comissão vai aprovar ou não o parecer é absolutamente irrelevante para a decisão final. A importância que estão dando para a formação da comissão é relativa”, concluiu o peemedebista.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dos 65 indicados para a

    Dos 65 indicados para a comissao, 45 receberam dinheiro das empreiteiras. Colunista Monica Bergamo escreveu que querem derrubar Dilma, antes que a lavajato chegue até eles.

  2. Todo o golpe que eu conheço

    Todo o golpe que eu conheço foi rápido, o golpe tem que ser expresso para dar certo.

    O golpe da vergonha com Cunha à frente é o retrato fidedigno do país.

  3. SURREAL. Não sei se

    SURREAL. Não sei se aconteceria em outro pais. Um processo de impedimento contra uma presidente, sob a qual não pesa nenhum crime, conduzido por um presidente da camara reconhecidamente bandido e uma comissão em sua maioria respondendo por algum malfeito. . Se a questão é politica ou incompetencia que se faça uma reforma politica que preveja afastamento do governante por perda de confiança(parlamentrismo). Mas não assim.

      1. Não é o que parece,

        Não é o que parece, considerando sua revolta pelo fato de eu defender a cassação dele eu diria que você é que vestiu a carapuça.

  4. Graças ao mega empresário da carne moída ..

    e do probo PSDB a Dilma pode perder o mandato.  Graças a um cara que tem US$ 5 milhões numa continha na Suíça  e que diz que é  fruto de “venda de carne moída” … E graças a uma mídia ‘isenta’ que torce o nariz para o fato e diz: “isso não vem ao caso”! Há e graças a um STF que  acredita na história da carne e que prefere julgar outras coisas. Cunha fica pra outro dia ou nunca. Mas Dilma tem que sair … heheheh

  5. Está valendo tudo! Rasgaram a

    Está valendo tudo! Rasgaram a Constituição! Levaram 6 meses para abrir um processo no Conselho de Ética contra o presidente da Câmara. E se depender dele, a Presidente pode ser cassada em algumas horas.

  6. O governo tem que ser

    O governo tem que ser pró-ativo e garantir os 171 votos no plenário da câmara para barrar o impeachment.

    Até porque, não pode confiar no senado

    Porque nessa comissão já era, já perdeu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador