Denúncia contra Lula é exibicionismo e mobilização política, diz Renan

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=cni3iY20P8M width:700 height:394]
 
Jornal GGN – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), manifestou-se sobre a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada na última semana, afirmando nesta terça-feira (20) que a Operação Lava Jato precisa acabar com o “exibicionismo”.
 
Renan disse que as investigações da força-tarefa da Lava Jato representam “um avanço civilizatório”, mas que se deve separar “o joio do trigo”, em menção à apresentação comandada pelo coordenador da equipe, o procurador da República Deltan Dallagnol, para denunciar Lula no caso triplex, além de outros episódios.
 
O presidente do Senado defendeu que “nada vai deter a Lava Jato”, mas criticou duramente “a exposição das pessoas sem culpa formada”, o que, para ele, retira o prestígio do Ministério Público como instituição.
 
Para ele, a citação enfática de Dallagnol de que o ex-presidente Lula era “o comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação Lava Jato” foi uma exposição sem consistência.
 
“A Lava Jato tem a responsabilidade de separar o joio do trigo e precisa acabar com esse exibicionismo, que vimos agora no episódio do presidente Lula e em outros episódios. Precisa fazer denúncias que sejam consistentes”, disse Renan.
 
“Isso, em vez de dar prestígio ao Ministério Público retira prestígio do Ministério Público e obriga o Congresso Nacional a pensar numa legislação que proteja garantias, que facilite a investigação”, completou.
 
O senador concluiu afirmando que “esse processo de exposição das pessoas sem culpa formada”, com a “denúncia por mobilização política”, “o país e as instituições perdem”.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alho fato:

    Por varios momentos quando abri a pagina pensei que no video Renan mencionava “exibicidio”!

    Ate pensei “exibicidio moroso, talvez?”

  2. Manifestação pobre, sem

    Manifestação pobre, sem novidades até para crianças, deixando no ar a pergunta: “usou Lula pra manifestar-se a troco de que?”.

  3. Renan, Traíra

    Renan, depois de apoiar o golpe, de ajudar a comprar o judiciário, especialmente o Supremo, com aumento imoral e de assegurar impunidade a Gilmar Mendes para ficar bem com a alta cúpula judiciária e assim escapar dos processos de que já é alvo na justiça, mormente o que decorreu do dinheiro de corrupção com que pagou sua amante, um escândalo nacional, ataca os peões da Lava Jato para que as investigações não cheguem a ele e, assim, não seja alvo de novos processos judiciais. Renan Calheiros é crápula que submete os interesses do país a seus interesses pessoais, como o de escapar das investigações e condenações por seus crimes que já estão sendo cuidados na justiça e de outros que a Lava Jato pode vir a descobrir. Este safado tem a desfaçatez de usar Lula para fingir que age em favor do Direito. Que crápula.

    1. Me desculpe, mas a lava jato

      Me desculpe, mas a lava jato não quer descobrir nada. Pelo contrário, o que ela quer é encobrir.

      A sua missão, desde o início, era destruir o Lula. Coisa que não foi conseguida pela farsa da AP 470. Condenado Lula, a lava jato acaba no dia seguinte.

      Para mim, está mais do que claro quem manda no Brasil. Seremos eternamente um país de MERDA.

      Os acontecimentos dos últimos anos deixam claro que o PT era governo mas não tinha nenhum poder.

      1. A Lava quer descobrir para ter poder

        A lava Jato não quer destruir Lula, quer poder, e está conseguindo. Lula, Dilma, PT são apenas acidentes no caminho para o poder. Ter poder é ter os podres de Toffoli, por exemplo; de Cunha, de Aécio, de Temer etc. E a turma da Lava Jato está conseguindo, o STF come na sua mão; Aécio comerá também; Temer e Renan vão no mesmo caminho, por isso, Renan está estrilando.

      2. Concordo.

        Na minha modesta opinião, a Farsa a Jato tem hora certa para acabar. Assim que, de um jeito ou de outro, conseguirem deixar Lula inelegível, essa “operação” acaba.

  4. Inocência

    Fato: O Moro (há uma farta documentação que demonstra uma relação promíscua envolvendo o Moro e o governo dos EUA. Os sinais são de traição à Patria, isso é dua gravidade ímpar. Onde está o caudilho Etchegoyen? arquitentando seus planos para silenciar o “inimigo’ interno, coisa de beijador de mão de gringo. E as Forças Armadas que não se manifestam?) aceitou a denúncia contra o Lula. Lula está sendo inocente em achar que esses nazistas e seguidores de seitas malucas não vão prende-lo. O Lula já “está” preso, só ainda não percebeu.

    1. “Onde está o

      “Onde está o caudilho Etchegoyen? arquitentando seus planos para silenciar o “inimigo’ interno, coisa de beijador de mão de gringo”:

      Loooonge de mim dizer “beijador de bunda”.

      Opa!

      Ja disse!

    2. Moro e a turma curitibana, marionetes dos americanos

      “O Wikileaks revelou o informe enviado ao Departamento de Estado norteamericano do seminário de cooperação, realizado em outubro de 2009, com a presença de membros seletos da PF, Judiciário, Ministério Público, e autoridades norteamericanas, no Rio de Janeiro. O Wikileaks é um site especializado por vazar documentos internos do governo americano.

      “O seminário se chamava ‘PROJETO PONTES: construindo pontes para a aplicação da lei no Brasil’, em que se tratava de consolidar treinamento bilateral de aplicação das leis e habilidades práticas de contraterrorismo. Promotores e juízes federais dos 26 estados brasileiros participaram do treinamento, além de 50 policiais federais de todo o país. A delegação tupiniquim era a maior dentre os participantes, que contava com participantes do México, Costa Rica, Panamá, Argentina, Uruguai e Paraguai.

      “O memorando relata o ‘grande entusiasmo’ com que os promotores e juízes federais brasileiros se dissiparam dos temores que o termo ‘contraterrorismo’ desperta em amplos setores – nada mais nada menos o novo discurso com que George W. Bush buscava revestir o direito inalienável do imperialismo norteamericano como “polícia do mundo”, depois da queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria com a restauração capitalista na ex-União Soviética, e que fundamentou intervenções militares em todo o Oriente Médio na década de 2000 e a reacionária intervenção norteamericana para frear as primaveras árabes de 2011.

      “Vê-se perfeitamente a intimidade com que a casta jurídica brasileira trata os termos do chefe imperial.

      ….”

      Ver o restante em http://www.esquerdadiario.com.br/Wikileaks-EUA-criou-curso-para-treinar-Moro-e-juristas

      É necessário que se levante cuidadosamente as relações de membros do judiciário, especialmente de Moro, com as autoridades do Império, sob a ótica dos interesses nacionais.

       

       

  5. http://www.brasil247.com/pt/2

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/256266/Moro-aceita-den%C3%BAncia-e-Lula-vira-r%C3%A9u-na-Lava-Jato.htm

    Alguém tinha alguma dúvida?

    O Judiciário é o braço armado do PSDB. Não utliza fuzis e sim denúncias sem provas contra os inimigos e blindagem aos amigos.

    O Judiciário Brasileiro tem de ser denunciado ao Mundo Civilizado. É preciso fazer um dossiê de todas as iniquidades praticadas pelo judiciário desde a AP 470 até hoje, os super salários conseguidos a custa de pequenos assaltos ao erário, o corporativismo, o nepotismo etc etc e denunciar na ONU e distribuir a todos os governos do mundo.

    Quando o judiciário acaba com democracia, persegue cidadão, protege bandidos e ladrões, a quem apelar?

    Só resta a opção de pegar em armas. Mas, teremos coragem?

    penso que este cidadão e o MPF eo S destru´ram qualquer coisa que se parecese cm justiça nete país. .

    Estamos completamente perdidos. Isto é muito pior que o golpe de 1964.

  6. Quem já passou dos 60 deve

    Quem já passou dos 60 deve lembra de uma propaganda muito engraçada sobre uma guloseima infantil chamada DELICADO. Apresentado o produto, uma criança fazia brincadeira com outra, tirando do recipiente os delicados – pequenas bolinhas adocicadas – e fazia assim, mostrando uma certa esperteza ao colega: “DOIS DELICADOS PRA MIM; UM DELICADO PRA VOCÊ”.

    A memória retrospectiva do idoso é fantástica, por isso me veio agora essa aí, para exemplificar as ações de Renan. 

    Renan pode até comer dois delicados, mas, pra se sair bem na fita, dá um pequeno delicado ao outro. Não deixa de ser uma DELICADEZA, que, ao final, também há de favorecê-lo, quem sabe.

    O fato concreto é que o aguardado há tanto tempo acaba de ser concretizado, enquanto Moro torna Lula e esposa réus em um processo esquisito, mesquinho, e fácil de ser entendido pelos que não compactuam com farsas e manobras jurídicas. 

     

  7. Lula e Dilma devem abandonar

    Lula e Dilma devem abandonar “essa porra”, pedir asilo político em um País que não tenha acordo de extradição com “essa porra”. Sugiro a Rússia. Aí quero ver a bandidagem pedir apoio aos Yankees para ir lá buscá-lo.

    1. É isto que eles estão querendo!

      Lula e Dilma são guerreiros, não são pessoas que se afroixem na frente de cara feia, os companheiros vão aguentar, quem não vai aguentar são os golpistas.

      As ruas e a luta.

      1. Dilma na presidência afrouxou

        Dilma na presidência afrouxou bonito…. em nenhum momento entre 17 de abril e 31 de agosto lutou seriamente pelo país e pelo seu mandato. O interrogatório no Senado ela fez pela biografia dela.

        Dilma não é covarde. Mas não luta. PArece querer ser uma espécie de joana D’arc do século XXI. 

        Quanto aos golpistas, tem passado muito bem.

        Mas concordo com a sua solução rdmaestri para o problema do golpe. Precisamos botar 4 a 5 milhões de pessoas dispostas para o combate nas ruas. Vc acha que Exército e PM não aguentam com esse povo, eu discordo, até acho que aguentam (Se tiverem balas suficiente, o que é outra dúvida…), mas por mais cretinas que nossas FA sejam, elas devem achar que as baixas que Temer não vale as baixas que terão e um banho de sangue dessa monta. Acredito que se botarmos esse povo na rua, elas convidem Temer a se retirar.

        Não precisamos necessariamente lutar, mas apenas fazer o adversário desistir de lutar. Estaremos em 2017, a consequencia da renuncia de Temer seriam eleições indiretas, mas mais uma vez, as FA provavelmente refletiriam que a manutenção do direito constitucional do congresso(golpista) de eleger o presidente não vale o banho de sangue.

        O Desafio é esse. Botar 4 a 5 milhões de pessoas nas ruas. Temos que trazer para os protestos quem perder bolsa família, desempregados (Esses temos que mnostrar que estão sem emprego mais por cont da lava-jato e do quanto pior melhor que por causa da Dilma. Precisamos trazê-los para o nosso ldo).

        Só não sei como fazer isso antes que Temer faça coisas que não podem ser desfeitas. 

         

    2. Sai fora …idéia de jerico !!

      O lema aqui é o slogan da guerrilha:

      ¨ Prefiro morir de pié que vivir de rodillas “…Los Callejeros !

      Traduzindo para o bom português: Nóis capota, mas num breca !!!

    3. Perfeito! Pode ser em Cuba

      Perfeito! Pode ser em Cuba também, ou na Venezuela, já que os dois investiram tanto dinheiro brasileiro lá, sem qualquer retorno. Ótima ideia!

  8. A auto-defesa de Renan

    Renan fala nas entrelinhas de perseguição a Lula mas está falando de um ataque a si mesmo.

    Ou seria uma aviso à Lava-Jato?

    Não sabemos. Mas Renan não tá aí à toa. E ontem a Câmara quase aprovou a anistia. E não vai ser a última tentativa.

  9. Tenho a opinião de que Lula

    Tenho a opinião de que Lula não pode ser preso de jeito nenhum, não simplesmente por ser o Lula, um ex-presidete da república, mas porque a ação movida contra ele é puramente persecutória, é um processo político, é uma esforço de forças poderosas e imorais, sujas mesmo, que querem destruir um político que só fez bem ao país, com apoio de uma mída em crise mas que tem jornalistas como um da FSP de hoje chamando os defensores de Lula de “devortos’ e com uma “desgraça” como a globo colocando toda a sua força para riscar do mapa a esquerda brasileira.

     

    Para concluir, Lula deve pedir asilo político e cair fora do Brasil, isso aqui será sempre uma perifeira violenta, subdesenvolvida e desigual, instrumento de toda sorte de manipulações do grande capitalsimo mundial e nacional, O BRASIL NÃO É O PAÍS DO FUTURO, nunca foi e as coisas tendem a piorar cada vez mais.

     

    Lula deverá ir para o exterior e denunciar o mentirão que se desenvolve no Brasil

  10. Impressionante o temor

    AInda falam na lava jato como  algo civilizatório??????  Acho que isto deve ser puro temor. A lava-jato depois do Banestado e do mensalão foram criações destes mesmos politicos que agora temem tremem e temer. A criatura se emancipou!!!!!

  11. Caraca !
    Essa fala do Renan

    Caraca !

    Essa fala do Renan não engana ninguém, ele quer mais que o Lula e a Dilma se lasquem.

    Está fazendo uma auto- defesa descarada.

    Isso é um filho da puta !

  12. Condenação Líquida e Certa

    Nassif: essa do Renan foi para a platéia, joguinho de cena (ou joguinho na Sena?). Ele, como poucos, sabe que o aniquilamento de Lula é mais importante que o desmonte (do que sobrou) do PT. Como os demais golpistas do Congresso (2/3 pelo menos) manterá seu feudo nordestino intocável. E essa da defesa da democracia é prá ingles ver.

    Primeiro, porque os do Senado não são representantes do Povo, mas de seus respectivos currais eleitorais.

    Segundo, por que essa de inocente judicialmente não vale na política.

    Eles, inclusive o entrevistado, sabem que a condenação de Lula, mesmo por alegado recebimento de até R$ 0,01 é suficiente para os planos.

    As provas? isto é de menos. A prova disto, perante o Judiciário brasileiro, é que o comprovado ladrão Cunha está ai, livre, leve e solto. E já se trabalha para levar a Farsa-Jato para as Calendas Gregas, no que toca aos demais ladrões, ainda (e nunca) não alcançados pela Justiça Curitibana.

    Todos sabemos que a condenação do Lula, cuja sentença (redigida por muitas mãos) já está pronta há muito, é de 99% de certeza. Se diferente no Juízo monocrático, no TRF4 as chances passam para 99,9%. E se mesmo assim não conseguir esse percentual, no STJ chegará a 99,99%. E no STF, 100% ou mais. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador