Delegados da operação Lava Jato fizeram campanha para Aécio nas redes sociais

Jornal GGN – Ainda durante as eleições, delegados federais da Operação Lava Jato compartilhavam nas redes sociais elogios ao senador Aécio Neves (“Esse é o cara”) e ataques ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma (“Fora PT”, “o comunismo e o socialismo são um grande mal que ameaça a sociedade”, etc). Os perfis não eram públicos, mas acabaram vazando para o Estadão.

Segundo a reportagem, os delegados compartilharam a reportagem da revista Veja sobre a delação premiada e o depoimento de Paulo Roberto da Costa, segundo o qual o PT receberia 3% das propinas.

No dia 18 de outubro, o delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, escreveu “Esse é o cara!!!”, nos comentários de uma foto de Aécio Neves. Igor comanda a equipe de investigações e se reporta diretamente a Rosalvo Franco, superintendente da Polícia Federal do Paraná.

O delegado participa de um grupo do Facebook chamado de “Organização de Combate à Corrupção” cujo símbolo é uma caricatura de Dilma, com dentes incisivos para fora da boca e cobertoapor uma faixa vermelha com a inscrição “Fora PT”.

Coordenador da Lava Jato, o delegado Márcio Anselmo chama Lula de “anta” em um comentário. O comentário é endossado pelo delegado Maurício Grillo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e responsável por apurar as denúncias de grampo na cela de Yousseff.

Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede

Por Julia Dualibi

Do Estadão

Durante a eleição, perfis de policiais que investigam o escândalo na Petrobrás chamam Lula de ‘anta’ e replicam conteúdo crítico a Dilma

Delegados federais da Operação Lava Jato, força-tarefa que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás envolvendo empreiteiras e partidos, entre os quais o PT, usaram as redes sociais durante a campanha eleitoral deste ano para elogiar o senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, e atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, que disputava a reeleição.

Em manifestações feitas em perfis fechados no Facebook aos quais o Estado teve acesso, delegados da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, órgão onde estão concentradas as investigações, compartilharam propaganda eleitoral do então candidato tucano que reproduzia reportagens com o conteúdo da delação premiada do doleiro Alberto Youssef, segundo a qual Dilma e Lula teriam conhecimento do esquema de desvios – o teor desses depoimentos está sob segredo de Justiça. Os policiais ajudaram ainda a divulgar notícias sobre o depoimento à Justiça de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, no qual disse que o PT recebia 3% do valor de contratos superfaturados da estatal.

“Esse é o cara!!!!”, escreveu no dia 18 de outubro o delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, ao comentar uma montagem com várias fotos de Aécio, nas quais ele aparece ao lado de diferentes mulheres. As investigações da Lava Jato estão sendo conduzidas por delegados vinculados a Igor de Paula. Ele responde diretamente a Rosalvo Franco, superintende da Polícia Federal do Paraná.

Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

O delegado, que atuou na prisão de Youssef, participa de um grupo do Facebook chamado Organização de Combate à Corrupção, cujo símbolo é uma caricatura de Dilma, com dois grandes dentes incisivos para fora da boca e coberta por uma faixa vermelha na qual está escrito “Fora, PT!”. Esse grupo se autoproclama um instituto cujo objetivo é mostrar às pessoas que “o comunismo e o socialismo são um grande mal que ameaça a sociedade”.

No dia 17 de outubro, Igor de Paula também compartilhou um link da revista inglesa The Economist que defendia voto em Aécio. Na notícia, lia-se: “Brasil precisa se livrar de Dilma e eleger Aécio”.

Entre o 1.º e o 2.º turnos, o delegado também divulgou duas propagandas eleitorais de Aécio. A primeira acusava o PT de perseguir o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. A outra era uma reprodução de uma frase do tucano criticando Dilma, num dos debates na TV: “Que triste o País onde a presidente da República é que determina quem será investigado”.

Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

Coordenador. “Alguém segura essa anta, por favor”, declarou o delegado Marcio Anselmo, coordenador da Operação Lava Jato, em uma notícia cujo título era: “Lula compara o PT a Jesus Cristo”. Ele também falou sobre habeas corpus que foram impetrados nos tribunais a favor dos investigados. “Vamos ver agora se o STF aguenta ou se vai danieldantar”, declarou, numa referência ao banqueiro Daniel Dantas, que teve a prisão revogada pela Corte em 2008.

Ele também compartilhou uma notícia sobre hospedagem de Lula na suíte mais cara do Copacabana Palace. “Assim é fácil lutar contra azelite!!!”, escreveu. Na reta final do 2º turno, fez comentários em outra notícia, na qual Lula dizia que Aécio não era “homem sério e de respeito”. Escreveu: “O que é ser homem sério e de respeito? Depende da concepção de cada um. Para Lula realmente Aécio não deve ser”. O delegado apagou há poucos dias o seu perfil no Facebook.

Abaixo do comentário de Anselmo, o delegado Maurício Grillo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, aproveita para se manifestar: “O que é respeito para este cara?”. Ele é responsável por apurar a denúncia de grampos na cela de Youssef. Grillo também compartilhou propaganda eleitoral do PSDB, como a que dizia que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás. “Acorda!”, escreveu ele ao comentar a reportagem com o título: “Lula e Dilma sabiam de tudo”. Em outro post, Grillo comentou um vídeo no qual uma apoiadora de Dilma está descontrolada, xingando universitários: “As pessoas que apoiam o PT. kkkkk. Alto nível”.

Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

A delegada Erika Mialik Marena, em cuja delegacia, a de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos do Paraná, estão os principais inquéritos da operação, manifestou-se em uma notícia sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobrás à Justiça Federal. “Dispara venda de fraldas em Brasília”, comentou a delegada, que usa o codinome “Herycka Herycka” no Facebook. Anselmo comenta logo depois: “Haja fraldas”.

Anselmo também se manifesta sobre a prisão da doleira Nelma Kodama: “Bye, bye, Japa… vai trabalhar na cadeia agora”.

A Operação Lava Jato foi deflagrada em 17 de março. No alvo das investigações estão doleiros, integrantes da Petrobrás, empreiteiras e executivos – quatro pessoas já firmaram acordos de delação premiada.

Sem resposta. Os comandos da Polícia Federal no Paraná, onde atuam os policiais da Lava Jato, e em Brasília, sede do órgão, não comentaram as manifestações dos delegados nas redes sociais no período eleitoral.

Por Luís Nassif

O que o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo fará com essas informações? Rigorosamente nada. E o que Dilma fará com Cardozo? Rigorosamente nada. O que ambos farão para restaurar a disciplina na PF? Nada.

Quem pretender defender a democracia brasileira, não conte com o governo Dilma. A democracia terá que ser defendida apesar do governo Dilma.

Redação

110 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francischini, o deputado

    Francischini, o deputado federal, também é delegado da PF pelo Paraná.

     

    O juiz Moro, que deseja a vaga de Barbosa, é daqui também.

     

    O Paraná é a terra de muitos envolvidos no esquema do Banestado. Engavetado.

     

    É também  a terra do Álvaro Dias, citado pelo Youssef nos vazamentos seletivos.

     

    Sem dúvida, o petrolão é a segunda fase do mensalão do PT.

     

    E os tucanos vão com tudo para cima do PT.

     

    Seguraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

     

    E o PIG vai se fartar mais uma vez na seletividade das acusações.

     

    Foi nisso que deu o PT alimentar o PIG com verbas públicas e não auditar os 8 anos de FHC e sua quadrilha que agiu no limite da irresponsabilidade nas privatizações.

     

    Vão sangrar o PT até não querer mais. 

  2.  
    É preciso que se abram

     

    É preciso que se abram processos administrativos contra esses delegados federais, sem prejuízo de eventuais ações criminais a cargo do MPF.

  3. Blair e Alckmin

    Amigos do Blog

    Lendo a coluna de Kenneth Maxwell (FSP, edição 31.270, pag A2, 13 de novembro de 2014), li um troço que é inacreditável:

    “Desde 2012, a Tony Blair Associates também assessora Geraldo Alckmin na “modernização” dos serviços públicos de São Paulo, como parte do projeto “São Paulo 2030”

    Quero saber quanto de grana pública vai neste contrato (e porque não – já que quer jogar dinheiro público fora – chamar empresas brasileiras, como a Fundação Cabral; ou chamar as universidades públicas, que devem ter milhares de artigos e diagnósticos sobre a situação da administração pública.

    Além de vender tudo (acho que é uma das propostas do diagnóstico da Tony Blair Associates), os tucanos paulistas venderam o governo do estado em 2012, e ninguém ficou sabendo.

    Que tal terceirizar a vergonha na cara e pedir para sair?

     

    1. À época, 2012, acho que foram

      À época, 2012, acho que foram US$ 12 ou 14 milhoes pagos ao BLAIR, um inglês, para fazer projetos para a São Paulo assarasa da TUCANAGEM, hoje com aditivos, SP deve estar pagando mais de 20 milhões apra esses inúteis. E dinheiro para resolver a questão hídirica não tem. Tem que pedir para a DILMA …. É o fim dos tempos !!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil apra TOLOS

  4. E alguém tem alguma dúvida

    E alguém tem alguma dúvida que a Policia Federal é uma polícia POLITICA? Não são funcionários públicos, são funcionários do Psdb.O que surpreende é o governo não ter coragem de enfrentar esses agentes do Psdb e afasta-los da operação.

     O Psdb, Pmdb,agentes do mercado, mídia e Polícia Política Federal já armaram o golpe. Vamos ver quando a presidente cai.

     

  5. Eu ia falar isso em outro

    Eu ia falar isso em outro post, ainda bem que esse veio a tempo:

    Nao tenho objecoes ao que Marta disse, aparentemente nem a presidenta tinha.

    Mas a gente tem que tomar um enorme cuidado pra palavra de ministro nao virar palavra de delegado de policia.

    Dali pra frente, ja era.

  6. delegados da operação ….

    e fica assim, não se faz nada??????  É ou não é querer alimentar a falcatrua, a oposição e a lezera do Zé Cardozo?

  7. Apesar do Governo Dilma a militância nas redes novamente????

    Acontece que a Militância   esta cansada de defender o indefensável!!A Militância esta só observando, se Bernardo vai continuar  e se Cardoso   tb!!!Depois disso  vcs vão só observar a diluição da militância, que ja brigaram  com  famíliares, amigos, vizinhos   para defender a Dilma.Nadar contra a correnteza, até a página 2!!!!!

  8. Absurdo

    A leniência de Dilma com relação ao enclave oposicionista em que se transformou, desde primeiro de janeiro de 2011, o ministério da justiça  e os órgãos a ele subordinados é estarrecedora e revoltante. E consta que ela ainda vai premiar o maior responsável com uma indicação totalmente imerecida para o Supremo. Se não houver, agora,  reação com medidas severas é melhor a gente desistir de se preocupar com o governo. Dilma que se vire.

  9. Vixe, Maria!

    “Quem pretender defender a democracia brasileira, não conte com o governo Dilma. A democracia terá que ser defendida apesar do governo Dilma.”   Nassif

    A hierarquia nas FFAA ensinada nas academias e fortemente implantada nos quarteis não é suficiente para conter excesos, quando mais na Polícia Federal

    Só se quebra aparelhamento com  demissões ou renovações

    Não tem um ministro que consiga conter. Nem Jobim, nem Jarbas Passarinho.

    A incessante disputa entre delegados, escrivães e agentes que o diga

    É problema cultural da “casa grande se senzala”  transmutada no conflito petistas e antipetistas

    Ocorre em todo setor, por exemplo classe médica e judiciário

    E dizem que quem fez aparelhamento na PF foi o PT

    1. Esqueceu o que…

      … fizeram com o delegado Lacerda?… este “fizeram” refere-se ao Sr. Lula e Sr. Tarso Genro.

       

      Um velho ditado diz: “quem se agacha mostra a bunda”… não querendo ser grosseiro mas já sendo, bunda de fora acaba levando… cê sabe o quê…

  10. Se Dilma não demitir esse

    Se Dilma não demitir esse ministro cardoso, merece ser enjaulada como os outros mensaleiros…

    Sinceramente, se nada for feito, nunca mais voto nesse partido…

  11. “O que o Ministro da Justiça

    “O que o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo fará com essas informações? Rigorosamente nada. E o que Dilma fará com Cardozo? Rigorosamente nada”:

    Nassif, a impressao que vai ficar no ar eh que os delegados estao pre-selecionando “vitimas” petistas para vazamento enquanto sistematicamente escondem os envolvidos tucanos.

    E eu estou dizendo que eles estao mentindo.  Mas EU nao vou fazer parte dessa militancia nao.  Eu ja tenho lado, felizmente.

  12. Até quando??

    Pelo amor de Deus…quando é que o governo tomará atitude? Todos os limites foram ultrapassados…

    Fico lendo essas coisas incrédula, impotente e revoltada.

  13. O início da desmoralização da PF

    O início da desmoralização da PF começou quando lula (minúsculo) ficou de cócoras para o gilmar dantas (minúsculo) e defestrou o Paulo Lacerda (maiúsculo).

  14. nassif extrapolou

    Ainda que os comentários sobre a indolencia do Cardozo sejam procedentes as conclusões sobre o governo e a democracia extrapolam a lógica e os fatos.

  15. É a rede.
    Digo, vickings só

    É a rede.

    Digo, vickings só temem vickings!

    Sacou Dilma?É esse o caminho, amplie e desconstrua

    dos “cabeças” os resto a inércia faz, sem uso da força.

    O PT é muito bom de oposiçaõ e desconstrução, só

    sai do governo quando se auto desconstruir, a PF

    é oposição mas tem “calcanhar.

  16. E vai ficar assim, como se nada de errado tivesse ocorrido?

    Onde fica a responsabilidade dos irresponsáveis da PF, que partidarizarizaram a instituição faz um bom tempo?

    Esta claro que se faz necessário apresentar os limites institucionais e éticos aos policiais mencionados. Daqui a pouco vão se achar com direito de vida e morte sobre os que estão confinados em suas delegacias ou investigados em suas jurisdições. Aplique-se a lei aos que deviam zelar por ela, aplique-se as regras de ética profissional aos que deveriam agir com discrição e máxima isenção possível. Sabemos que cada um tem sua opinião e a democracia é o campo da diversidade de opiniões, o que não se confunde com irresponsabilidade diante de manifestações ofensivas (especialmente quando temos que observar a hierarquia, como no serviço público) e confusão entre interesses pessoais e políticos. O que esses sujeitos condenam é praticado por eles: corrupção. Os desvios de caráter de quem se considera além das responsabilidades só comprovam que os critérios para seleção dos quadros da PF precisam ser revistos. É para o bem das instituições republicanas que pessoas do nível como as que são mencionadas na matéria entendam, mesmo que coercitivamente, quais são suas verdadeiras obrigações limites, para a preservação do interesse maior, o interesse público,para o qual não interessa amalgamar interesses pessoais e interesses institucionais, especialmente quando os atores envolvidos se consideram irresponsáveis, e agem como tais. Se trabalhassem em uma empresa privada, que, imagino, deva ser paradigmática para eles, estariam hoje desempregados. 

  17. Estou começando a me arrepender…

    A Dilma esfolou o Gilberto Carvalho (que falou do problema de comunicação do governo no fim de semana e a Dilma ignora a Carta Capital pra ficar numa suíte presidencial em Qatar um dia depois), que tem sido lúcido em suas críticas as falhas do governo, enquanto parte da PF dá tiro em caricaturas para treinamento dela dentro da própira PF, tira licença remunerado pra curso em Londres e se casa e tem lua de mel na Grécia, cria uma crise com vazamentos seletivos e dá cordas pra capa da Veja a dois dias das eleições, faz campanha contra ela e o Lula… Tô começando que deveria não ter ido nem votar.

     

  18. Mas o PT não aparelhou o

    Mas o PT não aparelhou o Estado? Por mais que se tente exercitar o emcimadomurismo tentando igualar simpatizantes do Governo e seus inimigos, a realidade insite em manter a assimetria mostrando que o ódio pende muito mais para o lado anti-petista: Marcha com Deus pela Familia, Demissões por ser “petista”, Médicos deixando de atender pacientes petistas, Passeata pela Ditadura, Juíz soltando tudo que incrimine o PT, Juis do STF achincalhando os pderes com o bolivarianismo. Como vcs podem notar, tudo isso É TAMBÉM FEITO PELOS “PETISTAS”, né? Tudo em nome da imparcialidade, até mesmo mascarar a realidade.

    1. Jogar o jogo como tem de ser jogado

      Pois é Francy, acho que não dá para administrar mais as ingenuidades. Há um jogo, e pesado, e ele tem de ser jogado. O PT não escolhe os Procuradores, respeita as eleições sempre que há lista tríplice. O PSDB faz diferente: escolhe a dedo. FHC escolheu Geraldo Brindeiro. O PT aceitou o Gurgel, sabendo quem era. A maioria dos delegados da PF são tucanos e, como você diz, é o PT quem aparelha o Estado. Então, já que a pecha existe, então que se aparelhe de vez, de forma que consiga governar.

  19. Bandidos

    Infelizmente, o estado do Paraná, e principalmente a região de Londrina, tem sido o nascedouro e sustentáculo dos maiores crápulas deste país.

    Janene e Youssef só poderia florescer num lugar que arrota honestidade mas, por baixo dos panos, é muito sujo.

    Quanto à polícia federal, por aqui já se perdeu, engolida por um corporativismo sem limites e brigas intestinas entre carreiras que competem. Quem prometer pagar mais (salários, entendam) leva.

    Acho que é um bom momento para remanejar boa parte do efetivo para o combate do contrabando. E o lugar para isso são os aeroportos e os milhares de quilômetros de fonteiras terrestres do País, sem esquecer aquelas em lugares remotos.

    Atividades burocráticas poderiam ser remanejadas para outros órgaos. Por que razão a emissão de passaportes deve ser feita pela polícia federal? Não tem nenhuma necessidade.

    Vamos colocar esse pessoal a trabalhar pela nossa segurança!

     

  20. Isso pode.

    Delegado da PF fazer campanha para o PSDB e sabotar o governo a que serve pode… Delegado prender banqueiro bandido rico que subornou metade da classe política não pode… Vide o Protógenes Queiróz.

  21. Antes fossem apenas os

    Antes fossem apenas os delegados, ou delegados do Paraná, onde se realiza a operação Lava a Jato. Na verdade, agentes da PF, do mesmo modo, vem atuando contra o Governo, declarando-se favoráveis a Aécio, desde o início da capanha eleitoral. A croporação, toda ela, ficou contaminada de ódio do PT, tanto quanto os oposicionistas de plantão. O vídeo apresentando a investigaçãod e P. R. Costa circulou na Internet, como sendo o mais confiável por apresentar as vozes dos que interrogaram o bandido, e a voz do bandido, embora tenham evitado mostrar as imagens.

    Esse vídeo chegou à minha caixa de email enviado por um agente da PF de Campo Grande, casado com minha sobrinha. 

    Resta sempre a pergunta: por que o Ministro da Justiça permitiu que uma corporação que está sob seu comando chegasse a esse ponto. Por essas e outras é que há quem pense ser esse ministro um homem sem respeito, desclassificado. Dilma poderia responder porque mantém essa múmia em seu governo. 

  22. Criando cobras

    Será que isso será o suficiente para o governo fechar o criadouro de cobras ou o limite ainda não foi atingido? Não é possível!!! A Polícia Federal, domesticada nos governos do FHC, atuou como oposição no porão dos governos Lula e Dilma. E o que mantém o inépto Zé Eduardo Cardoso na Justiça por tanto tempo? Repito: não é possível!!!

  23. acrescento que esses caras

    acrescento que esses caras

    – delegados e juízes(moro?)

    não agem sozinhos.

    foi vergonhoso o  que aconteceu no dia da eleição.

    com a mentirosa capa de veja, os boatos da morte por envenenamento do

    doleiro youssef nas redes sociais. os deputados do dem plauto miró

    e o presidente da assembleia legislativa do paraná waldir rossoni

    (tucano que assumiu agora o governo com a viagem de férias do beto richa) 

    confessaram que repercutiram as mentiras no facebook.

    talvez, como imunes, para limpar a barra do senador  álvaro dias

     

    e do seu suplente empresario joel malucelli,

    dono da cbn, que ficou o dia inteiro da eleição

    repetindo a mesma lenga-lenga contra lula e dilma,

    e a eleição rolando… 

    e certamente dilma perdendo votos  com esse golpismo inominável,

    pois a cbn nacional repetia tudo no país inteiro

    na maior cara de pau..

    1. Verdade. Descarada a atuação

      Verdade. Descarada a atuação da CBN, praticamente fazendo campanha tucana em forma de “notícia”, em pleno dia de eleição. 

       

  24. Ficou estabelecido que a

    Ficou estabelecido que a ideologia da classe média alta é esta ideologia de direita quase extrema que tem como parâmetro ideal a revista Veja.

    Princípios de honestidade, honradez e apreço à cultura tornaram-se secundários e até dispensáveis para quem deseja ser aceito socialmente pelos integrantes daquela classe, contanto que o candidatto professe integralmente esta ideologia. E não há nada que um delegado brasileiro, salvo exceções, deseje tanto na vida quanto ser aceito com sua ffamília pela classe média alta brasileira.

    O Ministro da Justiça dorme. Os órgãos de correção interna da polícia não funcionam quanto a este assunto. Vivemos um momento delicado. Que os médicos adotem a ideologia de direita para serem aceitos, já implica sérios riscos para a população. Mas os delegados, não podem abolutamente agir como estão agindo, sob pena de destruição do Estado de Direito! Então, um delegado vai ter poder e estímulo para  forjar provas em investigações contra quem julga ser seu inimigo político? E vai destruir ou ocultar provas que indiciem os crimes cometidos por quem considera seus aliados políticos? Todo o poder da garganta para gritar por socorro nesta situação alarmante é pouco! O país vive momentos de enorme perigo, com estas absurdas revelações e com a moleza com que são recebidas! 

  25. Passou da hora de Dilma

    Passou da hora de Dilma deixar o controle remoto de lado e passar a usar a Lei. Agora vemos que os responsáveis pela investigação têm lado e não é aquele da instituição investigadora, a PF. Não adianta responsabilizar somente o ministro da justiça, que já deu numerosas demonstrações de inapetência, a presidente entra na contabilidade, pois o nomeou e, principalmente, não o afastou quando sua inércia se comprovou. Colocá-lo no STF será um erro ainda maior. Talvez seja o ministro mais manipulável sob pressão que já passou pela justiça. No STF será um marionete de Merval. O fundo do poço.

    Desde o caso Lunus, a PF mostrou possuir uma banda tucana atuante. Esta turma nunca se intimidou e nunca foi enquadrada. O delegado Bruno fotografou cenograficamente o dinheiro apreendido no escândalo dos aloprados e repassou as imagens a jornalistas. O caso foi divulgado e nada ocorreu a ele. Por outro lado o ex-delegado Protógenes Queiroz foi perseguido dentro da corporação.

    A tentativa de ter um comportamento republicano quanto a escolhas de indicados para a PGR e ao STF, e com respoeito ao comportamento da PF tem causado desastres enormes ao governo. O governo deve usar a lei. Se funcionários não agiram conforme as normas da instituição, que sejam punidos. Se as regras permitem a nomeação de procuradores e juízes, que sejam nomeados conforme o limite permitido pela lei. Se a mídia publica notícias inverídicas, que atingem a imagem de terceiros, que seja processada. 

     

  26. Na tão adorada iniciativa

    Na tão adorada iniciativa privada qualquer empregado que ofenda, por qualquer meio, um dirigente, um presidente da empresa ou de seu conselho, ou mesmo um gerente, é posto com toda razão, no olho da rua, e por justa causa.

    No Brasil é admitido, é  considerado “normal”,  um empregado público  ofender gravemente os mandatários da nação, eleitos pela população e seu patrão.

    No Brasil.

  27. 2016 ,para o Haddad vai ser

    2016 ,para o Haddad vai ser meu ultimo voto para um candidato ao Executivo pelo PT.

    Näo da para para aguentar um partido bunda mole desses,porra ja leva a fama de aparelhamento sem deita na cama.

    reage F….-se,a midia,oposiçäo medicre e imbecis que vai acusar o PT de qualquer merda mesmo.

    ja to cansada de ter que ouvi merda sobre dinheiro dado para cuba o odio contra pobres,esculachos ser chamada de corrupta,e neguinho reclama por que é chamado de coxinha no facebook.saiam nas ruas de Sáo Paulo! vejam o nivel da deformidade que chegou a populaçäo,graças a omissäo do PT junto com imprensa pregando o caos federal 24hrs por dia!,Esta saindo barro nas torneiras das pessoas e náo vejo aqueles fantasiados de Palhaços,fazendo uma manifestaçäo se quer! se aproveitaram de uma revindicaçäo legitima para promover quebra quebra SIM! PALHAÇOS!

    Por que eu tenho que ter vergonha de defender meu voto em politicas sociais!,por que eu tenho que aturar imbecis que tiveram acesso a faculdades graças a programas criados pelo Governo que eu ajudei a eleger.

    Eu näo tive essas oportunidades passei minha adolecencia com meu Pai desempregado graças as Privatizaçöes!

    Porque que eu defendo a puniçäo de todos os envolvidos nos desvios da Petrobras enquanto so ouço o silencio sobre um Jatinho comprado provavelmente com o dinheiro vindo desses mesmo desvios!,jatinho usado para campanha desses mesmos hipocritas que querem formentar o caos e divisäo no Pais!

      1. Concordo Assis. São duas

        Concordo Assis. São duas frentes. Uma é o ódio diário e outra, mais forte agora, é o golpe.

        Quem ainda resiste, esta sofrendo.

        Mais Elaine lembre-se que tudo é um processo, e estamos melhorando. Criticas ao PT são validas, mas não desista, não entregue seu voto para o retrocesso.

        Tenho quase 60 anos e ainda um dia quero entender o porque deste silêncio. Será o silêncio dos inocentes?? Ou será o silêncio para proteger os inocentes?

        Espero que não seja o silêncio dos covardes. Não merecemos.

        1. M silva ,me render ao

          M silva ,me render ao golpismo Jamais!,falo se tiver que sonhar. voto no PSOL,apesar de todas as criancisses,foi pra cima e defendeu o Brasil a frente da onda reacionaria que seria muito pior caso o representante deles fosse eleito.

          O PT pode e deve ser criticado,minha revolta é que sua passividade deixou se alastrar  esse odio ao soldados que estão aqui embaixo  na batalha de campo.

          Lulalá meu primeiro voto ,eu tinha 16 anos quando arrecadavamos  cestas de alimentos na escola ,para a fome no Brasil.Nossos medos era nossos Pais ficarem desempregados e não termos comida,hoje o medo dessa galerinha é a banda larga falhar enquanto  postam imbecilidades no facebook.claro que não posso ser simplista referente a complexidade do Brasil atual.Mais é foda ter que ouvir de universitarios do ENEM ,que as pessoa não querem estudar por que um ex presidente da republica não teve um diploma universitário.Ex presidente esse que fez tanto pelo ensino Superior.E ainda ouvir esses diplomados acusarem nordestinos,e não terem nenhuma noção do que foi a Republica Café com Leite.

      2. Não é Assis quando falo em

        Não é Assis quando falo em dinheiro “dado para Cuba” por exemplo,não acho errado o investimento em abrir mercado estrangeiro  para Empresas brasileiras.Falo da omissão do Governo em deixar espalhar boatos,não reage! porra aquele boato que rolou sobre auxilio reclusão por exemplo,as pessoas estão espalhando de tal forma que as vezes fico até com medo de tentarem agredir filhos ou os pais de detentos.

        E na boa estou indignada, tambem com pessoas que ficam trancadas em facebook e twiter,tentando se fazer de vitima quando são chamados de coxinhas,enquanto o odio ta rolando na vida real,saiam as ruas,São paulo está insuportavel.

         

  28. Que o Cardozo não faça nada,

    Que o Cardozo não faça nada, acredito. Mas que a Dilma finja que não viu, me recuso a acreditar, Nassif. Mesmo que ela não demita o omisso agora, já, só pode estar se preparando para botar alguém no ministério que acabe com o orgia tucana na PF. 

    Senão estiver fazendo isso, ou seja defendendo seu mandato de uma insurreição em andamento de dentro do próprio governo, não sei o que ela pensa da vida. Desisto e aguardo o impeachement

  29. Jogo de interesses corporativos

    “O que o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo fará com essas informações?”

    “E o que Dilma fará com Cardozo?”

    “O que ambos farão para restaurar a disciplina na PF?”

    Resposta: Já fizeram.

    Sucumbiram às chantagens através da MP 657 que dá aos delegados da PF, dentre outras regalias, exclusividade para o cargo de Diretor-Geral do DPF.

    “Art. 2º-C. O cargo de diretor-geral, nomeado pelo Presidente da República, é privativo de delegado de Polícia Federal integrante da classe especial.”

    Foi sempre assim, todas as vezes que os delegados pretendem jogar com interesses corporativos, exclusivo da categoria dos delegados, agem dessa forma, e no momento “adequado”, ou seja, as vésperas das eleições. Ou as vésperas de eventos cruciais que podem colocar a presidência em xeque.

  30. Tudo pela MP 657

    Tudo isto, e sabem qual foi a “punição”? Os delegados de Polícia Federal obtiveram nas últimas semanas a votação mais rápida da história do legislativo, da MP 657, que reestrutura apenas o CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL, sem considerar o órgão como tendo mais quatro cargos, por dar todo o poder da Polícia Federal aos delegados, estabelecendo que somente eles podem ser escolhidos para Diretor Geral pelo Presidente do País, deixando todas as outras classes do órgão absolutamente sem direitos e garantias. E também não vamos nos esquecer da frase do deputado federal/delegado de polícia federal Francischini falou,à respeito desta MP 657: “Botamos o Governo de joelhos”. Todo mundo sabe como foram os bastidores para esta votação com tramitação recorde: chantagem e jogo sujo. Quero ver agora a Presidenta sancionar a lei que deu a Polícia Federal de bandeja aos delegados, e depois limpar o rastro de sujeira, mau-caratismo, prepotência e bagunça que sobrou.

  31. FENAPEF explica ação dos delegados

    MP 657/2014

    Nota Oficial da Federação Nacional dos Policiais Federais – Aprovação da MP 657 no Senado

     

     

     

    Caros colegas policiais federais de todo o Brasil,

    Como é de conhecimento amplo foi aprovada hoje pelo plenário do Senado Federal a MPV 657/2014, editada e publicada pelo Poder Executivo no dia 14.10.2014.

    Construída na calada da noite, em plenas eleições presidenciais, e sem a urgência e relevância que justificassem o uso desse instrumento legislativo, a Medida ganhou vários apelidos em seu curtíssimo tempo de vida (MP da Chantagem, MP a jato, MP da Impunidade, etc.). Para editá-la o Governo Federal atropelou diversas negociações que estavam em andamento através de grupos de trabalho e bancou o envio ao Congresso Nacional de um texto que destacava exclusivamente o pleito de delegados da Polícia Federal.

    De forma calculada, e ao mesmo tempo aviltante e desafiadora, o Governo Federal se sobrepôs a todos os compromissos firmados com os policiais federais no que concerne à discussão sobre a carreira policial federal.

    As demais fases percorridas no Congresso Nacional seguiram o rito ditado por delegados-deputados, como os deputados federais oposicionistas João Campos e Fernando Francischini, e deputados “amigos” dos delegados, como o performático Bernardo Santana de Vasconcelos (PR/MG). Todos trabalharam para evitar as discussões técnicas em torno do assunto, até por medo de prolongar o assunto e dar-se tempo para a sociedade ser informada do absurdo presente tanto na forma de encaminhamento quanto no mérito dessa Medida Provisória.

    Houve ainda a participação ativa do Ministério da Justiça (SAL/MJ) a Direção-Geral da Polícia Federal, através da intervenção direta do diretor geral dos delegados e de sua ASPAR (Assessoria Parlamentar).  No Senado, com apoio de seu assessor delegado federal, o Senador Humberto Costa se empenhou na aceleração da votação e aprovação sem discussão e sem emendas.

    Através de um grande chamado nacional, a Federação Nacional dos Policiais Federais e os sindicatos filiados coordenaram e executaram uma estrutura de combate a tal medida.

    Pela via do combate técnico, houve a elaboração de nota técnica, buscando apoio em outras entidades e, sob ameaça de greve dos policiais federais não-delegados, uma agenda urgente foi aberta com o Governo Federal, com a participação da Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais. Muitas promessas e garantias foram registradas em duas reuniões com o amplo conjunto do Governo Federal (Casa Civil, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Secretaria de Relações Institucionais e Departamento de Polícia Federal). Nunca se viu tanta preocupação governamental com uma possível greve e a cobrança desta fatura virá imediatamente.
    Outras entidades representativas, como do Ministério Público, emitiram notas técnicas contrárias a MPV 657.

    Como resultado dessa aprovação de hoje, somada à esperada sanção pela presidente da República, a situação interna da Polícia Federal passará pela sua pior fase de convivência entre os cargos. Os representantes exclusivos do cargo de delegado federal apostam na imposição trazida por leis mal elaboradas e discutidas em obscuros bastidores como forma de impor uma hierarquia entre cargos, que nunca, jamais irá existir na Polícia Federal.

    Essa tentativa de sobrepujança por força de lei obrigará a PF a passar pelo o seu maior desafio: o aumento da degradação nas relações internas e a ampliação da declaração pública das divergências entre os cargos que compõem a carreira policial federal, desta vez ironicamente patrocinada pelo Governo Federal, através da iniciativa do Ministério da Justiça.

    O empenho da Direção-Geral e seus Superintendentes Regionais na aprovação da MPV 657, convidando parlamentares para comparecerem às Superintendências da PF nos estados, foi a maior demonstração de que trator corporativista apoiado pelo Governo estava passando.

    Sem qualquer discussão ou rito democrático, a gestão da PF chegou a patrocinar a expedição de ordem de missão para tentar legalizar a presença de delegados federais no Congresso Nacional. E eles vieram aos montes…

    Sem qualquer sentimento de derrota, foi realizada uma assembleia ainda, onde as futuras ideias e ações sindicais serão reformuladas e colocadas imediatamente em prática.

    Nosso sindicalismo parte hoje para uma nova era: a da consolidação da carreira de nível superior trazida pela Lei 13.034/2014 e muitos outros projetos para os policiais federais e para a segurança pública.

    Não serão tomadas atitudes drásticas, nem haverá incentivo a animosidades, até porque ficou cristalina a desinformação de vários delegados conduzidos de forma equivocada por sua associação, e também por termos a plena convicção de que certas situações são criadas com o intuito provocativo, estrategicamente pensado como forma de manter o sindicalismo e nossas bandeiras com a ululante flâmula do radicalismo.

    Tomaremos as medidas judiciais cabíveis e intensificaremos a luta política pela valorização dos policiais federais, até a eliminação completa de toda a legislação retrógrada e que traz benefícios para apenas um cargo na estrutura de carreira da Policia Federal.

    Por mais que não pareça, a luta está apenas no início. Como nos disse um Senador governista ontem, dizendo-se compelido a votar sim à MPV 657/2014 por obrigação partidária, “da mesma forma que leis vêm, leis também vão”.

    No dia 17 de novembro próximo, em comemoração ao Dia do Policial Federal, faremos a maior homenagem que um federal de verdade já teve. Vamos fazer uma grande manifestação, talvez a mais contundente que o Brasil já assistiu e demonstrar toda a nossa capacidade de união e garra em torno de uma causa justa e de direito.

    Neste dia, decidiremos em assembleias por todo o Brasil sobre a entrega das chefias e funções hoje exercidas por Agentes, Escrivães e Papiloscopistas policiais federais, bem como a retomada da aplicação do Manual de Procedimentos (cartilha).

    Vamos instigar as novas “excelências” da PF a trabalhar conforme o mal redigido texto da Medida Provisória MPV 657, nascido sob notícias de ameaças de vazamento, insculpido com traços antigos da arte barroca nas Minas Gerais, conformado pelo Diretor-Geral e abalizado pelo Ministro da Justiça, até que naturalmente uma nova e verdadeira urgência surgirá: de os delegados sentirem que não são líderes dos policiais federais, e sequer de si mesmos.

    Não consideraremos a votação de hoje uma derrota e nem nos ajoelharemos perante uma imposição legislativa injusta, questionável e desprovida de qualquer tentativa ou intenção de pacificação interna.

    Por fim, agradecemos a todos os representantes sindicais e colegas que compareceram ao Congresso Nacional nos últimos dias, ombreando com a diretoria da Fenapef em uma luta desigual, mas podendo ver de perto as dificuldades e peculiaridades da atividade sindical no parlamento brasileiro. Estão todos de parabéns pelo esforço de estarem de Brasília e por dedicarem seu valioso tempo à nossa causa.

    Juntos somos fortes. Unidos pelo tempo que for necessário seremos imbatíveis!!!

     A Diretoria.

     

    1. Sim, senhores policiais.

      Sim, senhores policiais. Deverão ser imbatíveis, sim, no combate ao crime. A polícia deve ter recursos para trabalhar e ganhar salários dignos, mas não pode se transformar em fonte de poder por sí própria, nem pode decidir como ela mesma deve ser organizada. Isto é função do povo brasileiro através de seus governantes e representantes por ele eleitos justamente para este fim. Este país tem governo e policiais devem se submeter a eles. Diálogo sim, presunção descabida, não.

  32. Eu não diria que a operação

    Eu não diria que a operação foi uma farsa.

    Mas foi deflagrada para coincidir com as eleições, com vazamentos seletivos e mentiras bem postadas, sempre para favorecer o tucano Aécio.

    QUE, SE ELEITO TERIA A PETROBRAS ESFACELADA PARA PERMITIR SEU GOLPE FATAL, SUA PRIVATIZAÇÃO

    Foi mais uma das “balas de prata” tão a gosto dos tucanos.

    E mesmo assim perderam as eleições.

     

  33. Até quando

    Até quando A presidenta da Republica Federativa do Brasil Dilma Rousseff continuará dormindo em berço esplendido? Vai esperar a casa cai?cadê a mulher combativa que tanto se alardeou…E o Partido dos Trabalhadores? E o Lula que está em um silencio ensurdecedor… Se eles não tiverem com algo na manga esperando soltar ai eu desisto. Estou sem estomago com tanta baixaria proscrita contra o governo e o PT e ninguém toma providencia nenhuma parece um bando de covardes agachados espertando os proximos golpes ou deita de vez ou vai para luta só os militantes e os apoiadores do governo não vai ter efeito com tanta lama jogada chega de ser certinho de a cara para bater e F. Está na hora de enquadrar a gentalha pelos eixos e fazer uma lavagem sem precendentes porque dai é pra pior……

  34. Estas pessoas são

    Estas pessoas são funcionários públicos subordinados ao executivo.

    Que o executivo abra um processo administrativo e os demita do serviço público.

    Servidor público é para o povo e não para partidos políticios.

  35. Pefe

    Tranformar a PF em polícia política isto pode ? Ze Cardoso. E pretender ima vaga no esstefe? esta é a credencial? Nada a ver com a polícia de Itagiba, alí era questão individual, agora pega a PF em cheio. Socorro!

  36. Onde estás MJ

    A operação lava jato poderia ser o início de uma corrida contra a corrupção no Brasil, juntamente com outras ações, tais como o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais, já que, para bancar uma campanha hoje vai muito dinheiro e não existe grandes doações sem obrigações. Poderia, mas diante dessa reportagem, toda a credibilidade dos delegados, MP e juízes envolvidos fica sem crédito, ou seja, eles foram irresponsáveis e medidas terão que ser tomadas pelo Ministro da Justiça.

  37. A primeira providência:

    A primeira providência: apurar se algum dos envolvidos ocupa cargo em comissão. Sendo o caso, exoneração imediata. Felisberto.

  38. Partido da Polícia Federal

     É o Partido da Polícia Federal a serviço do Partido da Social Plutocracia Brasileira. Dizem que o peixe morre pela boca”; no caso, em pauta, os delegados entregaram o ouro pelas redes sociais. A presidenta, quando a publicação mais abjeta da mídia brasileira evacuou a denúncia “eles sabiam de tudo”, disse que processaria a revista e seus comparsas. Pelo visto, não será necessário procurar muito, presidenta. 

  39. policia tucana

    essa é na verdade a policia federal tucana quem tem um minimo de inteligencia sabe disso os vasamentos seletivos comprovam o que digo e será que alguem lembra do video do protogenes recebendo aquela oferta para esquecer o daniel Dantas nas investigações pois é o protogenes foi punido e dai.

  40. É, “quando o PT está indo com

    É, “quando o PT está indo com o fubá, o PSDB já está com a polenta pronta”. Se eles não tivessem com tudo “comprado” e arranjado, iriam querer a CPI da Petrobrás? Com tantos partidos envolvidos, inclusive o maior da oposição? O que me impressiona é de onde o PSDB retira tanta grana, pq no mundo atual, não há nada de graça. Ideologia ?????? o que significa esta palavra mesmo? Hierarquia???? desconheço, Respeito ??? Foi-se o tempo. Os srs Doutores de Medicina que funcionaram como verdadeiros cabos eleitorais do PSDB nas redes sociais, e até dentro dos consultórios  pq imaginaram que seriam prejudicados pelos estrangeiros. E a PF ? Existiria outra razão que não a grana ?  Não vai ter continuidade na investigação do metrô paulista? Não vai se exigir saber de quem era e para onde ia a droga encontrada em MG? E o avião do Eduardo Campos ? Tudo ficou parado por ocasião das eleições, menos as confissões de doleiros bandidos. Eta Republiqueta de Bananas ! As leis? Ora as leis ! O que uma grana não compra? Se até interpretação da Constituição são vendidas.

  41. Nassif, 
    Tenho te sentido um

    Nassif, 

    Tenho te sentido um pouco ríspido com a Dilma desde aquele episódio do bolo que ela deu na festinha do Mino Carta. 

    Pô! Vamos dar um voto de confiança pra mulher.

    Ela acaba de se reeleger. Está com a cabeça a mil, tentando recuperar influência no Congresso, tendo que lidar com o maluco golpista do Eduardo Cunha. Ao mesmo tempo, tem que bolar a nova composição Ministerial, tomando todo o cuidado do mundo pra qualificar no meio da contemporização.  

    Além disso, tem reunião do G-20, com a imprensa enchendo o saco e agindo contra o Brasil. 

    Não é hora de arrumar mais um problema, penso eu. 

    Deixa os Delegados, Cardozão e cia pra lá. Esse não é o momento de se preocupar com isso. Dentre os males, é o menor. 

    Com o início do ano, as coisas tendem a se assentar. Passada a tempestade, vem a calmaria. E aí, ela vai ter todo o tempo do mundo pra tentar resolver isso da melhor forma. 

  42. A verdade sobre a MP 657/14
     Antes da MP 657/2014, qualquer pessoa, ainda que sem vínculo algum com a Polícia Federal, sem compromisso com o interesse público, poderia vir a ser o Diretor-Geral da POLÍCIA FEDERAL se assim desejasse o Presidente da República de ocasião, o que poderia acarretar, em tese, o “aparelhamento” (uso nocivo, predatório) do Órgão. Com a edição da MP 657/14, apenas Delegados de Polícia Federal de classe especial, concursados, poderão dirigir o órgão, nomeados conforme a Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:XIV – nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei. Releva esclarecer, por necessário, que por delegação do Presidente, os cargos DAS 6 – caso do Diretor-Geral da Polícia Federal -, são nomeados pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, sem que isso implique em qualquer subordinação entre nomeados e esse Ministro, mas ao da respectiva Pasta a qual o órgão encontra-se vinculado. 

  43. MP 657/14 – a verdade
    Independentemente de partidos ou convicções (paixões) políticas, somos todos brasileiros, e queremos um Brasil melhor, mais justo, e igualitário. O combate à corrupção é um dos vetores principais para que alcancemos essa meta.Nesse cenário, o fortalecimento das instituições torna-se imprescindível, em particular, o da Polícia Federal, ratificando-a como Polícia de Estado, Republicana, essencial ao Estado Democrático de Direito.   A MP 657/14, se tornou conhecida como a MP DA AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL, confirmando-a como POLÍCIA DE ESTADO. POLÍCIA REPUBLICANA. A MP 657/14:NÃO cria ou transforma cargos;NÃO eleva salários;NÃO proíbe investigações. Antes da MP, o Diretor Geral poderia ser qualquer pessoa de fora da Polícia Federal, conforme estabelecia o artigo 1º, do Decreto 73.332/1973.Agora, a MP impede o “aparelhamento” (uso nocivo, predatório), da Instituição. Somente o Delegado de  Polícia Federal, classe especial, CONCURSADO, pode ser Diretor Geral da PF, nomeado pela Presidente da República, na forma do disposto no artigo 84, XIV, da CRFB. Com a MP, a direção do Órgão deixa de ter um viés político, tornando-se muito mais técnica e profissional. www.mpdaautonomia.com 

    1. Sob qual inteligencia?

      “Somente o Delegado de  Polícia Federal, classe especial, CONCURSADO, pode ser Diretor Geral da PF, nomeado pela Presidente da República”:

      Sob QUAL INTELIGENCIA?  Lista triplice?  Recomendacao do dono do boteco da esquina?  Da Abin?  Do frei Beto?

      Voce saberia, Falcao?  Alguem sabe?

    2. Essa porcaria não passa de

      Essa porcaria não passa de uma polícia política cujo ministro da justiça acredita que manda.Tarso Genro,que é digno,honrado e tem culhões,já teria mandado metade destes tucanos patrulhar a fronteira.

      Esta porcaria não me representa!

  44. ÉTICA
    Análise isenta de um Professor de Ética Jornalística sobre a MPv 657/14.  POLÍCIA FEDERAL INDEPENDENTE por Carlos Alberto Di Franco, diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais – IICS e doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra Esta coluna, com frequência, criticou o governo da presidente Dilma Rousseff, sobretudo por seu alinhamento ideológico com governos autoritários e com ditaduras que amordaçam as liberdades e espancam os direitos humanos. A adesão cada vez mais explícita ao projeto bolivariano de socialização continental, marca registrada do governo petista, está comprometendo gravemente o peso do Brasil no cenário mundial e arranhando o prestígio do Itamaraty. A honestidade intelectual e o dever de isenção, pré-requisitos de quem pretende fazer jornalismo ético, me obrigam a reconhecer quando o governo acerta. É o caso da medida provisória 657/2014 que confere maior autonomia e independência à Polícia Federal. Para entender a importância da iniciativa da presidente Dilma Rousseff, seria oportuno que, juntos, façamos a leitura da medida provisória. São quatro parágrafos, 14 linhas, 155 palavras. Muita gente aplaude ou condena iniciativas em razão direta com suas simpatias políticas ou preferências ideológicas. E não é por aí. É necessário ir à fonte, ao documento original. Foi isso que eu fiz. Inicialmente, não se trata de uma ação partidária. Basta ver que o mesmo conteúdo desta medida provisória de iniciativa do PT também foi objeto da emenda à Constituição do Estado de São Paulo n° 35/2012, editada por iniciativa do PSDB. São três os pontos que merecem destaque: 1) o posto de diretor geral da Polícia Federal passa a ser ocupado apenas por delegado de Polícia Federal de carreira, dentre os integrantes do mais alto nível deste cargo; 2) passa ter participação da OAB nas fases do concurso público para o cargo de delegado de Polícia Federal; 3) passa a haver exigência de três anos de atividade jurídica ou policial para a posse no cargo de delegado de Polícia Federal. A iniciativa confere maior autonomia e independência à Polícia Federal, pois seu chefe passa a ser, necessariamente, alguém oriundo dos quadros técnicos, que foi aprovado em concurso e que já trilhou todos os níveis do cargo. Ou seja, indicações meramente políticas deixam de ser viáveis. A nomeação pela Presidência da República do delegado geral não acarreta por si só uma intervenção na atividade policial. Basta lembrar que o mesmo já ocorre com outras carreiras, como com os ministros do STF, o procurador geral da República e o advogado geral da União. A participação da OAB no concurso público representa uma saudável vigilância da sociedade civil organizada sobre um dos concursos mais concorridos, o que contribui para uma Polícia Federal cada vez mais independente, republicana, técnica e transparente. A exigência de experiência jurídica ou policial para o ingresso no cargo de delegado sobressai como uma evolução do que já acontece em diversos outros cargos, tais como na magistratura, no Ministério Público, na Defensoria Pública etc. Valoriza-se ainda a atividade policial dos outros cargos ao se reconhecer este tempo de experiência como um requisito para a posse no cargo de delegado federal. A medida provisória 657/2014 nada mais é que um detalhamento normativo do que já existe na Constituição de 1988. A medida provisória reforça a independência da Polícia Federal. E isso é muito importante. O escândalo da Petrobras, um autêntico enredo de novela de bordel, tem seu lado positivo: a força irreprimível da investigação e dos fatos. A Polícia Federal tem feito um excelente trabalho. O Ministério Público tem contribuído enormemente na luta contra os predadores do interesse público. O poder Judiciário, na pessoa do competente e corajoso juiz federal Sergio Fernando Moro, está respondendo adequadamente ao clamor da opinião pública. A imprensa, independentemente de alguns excessos, está cumprindo o seu papel. Sucessivas matérias, desnudando autênticas redes de corrupção instaladas no coração dos poderes da República, têm desencadeado uma onda de decência. Reforçar as instituições da República, sua independência e transparência, é o melhor caminho de defesa da democracia. A medida provisória 657/2014 cumpre este papel.—Polícia Federal. Polícia de Estado, Polícia Republicana.— Diário Popular, 08/11/14; Gazeta do Povo, 10/11/14;O Globo, 14/11/14 http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3051&id_noticia=OTE5OTI=&id_area=NA== http://m.oglobo.globo.com/opiniao/uma-pf-independente-14473998  

  45. ISENÇÃO
    Opinião isenta e desapaixonada de um Magistrado sobre a MP da POLÍCIA FEDERAL. POLÍCIA DE ESTADO. REPUBLICANA. (SÉRGIO BERNARDINETTI, Juiz de Direito do Estado do Paraná) MPv 657 – RESGATANDO OS VALORES DA INSTITUIÇÃO POLICIAL. Dentro do conceito de Estado idealizado por Rousseau (…),  as Polícias sempre exerceram um papel fundamental, o que, igualmente, não se discute. (..)Respeitadas as opiniões divergentes, entendo que o Delegado de Polícia, assim como o Promotor de Justiça e o Advogado, todos figuras importantíssimas e indispensáveis na sociedade organizada, não são representantes de poder (…).Não por isso, todavia, sua função é menos importante, tampouco pode vir a ser desempenhada por qualquer pessoa. É, pois, a vitrine, a primeira linha de defesa do Estado Democrático de Direito. As polícias são os agentes públicos através dos quaiso poder do Estado é visto e sentido.Sempre defendi que é indispensável conferir aos Delegados de Polícia prerrogativas similares às encontradas no Poder Judiciário, a fim de que bem possam desempenhar sua missão institucional, com especial relevo para a inamovibilidade. São frequentes as remoções “a bem do interesse público” contra profissionais do mais alto gabarito que ousaram investigar quem o que “não devia ser investigado“.Uma função de tamanha relevância, mormente neste momento político em que tanto se clama por Justiça,por ética, por probidade, por segurança pública, há de seguir regras próprias em uma carreira claramente estruturada, como aliás, determina o art. 37, II da Constituição da República, que plasma a regra do concurso público, maior expoente da meritocracia em nosso país tão demagógico (…).E certo avanço veio, no âmbito da Polícia Federal: a MPV 657/2014, que não disse nada além do óbvio ululante, ou seja, que Polícia Federal será comandada por Delegados de Polícia, cujo provimento se dá mediante concurso público de provas e títulos, com participação da Ordem dos Advogados, exigência do triênio jurídico e tudo mais. Causa perplexidade que seja necessário uma “lei” para tamanha obviedade.E maior perplexidade ainda causa a notícia de que tal ato normativo não foi bem recebido por integrantes de outras carreiras da estrutura das Polícia Federal, notadamente agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos. Tais agentes públicos, sob a afirmação de que possuem capacidade para gerir a instituição superior à dos Delegados, contestam a medida.É até difícil compreender como pode tal afirmação ter sido alçada à condição de polêmica. Mas tentemos alguns exemplos para melhor compreender.Quando iniciei minhas funções como Juiz de Direito, não tenho nenhuma dúvida de que as estagiárias que já estavam no Cartório sabiam muito mais do que eu sobre a prática diária das funções, e não foram poucas as vezes em que recorri a elas, totalmente sem ideia do que fazer. Até hoje não é raro que eu recorra às minhas assessoras quando enfrento certa dificuldade em alguma questão, nem tampouco é raro que o trabalho feito por elas fique melhor do que eu tinha em mente fazer.Por certo que isso também acontece nas carreiras da Polícia Federal, e já tive a oportunidade de conhecer tanto Delegados quanto Agentes e Escrivães de capacidade inominável. No mínimo, poderia dizer, equivalentes.E por melhores que sejam as intenções dos agentes auxiliares da Autoridade no âmbito da Polícia Federal, nosso sistema Constitucional não permite, sob pena de grave desvio de função, a movimentação horizontal entre carreiras distintas.Não é uma questão de vaidades, de valores, ou de capacidade. É uma questão de legalidade. Da mesma forma que um Promotor de Justiça fica ofendido – e com razão – quando aquele parente inconveniente lhe pergunta “quando é que vai ser promovido a juiz”, deve o Escrivão e o Agente reagir.Simplesmente são carreiras constitucionalmente previstas e distintas. Não há melhor nem pior. Por exemplo, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná há o cargo de Assessor Jurídico. São pessoas competentíssimas, aprovadas em concurso público disputadíssimo, e não tenho dúvidas que sua capacidade se equivale, quiçá até supera, muitos dos desembargadores com quem trabalham. Nem por isso há que se cogitar de investi-los na função jurisdicional (ainda que, na prática, muitas vezes assim ocorra, pois lavram votos e acórdãos inteiros), sob pena de gravíssima malversação do sistema constitucional.Todos estes cargos, seja de delegado, de escrivão, de agente, são acessíveis a todos os brasileiros, mediante concurso público. Quem quiser ser escrivão, presta o concurso para escrivão. Quem quer ser delegado, presta concurso para delegado. Cada um tem suas atribuições, suas prerrogativas e sua parcela de autonomia, com absoluta interdependência.Claro, num mundo corporativo e institucional há regras de hierarquia disciplinar, mas não há que se confundir tal necessidade com imperativos de inferioridade ou incapacidade.Para usar a expressão coloquial do momento, CADA UM NO SEU QUADRADO (…).Já é suficientemente ruim permitir a intromissão política do chefe do Executivo na nomeação do Diretor-Geral da Polícia Federal. Ao menos, graças à MPV 657/2014, temos a certeza de que será um Delegado de Polícia Federal, aprovado em concurso de provas e títulos.Quem nos dera, no Judiciário, ter no Supremo Tribunal Federal apenas magistrados de carreira. Não há câncer maior no Poder Judiciário do que essa nomeação arbitrária e totalmente aleatória.Exceto por essa grande conquista, no sentido de ser o Diretor-Geral necessariamente um Delegado de Polícia Federal, a MPV 657/2014 nada fez além de dizer o óbvio. Não pode ser motivo de desunião das classes policiais.É tempo de comemorar essa vitória celebrando o fortalecimento de toda a Polícia Federal, e não de permitir que certas vaidades ou paixões comprometam o excelente trabalho que essa nobre instituição vem desenvolvendo, com papel fundamental no futuro de nosso país, unidos pelo ideal comum de consecução da Justiça que nos une e nos identifica como agentes da democracia. SÉRGIO BERNARDINETTIJuiz de Direito do Estado do Paraná www.mpdaautonomia.com

  46. Masoquismo, inépcia, comodismo, medo, por que não reage o PT?
     O impressionante nisso tudo é como o PT não aprende, como Dilma insiste nos erros.  Desde 2006, com o “mensalão”, que a mídia e a oposição centram todos seus ataques no tema “corrupção”.  Nas eleições de 2010 e durante seu primeiro ano de governo Dilma foi sistematicamente bombardeada por causa de malfeitos durante sua gestão.  Oras bolas,  se os opositores enxergam nisso um flanco, manda a estratégia eliminar qualquer possibilidade de ataque.  De que forma?  O governo deve fortalecer os órgãos e mecanismos de controle – Controladoria Geral da União (CGU),  principalmente; dar maior atenção às empresas públicas e instituições públicas que movimentam grandes quantidades de recursos financeiros, intensificando auditorias e fiscalizações; passar “pente fino”  nos ministérios para identificação do funcionamento dos mecanismos de controle e detecção de irregularidades; acompanhar a evolução patrimonial de funcionários etc.  Onde estava a área de auditoria da Petrobrás que não conseguiu detectar um enorme esquema de corrupção que operou por anos e que desviou bilhões de reais da empresa?  É difícil entender como Dilma e o PT compulsivamente se colocam à mercê dos opositores. Como, estando no “controle” do executivo, permitem o aparelhamento tucano da PF.  Masoquismo, inépcia, comodismo, medo…  por que não reagem Dilma e o PT? 

  47. Mas se alguem roubou, há que

    Mas se alguem roubou, há que se investigar. É só não roubar ou deixar roubar (by Lula) e tudo estará bem. O que o partido quer é impunidade, é que se continue com  os mesmos operadores sem que isto seja investigado. Tudo em prol da construção do projeto partidário de poder infinito. E tudo em nome do povo. PQP.

    1. Interessante que, se

      Interessante que, se dividirmos o nome com o qual se identifica o autor deste comentário encontraremos uma definição perfeita para as ações praticadas pelos meninos trelosos do Paraná:  ARMAm  DOLO.  

  48. Delegados da PF

    Aos comentaristas do GGN os senhores sabem quando e qual foi a primeira operação da PF no Governo Lula? Resposta Contra a PF! Foz do Iguaçu, fevereiro de 2003. rarrararar

    Até então era uma beleza. Rodízio sementral, uma tranquilidade. Quantas saudades dos tempos do FHC, né? Aquilo sim é que era gUverno… 

    Ninguém sabia disso? rarrararara O importante não é a resposta…O importante é saber o que e para quem perguntar!

     

    Presidenta, recontrata o Márcio Thomaz Bastos e mete ele na cacunda dos “homi”… 

     

  49. Delegados da PF

    Aos comentaristas do GGN : Os senhores sabem quando e contra quem foi a primeira operação da PF no Governo Lula? Resposta: Contra a PF! Foz do Iguaçu, fevereiro de 2003. rarrararar

    Até então era uma beleza. Rodízio sementral, uma tranquilidade. Quantas saudades dos tempos do FHC, né? Aquilo sim é que era gUverno… 

    Ninguém sabia disso? rarrararara O importante não é a resposta…O importante é saber o que e para quem perguntar!

     

    Presidenta, recontrata o Márcio Thomaz Bastos e mete ele na cacunda dos “homi”… 

     

  50. PODER que abdica ou não faz

    PODER que abdica ou não faz uso da AUTORIDADE,  não é PODER: é um SIMULACRO DE PODER. 

    Nesse sentido, os governos petistas, dos quais fui sempre um eleitor, à exceção do primeiro turno de 1989, quando optei por Leonel Brizola(PDT), jamais empalmaram, exercitaram o verdadeiro Poder, aquele que se impõe formalmente pela Lei, pela Legislação, e empiricamente, no seu exercitar diário, pelo princípio da Autoridade Pública.

    A covardia do PT como Entidade, de seus hierarcas e de seus governos  sempre me passa a impressão que tem algo a esconder; que tem “culpa no cartório; que é refém. De que, não se sabe. Isso pode parecer um exagero; talvez seja. Mas que essa é a percepção de muitos, é um fato. 

    En qualquer país do mundo, seja a que tipo de regime esteja submetido, jamais se admitiria essa anarquia, quase anomia, em certas instâncias da administração pública. Principalmente numa área tão sensível como a policial. Isso por razões mais que óbvias. 

    Nunca a palavra “enquadramento” foi tão pertinente quanto é agora no que tange as ações de um governo com a Polícia Federal. O que temos em vista hoje é o absurdo do caroço querer ser maior que o abacate, ou seja, uma instãncia de quarto escalão ter a audácia de desafiar a autoridade a que está submetida. Ainda mais por motivos políticos. 

    Homens em armas sempre merecem cuidado e atenção especial. Não por nada os governos militares colocaram à frente das polícias militares e da Polícia Federal militares de alto coturno e da linha dura, a exemplo do paraibano General Antonio Bandeira(Chefe da Polícia Federal) e o cearense General Torres de Melo(comandante da PM paulista). 

  51. delegados do lava jato

    Esses delegados tem que ser severamente punidos e se possível, processados pela União, com perspectivas para perderem seus cargos.São pessoas desprovidas de lealdade e caráter.Aquele vazamento tava na cara que eram de pessoas ali de dentro.Vamos ver que atitudes serão tomadas pela Presidente Dilma.Porque do Sr. Cardozo, eu não espero absolutamente nada.Péssimo Ministro.Não tem personalidade e liderança, próprios de uma pessoa que ocupa um cargo tão importante.

  52. O comportamento da PF em

    O comportamento da PF em relação ao PT não é novidade. Ainda não consegui entender porque o PT não reage. A sociedade se quiser preservar o estado democratico de direito não pode contar com a maioria dos partidos politicos atualmente existentes no Brasil embora não exista civilização e democracia sem partidos politicos. A sociedade civil tem que que resolver este impasse pois do contrário o segundo mandato será uma sucessão de quarteladas.

  53. Apoio de Agentes Federais ao coxinha do Aécio

    Eis o projeto político do PSDB: enriquecer alguns empresários e prejudicar a grande maioria da população que, infelizmente, ainda não percebeu o “jogo” ideológico que está por trás das propostas escusas de um Aécio Neves, de Geraldo Alckmin, de um Simão Jatene. Todos defendem o processo de privatização como benéfico ao povo brasileiro, porém, sabemos muito bem que quem ganha são meia dúzia de oportunistas, vinculados aos componentes desta legenda partidária (PSDB), e que naufragam nossos sonhos de inclusão social, de desenvolvimento sustentável, de crescimento sócio-econômico. E, torna-se necessário dizer, tudo isso apoiado pela Rede Globo, pela Rede Bandeirantes de Televisão, pela tal da “revistinha” VEJA e outros grupos de comunicação que sempre estiveram do lado de ricos e poderosos desse país, mas tentam enganar a população através de seus telejornais diários e semanais, não apresentando aos telespectadores, aos leitores e aos ouvintes as maracutaias efetivadas por políticos do PSDB e de partidos aliados, tais como: o caso Mensalão Mineiro; o caso do metrô em São Paulo (do governo Covas ao governo Alckmin); o caso da compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição do FHC; o caso da hidrelétrica em Santa Catarina; os 14 milhões de reais desviados dos cofres públicos pelo então governador Aécio Neves, em Minas Gerais, para a construção de um aeroporto particular em terras de um parente (tio de Aécio); e porque não abordar a participação e o envolvimento da Globo com a Ditadura Militar no Brasil.  Mas uma coisa é certa: o povo brasileiro já está mais crítico em relação ao verdadeiro papel que a imprensa deve desempenhar, rejeitando ser manipulado por interesses mesquinhos e nefastos.Eis o projeto político do PSDB: enriquecer alguns empresários e prejudicar a grande maioria da população que, infelizmente, ainda não percebeu o “jogo” ideológico que está por trás das propostas escusas de um Aécio Neves, de Geraldo Alckmin, de um Simão Jatene. Todos defendem o processo de privatização como benéfico ao povo brasileiro, porém, sabemos muito bem que quem ganha são meia dúzia de oportunistas, vinculados aos componentes desta legenda partidária (PSDB), e que naufragam nossos sonhos de inclusão social, de desenvolvimento sustentável, de crescimento sócio-econômico. E, torna-se necessário dizer, tudo isso apoiado pela Rede Globo, pela Rede Bandeirantes de Televisão, pela tal da “revistinha” VEJA e outros grupos de comunicação que sempre estiveram do lado de ricos e poderosos desse país, mas tentam enganar a população através de seus telejornais diários e semanais, não apresentando aos telespectadores, aos leitores e aos ouvintes as maracutaias efetivadas por políticos do PSDB e de partidos aliados, tais como: o caso Mensalão Mineiro; o caso do metrô em São Paulo (do governo Covas ao governo Alckmin); o caso da compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição do FHC; o caso da hidrelétrica em Santa Catarina; os 14 milhões de reais desviados dos cofres públicos pelo então governador Aécio Neves, em Minas Gerais, para a construção de um aeroporto particular em terras de um parente (tio de Aécio); e porque não abordar a participação e o envolvimento da Globo com a Ditadura Militar no Brasil.  Mas uma coisa é certa: o povo brasileiro já está mais crítico em relação ao verdadeiro papel que a imprensa deve desempenhar, rejeitando ser manipulado por interesses mesquinhos e nefastos.

  54. NÃO DA MAIS PARA FICAR PASSANDO A MÃO NA CABEÇA DA DILMA

    Nassif, ha algo de errado e fora de controle, as instituições do Brasil ficaram independentes e sem controle nenhum, isso não é democracia, virou anarquia generalizada, o PT de São Paulo golpeou a DILMA e LULA, porém a conta dos votos não fechou, o PT de São Paulo é que era o sabotador do governo, foi sorte ter ganhado esta eleição. Essa debandada do PT eleite de São Paulo era para ser uma vitória só que não deu certo por isso estão saindo de fininho. No popular o bicho pegou, a DILMA  tem que parti para cima. É um golpe mesmo, não vão deixar ela voltar, São Paulo se rebelou, tipo os anos 30.

  55. Demissao sumaria

    Isto eh caso de demiss`ao sumaria. Jogaram a respeitabilidade da pf no lixo. Quando serah? em qualquer pais do mundo j’a estariam na rua.

  56. Agora quero ver quem vai ter

    Agora quero ver quem vai ter a cara de Pau de vim falar de uso da maquina Publica para ganhar eleições,ou tempo de TV ou palanque.

  57. Lamentavelmente, o Blog do

    Lamentavelmente, o Blog do Nassif, que sempre pregou jornalismo isento, faz um escarcéu por causa de manifestações pessoais de um grupo de Delegados. 

    Querer atribuir a toda a categoria dos Delegados os atos individuais praticados por três ou quatro deles é, no mínimo, mau jornalismo.

    A MP 657 não foi nada obscura, semanas antes Dilma havia editado a MP 650 para os Agentes, converteendo-os em cargo de nível superior (antes eram nível médio).

    A MP 657 veio na mesma esteira, de uma negociação que se arrastava desde 2012 com os delegados. 

    Ocorre que os Agentes não apoiam a 657, querem apenas a deles, a 650, pois acham que aí poderão tomar o poder do órgão.

    A FENAPEF está fazendo campanha contra a 657, até espaço na CBN compraram, e o blog está embarcando na deles.

    A FENAPEF jogou abertamente contra o governo (fotos abaixo), tentou criar uma crise institucional nos últimos dois anos, e agora se faz de boazinha, aproveitando-se da parvoíce de dois ou três delegados.

    Um dos motivos de Dilma ter editado a MP 657 foi justamente porque ela não aguentava mais a FENAPEF criando problemas e crises, ameaçando greve às vésperas de eleições, de copa do mundo etc. Foi justamente para que se pudesse “botar os pingos nos is” e ordem na casa.

    Aos incautos que acreditam na FENAPEF, sugiro olhar as fotos abaixo e ver as campanhas que tal instituição promoveu contra o governo. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. “faz um escarcéu por causa de

      “faz um escarcéu por causa de manifestações pessoais de um grupo de Delegados” Será que é isso mesmo que eu li?

      Cadê o meu nariz de palhaço…………………….cadê o helicóptero com 455 kg de cocaina pura? 

       

      1. Nariz de palhaço usa quem

        Nariz de palhaço usa quem quer, ou quem acha que faz jus.

        Eu relatei um fato: a FENAPEF jogou abertamente contra o governo nos últimos anos, e por isso tomou a MP 657 na cabeça. A MP 657 nada mais é do que um “freio de arrumação”. 

        Agora a FENAPEF está novamente fazendo o que sempre fez: mentindo, distorcendo, enganando. As fotos que postei deixam bem claro de que lado ela sempre jogou.

        Acredita nela quem quer, ou quem tem interesse por trás (caso do MPF, que quer enfraquecer os Delegados para assumir de vez o comando das investigações)

         

  58. É o caso de processar esse

    É o caso de processar esse povo, assim como foi processado injustamente o Protógenes Queroz. Se nada acontecer, será o caminho aberto para o golpe paraguaio.

    1. Conluio

      Ou seja, o juiz Moro, parte da PF e parte do MP estão em conluio com os bandidos delatores.

      Quanto ao Ministro da Justiça, já foi tucano. Não confio.

      O STF tem que se manifestar.

  59. Não acredito na inocencia do

    Não acredito na inocencia do PT no caso da operação lava jato, a prova disso que já caiu o presidente da transpetro, porém se for provado que quem vazou os videos e os audios para veja, foi um delegado da PF, como servidor público responderá por crime de improbidade administrativo do artigo 11 da lei 8429 ( Dos atos da administração pública que atentam contra os princípios da administração pública.

  60. COMPORTAMENTO DE DELEGADOS DA PF

    Servidor público com esse comportamento é inadmissível. Ganhar dinheiro do POVO para achincalhar autoridades constituídas é um péssimo exemplo.Quem não cumpre dignamente com suas funções merece ser demitido. Punição neles!!!

  61. Vou repetir o que disse sobre

    Vou repetir o que disse sobre os Procuradores. Depois de toda esbórnia vem a ressaca.

    Eles estão sendo uns ingênuos nas mãos do PSDB, estão  jogando fora qualquer credibilidade da  Instituição, onde está o futuro de suas vidas.  Como a Presidente da República e  o Ministro vão confiar neles. Não parecem uma Instituição, parecem um Partido Político.

    Existem outras áreas de Segurança com Hierarquia. Não da para deixar a questão de Segurança do Brasil na panelinha do PSDB. A Polícia Federal, assim como já eh a Procuradoria da República, virou um ridículo aparelho político.

     

  62. 1) O PT jamais assumiu o

    1) O PT jamais assumiu o controle da PF desde Lula;

    2) O MJ Cardoso é omisso pois nada manda nesse mundo apartado da sociedade;

    3) Os delegados são, em sua ampla maioria, tucanos, tanto é verdade que a cada eleição elegem delegados pelo Psdb, um deles é notório vazador de dados, além de tucano;

    4) A instituição PF vive guerra interna há muito tempo, tendo de um lado os EPA (escrivães, agentes e papiloscopistas) e os delegados. Peritos são ou eram aliados históricos dos delegados, pois recebem os mesmos subsídios;

    5) Na última eleição presidencial, delegados apoiavam abertamente Aecio, e os demais se dividiam entre Dilma e Aecio;

    6) Autoridade de delegado enquanto chefe é e sempre foi contestada, mais agora com a edição da MP 657/14;

    7) Medida necessária seria refundar a PF através de lei orgânica, com a mão forte de Dilma, para dizer, em nome da sociedade, a polícia federal que necessitamos, um órgão de segurança com conduta republicana, a serviço do Estado e não de grupos que conduzem o órgão a serviço de determinado partido. A atual legislação, uma colcha de retalhos, não pacificará o órgão internamente. A PF nada produz atualmente de importante além de enxugar gelo com toalha. Essas operações como Lava Jato são pontuais e envolve apenas cinco dezenas de profissionais. Um repórter honesto ficaria estarrecido ao checar as vísceras do órgão. 

    8) Ze Cardoso não está a altura do cargo e da crise da PF. Não manda. O PT nunca assumiu as rédeas da PF. Isso seria ótimo se a categoria que o comanda, os delegados, agissem de forma republicana. Manifestação dos delegados do Paraná não é pontual. Revela apenas a ponta do iceberg de um imenso bloco coeso e unitário.

  63. muito mimimi da esquerda

    na boa os delegados se manifestaram com perfis fechados no facebook, não em nome da PF, um direito garantido a eles; mas, contra o pt é golpismo, fascimo, mimimismo…

  64. CENSURA

    Para variar esses bloguinhos meia boca de pseudojornalismo censura os comentários que não lhes favorece.

     

    Essa é a “regulação da mídia” que é defendida pelos hipócritas.

    Divulgar somente opiniões convergentes e favoráveis.

    Bando de medíocres.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador