Curvem-se todos: o Verdão é o campeão, por João Sucata

Foto: Ricardo Stuckert/ CBF

Esporte bretão

Curvem-se todos: o Verdão é o campeão

por João Sucata

O CAMPEÃO

A sofrida torcida palmeirense voltou a aparecer ao sol, em 2017, após um longo inverno e uma nova arena. Ao vencer o Chapecoense, magérrimo 1 x 0, fez o suficiente para se tornar campeão por antecipação de uma rodada. Nada menos que 41 mil palmeirenses lotaram o Allians Parque e muitos outros saíram as ruas. O título foi merecido.

Não obstante o ataque ser o mais eficiente no torneio, é a defesa o ponto forte do Verdão. O trio Jailson, Vitor Hugo e Mina (que não jogou este último jogo), é notável, e ainda tem a contribuição de Zé Roberto e Tche Tche. Os demais não decepcionam, mas não estão no mesmo nível. O goleiro Jaílson foi o mais decisivo, em especial porque quando Pras se contundiu, todo mundo se apavorou, mais ainda quando o substituto feito em casa tomou dois frangos logo que entrou.

Ninguém entendia porque trouxeram Jaílson, já com 35 anos sem nunca ter se destacado, sendo que o Palmeiras a melhor escola de goleiros do pais (Oberdã, Waldir, Leão, Veloso, Marcos etc). E com ele no gol o Verdão não perdeu nenhuma. Quanto a Vitor Hugo, é uma das melhores promessas da posição para os próximos anos. No ataque, Dudu, quando decide jogar (tem vez de dar dó), decide também a peleja. Gabriel Jesus não tem jogado o que sabe, atuação abaixo da crítica nos últimos jogos. O Palmeiras precisa encontrar outro meia ofensivo,  ficar com apenas um dos atuais centro-avantes na reserva (Barrios, Leandro, Alecsando) e comprar outro à altura; Pratto é o pedido. A maior estupidez do time durante o ano coube a  Allione, ao ser expulso no jogo contra o Grêmio, na Taça Brasil. Era mais um troféu que o time poderia erguer, mas perdeu o jogo.

LIBERTADORES

Na libertadores, com vaga garantida, além do Palmeiras,  estão Flamengo, Santos e Atlético MG. Na disputa das duas vagas finais continuam Atlético PR e Botafogo, ambos com 56 pontos, dependendo, pois, deles mesmos: vencendo, levam as vagas. Por fora corre o Corinthians, com 55, precisa ganhar e apostar em perda de pelo menos um ponto dos dois de cima. Grêmio, com 53, precisa de muito cruzamento de resultados,  de um milagre que inclua a matemática.

SAI DE BAIXO

E os que estão caindo para a série B? Quem irá se juntar a América MG, Santa Cruz e Figueirense, que não tem mais salvação?  São candidatos à vaga inglória, Internacional e Vitória, com 42 pontos e Sport, com 44. Este último precisa de uma vitória contra o Fluminense, jogo no campo deste e torcer para que Sport e Vitoria não pontuem.  A situação do Internacional consolida a lição de que grandes não podem bobear em brasileirões, onde as disputas são ferozes. O Vitória jogará com o Palmeiras,  em Salvador. O Verdão certamente dará oportunidade a reservas, que então poderão por no currículo com mais ênfase o título de campeão. Por sua vez, o Sport, de Diego Souza, enfrenta o Figueirense, em seu campo.

DESTAQUES

Sempre há times de quem não se espera tanto e que se destacam. No Brasileirão já tivemos alguns campeões que não  são considerados times grandes. O  Guarani por exemplo, levantou a taça, venceu o Palmeiras em uma final, sem nenhuma estrela. Não chegaram a tanto, mas merecem destaque em 2017 pela garra, organização, jogo de conjunto o Chapecoense, que está também na final da Sul-americana e o Atlético PR, que empatou com o Timão nesta última rodada e o Botafogo, que sem estrelas, depois de um primeiro turno sofrível, reagiu e terminou com vaga na Libertadores. Destaque também para o Santástico, que chegou entre os primeiros com um elenco modesto, muitos garotos revelados na Vila.

SOBEM DA SÉRIE B

Apesar de Eurico Miranda, e muito susto,  o Vasco voltou a séria A . Tem que reforçar o elenco se quiser ficar, mas está em crise. Outro que voltou e vamos ver se tem algo a dizer ou voltará a ficar na zona do agrião é o Bahia. Se o Vitória passar no teste da última rodada, o Estado terá dois times no Brasileirão 2017. O Rio volta a ter seus quatro grandes disputando.

Sobem ainda Avaí, portanto Santa Catarina também terá dois times na série A e o melhor da série B, o campeão, Atlético GO. Teremos três Atléticos no próximo torneio.

CHAPECÓ NA FINAL DA SUL AMERICANA E ATLÉTICO MG E GREMIO NA FINAL DA COPA BRASIL

Os próximos dias reservam novas emoções. O chapecoense enfrentou durante a semana o argentino San Lorenzo e se classificou para a final da Copa Sul Americana; um time do interior de Santa Catarina deixou para trás vários grandes brasileiros e argentinos.

Por sua vez, o Atlético MG tentará descontar em Porto Alegre os 1 x 3 que levou do Grêmio em plena BH, missão quase impossível. Em BH os craques atleticanos, sem dúvida um dos melhores elencos do país, entraram com salto alto e quando quiseram reagir já era tarde. Se o Grêmio ganhar ninguém vai querer estar na pele dos torcedores do colorado, o Internacional. Ao contrário, estes está em uma situação desesperada. Porto Alegre vai ferver, pois a rivalidade é imensa.

 

João Sucata

A tabela de pontos

TIME

PONTOS

Palmeiras

77

Flamengo

70

Santos

68

Atlético

62

Atlético-PR

56

Botafogo

56

Corinthians

55

Grêmio

53

Chapecoense

52

Ponte Preta

50

São Paulo

49

Fluminense

49

Cruzeiro

48

Coritiba

46

Sport Recife

44

EC Vitória

42

Internacional

42

Figueirense

37

Santa Cruz

31

América-MG

28

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curvem-se ? Eita ranço do Brasil Império ! Até no futebol.
    É nestas pequenas coisas que se vê o quanto nossa sociedade é atrasada, retrógrada, século XIX. Até um simples esporte, que deveria ser motivo de crescimento humano, se torna motivo para exibições arrogantes, imperialistas, elitistas.
    Curvem-se ? Vai pentear macacos, ou melhor, porcos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador