Danny Glover, Susan Sarandon e mais 20 artistas estrangeiros são contra impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “Estamos preocupados com o impeachment de motivação política da presidenta, que instalou um governo provisório não eleito”, afirmaram 22 artistas e intelectuais estrangeiros, em carta enviada aos senadores brasileiros.
 
Entre os signatários do manifesto e publicação de solidariedade a “todos que lutam pela democracia e justiça em todo o Brasil” estão o ator e ativista norte-americano Danny Glover, o ator Viggo Mortensen, de “O Senhor dos Anéis”, o cineasta Oliver Stone, a premiada atriz norte-americana Susan Sarandon e o filósofo Noam Chomsky.
 
Para o grupo, a base jurídica para o impeachment em curso “é amplamente questionável”, “e existem evidências convincentes demonstrando que os principais promotores da campanha do impeachment estão tentando remover a presidenta com o objetivo de parar investigações de corrupção nas quais eles próprios estão implicados”, denunciaram.
 
Os reconhecidos artistas, cineastas, músicos e intelectuais de todo o mundo “lamentaram” ainda, na carta, que o governo interino no Brasil “tenha substituído um ministério diversificado, dirigido pela primeira presidente mulher, por um ministério compostos por homens brancos, em um país onde a maioria se identifica como negros ou pardos”.
 
Concluíram o documento enviado aos parlamentares lembrando que o Brasil saiu da ditadura do regime militar “há apenas 30 anos” e “esses eventos podem atrasar o progresso do país em termos de inclusão social e econômica por décadas”. “Esperamos que os senadores brasileiros respeitem o processo eleitoral de 2014, quando mais de 100 milhões de pessoas votaram”, concluíram os artistas.
 
Leia a carta completa:
 

Artistas e intelectuais apoiam a democracia no Brasil

Nos solidarizamos com nossos colegas artistas e com todos aqueles que lutam pela democracia e justiça em todo o Brasil.

Estamos preocupados com o impeachment de motivação política da presidenta, que instalou um governo provisório não eleito. A base jurídica para o impeachment em curso é amplamente questionável, e existem evidências convincentes demonstrando que os principais promotores da campanha do impeachment estão tentando remover a presidenta com o objetivo de parar investigações de corrupção nas quais eles próprios estão implicados.

Lamentamos que o governo interino no Brasil tenha substituído um ministério diversificado, dirigido pela primeira presidente mulher, por um ministério compostos por homens brancos, em um país onde a maioria se identifica como negros ou pardos. Tal governo também eliminou o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Visto que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, estes acontecimentos são de grande importância para todos os que se preocupam com igualdade e direitos civis.

Esperamos que os senadores brasileiros respeitem o processo eleitoral de 2014, quando mais de 100 milhões de pessoas votaram. O Brasil emergiu de uma ditadura há apenas 30 anos, e esses eventos podem atrasar o progresso do país em termos de inclusão social e econômica por décadas. O Brasil é uma grande potência regional e tem a maior economia da América Latina. Se este ataque contra suas instituições democráticas for bem sucedido, ondas de choque negativas irão reverberar em toda a região.

Assinado:

Tariq Ali – Escritor, jornalista e cineasta

Harry Belafonte – Ativista, cantor e ator

Noam Chomsky – Professor emérito de Linguística no MIT, teórico e intelectual

Alan Cumming – Ator e autor

Frances de la Tour – Atriz

Deborah Eisenberg – Escritora, atriz e professora

Brian Eno – Compositor, cantor, artista visual e produtor

Eve Ensler – Dramaturga, autora de “Os Monólogos da Vagina”

Stephen Fry – Locutor de rádio, ator, diretor

Danny Glover – Ator e diretor de cinema

Daniel Hunt – Produtor musical e cineasta

Naomi Klein – Escritora e cineasta

Ken Loach – Cineasta

Tom Morello – Músico

Viggo Mortensen – Ator e músico

Michael Ondaatje – Novelista e poeta

Arundhati Roy – Autora e ativista

Susan Sarandon – Atriz

John Sayles – Roteirista, diretor e novelista

Wallace Shawn – Ator, dramaturgo e comediante

Oliver Stone – Cineasta

Vivienne Westwood – Estilista

 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engraçado como alguns

    Engraçado como alguns artistas estrangeiros levantam bandeiras em assuntos de países que eles consideram precisar da ajuda externa, quando eles deveriam se preocupar com as questões de seus próprios países. Só porque é Brasil, todo mundo se sente no direito de opinar e questionar.

    1. Ou você não conhece esses

      Ou você não conhece esses artistas e intelectuais, ou está de má-fé (acho que é este o caso). Eles se preocupam com questões de seus próprios países e com as de outros. 

      E acho que talvez entendam mais do que se passa aqui do que muitos brasileiros…

    2. Ops !!

      Esses artistas lutam por causas internas E externas. Susan Sarandon, por exemplo, abraçou causas políticas e sociais a vida inteira. Tem uma história coerente, assim como vários outros nomes da lista.

  2. Brian Eno, Um dos melhores

    Brian Eno, Um dos melhores produtores musicais do mundo (de David Bowie, U2, Talking Heads, etc), criador da música ambiente, ótimo compositor e gente boa: “Irei correndo (amarrar seus sapatos)”, entre outras.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=It4WxQ6dnn0%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=DLg_olyqR9c%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=d81G9W8pEno%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=faTxUSO-6mA%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=961e4TOINmA%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=76qPMv1tCfI%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=EAkdRAJ28KM%5D

  3. O que os coxinhas irão pensar

    O que os coxinhas irão pensar que o ator que interpreta um dos principais personagens da saga “O Senhor dos Anéis”, Aragorn, se coloca contra o golpe? Surpresa até pra mim….

  4. Mais uns para aquela lista do R. Constantino.

    A lista de personas non-gratas elaborada pelo R. Constantino acaba de ganhar ”novos” adeptos. E gringos!!!

    Será que ele vai ‘postar’ algo em inglês para os fãs desses artistas? k k k k k k

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador