Depois de quase um ano, Dirceu conquista direito sem obstáculos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – José Dirceu passa a cumprir o restante da condenação da Ação Penal 470 em casa. Há quase um ano, o ex-chefe da Casa Civil foi preso e, nesse mesmo mês de 2013, iniciou a busca pelos seus direitos. Condenado ao semiaberto, Dirceu passou 8 meses em condições de regime fechado, permanecendo no Presídio da Papuda em tempo integral.
 
Somente em julho deste ano, depois de sucessivas ações do Supremo Tribunal Federal e da Vara de Execuções Penais de atrasar a concessão de direitos, José Dirceu foi transferido para o Centro de Progressão Penitenciária da Papuda e começou a trabalhar durante o dia. Com a saída de Joaquim Barbosa da presidência da Corte, o ex-chefe da Casa Civil obteve a autorização da progressão do regime, assim que finalizado o cumprimento de um sexto da sua pena.
 
Na última quarta-feira (29), o ministro relator do processo Luis Roberto Barroso certificou que Dirceu teve um bom comportamento carcerário e que não praticou nenhuma infração disciplinar grave. O atestado contradiz todas as denúncias que impediram José Dirceu de trabalhar durante os 8 meses, e permitiu que o restante da pena seja cumprida em casa.
 
Ontem (04), Dirceu obteve a liberação oficial do juiz da VEP, assinando o termo que coloca as restrições do regime: se apresentar periodicamente ao juiz das Vara; permanecer em casa das 21h às 5h; não poderá frequentar bares, portar armas ou entorpecentes; não pode manter nenhum contato com outros condenados pela Justiça.
 
José Dirceu é o sexto condenado da AP 470 que recebeu o direito de cumprir a pena em casa. Além dele, José Genoino, Delúbio Soares, Jacinto Lamas, Bispo Rodrigues e Pedro Henry também conquistaram o direito.
 
Histórico Perseguição
 
O histórico de José Dirceu no cumprimento de sua pena revela uma sequência de tentativas, por parte da então Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, comandada até o início deste ano pelo juiz Bruno André Silva Ribeiro, e pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, de impedir a concessão de direitos dos apenados.
 
Há quase um ano, em novembro de 2013, as ações dos juízes da VEP tiveram início, com as inspeções e denúncias de não havia “isonomia” no tratamento de todos os presos pela Penintenciária da Papuda. Em janeiro deste ano, a Folha de S. Paulo publica na Coluna Painel que Dirceu teria usado celular dentro do presídio. No mesmo dia, Bruno Ribeiro determinou a instauração de inquérito disciplinar. As investigações foram concluídas sem nenhuma prova. Ainda assim, o juiz da VEP não concluiu as diligências, a fim de impedir a possibilidade de concessão de trabalho externo a Dirceu.
 
Até abril de 2014, a investigação ainda não havia sido concluída. 
 
Em fevereiro, outra denúncia publicada pelos jornais, sem provas, motivaram a Justiça a tornar mais rígida a concessão dos direitos. Eles teriam promovido uma feijoada. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios solicitou o fim das regalias, ainda que sem provas. 
 
Leia mais: O histórico de perseguição a José Dirceu
 
A discussão chegou à esfera do Executivo, envolvendo o então governador Agnelo Queiroz, que afirmou que a Penitenciária era apta a receber e assegurar o mesmo tratamento aos sentenciados. 
 
A denúncia do uso do celular motivou Bruno Ribeiro e o MP/DF solicitarem a maior quebra de sigilo telefônico já solicitada, envolvendo 5 operadores de celular, durante um período de 16 dias, de todas as ligações efetuadas e recebidas entre o Complexo Penitenciário da Papuda e o Palácio do Planalto. O pedido foi descoberto e não se sustentou. 
 
As denúncias e ações do MP/DF, VEP e STF adiaram a possibilidade de trabalho para o ex-ministro, que conquistou o direito apenas em 25 de junho deste ano.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prisão Injusta!

    Absurdo ele ter sido condenado ao regime semi-aberto e por perseguição ter ficado no regime fechado. Felizmente, agora há juízes em Brasília. Boa sorte, Dirceu, Guerreiro do Brasil. Herói nacional.

  2. Boa sorte para esse grande

    Boa sorte para esse grande lutador pela democracia. E pensar que tem os bolsonaros e tais da vida cuspindo sangue, preconceitos, ameaças e soltos. Esses terroristas em outros países onde há justiça, estariam encarcerados tendo que despejar seu ódio dentro de quatro paredes. País sem justiça descente impede o florecimento da democracia. Infelizmente, não temos esse órgão, justiça, nunca tivemos..

  3. SEJA BEM VINDO COMANDANTE.

    Justiça não é a justiça que foi feita simplesmente por fazer, justiça verdadeira é a justiça feita por justiça. Juízes Loucos sempre teremos, mas juízes injustos, esse sim há de pagar por suas injustiças. 

  4. quando me recordo de todos estes fatos…

    … me bate uma REVOLTA imensa.

    Até quando, meu Deus, teremos que aguentar esta INJUSTIÇA do “mentirão” ???

    Até quando CRÁPULAS e CORRUPTOS como o barbosinha, fernandinho, gurgelzinho, os participantes do “julgamento da AP 470” do stf (So Tem Farsante), com algumas excessões (Lew, Toffoli e agora o Teori e o Barroso) e este tal de bruninho ficarão impunes ?

    Fico a pensar o que passa na mente do pessoal que ainda continua preso.

    Não por acaso quando eles tiverem as suas “penas com progressão para regime aberto”, poderão portar armas… 

    1. Acho que vc não viu ou não

      Acho que vc não viu ou não entendeu o julgamento. QQ um pode receber $$$ de DD pq o STF está contratado para abafar o nome dele. Vc, por acaso viu o nome de DD na AP 470? Algum magistrado condenou alguém por ter recebido $$$ de DD? DD foi condenado por corrupção ativa? Veja o que é a má-fé… Vc sabe que DD é o financiador do caixa-2, tanto assim que postou esse comentário; logo vc sabe que o tal de mensalão era crime eleitoral, prescrito e que o julgamento visava, apenas, desqualificar um partido protegendo o nome do financiador…  O espetáculo mais ridículo que a mais alta corte de justiça de um país já produziu; um bando de ministros dando lição de moral acerca de corrupção política e pisando em ovos para esconder o nome do corruptor…

  5. Nas Montahas…

    …tinhámos dois presos políticos, isso até ontem-5, foram libetados, eu nem atualizei o blog ainda, questão de dez minutos. Por enguanto aqui! Eu voltarei… Algém disse isso!…

      1. Legal, mas não moral!

        Dirceu apanhou calado e forte pela causa que acredita e diante de tudo que foi construído neste período do PT (antes e durante a presidência) imagino que ele deve ter um puta orgulho do que  conseguiu. Eu mesmo sinto muito orgulho desse cara. Genoíno acusou o golpe, com sua saúde e psique fragilizada, quando as sombras caem sobre a vil existência, deve-se aplaudir os fortes que continuam a caminhada, mas nunca abandonar os que sofrem no campo de batalha.

        Espero um livro do próprio Dirceu botando o pingo nos “Is” ao final desse inferno.

         

      2. Sim

        Legal de legalidade, pois para tornar prático eventual conceito daquilo que se considere uma decisão ilegal, dependeria de uma nova decisão judicial que anulasse a atual, vigente, legal.

  6. se existe deus nao posso afirmar
    Mais com todas as provas materiais e cientificada posso afirma que nos os homens somos parte integrante da mesma materia e mesmo do atomo, um grao de areia de que fazemos parte deste universo conhecido.
    Nao me enganeI jamais a impossibilidade de seguir a composicao desta unica verdade, nao sinceramente se eh evolucao, mais todos e tudos sao partes da mesma materia sendo que algumas fortes basicas e outras fracas e sedem.
    Os fracos e covardes sempre tem medo dos fortes, nao fisico ou mecanica, mais este eh o papel dos fracos perderem sempre ao avistarem um Dirceu e outros homens igualmente fortes reconhecer um Dirceu.
    Os covardes e canalhas com o passar acabam sendo submateria de um elemento forte.

    A velha senhora falava assim. Pq Lacerda fez Getulio Vargas se matar e nem assim ele serah lembrado. Getulio sera lembrado nao por seu suicidio mais por todos os erros ele fez um legado para os trabalhadores brasileiros. Ai imitava Getulio: “Trabalhadores do Brasil …”

    JB, GM passaram e Barrosinho passarinho.

    ontem recebi um poeta dominicano e uma parte do seu poema dizia: que a rama quebre o passaro pousa..

    passaro voa
    homens andam
    peixe nada
    geralmente.

  7. Ainda será um relembrado como

    Ainda será um relembrado como herói, enquanto os Barbosas, Mendes, Gurgeis, Mervais et caterva, irão para a lata do lixo.

    1. O problema é que as pessoas

      O problema é que as pessoas envolvidas nessa perseguição insana não tem qq problema com a lata de lixo da História; sabem que são lixo em qq lugar e em qq tempo. QQ segundo fora da lixeira é lucro, em todos os sentidos. ZD sempre esteve metros acima desse tipo de gente e mais uma vez empresta seu nome e sua imagem para que a sociedade brasileira saiba reconhecer a escória mesmo que disfarçada. O passe para a lata de lixo da História é até barato; paga-se pouco ou quase nada para entrar para a História como canalha. A vingança é que, se o legado dos heróis à sua descendência é  coragem, dignidade, altivez e orgulho. À descendência dos vagabundos restará ostentar vergonha, covardia e humilhação. Que as contas bancárias dos filhos, netos e bisnetos dessa gente seja suficiente para justificar a vergonha. Afinal, em última análise, é para garantir o bem estar da descendência dessa gente que cidadãos comuns estão tendo a vida destruída. Bora lá, Zé Dirceu, o comando é seu e isso decisão judicial nenhuma pode tirar de vc. O dia em que figuras insignificantes como GM, JB, Gurgel & Cia, conseguirem arranhar um homem da estatura de José Dirceu, a militância política perde o sentido.

      1. Esse é o xis da questão:

        Esse é o xis da questão: estão acostumados ao lixo, não se importam.

        No mais, o tempo sempre é o senhor da razão, é apenas uma das batalhas, não a guerra toda. Uma batalha maior foi vencida, que foi a reeleição de Dilma, mesmo contra todo o aparato midiático-econômico-judicial.

  8. A ditadura e José Dirceu.

    Dirceu lutou pela democracia, enfrentou a Ditadura, foi preso (por participar de uma reunião da UNE), condenado por juízes militares e cumpria  Foi trocado pelo embaixador norte-americano, sequestrado por um pool de esquerda. Foi banido do país pela Ditadura. Voltou na clandestinidade, arriscou o pescoço. Anistiado, ajudou a construir o PT. Acusado por um bandido de porte como Roberto Jefferson, foi condenado por indivíduos como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, duas das maiores vergonhas do STF. Sem provas, sem nada, foi condenado. A imprensa achincalhou o PT, com base em seus lacaios da justiça. Essa é a prova cabal de que a Ditadura não acabou, apenas se esconde nas sombras da clandestinidade.

  9. Passadas as eleições nas Minas…

    Nilton Monteiro e Carone são libertados  
    Lobista e jornalista são acusados de falsificar documentos

    PUBLICADO EM 05/11/14 – 04h00
    Tâmara Teixeira

    O lobista Nilton Monteiro e o jornalista Marco Aurélio Carone deixaram ontem a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

    Segundo o advogado de Nilton Monteiro, Willian Ferreira, seu cliente foi absolvido no processo em que era acusado de falsificação de documentos. Hoje, ele ainda é alvo de um inquérito também por falsificação de notas promissórias.

    “Meu cliente é inocente em todas as suspeitas, e vou provar isso”, disse o defensor. Nilton Monteiro ficou conhecido por ter sido o autor da chamada Lista de Furnas. Em 2005, ele divulgou o nome de mais de 120 políticos que receberiam dinheiro de Furnas para fazer campanha política.

    Já o jornalista Marco Aurélio Carone foi detido há dez meses, em janeiro deste ano, acusado de fazer matérias caluniosas e intimidadoras contra dez das 11 testemunhas do processo no qual ele e Monteiro eram réus. Carone é dono do “Novo Jornal”, com sede no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul da capital.

    A defesa do jornalista não foi encontrada para comentar a sua liberdade. Mas, como Carone responde ao mesmo processo no qual Nilton Monteiro foi absolvido, o advogado Willian Ferreira acredita que os dois tenham sido liberados pelo mesmo motivo. Ele também foi investigado por lavagem de dinheiro.

    1. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

    2. Pelo que eu sei o $$$ ficou

      Pelo que eu sei o $$$ ficou com a Globo e congeneres. Não existem comprovações de roubo algum. Somente em tentar destruir uma liderança.

    3. cadeia numa foi sala de aula.

      cadeia numa foi sala de aula. Pelo contrário, foi uma prisão que fez Hitler  ser o que mais foi. Fidel nem diga, fazia questão até de colocar alguns mais em todo paredon, com ainda faz hoje

    4. Interessante!

      Rapá !

      Taí uma coisa interessante. Tenho acompanhado tudo que se refere ao julgamento do “mensalão”. Não vi nada sobre enriquecimento ilícito do José Dirceu.

      O sigilo bancário dos reús não foi quebrado? 

      Como funciona esta estória de roubar sem ficar com o dinheiro?

      Estranho.

    5. Sabe o que é feio, Carlos Ribeiro?

      Feio é fazer papel de papagaio de pirata. 

      Feio é sair repetindo o que outros dizem sem se preocupar com a realidade dos fatos.

      Feio é ser um completo imbecil.

      Roubar não é feio, roubar é crime.

      Zé Dirceu não roubou nada e sua condenação foi por corrupção ativa, contudo, apesar da condenação, jamais ficou provado o ilicito a ele imputado.

  10. não devemos nos esquecer do

    não devemos nos esquecer do sistema prisional brasileiro que, tenho certeza, recuperou para o convívio social uma pessoa melhor; um homem bom; reeducado e transformado; pronto para reconstituir a família, trabalhar honestamente, andar na linha reta e, o mais nobre e honrado, ser útil à sociedade dos homens de bem!

    parábens a todos!

    isto nos revigora a promessa política de dias melhores e de que nem tudo está perdido:

    há esperança há luz no fim do túnel há uma delicada bruxuluante chama de justiça paratodos…

  11. A “justiça exemplar”

    Um breve resumo das irregularidades nas diversas fases do julgamento da AP 470

    Inventaram que os desvios de dinheiro foi para “comprar votação” (mensalão) quando não passou de auferimento ilegal de recursos para campanha (caixa dois) já prescritos na época do julgamento.

    Alguns ministros mudaram várias jurisprudências para prejudicar os réus como, por exemplo, o desmembramento para facilitar a qualificação do crime de formação de quadrilha e conseguir condenar Dirceu. Tanto que para o caso do mensalão tucano desmembraram e mandaram para o foro de MG.

    Mudou-se a interpretação do domínio do fato para poder enquadrar Dirceu. O Domínio do Fato é uma figura concebida para aumentar a proteção do indivíduo contra o braço forte do estado. No julgamento conseguiram inverter a sua finalidade para criar a dispensa da comprovação da culpa de José Dirceu.

    Houve um exagero nas penas, muitas delas acima do crime de homicídio. Essa fase da dosimetria foi marcada por uma constrangedora confusão entre os ministros, e a intenção do relator Joaquim Barbosa era aumentá- las  para que alguns réus não fossem beneficiados pela legislação vigente e fossem amparados pela prescrição.

    José Dirceu foi condenado sem prova material. As provas trazidas aos autos foram as testemunhais e muitas delas afirmaram que Dirceu não participou dos acordos financeiros do partido para quitar dívidas de campanha. Barbosa se apegou ao depoimento de um dos réus; Roberto Jefferson.

    Foram tantas confusões que alguns das condenações foram revistas nos Embargos. Foram tantas irregularidades que alguns ministros do STF tentaram não reconhecer o direito legitimo aos Embargos, amparado pela Lei e pelo Regulamento do próprio STF

    Houve várias outras mudanças na esfera do julgamento propriamente dito.

    Na fase da aplicação das penas houve outras inúmeras irregularidades.

    Algumas delas:

    Barbosa determinou a prisão dos réus no dia da proclamação da República, feriado, de forma monocrática, sem a definição do regime prisional para cada condenado.

    Não foi expedida a “carta de sentença” instrumento obrigatório para que o Juiz das Execuções Penais cumpra o seu exercício, uma violação clara da Lei de Execuções Penais  e da orientação do CNJ.

    Vários réus iniciaram as suas penas em regime fechado quando tinham direto assegurado na lei de cumprir as suas penas no regime semiaberto.

    Foram tantas confusões impetradas por Joaquim Barbosa que ele teve que chegar ao desplante de ditatorialmente substituir o juiz responsável pela Execução Penal.

  12. Caro Nassif e demais
    No

    Caro Nassif e demais

    No futuro teremos nomes de ruas, avenidas ,praças, escolas, com o nome de Zé Dirceu. JB já ficou na História como traidor, junto com outros.

    Saudações

     

    1. Por muito menos, gente como

      Por muito menos, gente como Fidel teve muito mais. Ainda é pouco para Dirceu e deveria começar Dilma nomeando esse ministro da Justiça

  13. Ontem noticiaram estuprador (ou traficante?)

    Bem ao lado da notícia do J.Dirceu, informando que ele (o traf/estup) “também” estava em prisão domiciliar…

    No outro lado, uma foto de um belo resort  de verão italiano, falando que Pizzolato poderia desfrutar sua liberdade…

    E assim vai-se construindo a “indignação” …

    O ódio!

    1. É isso. Não existe ódio

      É isso. Não existe ódio instântaneo: é uma construção; tijolo por tijolo. E assim que essa mídia desprezível age para atingir o imaginário dos incautos. 

  14. Uma das maiores injustiças da história

    O judiciário brasileiro a cada dia ofende os brasileiros com a arrogância e prepotência de seus membros. Essa decisão é a prova acabada de como o judiciário brasileiro está atrasado e está comprometido com os poderosos. Ver como Daniel Dantas é tratado, a condenação de Protógenes Queiroz, a conivência com os vazamentos das delações no caso da petrobras, a absolvição de Eduardo Cunha no STF, dentre tantos outros exemplos de injusiças.

    É lamentável assistir a tudo isso de forma impotente. O máximmo que podemos fazer é agradecer aos bravos lutadores do povo que  ousaram lutar contra toda essa tirania. Agora estão tentanto derrubar a presidenta Dilma, como foi feito em Honduras com Zelaya e no Paraguai com Lugo.

     

  15. Conheci Dirceu há anos, talvez 30 anos Não me lembro de

    uma indisponibilidade dele para ouvir e discutir causas e razões quaisquer que fossem, nem beligerante o era, estava mais para o diálogo, depois de ter sangrado um exílio e uma clandestinidade odiosas.

    Levei-o ao Colégio Galileu Galilei, em SP. em 1996, para conversar com meus alunos do nível médio sobre a ditadura militar, o exílio etc. a propósito de obras que haviam lido sobre o período e projeto realizado.

    Dirceu, presidente do PT já naquele momento, compareceu e foi de uma grande doçura com os jovens, da qual tenho certeza jamais se esquecerão- hoje todos com seus 35, 36 anos. A cada pergunta áspera, ponderava, respondia, devolvia perguntas para que refletissem.Não ficou fazendo campanha partidária. Não havia ido ali para aquilo.

    Adorou o evento, andou pelos corredores nos quais havia trabalhos dos alunos expostos e lhes disse: “SOU DO TEMPO QUE ESCOLA ERA ISSO, REFLETIR PARA APRENDER”.

    Dos funcionários da faxina aos da secretária, todos assistiram a palestra dele e tiveram ótima impressão daquele que pediu a todos que  o chamassem apenas de “Zé”.

    Ao final, um aluno cortou a fita verde-amarela que abria a mostra, simbolicamente, e disse as seguintes palavras: ‘PARA QUE NUNCA MAIS ESSE PERÍODO VOLTE A ACONTECER”.

    Dirceu aplaudiu e foi seguido por todos os que ali estavam.

    O livro com poemas concretos criado por meus alunos do 2º ano foi-lhe entregue. Eram sobre aquele sangrento período no Brasil.

    Mariana Nassif era uma das alunas ali presentes, inclusive. Tomara se recorde desse momento também.

     

    1. Caro Odonir

      Seu comentário é bastante oportuno e importante.

      Gostaria muito que Zé Dirceu pudesse lê-lo; cairia como balsamo em suas feridas.

       

       

  16. Já houve um tempo em que não

    Já houve um tempo em que não simpatizava com a pessoa do José Dirceu(o que não significava absolutamente nada), merce de comungarmos com ideários parecidos e admirar sua trajetória de lutas e coerência.  Mas nada de novidade até aí. Sou meio enviesado mesmo.

    A antipatia depois de malsinada, desgraçada, Ação Penal 470, se transmutou em pena, em piedade. Creio que na história do Brasil poucos homens públicos foram tão perseguidos e odiados de uma forma tão injusta e desproporcional se mesmo essa repulsa tivesse algum fundamento.

    O PT chegou aonde chegou em função primeiramente de Lula, depois dele. Demonstrou enorme, inexcedível capacidade de articulação e se revelou um genial estrategista político. Foi ele que a partir de 1995 conseguiu dar ordem à bagunça que era o Partido dos Trabalhadores e suas cizânias. Convivendo com mais alas que uma escola de samba, foi na batuta de José Dirceu que o partido efetivamente se apresentou competitivo na eleição de 2002.

    O PT, e porque não dizer o Brasil, se ressente hoje dessas capacidades de um homem que foi condenado de forma injusta e que antes nunca tivera desabonado sua conduta de homem pública. Assim, minha pena também é que num contexto político-social tão adverso e complexo estejamos impedidos de contar com suas habilidades e inteligência que jamais foram e jamais poderão se negadas. 

    Mas para o desgosto e desespero dos seus inimigos e detratores ele voltará quando readquirir seus direitos políticos. Talvez para reassumir sua vaga de deputado federal surrupiada por um Congresso covarde. 

    1. Defesa seletiva

      Engraçado. As defesas do grupo politico…….Dirceu, Genoino, Delubio são comuns aqui…….nunca vi ninguem defendendo a Kátia Rabelo e seus amigos encarcerados do Rural, do BMG…….o Valério……..Bispo Rodrigues,. Waldemar da Costa Neto….ainda não entendí……..talvez a hipocrisia explique

  17. excrescência

    A Ação Penal 470 foi uma farsa. Um Teatro armado para atingir o PT. Perderam!…Deve ser anulada, para o bem da justiça do Brasil. 

  18. Admiro esse cara

    A admiração não tem nada a ver c/opinião q externei + de 1 vez sobre 1 dos acusados na AP470.Tb não tem nada a ver c/ minha mudança gradual (ou repentina)de q não teria sido “apenas” Caixa 2,mas,sim,ter q lidar c/realidades q impõem diversas maneiras de pressões e de influências sobre parlamentos em qq parte do mundo.Não vejo nada demais nisso(pressões “diversas”):todos nós somos seres humanos(esquecemos desse óbvio…),e não anjos a priori p/suas extremas importâncias no caminho da democracia,utopia a se perseguir,e a um outro sistema tb a se perseguir.Não ignoro absurdos de um Joaquim Barbosa e a tal Teoria de Domínio do Fato,nem ignoro de a AP470 ter sido movida + p/ perseguição ao PT maior e mais importante partido das esquerdas.

  19. José Dirceu é o grande

    José Dirceu é o grande operador do PT no sentido de estrategista e articulador de um grande partido politico. Sem ele o PT ficou um arqipelago de alas  ideologicas constituidas por atores menores, sem visão de conjunto de Pais, preocupados com suas boquinhas e ilhazinhas de poder, sua visãozinha estreita de quem acha que pode tudo sem poder nada.

    Dirceu como nenhum outro petista percebia que a construção de um poder dutadouro para o PT dependia de alianças com outros poderes, como o mercado financeiro nacional e internacional, a Casa Branca, o Grupo dos 20, as Forças Armadas, a Igreja, as corporações profissionais. Depois da saida dele o PT isolou-se, insulou-se e hoje temos no Palacio uma corte

    de pensar igual, uniforme e acritico, que navega sem perceber rochas e tormentas à frente.

    Dirceu deve voltar a ser o grande articulador, isolado o PT não vai longe, para ser player precisa ser respeitado por outros poderes, ninguem manda no isolamento, a despeito da ilusão que os bravateiros petistas gostam de apregoar.

    1. Foi essa baboseira de que

      Foi essa baboseira de que Dirceu teria algum poder dentro do petismo que até gente de dentro desse tem raiva do coitado, quando esse nunca manodu mais do que qualquer poteiro o comitê central.

    2. um pragmático de primeira linha

      Um grande articulador nas relações com Washington. Por que buscava alinhamento? É claro não. Porque simplesmente o Brasil imprescindia de um bom diálogo com o Depto de Estado e com a Casa Branca. Pela defesa daquilo que interessava ao Brasil.

      Não é a toa que Dirceu conquistou ampla respeitabilidade nas esferas do DC, sobretudo a admiracao de Condoleezza Rice, que lhe reputava a posição de melhor interlocutor nas relações bilaterais, a epoca do primeiro mandato de Lula.

  20. Lição da vida.

    Tomara que a condenação como quadrilheiro lhe tenha servido de lição. É de se esperar que esse ano de encarceramento – que foi pouco – sirva, sempre, para lembra-lo de que aqueles que conspiram contra a democracia, cedo ou tarde, pagam o devido preço.

    Aliás, ele parece um fantasma do que já foi. Nada que umas boas garrafas de vinho importado ($$$$$$$$$) não ajudem a remediar.

    1. PHOENIX…

      Não se preocupe! Talvez seja difícil para alguns pequenos homens, entenderem a garra e o valor do HOMEM LÍDER!  Dirceu já faz parte da história desse país. E essa mesma história, algum dia, contará a verdade desse GOLPE!  Saiu abatido? Normal, pela injustiça sofrida! Mas com a cabeça erguida e confiante dos GRANDES!  Não se preocupe, Dirceu é como PHOENIX, e certamente renascerá das cinzas!  Assim reconhecemos os grandes homens!!!!!   

    2. Quadrilheiro deve ser o senhor seu progenitor

      Até porque, Marcus Augusto, José Dirceu foi inocentado pelo crime por formação de quadrilha.

      Ademais, melhor ser fantasma que uma encarnação do DEMonio, feito você, cuja única utilidade é disseminar o ódio.

       

  21. Vários juristas, inclusive

    Vários juristas, inclusive muitos simpatizantes da oposição, entre eles Ivens Gandra, afirmaram que José Dirceu foi condenado sem provas. Esse é apenas um dos vários atropelos jurídicos cometidos no curso da AP 470. A ocultação de documentos, provas, pareceres, laudos, depoimentos de testemunhas etc. constituiu-se numa aberração que mais cedo do que se imagina será desvendada. 

  22. Pobre do país que perdeu,

    Pobre do país que perdeu, mesmo que temporariamente, a presença deste moderno pensador e estrategista político brasileiro na gestão pública do Estado.

    Pobre daqueles que, em sua sede cega de justiça, miram num personagem dos mais dignos de caráter no cenário político ao longo de mais de 40 anos de vida pública, sempre em defesa do desenvolvimento libertário da nação.

    Pobres daqueles que o pré-julgaram insanamente, julgaram sem provas e sem 2a. instância e pós-julgam em gestos e palavras cretinas e covardes dirigidas a um homem liberto da condenação.

    Rico é o homem que se mantem moralmente erguido mesmo após ser duas vezes cassado (uma pela “ditabranda” da mídia e outra pela “democradura” de vermes como JB, LF, GD, CL e comparsas) sem nunca ter fugido à luta (né Azeredo?), e que mantém seus ideais de respeito aos princípios democráticos mesmo quando calado injustamente.

    Viva José Dirceu !! E seja bem vindo de volta.

     

  23. Enquanto Dirceu lutou pela

    Enquanto Dirceu lutou pela democracia, o que faz o zonchetta? Apoia golpes. Nada anormal, então, ele ser adorador de coturnos.  Agora, depois de tudo, ver os papagaios vir aqui e falar exatamente o que fala a mídia, é de pasmar! Realmente, o ódio não tem remédio e eles mesmos são devorados pelo próprio ódio. Ainda bem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador