Deputado pede que Janot derrube censura pró Temer nos estádios

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Paulo Pimenta (PT) enviou ao Ministério Público Federal, capitaneado pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, um ofício pedindo que o órgão reconheça que protestar com “Fora Temer” ou “Stop coup in Brazil” não é ofensivo e, portanto, o uso dessas mensagens não se enquadra na lei da Olimpíada sancionada por Dilma Rousseff.

Segundo a lei, estão proibidos nos “espaços oficiais” da Olimpíada no Rio de Janeiro itens usados em protestos que ataquem as minorias ou que façam discurso de ódio. A organização da Rio 2016 admitiu que endureceu as regras criadas na gestão de Dilma e proibiu toda e qualquer manifestação dentro dos estádios, incluindo de ideologia política. Em vídeos, oficiais são flagrados dizendo a torcedores que “Fora Temer” está proibido porque se trata de “mensagem ofensiva”.

“(…) as manifestações de teor político como a utilização de camisetas e cartazes de papel com dizeres como Fora Temer, Stop coup in Brazil e outras semelhantes, não ferem a supra colacionada legislação. Bem assim, nas competições em que o silencio não é condição para a prática do esporte, a manifestação oral com dizeres como  Fora Temer também não se enquadra nas limitações impostas pela legislação para permanência nos locais de competição das Olimpíadas”, diz o ofício.

“Na oportunidade da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, o Supremo Tribunal Federal foi instado a se manifestar acerca de dispositivo da Lei nº 12.663/12 (Lei Geral da Copa) que tratava sobre o mesmo tema. Na oportunidade o STF deliberou que o intuito da Lei seria vedar manifestações de racismo e não restringir expressões pacíficas do público”, lembrou.

Veja a manifestação completa aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Pimenta honra os votos e a esquerda. Raridade no PT atual.

    Paulo Pimenta é um dos raros deputados do PT que levanta o tom – da retorica, mas também das ações – quando isso se faz necessário.

    Ele, sem deixar de se pautar pelo “decoro parlamentar”, faz a critica como deve ser feita nesse jogo farsesco: vai ao limite do questionamento do sistema – mas agindo ainda dentro dele – de  forma a mostrar o seu viés político claro e todos os seus vícios.

    A militância não esquecerá, deputado. Obrigado!

    O que fez aqui?

    Colocou a bola no campo do Dr. Janot. Aquele que anda sumido desde que quebrou a cara quando foi atrás das raposas felpudas do PMDB – Sarney, Renan, Jucá.

    Coitado do Janot… primeiro foi o Nassif, em artigos no fim de semana e hoje de novo, lembrando as pessoas de que ele existe.

    E agora o dep. Paulo Pimenta.

    Como é dura a vida de alguém – como Janot e o Min. Barroso – que tenta se acomodar no golpe, mas a todo tempo tentando mostrar (fingir?) que “não tem nada a ver com isso… muito pelo contrario!”

    Paulo Pimenta faz exatamente o que eu esperaria:

    Mal do malandro é achar que outros são otários, por Romulus      

     ROMULUS      SEX, 05/08/2016 – 16:35

    “O mal do malandro é achar que os outros são otários”

    Por Romulus 

    Concordo com a avaliação de um caro amigo em seu blog, que reproduzo abaixo. À possível explicação que apresenta, acrescento outras alternativas.

    Bem… explicações alternativas ou cumulativas?

    Sejam o que forem, ainda mais “desabonadoras”.

    Já as publicara há mais de mês em outro post. E, novamente, nesta semana (“Dívida pública: silêncio eloquente dos grandes “ausentes”):

    LEIA MAIS »

  2. Tranformei em post pq eh tema mto caro à militancia:

    Paulo Pimenta (e Nassif) lembram mundo de que PGR Janot não morreu ainda, por Romulus      

     ROMULUS      SEG, 08/08/2016 – 19:36

    Paulo Pimenta (e Nassif) lembram o mundo de que PGR Janot não morreu ainda – apesar dos grandes esforços do procurador para ser esquecido durante a mais grave crise que o Brasil enfrenta enquanto Estado – de direito e/ou democrático.

    Por Romulus

    Paulo Pimenta é um dos raros deputados do PT que levanta o tom – da retorica, mas também das ações – quando isso se faz necessário.

    Ele, sem deixar de se pautar pelo “decoro parlamentar”, faz a crítica como deve ser feita nesse jogo farsesco: vai ao limite do questionamento do sistema – mas agindo ainda dentro dele – de forma a escancarar o viés político claro e todos os seus vícios.

    A militância não esquecerá, deputado.

    Não só notam a sua bravura solitária, como também concluem que o senhor – talvez também solitariamente – não tem o rabo preso.

    LEIA MAIS »

  3. Certas leis brasileiras são

    Certas leis brasileiras são atentado ao bom senso e a democracia.

    Já que não estou em nenhuma progração olímpica:

    RESISTIR SEMPRE, TEMER JAMAIS!

     

    FOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAA         temer!

     

  4. Será?

    Ruy Castro, hoje na Folha:

    Fica o Fora e cai o Fica

    “O PT continuará com o discurso básico de “Fora Temer”. Mas já não se ouve de ninguém um “Fica Dilma”.

    1. Qual é a novidade? Quem em sã

      Qual é a novidade? Quem em sã consciência acredita que Dilma conseguirá governar caso volte ao cargo? Já não estava conseguindo antes do afastamento!

      Quem em sã consciência acredita que Temer já não tenha comprado ou “negociado” todos os votos, até MAIS do que os necessários para derrubar a presidente?

       

  5. Se é proibido usar o Fora

    Se é proibido usar o Fora Temer, é só mudar para:

    Fora golpista,

    Fora mordomo do golpe,

    Por favor, retire-se usurpador,

    Xô, satanás,

    Fora vice,

    Volta Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador